Desmistificando a toxoplasmose

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ducha
Membro
Mensagens: 115
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Um gato e uma gata

sábado jun 28, 2003 5:34 pm

Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jun 28, 2003 9:26 pm

Olá

Este artigo é de facto muito interessante e útil para desmistificar a mania de que quando se está grávida os gatos não podem estar em casa...

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

segunda jun 30, 2003 6:45 am

Esse é um textinho q eu tinha pego há um tempo atrás...

Toxoplasmose
Afinal, o gato é mesmo o vilão da história?

1.95 a 98% das pessoas que fazem o teste para toxoplasmose são positivas, o que significa que já tiveram algum tipo de contato com o protozoário, não obrigatoriamente que tenham a doença e nem mesmo que tenham tido contato com gatos.

2.É mais fácil a pessoa se contaminar com a toxoplasmose ao comer carnes mal passadas ou verduras e frutas mal lavadas. O maior cuidado que devemos ter é com a nossa alimentação. Nem comer carpaccio, quibe cru, nem steak tartar. E também NÃO DAR CARNE CRUA para os gatos comerem.

3.Para as grávidas, o risco é contrair a doença durante o 1º trimestre de gestação, quando o feto está se formando.

4.O gato só elimina os ovos [chamados oocistos] uma vez em toda a sua vida, SE ELE ESTIVER CONTAMINADO. O cocô do gato tem que ficar paradinho durante um período de 48 a 72 horas para que estes ovos se tornem infectantes. O contágio se dá pela INGESTÃO dos ovos, ou seja, se você puser na boca cocô de gato contaminado com mais de 48 horas, periga você vai se contaminar sim... Mas quem quer fazer isso?

5.Não há problema algum em limpar a caixinha de areia dos gatos, afinal ninguém deveria deixar juntar cocô de mais de um dia para depois limpar.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 554
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Localização: Gatos: Chico, Marieta, Rita e Olívia (4)

segunda jun 30, 2003 2:24 pm

Olá a todos,

já conhecia o artigo e acho excelente, tê-lo voltado a colocar em destaque, pois a associação "gatos - toxoplasmose - gravidez", é dos temas mais "batidos" aqui do fórum. Eu, neste momento incluo-me nesse grupo, ou seja das que tenciona engravidar, mas gostava de partilhar um pouco a minha experiência.
Tenho 4 gatos, duas das gatas recolhidas da rua por estarem abandonadas. Sempre fui eu, quem tratou deles todos - tratamento de casa de banho, alimentação, desparasitação externa e interna, etc. Embora nenhum dos meus 4 gatos neste momento represente um perigo em relação à toxoplasmose, pois só comem ração seca e são desparasitados internamente 3 a 4 vezes ao ano, no momento em que recolhi as duas pequerruchas, imaginam que a situação era diferente. Também já passaram cá por casa vários "pendurinhas" para dar, daí ter realizado repetidamente análises a verificar a imunidade à toxoplasmose. Daquilo que me lembro, já realizei a análise por 4 vezes, a última em Maio passado. O resultado mantém-se, NÃO SOU IMUNE. Como tal, bem me leva a crer que não deve ser tão fácil quanto isso contarir a doença pelos gatos. Excluindo a situação de animais que têm liberdade para caçar ou não fazem desparasitações internas regulares, diria que os nossos animais têm um risco mínimo. Não quero dizer com isso que as pessoas, por uma questão de precaução não devam evitar limpar a casa de banho no período de risco, mas o grande perigo da doença são as saladas consumidas fora de casa (...essas sim, PROIBITIVAS, pois não sabemos como são lavadas) e a carne, sobretudo a de porco, mal passada.
Beijinhos, e espero não ter sido muito extensa... :roll:
Elsa Pereira
rst
Membro
Mensagens: 149
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

segunda jun 30, 2003 6:10 pm

Olá Elsa,
Fiquei curiosa em saber qual vai ser de facto a sua posição se decidir engravidar? Não se vai importar? E o que acham os seus familiares disso?

Pergunto isto por mera curiosidade, é que realmente ainda não passei por tal... Ou seja, quando tive o meu primeiro filhote ainda não tinha o meu gatito... mas quando pensar em ter mais filhos, vou concerteza ter algum receio... é que apesar das probabilidades serem baixas, elas existem... :(

Beijinhos e Felicidades
Flora
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

segunda jun 30, 2003 7:33 pm

não tenha dúvidas, ducha!

