Ajuda - Impedir gato de sair de jardim

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jpvm
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2008 7:16 am

segunda nov 17, 2008 7:25 am

Bom dia! Descobri este forum quando procurava uma soluçao para o meu problema, e já agora aproveito para pedir a vossa ajuda.
Eu moto numa vivenda e tenho um gato,o meu gato nunca saiu de minha casa e do meu jardim. Na casa ao meu lado durante uns tempos nao morou ninguem, há pouco tempo foi para la morar um casal, que subiram os muros do jardim (pegado com o meu) e vedaram a casa toda. o meu gato após estas mudanças passou a ir para o quintal dos vizinhos (va-se la entender... :roll: .
a questao é....como é que eu posso impedir o gato de ir para lá? os muros sao altos (devem ter cerca de 1.80m), entretanto ja pusemos mais uma vedaçao numa parte do muro, mas o gato continua a passar.
Há alguma alternativa eficaz às vedações? algo que funcione como repelente, por exemplo?
Obrigada!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda nov 17, 2008 9:54 am

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ica#648134
leonildecarvalho Escreveu:VEDAÇÃO PARA ANIMAIS
Para a Sioux e mais alguém que venha a precisar

http://www.saidacasca.com/paginatipo5.a ... &ilingua=1

Eu tenho a SOLTER ECE25 porque foi para só para gatos que são mais frágeis que cães de porte grande.
Para cães maiores que gatos, penso que a melhor é a SOLTER ECE50 e penso que mesmo que gatos tentem pôr as patas, não morrem por isso. Só levam é um esticão maiorzito!

Quem me indicou este site foi o Fang e aconselhei-me imenso com ele antes de a adquirir. Ele foi conciso em garantir-me que nenhuma ave nem animal morre com este sistema. E, se ele é um acérrimo defensor da fauna selvagem, só tive é que acreditar nele e já verifiquei que nem as minhas gatas sofreram com os primeiros esticõezitos... nem aves da rua.
Este sistema não é perigoso porque é de electricidade “não contínua” e é reduzida no aparelho para “jules”. Portanto, trabalha como um pulsor de corrente alternada num espaço de segundos intercalados entre cada pulsação.
O fio é como um fio de embrulho, em plástico com um fio bem fininho, entrelaçado no de plástico que é o condutor da corrente. Quase parecem fios de estender roupa.
Mais abaixo das fotos da maquineta... está a foto do isolador de corrente que é por onde tem que passar cada fileira de fio que se coloque para que o fio não toque em nada. Nem madeira, nem cimento, nem ferro, para a condução de corrente poder fazer-se sem interferências de terra.
Eu coloquei 5 fileiras de fio para uma melhor condução. Foram 3 de corrente e duas fazem de terra! Mas, há quem coloque só 3 fileiras de fio sendo que uma faz de terra e duas de condução de corrente.
Tem que haver sempre, pelo menos um, a fazer de terra, caso contrário a cerca não tem o efeito desejado!
Se precisar de ver qual fio vai aonde, na maquineta, pode cá vir e o meu marido explica, ao vivo, tudo muito bem explicadinho. É de fácil montagem.
Como referiu que os muros já têm mais que a altura suficiente, o melhor é então não o fazer ainda mais alto com a colocação da cerca por cima do muro mas SIM do seu lado do muro com estacas de “varinha, em ferro, das que se usam nas obras para pilares”. Basta comprá-las, cortá-las nas medidas que vir que precisa em cada uma para a posterior colocação no muro, EM ÂNGULO de 45º, como se fosse fazer uma pala para depois, nelas, com a ajuda dos condutores plásticos (passadores do fio) ficar tipo uma pala e assim já não aumenta a altura do muro pois a cerca fica colocada, em ângulo, para dentro da sua propriedade.
Para colocar as estacas de ferro no muro, com um berbequim, faça a furação a uma profundidade desejável, uns 3 a 5 cm, e cimento para que segurem ao muro, cimentadas.
Nas imagens da colocação da minha cerca, irá verificar os espaços entre cada fio mas, eu fiz muito juntos porque os gatos têm cabeças mais reduzidas e era mesmo para que não metessem a cabeça. Mas, como para o seu caso é para cães, pode colocar os fios mais espaçados (com espaços entre cada fileira, mais alargados).
Ainda, eu excedi-me na compra dos condutores plásticos (passadores do fio) que, no seu caso podem ser bem mais espaçados, tanto na quantidade de varinhas de ferro, como nos passadores porque pode colocar os ferros que vão cimentados no muro, com espaços mais alargados, como p.e., a cada 3 metros ou até mais!

