UZ

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado dez 27, 2008 1:16 pm

Boas,

Estive na segunda feira na UZ para entregar ração e acabei por entrar para ver o gatil. Planeio lá ir ajudar de vez enquando, (próxima 2ª tou lá!!)mas tenho uma duvida. É possivel levar algum virus comigo e por consequência infectar a minha gata? É claro que levarei uma roupa mais velhota e que quando chegar a casa vai direitinha para a máquina, mas mesmo assim tenho receio.

OBGA
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 27, 2008 1:20 pm

Suzana1 Escreveu:Boas,

Estive na segunda feira na UZ para entregar ração e acabei por entrar para ver o gatil. Planeio lá ir ajudar de vez enquando, (próxima 2ª tou lá!!)mas tenho uma duvida. É possivel levar algum virus comigo e por consequência infectar a minha gata? É claro que levarei uma roupa mais velhota e que quando chegar a casa vai direitinha para a máquina, mas mesmo assim tenho receio.

OBGA
Quero que esteja consciente de que SIM! No entanto, veja se na própria UZ, consegue um cantinho para mudar de roupa e calçado. Nunca se deve usar a mesma roupa e calçado nem entrar emsua casa... e tenha a certeza de que quando sai para casa, lava as mãos muito bem e as desinfecta com alcool :wink: Se eles não puderem dispensar alcool já que é caro, compre um para si e ande com ele entre a Uz e casa :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado dez 27, 2008 4:42 pm

e vacine a gata, incluindo a leucose felina
anjjazul
Suzana1
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 7:28 pm

É o que farei!!

Mas estou um pouco apreenciva, tenho muito receio, principalmente quando li o tópico que fala do gatinho que morreu com PIF. Tenho medo que todo o cuidado seja pouco. Talvez seja melhor vaciná-la contra a Leucose Felina primeiro. è a unica vacina que ela não tem porque não convive com outros gatos.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado dez 27, 2008 9:33 pm

Suzana1 Escreveu:É o que farei!!

Mas estou um pouco apreenciva, tenho muito receio, principalmente quando li o tópico que fala do gatinho que morreu com PIF. Tenho medo que todo o cuidado seja pouco. Talvez seja melhor vaciná-la contra a Leucose Felina primeiro. è a unica vacina que ela não tem porque não convive com outros gatos.
Para a PIF, se não estou em erro, penso que cá ainda não é utilizada a vacinação apesar de já a haver em diversos Países que, contudo, não se demonstrou ser eficaz. Portanto...
Quanto á Leucose Felina esta não se transmite de si para o animal. Portanto o meio de contágio é mesmo só entre a própria espécie. Então, por aí, não tem problemas...!
Ainda acerca da Pif, qualquer gato está sujeito a que o vírus espolete...mesmo estando em casa sem contactos com outros e sem veículo de transmissão...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 7:40 am

Hummmm, então o unico virus transmissivel por mim é só a PIF, certo? Posso sempre falar com eles para que me digam quais os gatos que têm. Só me transmitem o virus se eu pegar neles? Para além de trocar de roupa e me desinfectar se não pegar nos bichanos PIF tenho ainda menos possibilidade de trazer o virus para casa?

E quanto à FIV e Felv?

Desculpem as perguntas mas tenho mesmo muito medo, mas não queria deixar de lá ir ajudar. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 12:57 pm

Eu quero crer que qualquer Associação que saiba que tem gatos num pico da PIF os tenha em contenção, portanto separados dos outros e em Enfermaria. Logo, penso que não será uma voluntária recém iniciada o mais indicado para lidar com eles! Mas, ao mesmo tempo se ler bem o que escrevi no outro post sobre a sua dúvida da PIF, também está explícito...! É que qualquer felino, por variadas razões, dum momento para o outro podem demonstrar tê-lo activo.
Seria muito difícil, sem sintomas visíveis e diagnóstico garantido, alguém poder assegurá-la de que este ou aquele gato não a esteja a incubar...?!

