Ai os ossos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta dez 17, 2008 11:43 am

jcmac Escreveu:Para mim nunca foi difícil aperceber-me de que algo não está bem com qualquer uma das minhas gatas. Mesmo não se queixando como um humano, ficam realmente diferentes se algo se passa, e como já as conheço de gingeira :P detecto com relativa facilidade um comportamento anormal.
Para além disto confesso que sou algo "mãe galinha" :oops: e todas as semanas vejo-lhes os dentinhos, os ouvidos, faço uma apalpação do abdómen, etc.
Não é bem assim. Se fosse fácil, tinha-se apercebido do problema da Cd antes desta coxear. É que o problema já lá estava e as dores também :wink:

Faz parte da sobrevivência dos gatos. Os gatos não mostram fraqueza para poderem sobreviver. E no que toca à dor são verdadeiros herois.
lagutrop Escreveu:Eu já tive um gato que chegou a meses de fazer 20 anos mas o que o levou foi um AVC e até ele ter acontecido, nunca teve nenhuma doença na vida.

E o meu pai tinha um gatarrão preto, que já existia lá em casa quando nasci que morreu com 21, estava surdo e morrer de repente.

Tenho vários familiares que tiveram gatos a morrer com 23, 24 e 25 anos e nenhum teve artroses.

Uma tia tem, neste momento um com 21 e uma prima outro com 19 e ambos estão bem.

Acho que é como as pessoas.
A uns ataca os ossos outras coisas.
Pois. Também é o primeiro animal com problema de ossos que tenho. Daí ter aberto o tópico à procura de informações na primeira pessoa. A teoria já cá a tenho toda, faltam-me as experiências para saber com o que posso contar e qual a melhor forma de o ajudar. Reduziu a dose de remédios e piorou, lá vamos à dosagem inicial :|
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta dez 17, 2008 12:45 pm

E eu agradeço o topico e partilha porque nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta dez 17, 2008 7:49 pm

LuMaria Escreveu:Não é bem assim. Se fosse fácil, tinha-se apercebido do problema da Cd antes desta coxear. É que o problema já lá estava e as dores também :wink:

Faz parte da sobrevivência dos gatos. Os gatos não mostram fraqueza para poderem sobreviver. E no que toca à dor são verdadeiros herois.
É bem verdade que os gatos são animais extremamente resistentes e é curioso porque segundo o que já li os mais jovens têm muito mais sensibilidade à dor do que os mais velhos.
Sei que é difícil reconhecer a dor num gato e isto deve-se sobretudo à grande capacidade que têm de mascarar essa mesma dor. No entanto, eles podem disfarçar a dor através da alteração, às vezes subtil, de comportamentos: por exemplo o aumento significativo das horas de sono, redução da actividade e mobilidade, alteração do temperamento etc.
Mesmo estas alterações podendo serem subtis, penso que não é assim muito difícil para um dono reconhecê-las no seu animal. O que pode acontecer é serem confundidas ou atribuídas a outros factores que não o aparecimento de uma doença. Por exemplo, num gato idoso pode-se pensar que é apenas da sua já considerável idade :wink:!

Neste caso em particular da Cd eu não notei alteração absolutamente nenhuma, mesmo que subtil, nos seus hábitos, rituais e comportamentos. Se ela não tivesse começado a coxear nunca me teria passado pela cabeça que algo se passava. Sou por norma muito atenta e observadora e desta forma já detectei antes nas minhas gatas, por exemplo, otites e inflamações orais em fases muito iniciais.
Admito que é bem possível e muito natural que muito antes disso ela já estivesse a sentir alguma dor - e até porque a doença tinha de se começar a desenvolver de alguma forma e com certeza que tinha de haver uma evolução da mesma e da forma como se poderia manifestar.

Já agora LuMaria, e peço-lhe desculpa se estiver a desvirtuar um bocadinho este tópico :oops:, mas gostava de saber a sua opinião acerca de algo que encontrei e que está de certa forma relacionado com isto.
Lembra-se daquele tópico interessante acerca de rações, aqui mesmo no fórum dos gatos, que deu pano para mangas?
Após esse tópico eu comecei a fazer uma pesquisa acerca de regimes alimentares alternativos para gatos. Curiosamente encontrei um site que propõe um desses regimes, vegetariano imagine-se :o, e que faz inclusivamente referência a um caso específico de um animal que viu a sua artrite regredir como resultado desse mesmo regime.
D. Holman acompanhou uma gata de 17 anos que sofria de artrite, causada por uma dieta carnívora (rica em ácidos). Após 3 anos a seguir uma alimentação estritamente vegetariana, a gatinha apresentava-se bastante activa e saudável e já sem quaisquer sinais de artrite.
http://www.centrovegetariano.org/Articl ... %253F.html

