Olá a todos!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
possibly
Membro
Mensagens: 135
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quinta jun 12, 2003 7:49 pm

Olá.

Estou a escrever para me apresentar.
É a primeira vez que escrevo neste fórum, porque é a primeira vez que tenho um animal de estimação.

No sábado ofereceram-me uma gatinha com sete semanas. Não vale a pena dizer o qto ela é querida, pois não? :)

Bem, eu sei que ela é pequenina, e eu nunca tive um animal. Por isso vou precisar da vossa ajuda.

1- O que é preferível, comida de lata ou seca?

2- Ela já faz as suas necessidades na caixa, mas desde ontem que já fez 3 vezes no mesmo sítio da sala. Porque será?

3- Quando ela brinca comigo, atira-se muito às minhas mãoe e pés, e por vezes à cara. Como ainda tem as unhas pequenas (embora já bastante afiadas :p ) magoa. Se eu continuar a deixar que ela faça isso, poderá ela habituar-se a fazer isso quando já for mais crescida?

Bem, fico por aqui, e faço mais perguntas mais tarde... para não maçar ninguém logo na 1ª visita... :lol:

Abraços.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 12, 2003 8:01 pm

Olá

A ração seca é a mais aconselhável por várias razões:

1- Á húmida é uma conserva e as suas propriedades alteram-se mais facilmente.
2- A húmida para mais é na sua maior parte água pelo que em termos de custo é menos económica.

3- A ração seca (algumas como a hills) é formulada de forma a evitar a formação de placa.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 12, 2003 8:08 pm

Olá

Antes tudo muito bem vinda :lol:

Depois queremos ver fotos. Como é que ela se chama?

Ela está a comer o quê?
Eu com a minha gata ela já vinha a mudar da ração de latas para a seca quando a trouxe. Mas o que pode fazer, como ela é muito pequenina é comprar latinhas para gatinho e dar-lhe, quando ela tiver ai com uns dois meses pode começar a juntar ração seca, vai juntando cada vez mais até que ela pase á seca. É sempre preferível á de lata. Aqui pode ler mensagens antigas que lhe indicam as melhores marcas de rações. As marcas melhores do mercado são a Royal cannin (é o que dou á minha ), a Hills, a Eukanuba e a Purina pro plan.

Quanto a ela ter feito as necessidades fora do sitio, pode ser de se estar a habituar á casa, quando ela fizer isso, pegue nela pelo cachaço (é como a mãe lhes pega), diga-lhe um não firme e leve-a até ao caixotinho (mantenha-o sempre limpo senão ela pode recusar-se a fazer lá) deixe-a lá e ela vai perceber que é ali que faz. Os gatos são muito limpos e ela rapidamente percebe.

Ela ainda é bébe e não controla muito as unhas, a minha ao início também fazia isso e depois deixou de fazer, mas é melhor ir contrariando para que ela não se habitue.

Deve levar a gatinha ao veterinário para fazer a desparazitação e depois procederem á vacinação. Ele faz um exame geral e pode dar-lhe mais alguns conselhos.

Se tiver mais questões esteja à vontade.

beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta jun 12, 2003 8:27 pm

Olá Possibly,

Seja muito benvinda aqui ao fórum. Espero que goste da nossa companhia.

Quanto à comida para a sua gatinha, é sempre preferível dar-lhe comida seca. Principalmente nesta altura do ano. Há-de reparar qua após uns minutos de pôr um pouco de paté no prato ela muda de côr, oxida-se. Esta degradação pode originar problemas intestinais, que podem ser graves num gatinho tão pequenino. Nas lojas de animais ou nas clínicas veterinárias, existem boas marcas de ração apropriadas a gatinhos pequenos. Posso dar-lhe, como sugestão, duas marcas cujos grãos são bem pequenos: Royal Canin babycat (é a que eu utilizo) e que é apropriada desde o desmame atá aos quatro meses e a Proplan kitten. Tal como a Kathleen sugeriu, está na hora de a levar ao veterinário. A primeira vacina é dada aos dois meses de idade mas ela deve ser desparasitada antes disso.
Para evitar que ela faça xixi no mesmo local da sala, tem que o lavar tão bem que ela não sinta o odor das urinas anteriores. Não use detergente com amoníaco(porque ela pode confundir o cheiro com a urina dela) e depois borrife o sítio com um pouco de sumo de limão diluído em água. Costuma resultar.
Maria Jo&atilde;o
possibly
Membro
Mensagens: 135
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

sexta jun 13, 2003 1:09 pm

A minha gatinha chama-se Nina por ser diminutivo de pequenina, que é como lhe chamamos.

Hoje vou com ela ao veterinário.

Quanto à comida, estou a dar-lhe dos dois: biscoitos júnior da Whiskas e refeições de lata júnior da mesma marca (ofereceram-me junto com a gatinha...)
Só que ela ADORA :o a refeição de lata. Os biscoitos come quando já devorou o prato. Gosta tanto que me arranha quando lhe estou a por mais, com medo que vá tirar... Sendo assim, vou começar a reduzir o paté e a aumentar os bicoitos, misturando-os.

Ela agora ganhou foi a mania de se atirar à minha cara quando estou deitada no sofá... Não sei porquê. Ao meu namorado não faz isso... só a mim. :?

