Gatos - Cuidado com o sol!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sábado dez 20, 2008 12:56 am

Ok, o título é um pouco exagerado :P , mas serve para chamar a atenção para o facto de os gatos poderem desenvolver cancro da pele se apanharem muito sol, principalmente os gatos brancos ou claros.

Imagem

Esta gatinha estava na rua (os donos mudaram de casa e "esqueceram-se" dela). Tinha as orelhitas queimadas pelo sol. Já foi adoptada e a nova dona, 5 estrelas, põe-lhe um cremezito nas orelhas. Felizmente não chegou a desenvolver tumor na pele.

Se alguém tiver informações mais precisas do que as minhas sobre este tema :) , pode escrevê-las aqui, por favor. Os miaus agradecem!
Última edição por franxdaniele em sábado dez 20, 2008 11:02 am, editado 1 vez no total.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 8:31 am

Se calhar ficava melhor se o título fosse diferente
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 10:01 am

Tem alguma sugestão?
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado dez 20, 2008 10:11 am

"Gatos Brancos - Cuidado com o Sol"
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 10:24 am

Suzana1 Escreveu:"Gatos Brancos - Cuidado com o Sol"
Nem mais.O título actual é sensacionalista e sem exactidão( as usual)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 10:28 am

Serão só os gatos brancos? Vou ter a sugestão em conta, mas antes gostaria de ler outras opiniões.
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

sábado dez 20, 2008 10:43 am

Suzana1 Escreveu:"Gatos Brancos - Cuidado com o Sol"
Ora aí está!

Creio que é preciso algum cuidado nos títulos em fóruns de acesso público. Até porque o sol é extremamente importante para os seres vivos, e particularmente, para os felinos. Imagine-se as pessoas a desatarem a fechar os gatos em quartos escuros!

A exposição solar de animais de risco tem de ser controlada. Não pode ser interrompida abruptamente. Posso acrescentar que a ausência do sol nos gatos, vulgarmente conhecida como "apanhar solinho no muro" ou "bigodes ao sol" traz consequências comportamentais graves, podendo mesmo levar à auto destruição do animal, vulgar "suicídio".

Para tudo há que ter medidas. Para isso servem as balanças.

Lembra-me a história de uma senhora que tinha 2 persas. Como sabem, os persas são, digamos, uma "mutação genética". O tal aperfeiçoamento da raça leva a que algumas fragilidades deste processo se instale como "defeito" congénito. Ora, é sabido, que os persas têm tendências a apresentar pequenos quistos nos rins. o que não significa que todos tenham. Ora, um dos persas desta senhora apresentou este diagnóstico. Foi-lhe sugerido medicação diária apropriada e ração renal. O que fez a senhora? Lá achou que o outro persa poderia ter o mesmo e toca de dar ao outro desgraçado a mesma ração. Passado uns tempos, o gato "desgraçado" começou com problemas urinários. o vet às aranhas para curar aquele "problema" quando em conversa se apercebeu que o animal comia uma ração que não era indicada para ele. Fez durante um tempo ração para doentes urinários e finalmente passou á ração normal e nunca mais apresentou sintomas de qualquer problema urinário.

Pois..o que serve para uns não serve para todos.
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 10:53 am

E se o gato for amarelo?

Quais são as fontes dessa teoria do suicídio dos gatos privados de exposição solar directa? (Para um gato não apanhar luz solar directa não é preciso fechá-lo num quarto escuro, basta tê-lo dentro de casa e não o deixar estar à janela ou proteger os vidros com uma película própria)

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
Friends
Membro Júnior

sábado dez 20, 2008 10:54 am

franxdaniele Escreveu:Serão só os gatos brancos? Vou ter a sugestão em conta, mas antes gostaria de ler outras opiniões.
já há um tópico aberto sobre este assunto, aqui... " Gatos brancos????"... aliás, quando se abre um tópico sobre gatos brancos, normalmente é para discutir ou o carcinoma espino celular ou a surdez dos gatos brancos de olhos azuis! :)

... e há tanta coisa para se falar sobre gatos brancos e pretos integrais, sobretudo as que dizem respeito a práticas socio-culturais nas quais podemos ter intervenção, e fazer a diferença na mudança de atitudes...
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 11:05 am

Título alterado de "Não deixes o teu gato apanhar sol!" para "Gatos - Cuidado com o sol!".