Não quero pôr em causa a credibilidade deste site, mas confesso que fiquei algo surpreendida, e questiono se não será um bocadinho tendencioso e forçado querer que os nossos animais tenham este tipo de alimentação quando é um dado adquirido que eles são carnívoros :?...
Ainda, tenho a ideia que realmente uma alimentação adequada pode atenuar e controlar os sintomas deste tipo de doenças, mas chegar ao ponto de haver um tipo de alimentação que as faça regredir ou que até as cure :roll:?
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta dez 18, 2008 2:13 pm

LuMaria Escreveu:
Twiguy Escreveu:Não ajudei muito com o meu testemunho, no entanto desejo as melhoras ao seu Rei Zaiá. Ao que parece estar a arrebitar com o tratamento. Boa sorte
Não tem bicos de papagaio não posta :P

Estou a brincar, obrigada pelo desejo de melhoras. Estou a ver que gatos velhinhos por aqui não abundam e problemas nos ossos... bom... pelos vistos só a CD e o Zaiá... :?
:D :D As melhoras do Zaiá. Um Bom Natal para si e para os seus.

Pois, realmente não se fala muito de gatos idosos por aqui. Mas acho que é de alertar os donos, que os gatos começam a entrar “naquela idade” a partir dos 7 anos.
Altura em que as visitas ao veterinário devem ser feitas com mais regularidade(de 6 em 6 meses?), mudar a alimentação, fazer exames,... tal como nós humanos.
LuMaria
Membro Veterano

quinta dez 18, 2008 5:22 pm

Twiguy Escreveu:Pois, realmente não se fala muito de gatos idosos por aqui. Mas acho que é de alertar os donos, que os gatos começam a entrar “naquela idade” a partir dos 7 anos.
Altura em que as visitas ao veterinário devem ser feitas com mais regularidade(de 6 em 6 meses?), mudar a alimentação, fazer exames,... tal como nós humanos.
Eu vou com eles todos duas vezes por ano. Análises, os gatos fazem já há alguns anos, uma vez por ano. Desde que começaram os problemas têm feito 2 vezes por ano. Penso é que falhou talvez o RX, não sei se é hábito andar a tirar RX só para ver se há alguma coisa, mas certamente, se tiver mais gatos, pedirei para fazer o RX. Mas por exemplo, a menina tem ossos melhores que os meus.

Feliz Natal para todos, também!

Quanto ao site vegetariano, hoje não dá, mas amanhã vou lê-lo com atenção, se bem que à partida não me convence. Mas também ainda não li :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 19, 2008 5:57 pm

Nunca tive nenhum gato com bicos de papagaio, mas o meu Ajax teve medicado durante 2 anos com AINE até falecer de outra doença. Infelizmente e tal como nos humanos a artrite não tem cura somente paliativo.
As melhoras do gatito, LuMaria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

sexta dez 19, 2008 10:07 pm

Eu tenho essencialmente gatos velhos. gatos velhos com artroses é o meu prato do dia.

Se já faz medicação para o efeito está no bom caminho. Não aconselho ração vegetariana porque o "ser vegetariano" não está na essência do gato. Cuidado com isto. Eles precisam de taurina para sobreviver e ela só se encontra na carne. Para gatos velhos há alimentação específica: "sénior".

Aconselho, contudo, a falar com o seu vet sobre "terapia da dor". Muitos dos animais deixam de comer porque têm dores. Sobretudo, se estamos a falar de gatos idosos... se o seu vet não está à vontade para actuar nesta área, aconselho-a a informar-se junto da ordem dos médicos veterinários que vets, na sua área ou mais próxima, têm este procedimento. Tenho uma gata com 20, outro com 19 e 2 com 18 anos que além da medicação diãria, fazem fisioterapia e estão incluidos num programa de terapia da dor. Estão bem melhores e têm uma excelente qualidade de vida.
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 22, 2008 11:34 am

dinodane Escreveu:Nunca tive nenhum gato com bicos de papagaio, mas o meu Ajax teve medicado durante 2 anos com AINE até falecer de outra doença. Infelizmente e tal como nos humanos a artrite não tem cura somente paliativo.
As melhoras do gatito, LuMaria.
Obrigada! Mas está complicado :wink:
Friends Escreveu:Aconselho, contudo, a falar com o seu vet sobre "terapia da dor" (...)Tenho uma gata com 20, outro com 19 e 2 com 18 anos que além da medicação diãria, fazem fisioterapia e estão incluidos num programa de terapia da dor. Estão bem melhores e têm uma excelente qualidade de vida.
Obrigada pelo seu post. O meu gato já está a fazer terapia da dor. Infelizmente não se está é a conseguir reduzir a dose de anti-inflamatório que vai logo abaixo. Aliás, há quase 2 semanas que está muito em baixo.
Se tudo correr bem, depois de análise dos RX vai começar a fazer acupuntura, estou esperançosa que faça a primeira sessão ainda antes do Natal. Já vi efeitos muitissimo positivos, quase milagrosos em diversos animais.

