cancro da mama nas gatinhas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

moonless
Registado: domingo nov 02, 2008 11:18 am

domingo nov 02, 2008 7:43 pm

boa noite
eu tenho dois meninos um bernardo (persa azul) que está castrado e uma menina muito bonita chamada Alice e é uma persa tartaruga com um aninho apenas...
são dois animais fantasticos mas tenho receio de mais tarde vir a ter problemas com o cancro da mama na minha alice...
ja me disseram que para o evitar seria melhor procriar mas tambem ja ouvi dizer que a castração é melhor...
alguém me pode ajudar nesta minha incognita???
obrigada :)
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo nov 02, 2008 9:30 pm

A castração é SEMPRE a melhor opção.
Considerando que um dos factores que predispõem ao cancro da mama é a estimulação hormonal, se não houver hormonas, reduz-se a probabilidade.
Por outro lado, também é verdade que a lactação pode reduzir a probabilidade de desnvolver tumores, mas envolve a gestação, que por si é um risco e que não bastas vezes se complica!

O meu conselho: castre!
Mas atenção: não anula a hipótese de cancro de mama. Apenas a diminui.
Cumps ;)
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo nov 02, 2008 9:42 pm

Para evitar esse tipo de cancro, assim como o dos ovários ou útero o melhor é sempre esterilizar as gatinhas.
E quanto mais cedo o fizer melhor, pois a cada cio que ela terá as probalidades vão aumentando.

A minha gatinha mais velha só foi esterilizada aos 6 meses, mas agora tenho uma x siamês que será esterilizada em janeiro, assim que fizer os 5 meses.

Até porque quanto mais cedo se faz, mais a recuperação é fácil e rápida :wink:
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

domingo nov 02, 2008 10:35 pm

Olá boa noite!

Ao ler este tópico ocorreu deixar as seguintes perguntas:

Qual é a probabilidade de uma gata inteira vir a ter cancro mamário e no útero?
A ocorrência deste tipo de doenças em gatos é maior que noutras espécies domésticas?

Entretanto vou pesquisar...

Obrigado

HGomes
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda nov 03, 2008 8:08 am

Procriar??
Fazer criação é um risco, principalmente para alguém inexperiente (suponho que seja o caso devido à pergunta que colocou)...
Tenho lido que o parto em gatas persas é muito complicado devido ao tamanho da cabeça das crias, além disso, a gata deve ser vigiada, durante a gravidez, para se certificar que tudo corre bem... durante o parto pode necessitar de auxílio, pois todos sabemos que nem todos os partos correm bem... e depois do parto, a gata pode não aceitar as crias e depois a moonless vê-se com umas crias recém-nascidas para criar à mão e com uma gata que necessita de cuidados para o leite não empedrar, e mesmo que os gatinhos deixem de beber leite cedo, ou não bebam todo o leite da gata, é preciso ter atenção para não deixar que o leite empedre... Porque se o leite empedra e a gata não for tratada rápidamente, aí sim, pode evoluir para cancro mamário...
É claro que tudo pode correr bem naturalmente mas, como disse anteriormente, é um risco...

A esterilização é o método mais seguro... e, ao esterilizar a gata, deve também castrar o macho caso contrário, a gatinha vai ser "torturada" por ele...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda nov 03, 2008 8:20 am

Deckard Escreveu:Qual é a probabilidade de uma gata inteira vir a ter cancro mamário e no útero?
A ocorrência deste tipo de doenças em gatos é maior que noutras espécies domésticas?
Estas perguntas são um pouco relativas, não??
A gata pode nunca ter problemas... mas também pode ter...
Mas sei que uma gata, ou cadela, que tome anti-concepcionais tem maiores probabilidades de concrair cancro uteriono ou cancro mamário do que uma que não tome nada... E uma gata, ou cadela, que não tome nada tem maiores probabilidades de contrair esses problemas do que se for esterilizada...
Já a piometria, infecção mortal no útero, é mais comum nas cadelas, mas também aparece em gatas... e este só é resolvido com a esterilização que se torna mais complicada à medida que a idade avança, ou seja, se uma fêmea deselvolver piometria aos 15 anos tem de ser operada e vai sofrer bem mais, e o pós-operatório vai ser mais complicado, do que quando ela tinha 1 ano, já para não falar que é uma operação de risco...

