quando começam os bebés a comer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jun 06, 2003 12:29 pm

olá :)

Tenho em minha casa 4 penduras, uma gata mãe e 3 bebés, que fazem hoje 1 mês (ehehe ternurinhas), e estou na duvida uma vez que já têm 1 mês se devo tentar que eles comecem a comer, será que o leite da mãe ainda chega??? ofereço-lhes comida de lata e ração com agua morna mas eles...cheiram e não parecem muito interessados..isto é normal? será que estou a precipitar-me? Tenho medo que eles tenham fome...e em relação ao desparasitante para lombrigas, tenho lido que se lhes dá depois de começarem a comer, alguem me confirma se é perigoso dar já (não vão eles ter bicharada né)?

Outra coisa, a gata mãe, a Beatriz, era alimentada por umas senhoras mas na rua, e estava com as orelhas carregadas de carraças pequeninas, e estas sras. arrancaram-lhe as carraças (nao imagino como...) e quando eu a fui buscar ela tinha as orelhas cheias de feridas...agora já não estão feridas e o pelo começa a querer crescer, posso por-lhe alguma pomada que acelere a cicatrização e permita o pelo crescer? Eles estão comigo há 3 semanas e meia.

Desculpem a quantidade de perguntas e agradeço a ajuda de alguem mais experiente :)

sandra p
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jun 06, 2003 12:42 pm

Nunca tive uma ninhadinha em casa, mas penso que poderei dar algumas dicas baseadas na experiência de uma amiga relativamente à introdução da ração
A gata em gestação e aleitamento deve sempre ser alimentada com ração júnior, uma vez que esta é mais rica em nutrientes fundamentais ao desenvolvimento dos fetos. Assim sendo, logo que os gatinhos comecem a ser desmamados, a própria mãe terá o instinto de encaminhá-los até à ração para os iniciar no processo de adaptação a esta. Este não é imediato e será, durante cerca de semana e meia, alteranado com algumas mamadas. Por si próprios, os gatinhos irão deixar definitivamente de mamar e passar a comer apenas ração.
Não será, portanto, necessário introduzir-lhes uma ração à parte, dado que a mãe estará a comer a mesma!

Relativamente às feridinhas nas orelhas, a pomada HALIBUT e a solução dérmica BETADINE são eficazes. ;)

Quanto à desparasitação é que já não posso ajudar. :| Mas a Júlia Chan talvez possa dar algumas dicas, pois já passou pela experiência...
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

sexta jun 06, 2003 1:50 pm

Olá sandrape

Creio que não poderei ajudar muito mais que a nossa amiga Cleopatre já fez e muito bem, como experiência de vida posso ainda acrescentar que o melhor é leva-los ao Vet, caso possa claro, por causa dos parasitas e eles serem tão pequeninos.
Em relação à alimentação se bem me lembro, dei aos meus, como primeiras refeições, peixinho cozido e latas de comida para bebé intercalado com o leite para bebés, os meus ficaram sem a mãe aos 8 dias.
Hoje são gatões enormes e não se queixam nem do hotel nem da cozinheira:D :lol: :D :lol: :D

Franc
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

sexta jun 06, 2003 2:50 pm

Acho que é desde o 40 aos 65 dias ...
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

sexta jun 06, 2003 9:26 pm

Tenho uma ninhada recente, de 1 mês, 6 semanas e 4 dias.

Eles já comem todos e precisamente nessa altura, foi quando eles começaram a comer. :) :) :)
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado jun 14, 2003 7:50 pm

Oi, desculpe a demora...
Sandrape, vc não precisa levá-los num vet por conta da vermifugação... Eu levei os meus pq só sossegaria quando ouvisse de um profissional q eles estavam bem e foi bom eu ter levado pois me esclareceram muitas dúvidas e tb descobriram a sarna...
Olha, vc deve vermifugá-los com 1 mês e repetir a dose 15 dias depois. Isso só varia de acordo com o remédio q vc usar. Compre vermífugo de gatos em alguma loja de bichos ou sei lá onde vende aí em Portugal.. De preferência, compre um de comprimido. Eu tentei dar um líquido com uma seringa na boca e foi um sacrifício pois eles esperneiam muito e espumam na boca! Leia a bula pra poder dar a dose correta de acordo com o peso dos bichinhos. Eu usei o Endal Gatos mas não sei se tem por aí. Provavelmente vc vai ter q quebrar o comprimido pois com apenas 1 mês, eles não devem nem ter 1 kg...
Não se esqueça de repetir a dose de acordo com as indicações na caixa do vermífugo! Pois se não repetir, eles poder sofrer reinfestação!!
Dê notícias depois!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jun 15, 2003 11:53 am

Olá,

Desparasitação dos gatinhos
A frequência de desparasitação depende da zona do país onde se vive e por isso é aconselhável falar com o vet.
Aqui nas Caldas, começo a desparasitação dos gatinhos com um mês de idade com desparasitante para gatos em pasta (Flubenol). A desparasitação repete-se mensalmente, com o mesmo produto, até os seis meses de idade. A partir daí é trimestral.

Desmame dos gatinhos
Eu começo a preparar o desmame dos meus gatinhos por volta das quatro semanas de idade apresentando-lhes leite da RC num pratinho para eles se habituarem a lamber do prato. Isto tem que ser feito antes da eles começarem a mamar porque senão não se interessam pelo pires. Uma semana depois, começo a misturar no leite, uns grãos de RC baby cat de modo a engrossar só um pouco a mistura. Às seis semanas e duas vezes ao dia, já lhes apresento a mistura um pouco mais grossa, quase da consistência de uma lata de paté, para obrigá-los a mastigar. À sétima semana, três vezes ao dia, misturo no leite quantidade de ração suficiente para se parecer com paté. À oitava semana, começo a secar o leite da gata mãe e os gatinhos começam a comer a ração polvilhada com o leite em pó. Deixo-lhes também um pratinho com leite além de água fresca. Na semana seguinte, já não lhes polvilho a ração com o leite em pó. Eles próprios começam a desdenhar o leite em pratinho. Estão prontos a ir para casa dos novos donos.

Quanto à gatinha mãe, se ela já não apresenta feridas, não será necessário qualquer pomada de cicatrização. Para lhe crescer o pêlo rápidamente poderá fornecer-lhe suplementos ricos em ácidos gordos. Fale com o vet que ele lhe aconselherá o produto a utilizar.
Não se esqueça que os gatinhos devem estar com a mãe, pelo menos dois meses. É também nesta idade que se inicia a vacinação.

Espero ter ajudado.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 15, 2003 2:18 pm

Olá

Apesar de não ser eu que estou a precisar dos conselhos, gostei muito da sua opinião Maria João. De facto parece-me muito mais correcta do que aquela que eu dei. Assim eles rapidamente se habituam a comer a ração.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”