Gatos com sida felina. Que fazer ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 26, 2003 7:08 pm

Antes de mais deixem-me informar quem não saiba que a sida felina não passa ao homem...

Posto isso, a Fiv é uma doença incapacitante que para não entrarmos em pormenores, pode permitir ao gato uma vida feliz e longa com os devidos cuidados, uma vida remediada, ou um inferno na terra.

É também fácil de se transmitir. Os gatos na brincadeira arranhando-se fácilmente ficam infectados.

Que fazer então se um dos nossos gatos for infectado ?

O dever do veterinário, no meu entender será alertar o dono para a gravidade da situação, dependendo isso do avanço da doença e dizer quais as opções. O tratamento é sempre caro, muito caro e nem sempre funciona. Os gatos mais afectados são infelizmente eutanasiados quando o sofrimento é incomportável.

E aqui é que o papel do veterinário é importante. Os animais infectados mas que podem ter qualidade de vida têm o direito de viver. Mas, e isto é a minha opinião,reforçada pelo que me tem sido dito por todos os veterinários que contactei, de preferência os outros gatos da casa não devem ter contacto com os infectados exactamente pela imprevisibilidade de uma brincadeira com unhas e dentes, uma luta ou da higiene.
Cabe ao veterinário informar dos riscos de contacto, dos diferentes quadros evolutivos da doença, para que os donos em consciência e sem alarmismos saibam como agir.

Ah, e não se esqueçam os que deixam os gatos andar na rua que as lutas de gatos são òptimas para serem infectados...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta jun 26, 2003 7:31 pm

Olá boa tarde,

Muito boa informação, obrigado.

Por isso os criadores de gatos são tão preocupados quando se trata de cruzas com gatos de fora.

Confesso que me fazia confusão, porque a minha Gata tem o Boletin em dia e despiste FIV negativo, mesmo assim não arriscam.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 26, 2003 7:50 pm

eu não ponho as mãos no lume, porque desconheço a proveniência da maior parte dos meus gatos. alguns, levam-me a suspeitar que possam ser portadores da doença. a vet diz que não vale a pena fazer o despiste. no entanto, por consciência nunca juntarei estes gatos com outros que saiba estarem infectados. a vet também diz que se algum estiver toentes, todos os outros estarão também.
eu bem vejo as tropelias, as arranhadelas e outras mazelas provocadas pela brincadeira e não só. portanto, vale mais prevenir... se encontrasse algum declaradamente doente, tinha de pensar muito bem.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta jun 26, 2003 7:58 pm

De acordo com os veterinários da Clínica onde vou, o virus do FIV não é tão fácil assim de se transmitir. Seria preciso uma mordidela que implicasse contacto sanguíneo, pelo que se estivermos em presença de gatos que não se agridam ao ponto de se morderem fazendo sangue, o risco de transmissão é muito baixo.

Pensando que a transmissão do virus é fácil pode-se chegar ao ponto de ninguém querer adoptar gatos abandonado por terem uma probabilidade razoável de terem FIV. Já há demasiados donos a abandonar gatos por virem a saber que eles têm FIV.

Penso ser importante verificar o temperamento de um gato que se adopte e que se veio a saber que tem FIV. É que se for sociável é, a meu ver, preferível mantê-lo com os outros gatos da casa a ser eutanasiado. Se não for sociável então separava-o.

Conheço pessoas que vieram mais tarde a saber que têm 1 ou mais gatos com FIV e gastam muito menos dinheiro do que eu tenho gasto na saúde das minhas gatas, que estão testadas e negativas a FIV e FELV.

Caneco
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 26, 2003 9:37 pm

anjaazul Escreveu: ... a vet diz que não vale a pena fazer o despiste.
Tem graça que a vet que assiste os meus gatos aconselha a que se faça o despiste, todos os anos, antes das vacinas.
Maria Jo&atilde;o
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 26, 2003 9:48 pm

Olá

Muito obrigado pela informação Casa de Anaval, é importante ficarmos a conhecer melhor estas doenças.

Já agora esclareca-me ou esclareçam-me algumas dúvidas.

