Ácaros nos ouvidos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jun 23, 2003 3:54 pm

Olá

Cleopatre fico contente por saber que o Matisse está a reagir bem ao tratamento. Acho que fizeste muito bem em o levar á Vet, nunca é demais precavermo-nos.

Beijokas
kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jun 23, 2003 5:14 pm

bom, eu não sei se os ácaros dão necessariamente otites, mas a cinderela costuma ter as 2 coisas com frequência.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jun 23, 2003 9:24 pm

Olá!
Ainda bem que o Matisse (lindo nome! ;) ) melhorou!

Mas os ácaros podem estar na base das otites, de facto! por isso é que também são perigosos!

A continuação das melhoras!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

segunda jun 23, 2003 9:25 pm

As melhoras pró Matisse!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 23, 2003 9:50 pm

àcaros ou não, eis a questão ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Eulalia
Membro Júnior
Registado: domingo out 13, 2002 5:51 pm

segunda jun 23, 2003 9:55 pm

...
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça jun 24, 2003 6:21 am

A Hannah tava há uns meses atrás com sarna de ouvido q deve ser oq o seu gato tinha, pois a sarna é causada por ácaros. A vet receitou umas gotinhas (q eu não vou mencionar o nome do remédio se não alguns foristas caem de pau em mim!...). Era pra pôr 3 gotas em cada ouvido, 2x por dia por 7 dias. Aí esperava mais 7 dias sem pôr e depois repetia o processo por mais 7 dias. A Hannah odiava! Já começava a chorar quando eu a levava pra varanda pois sabia q eu ia pingar o remédio! Eu pingava na varanda pq depois de pingar e pôr o gato no chão, ele se sacode q nem cachorro molhado e vai remédio pra tudo q é lado! Hehehe! Aliás, eu acho q o motivo das 3 gotas é pra 1 fazer efeito já q 2 gotas devem sair voando nessa hora! Heheheh!

Deve-se manter sempre a higiene das orelhas dos gatos, independentemente se ele está com alguma doença nelas ou não. Mas uns fatores devem ser levados em consideração. Não se deve limpar muito a fundo, naquele labirinto dentro da orelha pq pode machucar o ouvidinho deles. Não se deve usar água pra limpar nem deixar molhar dentro do ouvido na hora de dar banho pois tb pode causar otite. Existem produtos e soluções otológicos específicas pra limpeza de orelhas de gatos q podem ser encontrados em pet shops e tal, mas eu prefiro limpar com uma toalha seca mesmo.

Outra coisa. Às vezes, as pessoas acham q o ouvido do gato está suja ou com alguma doença mas é só cera mesmo. A cera não é suja nem faz mal, justamente é produzida pelo ouvido pra proteger ele mesmo e ajudar na impermeabilização. Só se deve limpar a cera em excesso e mesmo assim, só do pavilhão auditivo. Não mexa na cera daquele labirintinho de dentro!
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça jun 24, 2003 10:14 am

Obrigada Júlia! A veterinária confirmou que era mesmo uma questão de ácaros...
Eu já estava alertada para esses cuidados, pois, como referi, a Anaïs tinha uma brutal otite quando a adoptei... No entanto, não tinha ácaros... Mesmo assim, foi difícil tratá-la porque, para além de também já ter desenvolvido uma conjuntivite, reagiu mal ao antibiótico (ficou com diarreia). Foram duas semanas para que ela ficasse boa! Felizmente ficou mesmo curada, pois nunca mais voltou a ter problemas e tenho extremo cuidado com os ouvidos dela! Estou sempre a inspeccioná-los, levo-a à veterinária sempre que ela os coça mais de dois dias seguidos e até os tapo com algodão embebido em óleo de amêndoas doces quando ela toma banho, para que não entre uma só gotinha de água. :D
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta jun 25, 2003 4:07 am

Vc faz muito bem Cleopatre! Vê-se logo q a Anais tem uma dona dedicada! :)
Esses pequeninos a maior parte do tempo nos dão pouquíssimo trabalho e preocupação, mas quando dão, é tudo ao mesmo tempo! Haja coração! :roll:
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jul 02, 2003 10:24 am

Miadores Escreveu: os ácaros podem estar na base das otites, de facto! Por isso é que também são perigosos!
BINGO! :(
A conselho da veterinária, fui removendo as peles velhas dos ouvidos do Matisse e continuei a aplicar o Oridermyl. À excepção dos espirros, que não voltaram a acontecer, o gatinho parecia não melhorar, pois abanava imenso a cabeça e coçava o ouvido por dentro, continuando eu a tirar diariamente peles e mais peles. Comecei a ficar desconfiada de que algo não estava bem. Fiz apalpação na base do ouvido e ele gostou (até fechou os olhos...). Não notei nenhum nódulo mas ouvi imenso líquido que, naturalmente, associei ao Oridermyl...
Acabei por voltar à clínica no sábado passado, esperando um ataque de nervos por parte da veterinária... :oops: Pelo contrário, ela achou a minha decisão excelente e acabou por verificar que o gatinho tinha desenvolvido uma otite, precisamente por causa dos ácaros! :( Deu-lhe uma outra injecção (terá sido a que o Caneco e a Fátima referiram?), aconselhou-me a limpeza dos ouvidos com éter puro e a continuação da aplicação do Oridermyl - tive de comprar outra bisnaga, dado que a primeira estava já no fim...
Cumpri tudo à risca e ontem constatei que já havia muito menos peles castanhas a soltarem-se. Limpei as que encontrei e, hoje de manhã, os ouvidos do Matisse continuavam limpinhos! Parece-me que brevemente ele ficará livre daqueles ácaros irritantes. ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 02, 2003 10:47 am

Olá

Ainda bem que o seu menino recuperou, agora já pode deixar de se coçar e tudo porque é uma dona atenta.

Beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta jul 02, 2003 12:20 pm

Juliachan Escreveu: ... Aliás, eu acho q o motivo das 3 gotas é pra 1 fazer efeito já q 2 gotas devem sair voando nessa hora! Heheheh!

:lol: :lol: Adoro a sua maneira de contar as coisas :)

Limpei hoje pela 1ª vez os ouvidos do Óscar,com algodão embebido em óleo de amendoas doces.Ele até se portou benzito. Ficou foi com as orelhas de fora todas lambuzadas. Acho que vou usar aquele truque das toalhitas
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

quarta jul 02, 2003 6:32 pm

Sregina, as melhoras pró Òscar! ;)
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta jul 02, 2003 6:47 pm

Oh Flora o Óscar não está doente :o (felizmente...e aqui bati na madeira)

A mensagem devia ser para a cleopatre,não? E o gato é o matisse 8)
Tess
Membro Júnior
Registado: sexta mai 02, 2003 1:11 pm
Localização: 4 gatos (2 Bosques da Noruega, 1 Siamesa e 1 Exótica)

quarta jul 09, 2003 5:46 am

Também eu pensei que fosse cerumen mas o que é facto é que são ácaros.
O veterinário receitou Otoclean, produto que dilui todas as impurezas, 3 a 4 gotas em cada orelhita de forma a que escorram para o canal auditivo, seguido de massagem e limpeza com papel higiénico ou toalhas de papel, de forma a fazer um torcidinho que entra no canal auditivo e retira tudo sem o risco de as empurrar para dentro. depois desta limpeza 3 gotas de Conofite Forte, ao qual adicionou um produto anti ácaros também com massagem para o fazer entrar no ouvido. Este tratamento é feito 2 vezes/dia durante 1 semana, seguido de 1 semana de paragem e depois mais uma de tratamento.
Responder

Voltar para “Gatos”