Quanto Às necessidades fora do sítio, já passou (para já). Penso que deve ter sido por ser numa parte da casa pouco utilizada. Foi ao pé da mesa de jantar, que não utilizamos muito porque raramente comemos em casa. Provavelmente estava só a "identificar" o local.

Bem, eu vou dando notícias. Obrigado pelas respostas.

;)
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jun 13, 2003 1:20 pm

Olá

Depois queremos fotos da Nina.

Permita-me que lhe aconselhe uma coisa. Não dê ração de supermercado à gata. Aparentemente é mais barata, mas depois vai ver que não é. As marcas que aconselhámos têm a ração em doses mais concentradas, por isso necessita de lhe por menos para ela ficar satisfeita.
Eu à minha dou de semana em semana ou de semana e meia em semana e meia uma saqueta de comida de gatinho da Wiskas porque ela adora e o Veterinário disse-me que se fosse de vez em quando não tinha problema.

A comida comprada em supermercados não é tão boa do ponto de vista nutricional e mais tarde pode trazer alguns problemas de saúde para a gatinha e nessa altura vai gastar bastante mais em contas de Veterinário.
Evite rações ás cores normalmente as cores são feitas à base de corantes.

Lembre-se que quando comem ração seca necessitam sempre de ter água fresca á disposição.


Beijokas
kathleen
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 13, 2003 1:47 pm

Olá Possibly, :D

Bem vinda ao Fórum em nome de todos os Foristas.

Aqui todos nós partilhamos experiências, ideias e dúvidas sobre os nossos animais de estimação.

Boa navegação e muitos ronrons, :D
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 13, 2003 1:49 pm

...Ahh! e o resto decobrirás sózinha... isto aqui é divertido :D :D :D 8)
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 13, 2003 1:51 pm

...Ahh! e o resto decobrirás sózinha... isto aqui é divertido :D :D :D 8)
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 13, 2003 1:51 pm

Olá Possibly, :D

Bem vinda ao Fórum em nome de todos os Foristas.

Aqui todos nós partilhamos experiências, ideias e dúvidas sobre os nossos animais de estimação.

Boa navegação e muitos ronrons, :D
ChinaBlue
Membro Veterano
Mensagens: 288
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sexta jun 13, 2003 3:55 pm

Pois que o mundo dos gatos e o máximo ... tenho 4 e um deles tem a mesma idade da sua Nina, chama-se Samuel.
Não vou repetir os conselhos dados pelos outros foristas pois estão todos certos ... ração seca de qualidade e muita agua (muda-a com frequência pois os gatos não são muito dados a beber e se a agua estiver parada muito tempo eles não bebem) ... latinha so muito de longe em longe como petisco :p
Quanto as unhas ... compra um alicate proprio ou um corta unhas de homem e corta-as com regularidade ... estes meninos parece que lhes crescem lanças nas patas e fazem cortes serios nos donos, eu corto as unhas das patas da frente de 15 em 15 dias e as de trás de mês a mês, pede ajuda a quem ja o tenha feito ou ao veterinario e sobretudo habitua-a de pequenina a estes rituais de corte de unhas, limpeza de orelhas com água de rosas e olhos com soro fisiologico (se tiver tendencia para remelas) pois torna-se mais facil quando crescer ...

Boa sorte com a tua menina ... e queremos fotos ...

Jokas Doces
ChinaBlue
betha
Membro
Mensagens: 99
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm
Localização: gata; canário; hamster

domingo jun 15, 2003 7:00 pm

Olá a todos
Parabéns pela gatinha e bem vinda ao fórum.
Não me vou repetir com os conselhos já dados, mas vou alertá-la para ter cuidado com janelas e varandas, se mora num sítio bem alto. Costuma-se aprender muitas vezes só com erros e por vezes é tarde demais.
Boa sorte com a gatinha

Beijos
Beja
Beta
:lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D
Anii
Membro
Mensagens: 148
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

domingo jun 15, 2003 7:40 pm

qunato à comida mais uma vez, secos e do vet, pede conselho, os meus desde pequenos que comeram ração da Eukanuba.
Quando lhes quero dar uma prenda, fiambre magro ou iogurte, não a deixes tocar em doces etc.
Para evitares que a Nina vá para sitios proibidos compra um borrifador ou uma pistola de água, assim que ela fizer asneira molha-a, com o tempo, bastará mostrares a "arma".... e mais tarde nem isso...
Arranja um arranhador e um spray de erva gateira...se ela não tiver um sitio para afiar as unhas vai atirar-se aos sofás etc....se isso já aconteceu há tb uns sprays que " afastam os gatos"
Sitio que tenha side premiado com uns cocos ou xixis tem de ser lavado e bem com lexivia, a nós parece limpo, mas os gatos recomhecem o seu cheiro e olha voltam ao lugar do crime....
Toma também cuidado com a qualidade da areia, há umas muito baratas mas os meus gatos não as suportam...nem eu!
Cuidado com as janelas abertas!!

Espero que tenha ajudado....boa sorte e bem vinda.
Flora
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça jun 17, 2003 10:59 pm

Olá! ;)
Bem-vinda à Arca de noé! :) :) :)

Podes saber tudo o que pretendes saber em: http://www.miau.pt//
Responder

Voltar para “Gatos”