Axo q todas as mulheres q estejam grávidas e q tenham animais d estimação deviam d ler esse artigo
silvae
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 18, 2003 10:10 pm
Localização: Pantera

segunda jun 30, 2003 8:04 pm

Olá
eu estou grávida de 5 meses, tenho apenas uma gata em casa mas sempre tive em contacto com gatos quer de casa quer da rua... não sou imune à doença. Continuo e continuarei a tratar da minha gata tal como antes. Tenho é mais cuidado com o que como fora de casa - saladas principalmente - não gosto de carne mal passada...

Devemos continuar a cuidar dos nossos animais!

Beta
SusanaValfreixo
Membro
Mensagens: 75
Registado: segunda jun 30, 2003 12:03 pm

terça jul 01, 2003 6:14 pm

Ola...


Achei este tema muito interessante pois estou grávida de 7 meses de uma menina :) e quando estava gravida de 4 meses o meu marido chegou-me a casa com duas gatinhas pequeninas.

Ora claro que eu quando olhei para aqueles olhitos lindos fiquei perdidamente apaixonada por elas. NO entanto, estava tambem preocupada com a Toxoplasmose... nada melhor do que falar com o meu medico para saber que afinal as minhas preocupações não tinham assim tanta razão de ser como eu pensava.

Desde então não deixo de mexer nas minhas gatitas e de lhes fazer muitos mimos. Sempre que me sento no sofa, elas tem de se vir deitar em, cima de mim.. quando estou no computador so estão bem na mesinha encostadas a mim e a olhar para o monitor... são lindas.. :))

Desculpem ter-me alongado demasiado.. mas de facto.. é mais perigoso comermos um bife ou salada mal lavada na rua do que termos gatos em casa.

Susana, Pipoca e Tigra
sregina
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Localização: 3 peixes e 2 gatos

terça jul 01, 2003 9:16 pm

Eu conto a minha experiência:

Quando fiquei grávida,fiz os testes todos(já era tarde, mas foi o que se pode fazer ;) ) e para meu espanto era imune à rubeola(a minha mãe diz nunca ter dado conta que eu a tive) e à toxoplasmose.Realmente eu tive uma gata quando era pequena. Não sei se foi com ela ou com outra coisa qualquer, mas que fiquei mais descansada...isso fiquei.
anabapt
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm
Localização: Tico, Teco e Blacky

terça jul 01, 2003 9:56 pm

Olá

Esse artigo está muito elucidativo. Já o tinha lido pelo interesse que tenho em me informar sobre a toxoplasmose.

Tal como a Elsa_Pereira e a Silvae, não estou imune à toxoplasmose apesar de conviver com gatos há já alguns anos.
Na minha opinião, o grande problema da relação gatos/gravidez, deverá ser "desmistificada" pelos médicos, na medida em que são estes que têm por obrigação informar as pacientes sobre os riscos em que incorrem ou não. O médico a que ia anteriormente tinha uma posição completamente contrária ao do actual, este apenas aconselha a ter um cuidado acrescido aquando da limpeza do areão, que deverá ser feita com luvas, para além dos cuidados com a alimentação, a nível das saladas e da carne.
silvae
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 18, 2003 10:10 pm
Localização: Pantera

terça jul 01, 2003 10:23 pm

anabapt Escreveu: O médico a que ia anteriormente tinha uma posição completamente contrária ao do actual, este apenas aconselha a ter um cuidado acrescido aquando da limpeza do areão, que deverá ser feita com luvas, para além dos cuidados com a alimentação, a nível das saladas e da carne.
Olá

para já nenhum médico me disse nada sobre ter ou não animais, já tive algumas pessoas a virem dizer-me que não devia ter a minha gata nem sequer chegar perto dos animais da rua!!
a essas pessoas, pura e simplesmente, respondi que adoro animais, sempre convivi com eles, espero que a minha filhota, seja como a mãe e adore animais também!

Existe demasiados medos e preconceitos sobre gravidez e animais....

Beta:**
silvae
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 18, 2003 10:10 pm
Localização: Pantera

terça jul 01, 2003 10:26 pm

SusanaValfreixo Escreveu: ..mas de facto.. é mais perigoso comermos um bife ou salada mal lavada na rua do que termos gatos em casa.

Susana, Pipoca e Tigra
Antes de mais Parabéns! :D :D e tudo de bom pra vossa familia!
:D

Não podia concordar mais! na rua não sabemos por vezes metado do que nos põe à frente!

Beta:**
Responder

Voltar para “Gatos”