Quanto ao FEL e FIV, já lhe dei a resposta :wink: é só ler com atenção :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 1:03 pm

leonildecarvalho Escreveu: É que qualquer felino, por variadas razões, dum momento para o outro podem demonstrar tê-lo activo.
Seria muito difícil, sem sintomas visíveis e diagnóstico garantido, alguém poder assegurá-la de que este ou aquele gato não a esteja a incubar...?!
Ok obrigada!!!

Leo vou mandar-lhe PM
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo dez 28, 2008 2:47 pm

Suzana1 Escreveu: Desculpem as perguntas mas tenho mesmo muito medo, mas não queria deixar de lá ir ajudar. :wink:
Olá Suzana1,

Eu também fui à UZ há umas semanas atrás e as situações que lá vi, e as condições deixaram-me perplexa! Pelo que me apercebi na altura, não separam os gatinhos doentes dos outros, já que havia gatinhos com tinha junto com os saudaveis... :cry:

A Leo já lhe disse tudo o que há para dizer, mas não deixe de ponderar bem essa situação, uma vez que tem gatinhos em casa... Tome muito muito cuidado ao desinfectar-se...

Compreendo o que sentiu e o desejo de ajudar... as condições são horriveis... A mim falta-me o tempo, mas vou lá as vezes levar ração!
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

domingo dez 28, 2008 5:28 pm

pathelen Escreveu:
Suzana1 Escreveu: Desculpem as perguntas mas tenho mesmo muito medo, mas não queria deixar de lá ir ajudar. :wink:
Olá Suzana1,

Eu também fui à UZ há umas semanas atrás e as situações que lá vi, e as condições deixaram-me perplexa! Pelo que me apercebi na altura, não separam os gatinhos doentes dos outros, já que havia gatinhos com tinha junto com os saudaveis... :cry:

A Leo já lhe disse tudo o que há para dizer, mas não deixe de ponderar bem essa situação, uma vez que tem gatinhos em casa... Tome muito muito cuidado ao desinfectar-se...

Compreendo o que sentiu e o desejo de ajudar... as condições são horriveis... A mim falta-me o tempo, mas vou lá as vezes levar ração!

Ó Pathleen, a Uz separa animais doentes dos saudáveis! deve ter feito confusão. A Uz tem um vet permanente; é das poucas associações que o tem. Além de que tem os animais vacinados. Tem um espaço, a enfermaria, onde coloca os animais doentes. Além disso tem um gatil próprio para Fiv e outro para Felv. E todos os animais quando entram na UZ, permanecem na quarentena onde sao testados e onde permanecem algum tempo para verificar se existem doenças.

Quanto ao FIV e Felv já se disse mais que suficiente sobre este assunto. Sugeria á moderaçao que efectua-se um artigo sobre este assunto e o mantivesse em destaque na página inicial.

Quanto ao PIF, também já se falou muito... o contágio é feito via coronavírus. e este vírus nao tem sintomas; só mais tarde e se se desenvolver... E ñós andamos na rua, não andamos? E não passamos por locais onde estiveram outros gatos, certo?! :wink:

Sempre recolhi gatos de rua e lido com colónias que esterilizo e trago os animais para minha casa para PO, embora fiquem numa área reservada da casa. sabem qual foi a 1ª vez que tive PIF? Há muitos anos e foi através de um ragdoll que veio de um criador... Aliás é o kadin que está no meu perfil. Certo é que todos os outros que lidaram com Kadin, alguns ficaram portadores de coronavírus e outros não. Verdade é que nunca mais tive casos de PIF.

Quanto á tinha, eu em casa também não separo porque é mais deprimente para o animal e por isso pode desenvolver outro tipo de doenças, estas sim, bem mais graves. Até que isolar o animal não serviria de nada para os outros gatos... Mas trato a tinha. Quem me disse isto foi o meu dermatologista a propósito de um fungo que apanhei de uma colega de trabalho. As pessoas com fungos tb circulam nos autocarros, comem nos mesmos restaurantes que nós... uma chatice mas é verdade. E até nós passamos tinha aos nossos gatos de casa porque andamos na rua e tudo o que apanhamos levamos para casa. Até porque em gatil ou canil são as pessoas que lá vão que transportam estes fungos! uma chatice estas coisas pegajosas. Assim como os parasitas! Ninguém isola um animal de outro! não serviria de nada! a solução é mesmo dar aos 2 desparasitante!
pathelen
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 7:25 pm

Friends, a minha opinião é baseada na minha experiência... Fui lá 3 vezes desde Julho, duas para levar ração e uma, com uma amiga para adoptar um gatinho... Junto com os gatinhos para adopção estavam 2 com tinha, vimos e foi-nos dito por uma das voluntárias que tratam deles e que nos puseram de sobreaviso para esses casos em particular porque requeriam tratamento especial...

