Ácaros nos ouvidos?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Cleopatre fico contente por saber que o Matisse está a reagir bem ao tratamento. Acho que fizeste muito bem em o levar á Vet, nunca é demais precavermo-nos.
Beijokas
kathleen
Cleopatre fico contente por saber que o Matisse está a reagir bem ao tratamento. Acho que fizeste muito bem em o levar á Vet, nunca é demais precavermo-nos.
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá!
Ainda bem que o Matisse (lindo nome!
) melhorou!
Mas os ácaros podem estar na base das otites, de facto! por isso é que também são perigosos!
A continuação das melhoras!
Ainda bem que o Matisse (lindo nome!

Mas os ácaros podem estar na base das otites, de facto! por isso é que também são perigosos!
A continuação das melhoras!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
àcaros ou não, eis a questão 

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
A Hannah tava há uns meses atrás com sarna de ouvido q deve ser oq o seu gato tinha, pois a sarna é causada por ácaros. A vet receitou umas gotinhas (q eu não vou mencionar o nome do remédio se não alguns foristas caem de pau em mim!...). Era pra pôr 3 gotas em cada ouvido, 2x por dia por 7 dias. Aí esperava mais 7 dias sem pôr e depois repetia o processo por mais 7 dias. A Hannah odiava! Já começava a chorar quando eu a levava pra varanda pois sabia q eu ia pingar o remédio! Eu pingava na varanda pq depois de pingar e pôr o gato no chão, ele se sacode q nem cachorro molhado e vai remédio pra tudo q é lado! Hehehe! Aliás, eu acho q o motivo das 3 gotas é pra 1 fazer efeito já q 2 gotas devem sair voando nessa hora! Heheheh!
Deve-se manter sempre a higiene das orelhas dos gatos, independentemente se ele está com alguma doença nelas ou não. Mas uns fatores devem ser levados em consideração. Não se deve limpar muito a fundo, naquele labirinto dentro da orelha pq pode machucar o ouvidinho deles. Não se deve usar água pra limpar nem deixar molhar dentro do ouvido na hora de dar banho pois tb pode causar otite. Existem produtos e soluções otológicos específicas pra limpeza de orelhas de gatos q podem ser encontrados em pet shops e tal, mas eu prefiro limpar com uma toalha seca mesmo.
Outra coisa. Às vezes, as pessoas acham q o ouvido do gato está suja ou com alguma doença mas é só cera mesmo. A cera não é suja nem faz mal, justamente é produzida pelo ouvido pra proteger ele mesmo e ajudar na impermeabilização. Só se deve limpar a cera em excesso e mesmo assim, só do pavilhão auditivo. Não mexa na cera daquele labirintinho de dentro!
Deve-se manter sempre a higiene das orelhas dos gatos, independentemente se ele está com alguma doença nelas ou não. Mas uns fatores devem ser levados em consideração. Não se deve limpar muito a fundo, naquele labirinto dentro da orelha pq pode machucar o ouvidinho deles. Não se deve usar água pra limpar nem deixar molhar dentro do ouvido na hora de dar banho pois tb pode causar otite. Existem produtos e soluções otológicos específicas pra limpeza de orelhas de gatos q podem ser encontrados em pet shops e tal, mas eu prefiro limpar com uma toalha seca mesmo.
Outra coisa. Às vezes, as pessoas acham q o ouvido do gato está suja ou com alguma doença mas é só cera mesmo. A cera não é suja nem faz mal, justamente é produzida pelo ouvido pra proteger ele mesmo e ajudar na impermeabilização. Só se deve limpar a cera em excesso e mesmo assim, só do pavilhão auditivo. Não mexa na cera daquele labirintinho de dentro!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
Obrigada Júlia! A veterinária confirmou que era mesmo uma questão de ácaros...
Eu já estava alertada para esses cuidados, pois, como referi, a Anaïs tinha uma brutal otite quando a adoptei... No entanto, não tinha ácaros... Mesmo assim, foi difícil tratá-la porque, para além de também já ter desenvolvido uma conjuntivite, reagiu mal ao antibiótico (ficou com diarreia). Foram duas semanas para que ela ficasse boa! Felizmente ficou mesmo curada, pois nunca mais voltou a ter problemas e tenho extremo cuidado com os ouvidos dela! Estou sempre a inspeccioná-los, levo-a à veterinária sempre que ela os coça mais de dois dias seguidos e até os tapo com algodão embebido em óleo de amêndoas doces quando ela toma banho, para que não entre uma só gotinha de água.
Eu já estava alertada para esses cuidados, pois, como referi, a Anaïs tinha uma brutal otite quando a adoptei... No entanto, não tinha ácaros... Mesmo assim, foi difícil tratá-la porque, para além de também já ter desenvolvido uma conjuntivite, reagiu mal ao antibiótico (ficou com diarreia). Foram duas semanas para que ela ficasse boa! Felizmente ficou mesmo curada, pois nunca mais voltou a ter problemas e tenho extremo cuidado com os ouvidos dela! Estou sempre a inspeccioná-los, levo-a à veterinária sempre que ela os coça mais de dois dias seguidos e até os tapo com algodão embebido em óleo de amêndoas doces quando ela toma banho, para que não entre uma só gotinha de água.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
BINGO!Miadores Escreveu: os ácaros podem estar na base das otites, de facto! Por isso é que também são perigosos!

