Ditúrbios intestinais

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta out 03, 2008 5:26 pm

LuMaria Escreveu:
lagutrop Escreveu:Como queira....
A minha opinião não foi de forma alguma ofensiva, muito pelo contrário. Não percebi a reacção. Mas tudo bem! :wink:
Não considerei ofensiva :D
Aceitei apenas a sua opinião :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sábado out 04, 2008 12:53 am

Olá Romilela.

Reparei nisto:
romilela Escreveu: Está a comer normalmente, come ração seca da Hills e uma colherzinha pequena por dia de comida de lata.
Em que condições guarda a comida de lata que resta e por quantos dias? Mesmo que mantenha a comida no frigorífico, esta deteriora-se bem mais rápido que a ração seca.
Deixar uma lata de um dia para outro, tapada com celofane no frio, ainda aguenta (embora ache que perca algumas propriedades), mais que isso, não me parece recomendável.
Não sei se poderá ser esta a causa, mas é uma hipótese. :|
romilela
Registado: domingo jun 22, 2008 11:10 am

sábado out 04, 2008 6:15 am

Olá Twiguy,
Guardo sempre a latinha no frigorifico, bem tapada. E não a mantenho mais de dois dias, também acho que depois disso já não está em condições. E o Kiko depois também já não a quer comer...
Hoje já está a normalizar, creio que não deve ter sido nada de especial.
Obrigada e Feliz Dia do Animal para Todos os nossos Amiguinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 04, 2008 2:44 pm

Boas.

Com esta, deve ser a "nénima vez" que aconselho a não se guardar alimentos de qualquer espécie em contacto com metal, seja ele de que espécie também!

Quem guarda as sobras da latinha dos gatos, deve colocar essa sobra DENTRO duma caixa plástica e então sim no frigorífico!
NUNCA dentro da lata, nem mesmo se tapada com papel celofane ou tampa plástica.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 06, 2008 1:53 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Quem guarda as sobras da latinha dos gatos, deve colocar essa sobra DENTRO duma caixa plástica e então sim no frigorífico!
NUNCA dentro da lata, nem mesmo se tapada com papel celofane ou tampa plástica.

Leo
:oops: :oops: Opps, não sabia... e eu que por cá ando já algum tempo, não tenho desculpas.

Agradeço Leo, por ter informado, pela "nénima vez", distraída como eu sou.
Por acaso não tenho por hábito guardar comida húmida, porque raramente dou e quando dou, é dada de uma vez só, distribuída pelas duas.

Quanto à ração seca, costumo guardá-la numa lata que me foi oferecida pela R.C. Haverá problema? Mas à partida, ela é própria para o efeito. :?

Romilela, espero que o seu gatinho esteja regularizado. Peço desculpa pelo mau conselho :oops: . Uma pessoa está sempre a aprender, mesmo quando achamos que sabemos as coisas mais básicas.
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 06, 2008 2:07 pm

Será que devia colocar a ração num saco plástico e esse sim, dentro da lata. Assim não havia contacto entre a ração e o metal? :?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda out 06, 2008 3:47 pm

Twiguy Escreveu:Será que devia colocar a ração num saco plástico e esse sim, dentro da lata. Assim não havia contacto entre a ração e o metal? :?
só não percebo como a ração e outros alimentos são vendidos em embalagens de metal sem qualquer problema. depois de abertas as latas começa o problema :o
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 06, 2008 4:47 pm

Eu acho é que a forista deita a ração para dentro da caixa. Também tenho uma lata toda mimosa de metal, mas a ração vai lá para dentro com a embalagem original. Quer dizer, não faz sentido nenhum despejar a ração para dentro da lata.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 06, 2008 5:45 pm

anjjazul Escreveu:
só não percebo como a ração e outros alimentos são vendidos em embalagens de metal sem qualquer problema. depois de abertas as latas começa o problema :o
Pois... será que depois de aberta (em contacto com o ar), acontece algum tipo de reacção. Entre o metal + a comida + ar... Não percebo muito sobre este tipo de reacções, mas se alguém poder explicar, agradecia.

Por via das dúvidas, vou colocar a comida num saco plástico e este, dentro da lata.
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda out 06, 2008 5:59 pm

LuMaria Escreveu:Eu acho é que a forista deita a ração para dentro da caixa. Também tenho uma lata toda mimosa de metal, mas a ração vai lá para dentro com a embalagem original. Quer dizer, não faz sentido nenhum despejar a ração para dentro da lata.
Deito a ração dentro da lata. Mas as minhas latas são mais pequenas que as embalagens de ração, por isso não cabe a embalagem original.
Em parte, é uma mariquice minha, mas também porque confio mais no sistema de fecho das latas. Fecha-se e ficam totalmente fechadas.
As embalagens de ração têm um fecho, (não é de “zip”, mas é do género) que eu não confio muito. Com a pressa, já aconteceu não fechá-las bem, ficam ao ar, entra humidade... por isso prefiro usar as latas. E apenas utilizo a embalagem quando for necessário, recarregar as latas.
KikoFev2008
Membro
Registado: sexta jun 27, 2008 10:29 pm

segunda out 06, 2008 10:20 pm

Ola a todos.