Sei que têm vet porque vi... mas também sei que lutam com muita dificuldade e isso faz com que as condições não sejam as melhores, aliás são horriveis... por isso lá tenho ido dar ajuda, não como voluntariado mas em bens necessários...
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

domingo dez 28, 2008 8:07 pm

O tratamento com tinha não requer nada de especial. a maior parte das vezes até se trata sem recurso medicamentos tóxicos. e se estava lá é porque não era tão grave como isso, até porque se fosse, as voluntárias até os levavam para casa...

A tinha não é assim uma coisa tão grave como isso. muitos de nós até a teve e nem deu por isso. suponho que deve ter "barrado" com alguma voluntária nova ( de experi~encia e não de idade!)

A Uz vive de donativos e efectivamente precisa de muita ajuda. cada vez entregam lá mais animais. as instalações não são as melhores mas os animais têm um excelente tratamento. Muito se deve ás voluntárias que lá estão. Muitas pessoas entregam, a maior parte das vezes, animais doentes. se são doenças que requerem cuidados intensivos e contínuos são internados em clínicas ou até são as próprias voluntárias que se prontificam a tratá-los às suas custas ou fazendo apelos para apoio financeiro. Todos os animais são tratados; e até a questão do comportamento é super vigiada.
Também sei do que falo porque fui lá voluntária anos a fio, 2x por semana. e sempre que vou a LX, vou lá...até porque sou madrinha de alguns FIV :wink:

Ainda bem que se referiu ao facto desta informação ser de Julho, porque no Inverno não costuma haver tinha...

Eu agora, vivo no campo e como tal os meus gatos tb! Na primavera, tive pela 1ª vez um gato com tinha! Mas não me preocupo com isso! Como disse o vet daqui: "Que todos os males do mundo fossem este!" São bem mais felizes agora! ás vezes nem faço nada e a tinha desparece! Mas como diz o meu vet: " O pior inimigo é o que não se vê! por isso não vale a pena viver-se aterrorizado"!

Veja o meu caso: eu tenho parasitas internos. sempre que me aparecem...lá tenho que desparasitar os animais todos! Desde que vim para aqui, todos nós somos desparasitados mensalmente mas ás vezes...acontece! É chato mas paci~encia...podia ser pior!
pathelen
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 8:16 pm

Friends, tudo isso que diz, eu sei que é verdade... Não ponho em causa!!
Até porque conheço bem aquilo...
Apenas chamei a atenção da forista que quer prestar lá voluntariado, para o facto dos cuidados que deve ter... e que acredito você também concorde com isso, pelo que li...

Não pretendo fazer deste assunto um cavalo de batalha...

Abraço.
Suzana1
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 8:29 pm

Obrigada pelas respostas!!

Friends gostaria então de lhe perguntar quais eram os seu cuidados especiais quando lá ia!

Quanto às condições são péssimas sim, mas apenas no que diz respeito às instalações. Estive no canil apenas de passagem até chegar ao gatil, mas este pelo menos reparei que as voluntárias fazem o que podem. Falei em fazer voluntariado com amigos mais próximos e um deles queixou-se da maneira como o atenderam. Não quero ser nenhuma madre Teresa mas se puder ajudar a melhorar por pouco que seja alguma coisa é o que farei.

Mas tenho realmente muito receio pela minha gata. Ainda por cima não tenho carro (ainda :lol: ) o que torna mais dificil se não tiver onde mudar de roupa!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 9:11 pm

Suzana:

Se eu fosse a ter receios... nunca teria recebido gatos e cães em minha casa para posterior adopção :wink: É legítimo tê-los mas, com os devidos cuidados não tem por que desesperar :wink: Repare que a maioria dos voluntários têm animais, né? :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”