Este site parece-me interessante, colocam várias questões sobre a esterilização...
Esterilizações: vantagens e mitos
http://www.abra.org.pt/html/index.php?p ... %20target=

Edit:Só para acrescentar a parte do site
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 03, 2008 1:37 pm

Olá.

Na minha vida tive 5 gatas até hoje. Duas ainda vivem.

A primeira não foi esterilizada e morreu aos 16 anos com tumor mamário.
A segunda fez uma piómetra (infecção do útero) por volta do ano e meio de idade. Ficou esterilizada.
A terceira fez uma piómetra ao primeiro cio. Ficou esterilizada.
A quarta fez uma piómetra aos 10 ANOS (há 5 meses atrás). Ficou esterilizada e está perfeitamente bem de saúde.
A quinta, a mais nova, foi esterilizada aos 6 meses. Vive com o meu irmão e nunca há-de fazer uma piómetra e ser operada de urgência como a Mia foi aos 10 anos. :wink:

Em 5 gatas, 3 piómetras é dose. Não sei se foi azar meu mas é um facto que me faz acreditar que é uma situação muito frequente.

Quanto ao cancro mamário, infelizmente também me parece muito frequente e existem estudos que comprovam que a esterilização pode ser preventiva. De uma coisa tenho a certeza: a pílula usada a longo prazo provoca-o. Perto de mim existe uma colónia de gatos alimentada por almas caridosas que começaram a administrar a pílula às fêmeas para regular a natalidade dos felinos. Todas as gatas têm tumores. :|

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Deckard
Membro

segunda nov 03, 2008 1:55 pm

Olá!

Daquilo que li (mas ainda vou ter que ler mais) é que o número de animais com este tipo de patologias tem aumentado porque a esperança média de vida destes animais domésticos tem aumentado...

HGomes
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

segunda nov 03, 2008 2:49 pm

Olá

Olha a experiencia que eu tive diz-me que a esteririlzação é a melhor opção.
Tive uma gatinha siamesa, que morreu ha 3 anos,com 14 aninhos de cancro nas mamas, na altura nao se falava ainda muito da operação, mas hoje se a tivesse feito ainda a podia ter, ela trando o cancro foi sempre super saudavel.
A operação hoje é facil de rapida recuperação, com pontos reabsorviveis.
Hoje optei por ter só meninos, porque fiquei muito traumatizada com o que aconteceu, mas se algum dia tiver outra menina vou opera-la assim que for altura, porque esta provado que evita o cancro.

Em relação a fazeres criação, isso só evitaria o cancro se nunca evitasses as criações. E acho muito irresponsavel trazeres dezenas ou mesmo centenas de gatinhos ao mundo, que nao sabes se vao ter um bom lar ou nao...ja com tantos gatinhos a precisarem de um, só da chatices, a menos que te querias profissionalizar e ser criadora.

Sinceramente acho que o melhor e o mais sensato é mesmo a castração dos 2.

cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 03, 2008 5:33 pm

Penso que ninguém ainda saberá ao certo o porquê dos tumores nos nossos animais de estimação, se bem que a esterilização pode ajudar a evitar o aparecimento do tumor mamário, mas não sendo um factor decisivo.

Quanto à piometra é muito mais comum em cadelas do que gatas e não costuma aparecer em gatas jovens ao contrário das cadelas.