Pelo aspecto que fica a ração o melhor mesmo é abrir e retirar tudo da lata e caso nao seja possivel consumir tudo de uma vez, colocar num ambiente inert ou vacuo ou no minimo numa embalagem com o volume identico a sobra (pouco ar).
Ja devem de ter reparado no nosso caso, quando se abre uma lata de salsichas como elas ficam ao fim de 2 dias mesmo no frio. Ja deram por ela que o fiambre ao fim de 2 dias fica seco tambem... O que penso que acontece para alem do crescimento de fungos, bacterias e .... é uma desidratação do alimento provocada pelo frio (as superficies frias atrai a humidade) e o ambiente oxidante (aberto) da lata. Penso que o alarmismo das latas não fazem sentido só pelo facto de serem metalicas, pois o mesmo acontece se forem de vidro, etc... mas gostaria de saber com mais detalhes se me poderem informar.

Mas para evitar alterações de sabor e em alguns caso de textura, a muitos anos que o metal utilizado em conservas e afins é tratado internamente de forma a ficar com uma pelicula protetora de modo a evitar a oxidação da lata ou transferencia de (catioes) metais pesado nos alimentos, embora que... alguns desses metais (ex: Zn e o Fe) não devem fazer mal ao organismo desde que sejam em quantidades que o mesmo seja capaz de digerir. (é o caso)
São poucas as latas que não tem esse tratamento (ex:algumas latas de ananas conserva), no entanto a quantidade de metais absorvidos pelo organismo representa o mesmo que comer 2 tomates (ricos em zinco).

Se colocarem a ração numa embalagem inert (ex: plastico (polimeros)) e esta ficar aberta, acontecerá o mesmo. Se a fecharem e ficar com um volume de ar significativo, idem aspas aspas... o melhor é... Dar tudo.. se o bichinho não come tudo, ADOPTE MAIS UM. PLEASE!!! :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça out 07, 2008 1:16 pm

Dar tudo.. se o bichinho não come tudo, ADOPTE MAIS UM. PLEASE!!!
mais um? :evil:
ultimamente tenho recorrido à comida de lata porque como a kitty está muito doente, precisa de comer alguma coisa. é nesta comida que ela pega melhor. mesmo assim, só come se a comida estiver fresca, ou seja, se vier directamente da lata. com o que ela come, a lata dura para uns 3 dias :cry:
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 07, 2008 5:00 pm

anjjazul Escreveu:ultimamente tenho recorrido à comida de lata porque como a kitty está muito doente, precisa de comer alguma coisa. é nesta comida que ela pega melhor. mesmo assim, só come se a comida estiver fresca, ou seja, se vier directamente da lata. com o que ela come, a lata dura para uns 3 dias :cry:
Anja no veterinário há carteiras de alimento em pó que se mistura com água e depois pode ser adicionada a outro alimento. É da Royal Canin, para cães/gatos convalescentes ou que não se alimentam. É optima porque se pode dar com muita facilidade inclusive com seringa.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano

terça out 07, 2008 5:44 pm

LuMaria Escreveu:
anjjazul Escreveu:ultimamente tenho recorrido à comida de lata porque como a kitty está muito doente, precisa de comer alguma coisa. é nesta comida que ela pega melhor. mesmo assim, só come se a comida estiver fresca, ou seja, se vier directamente da lata. com o que ela come, a lata dura para uns 3 dias :cry:
Anja no veterinário há carteiras de alimento em pó que se mistura com água e depois pode ser adicionada a outro alimento. É da Royal Canin, para cães/gatos convalescentes ou que não se alimentam. É optima porque se pode dar com muita facilidade inclusive com seringa.
a kitty tem um cancro há quase 1 ano. não sei se haverá muito a fazer nomeadamente em termos alimentares. ontem falei com uma vet que me disse para a deixar comer tudo o que ela quiser. ela está altamente selectiva à alimentação e cada vez quer comer menos coisas. hoje comprei uma pacotinhos da friskies. ela comeu bem. se alguma vez imaginei isto. provavelmente, amanhã já não come. agora funciona pela novidade :wink:
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”