PREOCUPAÇÃO!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jun 14, 2003 11:47 pm

Olá!

Antes de mais, desculpem vir falar de cães neste Fórum, mas como há aqui pessoas que também têm cães, além dos gatos, pode ser que me ajudem a esclarecer.
É o seguinte: a minha cadelinha Zoe (a tal que trouxe dum canil, e de que já falei aqui) está com o primeiro cio agora. Começou há pouco mais de uma semana. Acontece que nesta segunda feira que passou, era a data da 2ª dose de vacinas (não a da raiva, porque essa ela já trazia). Perguntei ao veterinário se não fazia mal por ela estar com a menstruação, e para mais pela 1ª vez, e ele disse-me que não, e deu-lhe.
Bem, o facto é que já anteontem (5ª feira) comecei a achá-la quente!
Além disso quando a levei à rua, à noite, ela, apesar de muitas voltas, não urinou. Ainda me zanguei com ela, porque é tão maluquinha que nem sequer tem paciência para acabar! :evil: Ainda está a "pingar" e já ela se levanta para andar como uma tolinha! Bem, ontem voltou a demorar imenso até se "dicidir"! Hoje verifiquei que andou a urinar às "pinguinhas", e mal começava se levantava, quase como se lhe doesse! Como continuei a achá-la quente, levei-a ao veterinário e expus-lhe a situação. Confirmou-se que tinha febre: mais de 40º. Voltei a perguntar se não estaria relacionado com a vacina, e com a menstruação, mas ele voltou a dizer que não. Deu-lhe uma injecção de antibiótico, e veio medicada para casa, com o Sinulox, para lhe começar a dar de 12 em 12 horas. Além disso estava a arfar muito! :(
Enfim, estou preocupada, porque ela é tão brincalhona, nunca está quieta, e agora vejo-a prostrada, às vezes até chia um bocadinho, como se lhe doesse alguma coisa! E continua quente! Bem sei que o antibiótico demora a fazer efeito, mas faz-me impressão ...
Alguém tem experiência destes casos?
Sobretudo de vacinar com cio? Estou a cismar nessa! Pergunto-me se não terá sido um erro! Ela está em casa, só vai à rua comigo! Como raio é que apareceu isto?
Obrigado desde já pelos esclarecimentos que me derem!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jun 14, 2003 11:53 pm

Olá

Eu julgo que não tem mal dar a vacina com o cio. As vacinas é que por vezes dão certas reacções como febre.
Mas o vet atribui o estado dela a quê?

beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 12:45 am

Obrigado pela sua resposta pronta, Kathleen!

Pois pergunta bem! também eu lhe perguntei! ele não me soube responder! Disse que era ainda cedo para se conseguir determinar o que era! esteve a auscultá-la, por ela estar assim a arfar, mas não detectou nada! Não ligou muito ao que lhe disse da urina. E receio que tenha algo a ver! porque, agora, por exemplo, andamos às voltas e voltas, e ela não urinou! É impossível não ter vontade, porque da última vez que a levei à rua, eram 8 da noite!
Bem vamos ver!

Obrigado, mais uma vez!
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jun 15, 2003 8:54 am

Bom dia Miadores.

Quando tinha a minha Debbie ( cadela Doberman ) calhou, algumas vezes, ela estar com o cio aquando das vacinas e nunca houve problemas, mas cada caso é um caso e como foi o 1º cio da sua " menina " pode ser que as defesas dela estivessem fracas e a vacina ter feito alguma reação adversa...acho que o vet ( se é que mencionou a dificuldade em urinar ) deveria de ter feito uma análise da urina e uma de sangue para vêr os níveis da creatinina...como é que ele vai determinar se ela não estará, ou não, com uma infecção do tracto urinário, sem análises ?
Ele tem que ter respostas para lhe dar...se ele a oscultou e não sentiu nenhuma " farfalheira " a nível respiratório...então a febre não será de uma infecção bronquica e nesse caso há que explorar, com exames complementares, toda a situação do animal... !!!
Insista com ele ou até vá, msm, a outro vet e qnt mais rápido, melhor ...qlq tipo de infecção, quando detectada a tempo é de mais fácil resolução, do que andar a experimentar isto e aquilo até que se acerte...percebe ?
As melhoras da cadelinha e vá dando notícias...se não quizer dá-las por esta via, dê por PM, por favor.

Leonilde
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 15, 2003 11:38 am

Olá

Bem se o vet não tem uma resposta eu acho melhor procurar uma segunda opinião... Eu não gosto que não me dêm resposta para as minhas perguntas. para já o Vet. da Amélia satisfaz-me muito mas se tal não acontecesse eu mudava. Já mudei para outros médicos por não satisfazerem as minhas perguntas.

Espero que seja só uma reacção e elea melhore.

beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

domingo jun 15, 2003 12:57 pm

Boa tarde miadores,

Pois o que disse também me fez logo desconfiar de uma infeção urinária. muitas cadelas têm, aquando do cio. De qualquer modo, o veterinário deu-lhe antibiótico, ou seja pensou num infeção bacteriana. Já leu o que diz o papel do antibiótico? É de largo espectro?

De qualquer modo, NÃO urinar não é normal, e esse facto deve ser transmitido ao veterinário.

A cadela ainda está com febre? O vet. não deu nada para isso (eu usava benuron para a minha).
Miadores
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 1:19 pm

Olá!

Obrigado a todas pela preocupação! Pois eu também estou com suspeitas da questão urinária! Ela hoje está mais espevitadinha, urinou quando a levei à rua, mas não muito, para uma noite inteira! Parece estar mais fresquinha ... Vamos ver a continuação. Espero até amanhã, para ver!
Eu tenho confiança (relativa) neste mádico. Com o meu Vãnias, tratou-o bem, e acertou sempre (com uma dúvida minha em relação a uma operação que lhe fez!). Embora não tenha a confiança que tinha e continuo a ter, no Dr. Vasco Cardoso, o meu vet da União Zoófila, quando vivi na zona da Grande Lisboa. Se ela continuar com estes problemas, volto lá amanhã e falo-lhe nas análises. É que dos outros que conheço, e que andei a "testar" com o meu Vaninhas, este ainda vai sendo o "melhorzinho", quanto a mim! Por acaso, é uma questão que se me anda a pôr, é encontrar um médico em que deposite "toda" (é sempre problemático) mas enfim, mais confiança!

A Zoe está a "puxar-me"! pode ser que queira ir à rua! Vamos lá ver o que "faz"!

Obrigado, mais uma vez!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”