Penso que de facto a idade que os nossos animais atingem deve contribuir bastante, bem como a alimentação nada natural, a água e também toda a poluição em que estamos metidos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 03, 2008 6:44 pm

É como lhe digo, LuMaria, em 5 gatas 3 piómetras, 2 em gatas jovens, no espaço de tempo de 37 anos em circunstâncias e alturas de vida bastante diferentes entre si. Azar.

Deckard
Membro

segunda nov 03, 2008 8:01 pm

Ok. O aumento da esperança de vida, pode promover o aparecimento de tumores e a esterelização antes da puberdade, previne essas situações.

Obrigado pelas respostas, mas vou pesquisar mais sobre o assunto e se tiver mais dados eu coloco aqui.

HGomes
mOreirinha01
Membro Veterano

terça nov 04, 2008 6:46 am

LuMaria Escreveu:Quanto à piometra é muito mais comum em cadelas do que gatas e não costuma aparecer em gatas jovens ao contrário das cadelas.
Eu suspeito, sériamente, que quando a minha gata foi esterilizada, 6 meses, teria uma piometra...
Aos 4 meses, aquando o primeiro cio, notei que ela tinha uma espécie de corrimento, de pus, a sair-lhe pela zona genital... Na altura levei-a à vet mas era uma veterinária diferente que nem a conseguiu analisar em condições porque, assim que lhe meteu as mãos em cima, a Luz ficou muito agressiva e a veterinária ficou com medo do contacto (aliás, eu até me senti mal com os gritos da gata)... enfim... a vet disse:
-Ela não deve ter nada, deve estar apenas com o cio, eu apalpei-lhe a barriga (não apalpou nada que a Luz não deixou :roll:) e não senti nada... se vires que ela continua com corrimento, volta com ela à clínica para ser vista pela outra veterinária (pois, e aqui está a prova que ficou preocupada e que não a analisou coisa nenhum)...
Na altura paguei e calei por não terem feito nada e por nem me saberem dizer se a Luz tinha, ou não, alguma coisa... mas, da maneira que fiquei após toda aquela gritaria, nem parei para pensar...
Enfim...
Passados uns dias falei com a veterinária (a veterinária normal, digamos assim) e ela só me perguntou:
-Queres esteriliza-la, não queres?? Vamos marcar a data...
Passados uns dois meses a Luz foi esterilizada...
Quando a fui buscar, após a operação, a veterinária comentou:
-Ela tinha o útero muito inchado...
E eu perguntei o que é que isso significava... mas ela não me disse nada, limitou-se a dizer que a Luz ía ficar bem...
:|
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça nov 04, 2008 12:17 pm

dinodane Escreveu:É como lhe digo, LuMaria, em 5 gatas 3 piómetras, 2 em gatas jovens, no espaço de tempo de 37 anos em circunstâncias e alturas de vida bastante diferentes entre si. Azar.
Acho que foi um pouco de azar mesmo. Não tomaram injecção abortiva? Pilula? Foi a porcaria da injecção abortiva que despoletou a fase pior da minha cadela.

Moreirinha, a piometra aberta caracteriza-se pela saída quase constante de corrimento cheio de pús. É um corrimento grosso e muito mau cheiroso. No entanto a piometra aberta dá mais margem de manobra uma vez que a porcaria vai saindo. Já a piometra fechada, o pús não sai e o animal ou é operado com urgência ou morre.

No caso da sua gatinha, poderia eventualmente ter alguma infecção mas se fosse piometra fechada não teria aguentado nem de longe nem de perto 2 meses. Em caso de piometra aberta tería facilmente detectado a infecção pela saída de pús. E não faz o menor sentido um veterinário ocultar uma piometra ou não.

Eu falo pelo que os médicos me disseram e pelo que li à pala das minhas gatas. Continúa um bocado no mistério os tumores nos animais. Genético? Alimentar? Longevidade? Poluição? Não vão encontrar certezas em lado nenhum.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

terça nov 04, 2008 1:11 pm

Não tomaram injecção abortiva? Pilula?
Não.

Responder

Voltar para “Gatos”