castraçao,boa ou ma?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

quarta out 29, 2008 9:13 pm

Eu acho... :wink:
Mariana
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

quarta out 29, 2008 9:37 pm

Olá Gasparzita!

Mesmo estando dentro de casa ao atingir a puberdade, ele pode marcar o território (a casa onde vive) com xixis. Ao castrar vai evitar essa situação, e ele vai ficar mais calmo... :wink: e vai prevenir doênças qd ele for mais velho.
Informe-se com o seu Vet., pois o melhor é ser castrado antes da puberdade, mas é uma opção sua... não se sabe como vai ser com o seu gato, se com a puberdade ele vai fazer xixis fora do sitio, se vai ficar muito nervoso... O meu Ticão foi castrado com 1 ano de idade,pq teve de ser, porque eu levei pa casa uma gatinha prenha, e antes que ela entrasse no cio após o parto, eu castrei-o... tb foi uma decisão dificil, pq acho que não temos direito de decidir assim por eles, de permitir que eles passem por uma operação...
Ele qd atingiu a puberdade fazia xixis fora do sitio e após a castração nunca mais o fez, mas não foi por essa razão que o castrei, eu ja sabia que essa situação podia ocorrer e no inicio só pensava ter um gato... mas o destino quiz que a Trincas fosse para a nossa familia e teve de ser... e entre castrar a fêmea ou o macho preferi que fosse ele, por ser uma operação de menor impacto.

Hgomes
Didi19
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2008 9:43 pm

quarta out 29, 2008 9:45 pm

Fez muito bem!!!!!
Sabe que esta provado cientificamente que esterilizar os nossos animais, impede que eles possam a vir uma serie de doenças. E o animal fica mais calmo pois nao esta naquela aflição de arranjar um companheiro. A minha cadela quando foi, no 2 dia ja andava a correr, e o gato da minha mana veio logo pa casa e ao fim do dia ja corria. BOA ESCOLHA
luferro
Membro Júnior
Registado: segunda dez 31, 2007 7:42 pm

quinta out 30, 2008 12:00 pm

:roll: Ola..em primeiro lugar nao de ouvidos ao q dizem...pra mim assassinato e deixar ninhadas nascerem e depois matálas pq nao as quer...isso sim eh "assassinato".
A minha gata fez esterilizaçao a pouco mais de um mes e nao me arrependo, ficou amoada 3 dias mas por conta da anestezia, depois disso pulou como pula ate hj, nao noto nada de tristeza nem eh mais parada por conta disso, eh mto eletrica e brincalhona na mesma.
portanto parabens pela escolha! chega de gatos sem donos abandonados nas ruas ou mortos nos lixoes!
desculpe o desabafo, mas to farta de pessoas q nao percebem o bem de evitar ninhadas indesejaveis!!
ate breve!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 30, 2008 12:04 pm

Têm todos muita razão, mas ainda ninguém explicou se a castração é boa para o gato ou para o dono?
E se é boa para o gato porque é que praticamente ninguém castra o cão, o coelho e até o hamster.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 30, 2008 12:31 pm

LuMaria Escreveu:Têm todos muita razão, mas ainda ninguém explicou se a castração é boa para o gato ou para o dono?
E se é boa para o gato porque é que praticamente ninguém castra o cão, o coelho e até o hamster.
LuMaria, eu acho que esta sua opinião aqui não é nada pedagógica.
Porquê?
Porque uma das preocupações das pessoas que aqui vêm é tentar educar as pessoas para a necessidade de controlar a proliferação de ninhadas, o consequente abandono e a quantidade de cães e gatos sem dono que existem em condições precárias.
A LuMaria sabe muito bem que uma das causas do abandono de gatos é precisamente a chegada da puberdade e o começo das marcações com urina, os cios intermináveis das fêmeas, as ninhadas por descuido, etc.
De modo que só por estes motivos já a esterilização é mesmo o MELHOR que toda a gente pode e deve fazer pelos seus animais.
Respeito perfeitamente a sua opinião que é uma mutilação e que é feita primáriamente por interesse dos donos, mas eis factos que não podem ser escamoteados:
- Uma gata esterilizada NUNCA irá desenvolver uma piómetra;
- Um gato macho inteiro dentro de casa VAI fazer marcações de urina mais tarde ou mais cedo;
- Um animal esterilizado que tenha acesso ao exterior NUNCA vai dar origem a mais gatos.