A FIV é igual à SIDA dos humanos? Os gatos se forem portadores podem viver uma vida inteira feliz, mas se o virus se manifestar começam a sofrer as consequências é isso?
Existem medicamentos como para os humanos?

Suponho que se for semelhante o contágio deve ser difícl, deve ser necessário haver contacto com sangue...

Beijokas
Kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta jun 26, 2003 10:07 pm

Boa noite

Também agradeço a informação CasadeAnaval. :)

Confesso que sei (quase) nada sobre a doença e hei-de pesquisar sobre ela, mas agora será que alguém me tira algumas dúvidas?

1- Os gatos com FIV têm sintomas? Quais?

2- O meu gato é filho duma gata de quintal, que eu não conheço. A Fiv transmite-se de mãe para filhos?

3- Ele vai apanhar as 1ªs vacinas amanhã. Devo falar no despiste à veterinária? Isto é, faz-se ou deve-se fazer o despiste a todos os gatos, especialmente de origem + ou - desconhecida?

São muitas perguntas??? :oops:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 26, 2003 10:18 pm

Peço desculpa pelo testamento mas tornou-se necessário explicar, publicamente, algumas das minhas intervenções noutros tópicos e em resposta a algumas pm menos delicadas.

Como alguns sabem, desde Março tenho a meu cargo um gato que é positivo em relação ao FIV e possivelmente também positivo em relação ao FELV. Digo possivelmente porque na primeira análise apareceu a banda mas muito esbatida. A vet. explicou-me que ele poderia ter estado em contacto com gatos com a doença e ter adquirido anti-corpos. Aconselhou-me a aguardar mais um tempo e repetir a análise.

Como alguns também sabem, eu tenho onze gatos meus. Todos negativos em relação a FIV, FELV e PIF. Com excepção dos persas (devido ao pêlo) e da angorá turca (porque é surda), todos os outros podem sair à rua sem que eu fique preocupada em que eles possam ser atropelados ou que apanhem doenças com outros gatos. Mas porque são gatos/as castrados/esterilizadas não saiem da quinta onde móro e porque os cães impedem que outros gatos entrem.

Em Março, quando acolhi o casal de gatos do meu vizinho, tive o cuidado de não os juntar aos meus pois o Tareco, vinha com coriza. Coincidência ou não, quase todos os meus gatos a seguir tiveram infecções respiratórias, umas muito graves e outras menos. Uma das gatas resistiu mas ficou com problemas cardíacos, outra que nem sequer apresentava sintomas morreu com meningite. Março e Abril foram meses que nem me quero lembrar, desde despezas veterinárias a noites mal dormidas à incerteza de não saber se os mais doentes iriam sobreviver ou não. Sem esqueçer que tinha três crianças tão preocupadas como eu que perderam o apetite e vontade de brincar.

É por isso que não consigo perceber como é que alguns foristas desdramatizam a situação e até dizem que adoptam, conscientemente gatos infectados pondo-os em contactos com os outros sãos. Para mim (e desde já peço desculpa se ofendo alguém porque não é essa a minha intenção, é mesmo incompreensão da minha parte) isso não é gostar dos nossos animais. Só aceitaria a adopção de um animal infectado com doença incurável se não tivesse nenhum gato ou se os tivesse mesmas condições.
Maria Jo&atilde;o
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quinta jun 26, 2003 10:56 pm

Embora só se esteja a dar importância à FIV, penso que também seria importante referir a FELV, que é bem mais contagiosa que a outra e é actualmente uma das maiores causas de morte dos gatos.

Segundo a minha VET pode-se até transmitir apenas com um espirro (SEMPRE ENTRE GATOS). Esta doença ataca o sistema imunológico e o gato fica muito susceptível a todas as infecções e doenças, não sobrevive muitos anos mais.

Quando falei na questão de dar uma companheira ao meu gato (que é negativo a FIV e FELV) esta aconselhou-me de facto a fazer-lhe antes o teste... de facto para quê pôr em risco um gato não infectado?
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 11:22 pm

Até os meus gatos que se dão bem ocasionalmente chateiam-se e dão uma dentada uns aos outros nem que seja em brincadeiras mais violentas. Claro que não se transmite por espirros e é necessário contacto entre fluidos mas da mesma forma que não devemos exagerar não devemos desdramatizar.

