LuMaria Escreveu:Não é bem assim. Se fosse fácil, tinha-se apercebido do problema da Cd antes desta coxear. É que o problema já lá estava e as dores também
Faz parte da sobrevivência dos gatos. Os gatos não mostram fraqueza para poderem sobreviver. E no que toca à dor são verdadeiros herois.
É bem verdade que os gatos são animais extremamente resistentes e é curioso porque segundo o que já li os mais jovens têm muito mais sensibilidade à dor do que os mais velhos.
Sei que é difícil reconhecer a dor num gato e isto deve-se sobretudo à grande capacidade que têm de mascarar essa mesma dor. No entanto, eles podem disfarçar a dor através da alteração, às vezes subtil, de comportamentos: por exemplo o aumento significativo das horas de sono, redução da actividade e mobilidade, alteração do temperamento etc.
Mesmo estas alterações podendo serem subtis, penso que não é assim muito difícil para um dono reconhecê-las no seu animal. O que pode acontecer é serem confundidas ou atribuídas a outros factores que não o aparecimento de uma doença. Por exemplo, num gato idoso pode-se pensar que é apenas da sua já considerável idade

!
Neste caso em particular da Cd eu não notei alteração absolutamente nenhuma, mesmo que subtil, nos seus hábitos, rituais e comportamentos. Se ela não tivesse começado a coxear nunca me teria passado pela cabeça que algo se passava. Sou por norma muito atenta e observadora e desta forma já detectei antes nas minhas gatas, por exemplo, otites e inflamações orais em fases muito iniciais.
Admito que é bem possível e muito natural que muito antes disso ela já estivesse a sentir alguma dor - e até porque a doença tinha de se começar a desenvolver de alguma forma e com certeza que tinha de haver uma evolução da mesma e da forma como se poderia manifestar.
Já agora LuMaria, e peço-lhe desculpa se estiver a desvirtuar um bocadinho este tópico

, mas gostava de saber a sua opinião acerca de algo que encontrei e que está de certa forma relacionado com isto.
Lembra-se daquele tópico interessante acerca de rações, aqui mesmo no fórum dos gatos, que deu pano para mangas?
Após esse tópico eu comecei a fazer uma pesquisa acerca de regimes alimentares alternativos para gatos. Curiosamente encontrei um site que propõe um desses regimes, vegetariano imagine-se

, e que faz inclusivamente referência a um caso específico de um animal que viu a sua artrite regredir como resultado desse mesmo regime.
D. Holman acompanhou uma gata de 17 anos que sofria de artrite, causada por uma dieta carnívora (rica em ácidos). Após 3 anos a seguir uma alimentação estritamente vegetariana, a gatinha apresentava-se bastante activa e saudável e já sem quaisquer sinais de artrite.
http://www.centrovegetariano.org/Articl ... %253F.html
Não quero pôr em causa a credibilidade deste site, mas confesso que fiquei algo surpreendida, e questiono se não será um bocadinho tendencioso e forçado querer que os nossos animais tenham este tipo de alimentação quando é um dado adquirido que eles são carnívoros

...
Ainda, tenho a ideia que realmente uma alimentação adequada pode atenuar e controlar os sintomas deste tipo de doenças, mas chegar ao ponto de haver um tipo de alimentação que as faça regredir ou que até as cure

?