Portanto, já entendemos que a LuMaria acha que os gatos não deviam ser submetidos a estas coisas e deviam ser mantidos do modo mais natural possível mas o facto é que os animais são domesticados, vivem na dependência dos humanos e nem toda a gente terá os cuidados que a LuMaria terá com os seus.

Quanto à comparação com outras espécies:
1 - Muita gente tem os seus cães castrados, se não haverá mais é por causa de uma certa mentalidade machista e tacanha típica do latino, veja-se os exemplo de outros países onde o "spay / neuter" é a mentalidade vigente. O meu cão foi castrado por conveniência minha e a minha gata acabou por ter de ser esterilizada à força aos 10 anos de idade devido a uma piómetra que quase lhe tirava a vida.
2 - Já começa a haver pessoas a castrar coelhos e furões, há uns poucos tópicos sobre isso nos exóticos.
3 - O hamster.. haha, é só o que me ocorre dizer. Falamos de um animal com uma esperança de vida de 3 anos que vive numa gaiola e que eu saiba, não é animal que seja abandonado regularmente apesar de se reproduzirem como... enfim, como hamsters.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 30, 2008 12:43 pm

LuMaria Escreveu:Têm todos muita razão, mas ainda ninguém explicou se a castração é boa para o gato ou para o dono?
Boa tarde !
Olhe Lu , não castrei o meu cão , mas tambem posso assegurar que não foi pai de ninhada nenhuma em lado nenhum.
A coelha não esterelizo porque acho que não vale a pena , uma vez que é "coelha unica". Hamsteres não tenho. Mas tenho gerbos e digo-lhe se não tivesse possibilidades de os ter separados por sexos, ponderava a sério a hipotese de castrar os machos. É que eles multiplicam-se .... e já não havia gaiolas ( nem orçamento ) que chegassem.

E para responder à sua pergunta inicial, será bom para o dono, de facto, mas por consequência e arrasto sem duvida ; pelo menos para mim , que tambem é bom para o gato . Senão veja, o gato acalma, deixa de ter necessidade de marcar território, deixa de querer sair . Consequências disto : o dono já não lhe ralha, ( em alguns casos, bate ),já não se envolve em "lutas de telhado" com perigo de se ferir a sério,resumindo secalhar a vida corre-lhe melhor.....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 30, 2008 1:24 pm

E aprofundando mais a questão de acordo com o que a LuMaria deixa sub-entendido:

Se se pensasse no melhor interesse dos próprios gatos ninguém os manteria como animais de estimação, e este ponto de vista é suportado por algumas entidades, como por exemplo a PETA. :wink:

Se virmos as coisas por esse ponto de vista e se agirmos de acordo com ele, juntamos o nosso desejo de ter gatos como pets à demanda de manter os animais "felizes". Então vamos limitarmo-nos a ser fornecedores de comida e afecto, vamos deixar os gatos serem gatos, a ver:

- Se o gato urina pela casa toda na tentativa desesperada de atrair uma fêmea no cio, há que abrir-lhe a porta e deixá-lo satisfazer o seu instinto mais primário. Convém é ter presente que, enquanto a esperança de vida de um gato castrado e de casa é de 15 a 20 anos, na rua um gato "macho a valer" vive para aí uns 5 ou 6. Live fast, die young!

- Se a gata faz cios consecutivos, mia desalmadamente, deixa de comer e emagrece, só temos é que permitir que o instinto natural siga o seu curso... Teremos depois uma colónia de gatos para alimentar e dar afecto. :wink:

- Também podemos pura e simplesmente deixar de os alimentar, no mundo natural os pássaros e os roedores são a sua presa e todos sabemos que esses animais abundam até nas cidades. No campo, melhor ainda. Pode haver espécies animais delapidadas pela gataria mas, enfim, é o ciclo "natural"...

- Se o gatinho morrer atropelado ou envenenado ou por causa de uma doença infecciosa qualquer no decurso da sua vivência em pleno na sua condição de gato isso é perfeitamente natural, é a lei da sobrevivência do mais forte.

