gatinha nova

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Juja
Membro
Registado: quarta jul 16, 2008 8:51 pm

sábado nov 08, 2008 1:24 pm

ola a todos!
ontem o meu irmao apanhou uma gatinha da chuva e acabámos por ficar com ela, no entanto ja temos outra gata que tem 5 meses.
acontece que elas as duas dao-se mal :?
o que fazer?
Joana, Niky,  e Bugs
PussyMiau
Membro Júnior
Registado: quarta abr 16, 2008 2:58 pm

segunda nov 10, 2008 3:15 pm

Isso tem de ir com calma, não é à pressa que as duas se vão dar bem.
Comece por isolar a gatinha nova a uma divisão da casa, que é para a mais velha não sentir que estão a invadir o seu espaço. Depois coloque uma toalha/pano, com o cheiro da gatinha nova perto da sesta de dormir da mais velha, para ela se acostumar com o cheiro.
Depois, vão aproximando as duas aos poucos: de ver de longe a ir chegando mais perto, dia após dia, sempre com a supervisão de um adulto. De certeza que a mais velha vai dar umas patadas na mais nova, mas isso é normal, que é para mostrar quem é que manda na casa! Vai ver que em menos de nada vão estar as duas a dormirem juntas e a trocar lambidelas!
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

segunda nov 10, 2008 3:49 pm

As coisas vão lá com o tempo! Junte as sempre com a sua supervisão durante o inicio e elas depois vão se habituando.
Fiz também este processo com o meu gato e o gato da minha mana, que passa mto tempo em minha casa... o gato dela reagiu mesmo mto mal ao contacto com o meu gato, nunca tinha visto sequer um gato a fazer aqueles sons!!! Agora adoram-se, brincam mto dormem juntos e se os separo é vê los miar à procura um do outro!! Tenho a certeza q acontecerá o mesmo...a minha receita é: muita paciencia e mtos miminhos para os dois! Boa sorte
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 11, 2008 7:13 pm

Juja Escreveu:ola a todos!
ontem o meu irmao apanhou uma gatinha da chuva e acabámos por ficar com ela, no entanto ja temos outra gata que tem 5 meses.
acontece que elas as duas dao-se mal :?
o que fazer?
Veja se isto a ajuda? :wink:

JUNTAR DOIS GATOS

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Boa sorte,

Leo

Texto de: Leonilde Carvalho
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”