Não permitas portas fechadas. Se encontrares alguma, tenta abrir. Se não conseguires, insiste. Mais cedo ou mais tarde algum deles vai abri-la por ti.
Se precisares de vomitar, salta o mais rápido possível para uma cadeira. Se não conseguires, o tapete da sala. Se não houver tapete na sala, o da casa de banho. Em todo o caso, certifica-te que vomitas num sítio que os teus donos vão pisar de certeza.
Acompanha toda a gente à casa de banho, mesmo convidados. Não precisas fazer nada, senta-te a olhar fixamente para eles, é suficiente. Se tiveres vontade, podes esgueirar-te para dentro do duche e atirares-te ás cortinas. Eles adoram apanhar sustos quando estão descansadamente sentados na sanita.
Quando supervisionares algum dos teus donos a cozinhar, senta-te mesmo por trás do calcanhar esquerdo. Não consegues ser visto e tens mais hipóteses de ser calcado e depois pegado ao colo e muitas festinhas.
Quando a tua dona está a ler, posiciona-te exactamente entre o queixo dela e o livro. Se por acaso o livro ou o jornal estiver pousado em cima de uma mesa, deita-te em cima. Isto é válido para todo e qualquer papel que ela esteja a ler.
Mostra à tua dona que te interessas por tudo o que é inovação. Aprende a usar um teclado.
Se te afastarem, insiste. Mais cedo ou mais tarde ela vai tentar ler ou escrever mesmo contigo em cima do livro/jornal ou do teclado. Ou até ficar com um torcicolo a tentar ver televisão contigo à frente com o nariz colado ao monitor.
Memoriza a que horas o despertador toca e salta para cima dos teus donos meia hora antes. Para os incentivar podes enfiar-te dentro da cama e brincar com os pés deles. Insiste até eles se levantarem e te darem o pequeno-almoço.
Sempre que possível, passa disparado a correr em frente aos teus donos, principalmente no escuro, quando eles acordam de manhã ou quando estão carregados. Isto vai incentivar a sua coordenação motora.
Durante a noite, deita-te a dormir em cima de um dos teus donos para que ele(a) não se consiga mexer. Durante o dia, se tiveres vontade de dormir na cama deles, escolhe uma das almofadas. Eles adoram ficar com a cara cheia de pêlos. Também podes deitar-te em cima daquela única peça de roupa que ficou esquecida em cima da cama. Quanto mais escura, melhor.
Se tiveres vontade de afiar as garras na mobília (se os cinco postes não chegarem, ou te apetecer variar) ou investigar o caixote do lixo, certifica-te que ninguém está a ver.
Fazer as necessidades fora da tua casa de banho deve ser deixado para ocasiões especiais, como quando estás zangado. Fazer as necessidades justamente na altura em que alguém está a limpar a areia também é aconselhável. Um senão: na maior parte dos casos, ficam eles a olhar para ti em silêncio.
Quando vires a caixa transportadora, esconde-te. É certo que vais ao veterinário.
Insiste em ter água fresca todos os dias e depois vai beber ao aquário.
Se o teu dono estiver alguma vez doente na cama, fica junto dele(a) e ronrona o mais alto possível. Ganhas sempre umas festinhas e eles parece que se sentem melhor.
Em caso de dúvida, lava-te.