A conselho da veterinária, fui removendo as peles velhas dos ouvidos do Matisse e continuei a aplicar o Oridermyl. À excepção dos espirros, que não voltaram a acontecer, o gatinho parecia não melhorar, pois abanava imenso a cabeça e coçava o ouvido por dentro, continuando eu a tirar diariamente peles e mais peles. Comecei a ficar desconfiada de que algo não estava bem. Fiz apalpação na base do ouvido e ele gostou (até fechou os olhos...). Não notei nenhum nódulo mas ouvi imenso líquido que, naturalmente, associei ao Oridermyl...
Acabei por voltar à clínica no sábado passado, esperando um ataque de nervos por parte da veterinária...

Cumpri tudo à risca e ontem constatei que já havia muito menos peles castanhas a soltarem-se. Limpei as que encontrei e, hoje de manhã, os ouvidos do Matisse continuavam limpinhos! Parece-me que brevemente ele ficará livre daqueles ácaros irritantes.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Ainda bem que o seu menino recuperou, agora já pode deixar de se coçar e tudo porque é uma dona atenta.
Beijokas
kathleen
Ainda bem que o seu menino recuperou, agora já pode deixar de se coçar e tudo porque é uma dona atenta.
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Juliachan Escreveu: ... Aliás, eu acho q o motivo das 3 gotas é pra 1 fazer efeito já q 2 gotas devem sair voando nessa hora! Heheheh!

Limpei hoje pela 1ª vez os ouvidos do Óscar,com algodão embebido em óleo de amendoas doces.Ele até se portou benzito. Ficou foi com as orelhas de fora todas lambuzadas. Acho que vou usar aquele truque das toalhitas
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:11 pm
- Localização: 4 gatos (2 Bosques da Noruega, 1 Siamesa e 1 Exótica)
Também eu pensei que fosse cerumen mas o que é facto é que são ácaros.
O veterinário receitou Otoclean, produto que dilui todas as impurezas, 3 a 4 gotas em cada orelhita de forma a que escorram para o canal auditivo, seguido de massagem e limpeza com papel higiénico ou toalhas de papel, de forma a fazer um torcidinho que entra no canal auditivo e retira tudo sem o risco de as empurrar para dentro. depois desta limpeza 3 gotas de Conofite Forte, ao qual adicionou um produto anti ácaros também com massagem para o fazer entrar no ouvido. Este tratamento é feito 2 vezes/dia durante 1 semana, seguido de 1 semana de paragem e depois mais uma de tratamento.
O veterinário receitou Otoclean, produto que dilui todas as impurezas, 3 a 4 gotas em cada orelhita de forma a que escorram para o canal auditivo, seguido de massagem e limpeza com papel higiénico ou toalhas de papel, de forma a fazer um torcidinho que entra no canal auditivo e retira tudo sem o risco de as empurrar para dentro. depois desta limpeza 3 gotas de Conofite Forte, ao qual adicionou um produto anti ácaros também com massagem para o fazer entrar no ouvido. Este tratamento é feito 2 vezes/dia durante 1 semana, seguido de 1 semana de paragem e depois mais uma de tratamento.