Eu considero que uma pessoa que adopte um gato com Fiv tem o direito de ter todas as informações do melhor e do pior que pode acontecer,
do que ir recebendo cada vez piores noticias e depois dizer que não gasta mais dinheiro e manda abater o gato.

Quanto a a gastar menso dinheiro com um gato sem Fiv do que com Fiv acontece, cada caso é especifico...mas não me venham dizer que um tratamento com interferões é barato....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 26, 2003 11:28 pm

Oi

Respondam lá ás minhas questões e ás da sregina...

Beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 11:33 pm

Olá de novo

Andei a pesquisar no google e descobri o seguinte:

"Descoberto em 1986 o FIV é uma das principais causas de abate de gatos.O principal meio de transmissão dá-se através de dentadas pela saliva, e não por contacto sexual como no caso do HIV humano. Outras fontes de infecção são através de transfusão de sangue, da mãe para o filhote, caso ela se infecte durante a gestação, e através da amamentação. Acredita-se que ele também possa ser transmitido pelo contacto prolongado com animais seropositivos, por compartilhar comida e água, possibilitando o contacto com a saliva dos animais contaminados.

Os animais mais susceptíveis são os machos inteiros (não castrados) e gatos de vida livre ou domésticos que têm acesso a rua, pois a transmissão por dentada pode ocorrer durante as lutas territoriais. Gatos que vivem em ambientes com muitos animais, com introdução frequente de gatos novos, também estão expostos.

O vírus infecta primariamente as células de defesa (linfócitos), destruindo-as lenta e gradualmente. O animal passa por cinco fases da doença até chegar a uma imunodepressão. Isto demora anos, e uma das características da doença é o longo período de latência, ou seja, o animal infectado não apresenta nenhum sintoma durante anos (portador assintomático).

Como suspeitar que o gato está infectado? Não existe um sintoma específico, o que vai chamar a atenção são sintomas de baixa imunidade. Animal que apresenta infecções frequentes, ou recorrentes, doenças incomuns, perda de peso, febre de origem desconhecida, são prováveis soropositivos. Pode também apresentar anemia e alguns tipos de tumor.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue para confirmar a presença de anticorpos contra o FIV na corrente sanguínea. É importante frisar que uma vez soropositivo, o gato torna-se importante fonte de infecção para outros gatos, sendo ideal testar todos os animais da casa e manter os seropositivos isolados dos seronegativos. Outras medidas de controle são castrar o animal e evitar que ele tenha acesso a rua, além de rigorosos cuidados e visitas constantes ao veterinário. Existe vacina disponíevl desenvovida nos Estados Unidos."

O negrito e o sublinhado são da minha autoria.

NOTE-SE que me limitei a fazer copy/paste de um texto encontrado em "Hospital Veterinário Principal drª Cristina Alves". Achei interessante a opinião de uma (e suponho que mais lá existem) veterinária.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 11:33 pm

Não é igual mas tem semelhanças daí o nome. Os gatos podem viver uma vida relativamente longa e feliz ou não, depende se se manifesta...quando se manifesta.
Kathleen Escreveu: Olá

Muito obrigado pela informação Casa de Anaval, é importante ficarmos a conhecer melhor estas doenças.

Já agora esclareca-me ou esclareçam-me algumas dúvidas.

Existe tratamento, vai depender de animal para animal. Mas os tratamentos à medida que os gatos vão piorando vão se tornando mais caros.

Quanto ao contacto, basta uma brincadeira... é que os gatops brincam com a boca e as unhas...
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

quinta jun 26, 2003 11:40 pm

oi

li por alto o k escreveram e devo dizer k ´ha informacao errada a ser aki escrita

tou a trabalhar so daki a um tempo me despacho mas gostaria de esclarecer algumas coisas nomeadamente porke misturo gatos

sr.vasco de k medicamentos caros fala? so esta provado o interferao, e esse?

piolha
sregina
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 11:45 pm

Olá

Antes de ser "trucidada" pela minha mensagem anterior, aqui vai o link donde transcrevi:

http://www.hospvetprincipal.pt/sida.htm

Paz!
Responder

Voltar para “Gatos”