quarta jun 25, 2003 10:18 am
Bom dia!
Ontem andei à deriva durante uns minutos à procura do dito barracão. As indicações que tinha eram poucas e barracões é coisa que não falta na zona... Passados 20 minutos, uma pessoa dirigiu-se a mim e perguntou-me se eu andava à procura dos gatinhos de Santos. Respondi afirmativamente e ela apresentou-se como sendo a Sunymok. Indicou-me o tal barracão que afinal era um antigo armazém, com porta de madeira ressequida, partida e fechada a cadeado.
Entretanto apareceu a Siioux com uma transportadora, uma manta e uma tijela de ração seca.
Falou-se com o responsável pelo barracão que nos veio abrir a porta. Quando entrámos era a escuridão total! Cheirava a urina de gato e a restos de comida que as pessoas deixam para eles se alimentarem. Pé ante pé entrámos, tentando habituar os olhos ao escuro e tacteando o chão coberto de lixo. Reinava a desordem, com caixotes de cartão, pedaços de madeira com pregos espetados, pneus, grades de refrigerantes, palha, etc.
Pedímos uma lanterna e explorámos. À direita havia um compartimento com duas aberturas sem porta, cheio de prateleiras e nichos nas paredes, e, mais à frente, uma escada de madeira partida que conduzia a uma plataforma superior.
De quando em quando ouvia-se um miado.
Com um espaço tão grande, tão escuro e tão repleto de lixo, apercebemo-nos da completa impossibilidade de apanharmos fosse que animal fosse, pois esconderijos não faltavam...
Ao fim de meia hora, pressionadas pelo horário do responsável, acabámos por desistir! Saímos, a porta foi novamente fechada a cadeado e ficámos no passeio a dar voltas à cabeça. Surgiu a ideia de afixar um papel na porta, pedindo a todos o favor de não alimentarem os gatos, pois pretendíamos que estivessem dominados pela fome quando lá voltássemos. Assim, facilmente sairiam dos esconderijos e assomariam ao buraco da porta quando sentissem o cheiro da comida que oportunamente colocaríamos do lado de fora. Aí estaríamos nós à espera deles com mantas e transportadoras, preparadas para os agarrar!
Talvez lá voltemos no sábado para ver se o plano resulta...
Torçam por nós e, especialmente, pelas gatinhas!