Os gatos mais claros correm um maior risco de sofrerem queimaduras solares e desenvolverem cancro da pele, é certo, mas penso que se deverá ter cuidado com todos os gatos.

Não tinha visto o outro tópico (o título não ajuda), fica aqui o link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... os+brancos

Se a moderação entender que este tópico é uma repetição, apagá-lo-á.

Friends
Membro Júnior

sábado dez 20, 2008 11:15 am

franxdaniele Escreveu:E se o gato for amarelo?

Quais são as fontes dessa teoria do suicídio dos gatos privados de exposição solar directa? (Para um gato não apanhar luz solar directa não é preciso fechá-lo num quarto escuro, basta tê-lo dentro de casa e não o deixar estar à janela ou proteger os vidros com uma película própria)
Qualquer fonte de medicina veterinária!!! Dahahhh

De qualquer forma faça a experiência consigo: feche-se em casa por tempo indeterminado, não se aproxime das janelas, não use telemóveis, nem tv, nem net ( que são perigosíssimos também para gatos!), sem contacto com o exterior e veja o que lhe acontece! :D

Eu ia dizer para fazer a experiência com um gato! Mas é melhor não. O gato não fez nada que mereça prisão perpétua! :roll:

Sabe porque é que os gatos fogem das pessoas? Vá lá às suas fontes e veja se encontra a resposta... asseguro-lhe que numa das fontes está a resposta :wink:
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 11:18 am

A única fonte que utilizei para escrever este tópico foi a médica veterinária que esterilizou a gatinha da foto, que disse para a gatinha não apanhar luz solar directa, e lhe recomendou o tal creme.

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 20, 2008 1:55 pm

Como em tudo, há que utilizar o bom senso :wink: .

Há gatos de pelagem mista e que também são sensíveis a fortes radiações solares.
Claro que o Sol é uma fonte de vitalidade e como tal faz falta a todos os organismos vivos mas, usado de forma equilibrada, tal como em nós :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 2:08 pm

franxdaniele Escreveu:A única fonte que utilizei para escrever este tópico foi a médica veterinária que esterilizou a gatinha da foto, que disse para a gatinha não apanhar luz solar directa, e lhe recomendou o tal creme.
Mass não lhe disse para colocar peliculas nas janelas como você escreveu acima...ela contou decerto que o fragdaniele tivesse bom senso...

O título com que abre este tópico é uma total falta de bom senso e leva facilmenet a quem um ou outro pateta feche o seu gato num local escuro...com todos os inconvenientes com que um estudante de med vet do primeiro ano lhe diz.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 7:45 pm

O TheGreatDane leu o primeiro parágrafo do tópico? Eu não sugeri a ninguém fechar o gato num quarto escuro. Deve-se é ter cuidado para os gatos não apanharem sol excessivo, tal como nós devemos ter cuidado para não apanhar sol excessivo, por exemplo, nas horas de maior calor, das 10 da manhã às 5 da tarde (no verão).

E não são só os gatos brancos que correm o risco de desenvolver cancro da pele devido à excessiva exposição solar, simplesmente correm mais esse risco.

Ou o TheGreatDane também acredita no mito de que as pessoas de pele preta não sofrem nunca de cancro da pele?

Conheço uma pessoa que teve cancro da pele e o tratou e não pode apanhar um bocadinho de sol directo que seja, sob risco de o mesmo ressurgir. E não se suicidou, por causa disso. Pensa que um gato que esteja na mesma situação poderá apanhar "solinho no focinho", só porque sabe bem?

De resto, essa teoria do suicídio dos gatos privados de luz solar directa é completamente absurda.

Responder

Voltar para “Gatos”