Quantas ninhadas as gatas dão na sua vida?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

quarta jun 18, 2003 2:56 pm

Ouvi por aí q uma gata, na sua vida, dá 5 ninhadas n sua vida toda. 8) 8) 8)
È verdade?
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quarta jun 18, 2003 3:22 pm

Olá,

E eu ouvi dizer que dá até 3 ninhadas por ano...
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

quarta jun 18, 2003 4:41 pm

Olá Flora
Eu li numa página na net. este titulo curioso no tema "castração" (tenho andado a ler algumas coisas sobre o assunto depois da kathleen ter aberto o tópico sobre a gatinha dela).
Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Protecção Animal), uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes.

Beijos
Beja
Beta
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta jun 18, 2003 5:22 pm

Olá,

Eu não sei quantos dá...mas 200 :o :o não pode ser com certeza. isso deve ser as hamsters ou coelhas, betha ;)

Eu acho que as gatas têem 2 ou 3 cios por ano...a uma média de 4 gatinhos de cada vez. acho que no máximo devem nascer 12 gatinhos num ano. Acho eu...
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

quarta jun 18, 2003 7:23 pm

Olá
Eu não quero contrariá-la mas foi o que eu li num site brasileiro
www.clubedogato.com/castracao.htm
Também me pareceu exagerado, e quando vi este seu tópico lembrei-me, porque me tinha chamado a atenção.

Beijos
Beja
Beta
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 18, 2003 9:28 pm

Olá, vivam! ;)

Suzana, 2 a 3 cios por ano?! Quem dera (para meu sossego)! Podem ser muitos mais! Não é como as cadelas, que é de 6 em 6 meses! As gatas podem fazer 5 ou 6!
Agora ninhadas, é que é diferente! Porque têm o tempo da gestação,(+/- 2 meses), mais o da amamentação! Agora 200 gatos, em 2 anos!! :o :o

Isso sim, é exagero!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky4u
Membro Júnior
Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm

quarta jun 18, 2003 10:14 pm

é possível que uma gata de dois anos deixe 200 descendentes mas temos que ter em conta que podem ser netos e bisnetos
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta jun 18, 2003 10:15 pm

Olá a todos

A questão do número apresentado - 200- deve-se ao facto de toda a descendência ir também procriando. Se imaginarem que uma gata pode procriar de 4 em 4 meses e em cada ninhada ter 6 gatos. Se imaginarmos que a partir dos 7, 8 meses vários gatos podem atingir a maturidade sexual, é começar a fazer contas. Daí a enorme importância das campanhas de esterilização em gatas de rua. Evitam-se estas e também questões de saúde. Mas isso já seria tema para outro tópico....
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta jun 19, 2003 11:22 am

Olá Elsa!

Pelos meus cálculos uma gata com 4 ninhadas por ano de 6 gatinhos terá dado à luz, ao fim de 15 anos, 360 gatos. No entanto não estão aqui contabilizado os gatinhos dos descendentes dela.

Num livro chamado "O guia essencial do comportamento do gato", 1986 de Desmond Morris está escrito que: "Um simples cálculo, baseado num único acasalamento entre um par de gatos domésticos, produzindo um total de 14 gatinhos nas três ninhadas anuais, revela que, ao fim de 5 anos, haverá um total de 65 536 gatos." (contando toda a descendência).

Não há dúvida que a esterilização de uma gata tem assim enormes repercussões em termos demográficos, sendo realmente impossível garantir o bem estar de tanta descendência, pelo que a esterilização é tão importante.

Caneco
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jun 19, 2003 11:32 am

Olá!

Sim, é verdade, não tinha contabilizado a descendência! :o :o :o

Desta forma é capaz de rondar esses números!! :o :o :o
É uma veradeira loucura! É muito importante esterilizar as gatas vadias!, de facto! Pensando nas condições de vida dos gatinhos, do que podem sofrer, :? :? nem é bom pensar!
As Câmaras deviam tomar essas medidas! Ajudando as Associações de Protecção Animal!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

domingo jun 22, 2003 3:32 pm

Achei muito interessante o site Clube dos gatos! Principalmente a parte da linguagem! :) :) :)
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

domingo jun 22, 2003 5:13 pm

Olá

Ah...os 200 eram contabilizando a descendência...assim está bem ;)

Miadores,

Já tive uma gata quando era miuda...e ainda bem que a ideia que me ficou é que tinha 2-3 cios/ano ;) , pois naquela altura não se usava muito esterilizar as gatas, por isso aguentávamos a miadeira e o andar com a barriga a 3 mm do chão :D . Realmente não sabia que eram tão "assanhadas" as gatas ;)
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

segunda jun 23, 2003 3:57 am

Nossa, todo mundo reclama dos cios das gatas.. Só eu mesma q estou é doida pra q a Hannah tenha o 1º cio! Heheheh! :oops: É q eu tenho muita curiosidade de ver como ela vai agir! :o Depois do 1º eu vou castrá-la..
Responder

Voltar para “Gatos”