Castração dos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jipsy
Registado: segunda jun 09, 2003 5:54 pm

segunda jun 09, 2003 6:03 pm

Eu, pela primeira vez tenho um gato que vai fazer no próximo dia 20, 2 meses, esendo ele macho gustaria de saber quem me poderá ajudar no sentido de saber qual a melhor idade para a castração.
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda jun 09, 2003 6:13 pm

jipsy,

Tb tenho um gatito com pouco mais de 2 meses. Segundo a veterinária, ele deve ser castrado aos 6 meses. Mas já o levaste ao veterinário? Deves ir !
tmarques
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2003 7:43 pm

segunda jun 09, 2003 6:19 pm

Olá,

pelo que sei o ideal é apartir de um 1 ano de idade, foi o que o veterinário me disse quando pensei mandar castrar o Pompeu, mas atenção, depois o gatinho deve ter outro tipo de alimentação, própria para gatos castrados, porque têm tendência a ter problemas urinários apartir dos 5 anos, é o que está a acontecer ao Pompeu :( , ainda ontem teve outra crise e já está a tomar antibiótico, mas nada melhor como falar com o seu vet.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 8:10 pm

O meu gatinho foi castrado aos seis meses, o vet disse que como ele estava a ter um desenvolvimento bom era aconselhável castrá-lo logo para que não desenvolvesse comportamentos territoriais. Correu tudo bem e o meu gatinho está óptimo. por ser um ragdoll, ainda não come comida para gato castrado, comerá comida de bébé até atingir um ano e meio.

Espero ter contribuído

Miaussssssssss
Guida
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

segunda jun 09, 2003 8:28 pm

Há qui vários tópicos sobre castraçõa de gatos. Tenho dois, que foram castradosapós o primeiro cio (já foi tarde) tudo correu bem, as vets são uns amores cuidaram muito bem deles, como ainda eram novinhos continuaram a comer a comida normal até fazerem um ano. Depois passaram para a Royal Canin para macho castrado jovem.
Última edição por Anii em segunda jun 09, 2003 8:43 pm, editado 1 vez no total.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 09, 2003 8:32 pm

tmarques Escreveu: Olá,

pelo que sei o ideal é apartir de um 1 ano de idade, foi o que o veterinário me disse quando pensei mandar castrar o Pompeu, mas atenção, depois o gatinho deve ter outro tipo de alimentação, própria para gatos castrados, porque têm tendência a ter problemas urinários apartir dos 5 anos, é o que está a acontecer ao Pompeu ( , ainda ontem teve outra crise e já está a tomar antibiótico, mas nada melhor como falar com o seu vet.
Olá.O ideal será a partir dos 8 meses e antes do ano de idade pois se fôr tarde demais a castração não elimina os comportamentos indesejáveis.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tmarques
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2003 7:43 pm

segunda jun 09, 2003 9:23 pm

O Pompeu tb ficou bem, e acreditem que o cio foi muito complicado, mas o que é certo é que desde o dia a seguir à castração até agora, e já passaram 4 anos, nunca mais teve nenhum tipo de reacção para marcar território, só que falhei na altura a nivel da alimentação, por essa razão e devido ao problemas que tem tido, que foram detectados logo de inicio, tenho que alertar para esse cuidado com a comida, é desesperante ver o nosso querido gato com um mau estar enorme. Mas está a recuperar muito bem e cheio de força, é um gato muito valente :D
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jun 10, 2003 12:02 pm

Olá,

Ao ler os post da tmarques, fiquei com umas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas.

O facto de os gatos castrados terem tendência a terem cálculos renais, não me parece verdadeira, se esses gatos não foram castrados jovens de mais, antes de o aparelho urinário estar completamente desenvolvido. A prova é que conheço imensos gatos inteiros a sofrerem desse mal.
Além disso, sei que há raças com predesposição para formarem cálculos renais. É o caso dos persas, por exemplo, que têm tendência a desenvolver oxalatos de cálcio numa proporção 2,5 vezes superior às restantes raças de gatos. Mas isto acontece porque o pH da urina desta raça situa-se abaixo dos 6,3 ou seja, é demasiado ácida.
Além dos oxalatos de cálcio, a obstrução das vias urinárias pode-se fazer com estruvites (cálculos de fosfato hidratado de amoníaco e magnésio). Isto acontece se a urina dos gatos é mais básica, acima dos 6,7.
Resumindo, para a gataria, em geral, a alimentação dos bichanos deve originar urina ligeiramente ácida, cujo pH varie entre 6,3 e 6,6. Fora destes limites vai haver formação de cálculos renais, independentemente se o gato(a) é esterilizado(a) ou não.
Portanto e, falando por mim, a um gato persa, tomando em consideração não só o pH da urina, mas também pele, pelagem, formato do focinho e a tendência para a formação de bolas de pêlo a ração da RC que escolheria não é a de gato/a castrado/a mas sim a de gatos persas.
Maria Jo&atilde;o
dimb
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 12, 2003 9:23 am

Olá,

O Mimo, foi castrado à duas semanas, tem cerca de 3 anos.

Normalmente aparecia à hora de almoço e ao jantar, ficando algumas noites a receber os mimos em casa e outras noites com os amigos suponho.

Estive com ele este fim de semana, e ele pareceu-me mais caseiro, brinca muito, fica atento a tudo que mexe.

Ultimamente tem estado por casa, acompanha a minha mãe para onde ela vai e quando dá os seus passeios, estes são pouco demorados.

Um destes dias foi uma gatinha visitá-lo, ouvi-o a miar, aquele miar que é característico quando chamar por outros gatos, e quando fui ver estavam os dois deitados à sombra, mas esta mal foi embora :( , ele foi a correr atrás dela, mas demorou muito pouco.

Tenho uma questão: a castração inibe o interesse sexual, ou só diminui?

Obrigada,
Beijinhos

Dulce
Responder

Voltar para “Gatos”