Se não quiser fazer a colocação de varinhas de ferro ao muro, pode sempre fazer uma paliçada de barrotes de madeira, paralelos ao muro, como se fosse um segundo muro paralelo ao existente e é só colocar uns camarões plásticos, próprios para madeira, que também se vendem no fornecedor, que é por onde irá passar os fios “eléctricos”, em vez dos condutores (passadores) que irá ver nas minhas fotos.
Ainda, nas minhas fotos, irá verificar uma pala em rede de ferro mas, isso ignore porque não é preciso. Eu só a tenho porque já tinha comprado todo o material antes de saber sobre estas cercas. Então, coloquei a pala mais a cerca eléctrica mas, se reparar melhor, junto a um telhado duma casinha de lata para guardar alfaias de jardim, irá verificar que aí já nem levou pala já que nem era precisa além de que se os meus gatos fossem ao telhado dessa casinha, era só saltar para cima da pala. Assim sem a pala de rede de ferro, a cerca até acaba por ter mais eficácia, neste caso desta zona. :wink:

Espero que tenha percebido tudo e junto seguem fotos da minha cerca, foto da factura do Kit e afinal os fios ainda foram mais baratos do que eu estava a pensar e que disse serem 18€. Mas, para propriedades grandes, eles têm rolos de fio muito maiores que fica ainda mais em conta que comprar vários mais pequenos. Um pequeno (250mt) chegou-me já que só vedei parte da propriedade com a cerca porque a outra parte já era impossível escaparem e ainda a vedei melhor para não haverem dúvidas!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leo
Este tipo de vedação; cerca eléctrica também pode ser colocada em postes de madeira, muros, etc...

Boa sorte

Leo[/quote]

Nada mais eficaz :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jpvm
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2008 7:16 am

segunda nov 17, 2008 12:37 pm

Muito obrigada!
e há alguma maneira de o impedir de passar para o quintal do lado, com um repelente, por exemplo? ou há alguma maneira de o ensinar a nao passar para la?
gostava de tentar algo menos dispendioso que isso, o muro é muito grande e tinha q vedar a casa quase toda, porque ele agora desde que subimos a vedaçao ja arranjou outra maneira de passar!
ele durante muito tempo nunca passou, tal como nao sai para os outros lados, mas teimou com o quintal dos vizinhos (penso que seja porque eles tem os muros muito altos a volta, e eles so la vao ao fim de semana, as vezes nem isso, o gato deve-se sentir la seguro, nao sei).

OBrigada!
tcorisca
Membro Veterano
Mensagens: 386
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm
Localização: 2 gatos, 3 cães e muitos peixes

segunda nov 17, 2008 12:41 pm

Os repelentes não funcionam neste caso
Ensinar um gato a não saltar um muro que ele já saltou? Hum... não vejo como
Mantê-lo em casa não é uma hipótese?
jpvm
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2008 7:16 am

segunda nov 17, 2008 2:35 pm

sempre em casa é muito complicado.... nos quando estamos em casa aproveitamos para arejar a casa e temos sempre portas e janelas abertas.... andamos sempre p dentro e p fora, nao é facil.
e ele tambem esta habituado a andar no jardim, um bocadinho (30 min +/-) de manha e a noite mais um pouco ( 2h -3h talvez, depende dos nossos horarios). ao fim de semana quando estamos em casa ele anda à vontade. sempre que nao estamos em casa, ele fica em casa, nunca à solta.
mas o gato tambem é implicante.... :roll: .....teve a espera que tivessemos vizinhos e que eles subissem os muros para começar a ir para o jardim deles.....´ :?
vou dar mais uns dias, a ver se com a vedaçao actual ele começar a ir menos para la, e controla-lo melhor quando esta a solta.
tcorisca
Membro Veterano
Mensagens: 386
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm
Localização: 2 gatos, 3 cães e muitos peixes

segunda nov 17, 2008 3:00 pm

Esta subita vontade de ir ao outro quintal poderá ter a haver com a altura do ano... o gato está castrado?
E um quintal com pessoas é muuuuuuuito amis interessante que um vazio ;)

Eu arejo a casa fechando as pressianas e abrindo as janelas. Na casa dos meus pais como andam sempre a entrar e a sair e tendo 2 cães no quintal optamos por ter os gatos dentro da casa sem acesso à cozinha e a porta desta está sempre aberta para entrarmos e sairmos.
jpvm
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 17, 2008 7:16 am

segunda nov 17, 2008 4:08 pm

o gato esta castrado, ja desde pequeno, tem agora 3 anos +/-.
ele so vai para o quintal dos vizinhos quando eles nao estao, o que nao é dificil, porque eles so vao la nos fins de semana, e nem todos!
nao sei se me vou explicar bem, mas o gato esta menos pegado a nós...mal nos chegamos a casa ele pede p ir p o jardim, vai e so aparece qnd o chamamos ja quase a hora de ir dormir...ele antes passava mais tempo connosco em casa....anda muito "vadio" !
(quando eu digo antes é 6 meses talvez)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda nov 17, 2008 8:33 pm

jpvm Escreveu: (...)
nao sei se me vou explicar bem, mas o gato esta menos pegado a nós...mal nos chegamos a casa ele pede p ir p o jardim, vai e so aparece qnd o chamamos ja quase a hora de ir dormir...ele antes passava mais tempo connosco em casa....anda muito "vadio" !
(quando eu digo antes é 6 meses talvez)
E quanto mais o deixarem vadear..."menos pegado" ficará!!! Até que um dia..o pior pode acontecer.
Os gatos são "exploradores" por Natureza e quanto mais ele se ausentar, mais irá tentar explorar até que numa das vezes essa exploração pode ir para lá dos limites que o dono pensa.

Tem a hipótese da cerca ou "caselas"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”