Pode explicar-me em que consiste a fisioterapia que os seus gatos estão a fazer e qual o diagnóstico concreto deles? Obrigada!
Friends
Membro Júnior

segunda dez 22, 2008 7:29 pm

Os meus gatos estavam a perder a mobilidade e alguns já tinham músculos atrofiados, inclusivé, um deles já estava a ficar incontinente. é complicado explicar como se faz. As primeiras sessões de fisioterapia são feitas por técnicos que nos explicam como fazer os exercícios depois em casa, exercícios esses que são diferentes de gato para gato. Também ajuda a homeopatia.

Não sei de onde é mas eu preciso de fazer acunpuntura a um doentinho crónico e não tenho contacto de ninguém. Tinham-me falado em Espanha. Mas se faz cá, será que me pode dar por MP o contacto?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 22, 2008 7:48 pm

Friends Escreveu: eu preciso de fazer acunpuntura a um doentinho crónico e não tenho contacto de ninguém.
Não sei se fazem acupuntura mas, nada como se informar com eles.
Ah, como já verifiquei que agradecimentos não são o seu forte, não precisa agradecer. Eu quando ajudo não é em espera de améns

http://www.veterinariaholistica.net/if_contactos.html

:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Friends
Membro Júnior

segunda dez 22, 2008 8:26 pm

Obrigada pela informação.

O que não agradeci? :oops: provavelmente alguma coisa que não vi... se fiz asneira não foi com intenção pelo que peço desculpa.
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 23, 2008 11:35 am

Friends Escreveu:Não sei de onde é mas eu preciso de fazer acunpuntura a um doentinho crónico e não tenho contacto de ninguém. Tinham-me falado em Espanha. Mas se faz cá, será que me pode dar por MP o contacto?
Olá,

Sou de Lisboa. É uma colega da minha veterinária que se dirige à clinica para efectuar este tipo de tratamentos. Penso que neste caso, não se adeque a si, uma vez que me parece de Pombal. Talvez o link da Leonilde seja mais proveitoso uma vez que a devem saber informar melhor. Os seus veterinários não conhecem ninguém na área e o mais proximo possivel de Pombal?
Se mesmo assim quiser o contacto diga, que eu envio :wink:

Hoje a minha veterinária vai-me emprestar uma lampada de infra-vermelhos para lhe fazer sessões de calor localizado. Pelo menos hoje já comeu como um abade. Inclusive durante a noite ele e a cadela mais nova atacaram-me um pacote de manteiga que estava no frigorifico. Tive vontade de esmurrar-lhe as artroses todas. Agora o que me faltava era ter 2 peludos mal criados e ladrões com uma crise de figadeira durante o Natal. Tou mesmo furiosa. Trabalham em equipa para assaltar o frigorifico, só mesmo à tareia. :evil:
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 11:44 am

Ora e muito rápidamente o meu gato já reduziu a medicamentação para um terço e continúa a reagir bem. Irá começar a fazer acupuntura quando estiver com dose minima ou mesmo sem nenhum anti-inflamatório. Até porque a veterinária não gosta de o fazer em animais muito medicados, fica sem saber se os resultados são devido à medicação ou tratamento.

Os infra-vermelhos podem não fazer bem nem mal, mas proporcionam-lhe momentos de grande prazer, já vem atrás de mim quando agarro na luz e posiciona-se à espera.

Se tinha duvidas, já não tenho, o meu gato não pára de me dar mimo. Nitidamente agradecido e nitidamente aliviado, sem duvida.

Se alguém já fez acupuntura ao seu animal agradecía me indicasse qual foi o comportamento dele durante a sessão. Não estou nada a vê-lo cheiinho de agulhas, se bem que a minha veterinária me contou que eles gostam. Apesar de ter pouca esperança, aguardo por alguma experiência. A propósito, Próspero Ano Novo :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 29, 2008 11:54 am

LuMaria Escreveu: (...)
Os infra-vermelhos podem não fazer bem nem mal, mas proporcionam-lhe momentos de grande prazer, já vem atrás de mim quando agarro na luz e posiciona-se à espera.
Boas. Lu, os infravermelhos ainda é o tratamento que melhor resulta em mim. Eu tenho imensos problemas ósseos e esse é o tratamento que mais me tem aliviado o desconforto e dor. Como tenho outros problemas, nem sempre posso tomar AIs e então tenho mesmo que recorrer aos infra-reds :wink:

Ainda bem que o gatinho se demonstra bem mais aliviado :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 4:37 pm

leonildecarvalho Escreveu:
LuMaria Escreveu: (...)
Boas. Lu, os infravermelhos ainda é o tratamento que melhor resulta em mim. Eu tenho imensos problemas ósseos e esse é o tratamento que mais me tem aliviado o desconforto e dor. Como tenho outros problemas, nem sempre posso tomar AIs e então tenho mesmo que recorrer aos infra-reds :wink:

Ainda bem que o gatinho se demonstra bem mais aliviado :wink:

Leo
Lá que ele gosta é uma verdade. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”