É assim que na sua opinião devemos ter gatos? Ou na sua opinião a domesticação do gato foi um "crime" e ninguém devia ter gatos nenhum?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

quinta out 30, 2008 2:23 pm

obrigada p tudo-o simao ta um pouco melhor mas ainda paradito.mas o maior problema de todos e k ele ker a viva força tirar o coçar o k e complicado pois se lhe o tiro ele nao para de lamber a feridita :( ...ai ai...eu tenho pena de o ver assim mas tem de ser..bjokas para todos.
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

quinta out 30, 2008 2:36 pm

quanto a parte k diz respeito a minha a minha consciencia,bem,ainda estou um pouco confusa isto porke : se p um lado me dixem k e o melhor para o simao tudo bem posso concordar , agora,o k nao e nada bom e estas horas pos operatorio pois ele ve-se k tem tido dores e ficou mais murchinho o k eu espero mesmo k seja so por estes dias e depois volte a ser o mesmo reguila. :wink:
PipaeLila
Registado: quarta abr 30, 2008 2:22 pm

quinta out 30, 2008 2:55 pm

Simaosinho,

não se preocupe se o bichano está mais paradito. É a reação normal à anestesia.
Esterilizei a minha Mel (adoptada aqui na Arca) a cerca de 1 mês. Nos primeiros 4 dias estava calma, meiguinha, só queria colo e miminhos. Depois voltou ao normal: electrica, não para quieta, não deixa as manas mais velhas em paz, pula, corre, brinca, enfim, está 5 estrelas.
Quanto a ser melhor ou não castrar um gato conto uma história triste: por opesição dos meus pais, não castrei o meu Xuxu, um gato meigo arraçado de siamês e assim volta e meia desaparecei por dois ou 3 três. Por isso, fui com ele diversas vezes ao vet por se ter magoado em lutas. Mas um dia ele não voltou. Já faz anos, mesmo assim tenho pena e saudades do meu fofo e me arrependo de não o ter castrado. Se calhar ainda estava comigo (a irmã dele já fez 17 anos e está esterelizada!).

Resumindo: fez muito bem!
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

quinta out 30, 2008 3:34 pm

LuMaria Escreveu:
Ritaleitao Escreveu:Castras, um crime????? :o

Claro que não! Foi a melhor escolha para e seu gato.
Para o gato? Ou para o dono?
Para os dois!
<strong>Ritaleitao</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 30, 2008 5:51 pm

Olá,

Estou em crer que ninguém opta por esterilizar ou não mediante as opiniões que recolha aqui. Duvido muito honestamente que uma pessoa chegue à arca sem intenção de castrar e o faça porque ficou "convencido". Castra sim, quando os xixis começarem lá em casa ou os miados lacinantes. E se fizessemos uma estatistica às gatas esterilizadas da arca se calhar até tinhamos uma surpresa e das grandes, porque acredito que muitas não estão castradas.

Atenção que eu nunca disse que era contra a castração. Com os gatos tem mesmo de ser ou dificilmente conviviamos com eles, parece-me é absurdo atribuir sentidos e milagres a uma coisa que não os tem. Só isso.

E se pensarmos exclusivamente em pedagogia politicamente correcta, não se debate nenhum assunto, porque todos podemos passar a seguir a opinião que for mais bem fundamentada ou nos parecer mais adequada e isso não faz sentido nenhum num fórum de discussão onde se debatem ideias diferentes. Além do mais, por norma o mais adequado nem sequer é o mais correcto.

Falemos das coisas como são. Castramos os gatos por conveniência necessária, não é preciso é andar a inventar.

E a censura já chegou às ideias? Tamos mal, há por aí muitos tópicos a precisar de ser censurados. Muitos mesmo. A começar pelo dos cotonetes.

Só mais uma coisita, ir buscar as filosofias da PETA só mostra que a dinodane ou não percebeu a forma como encaro os gatos ou falou apenas por falar. Continúo a achar que a virtude anda no meio, entre a PETA e os "peludinhos de cristal" essa é mesmo a minha filosofia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta out 30, 2008 9:07 pm

Lumaria,apanhar extremismos e dizer que a verdade estáno meio nãomeparece correcto. A PETA é extremista. Não pode apoiar parte da PETa,ou apoia tosda ou nenhuma..este éum dops casos sem zonasde cinzento. :wink:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

quinta out 30, 2008 9:31 pm

Boa Noite!

Este assunto é smp polémico, no fundo queremos o melhor para os gatos... eu não sou contra a castração, compreendo perfeitamente que é uma solução afim de evitarmos mtos problemas, mas que custa fazer um animal passar por uma situação destas, custa... ele é que vai ser operado, não somos nós, ele é que fica lá sozinho a ser anestesiado e operado... e nós no lado de cá, à espera que tenha corrido tudo bem...

Só acho que não é uma situação que se deve levar de animo leve, é perfeitamente normal que tenhamos dúvidas e que nos custe imenso ver um animal no após uma operação.

HGomes
Responder

Voltar para “Gatos”