deinhaclaro Escreveu:Estou a chegar a uma fase de autentico desespero com o meu gato. Tem 7 anos e um peso bruto de 8 quilos. Infelizmente pouco respeito tem por mim e pelos outros pior ainda, parece que é o rei la de casa e faz o que bem lhe apetece. Cada vez que o tento chamar à atenção de que acabou de fazer algo, com uma lata com moedas acabo por ser "atacada". Sou meiga com ele, dou-lhe colo, festas, brinco com ele dentro do possível, mas muitas vezes estes momentos terminam numa dentada furiosa dele. Não entendo porque ele é assim.
Tenho outro gato que se encontra em casa dos meus pais e que não é de todo assim, é o oposto.
Tento dizer ás pessoas que não gostam de gatos porque dizem ser traiçoeiros e imprevisíveis, que as coisas não são bem assim. Mas depois quando vão a minha casa, perco toda a razão
Não sei como tornar o meu gato num bom exemplo para contrariar a ideia de que "gatos são maus"... as pessoas começam a não ir a minha casa por causa dele e confesso que já nem eu tenho muita vontade de estar em casa com um gato assim

Pois... de facto não sei como educou o seu gato. E para o caso isso agora nem interessa muito.
Sugeria que passasse a ignorá-lo. Não o procure. Alimente-o, trate do seu caixote e pouco mais. Deixe que seja ele a procurá-la. Quando for ter consigo, mime-o, mas sem exageros, há gatos que não gostam de grandes efusividades. Se ele for para o seu colo, passe-lhe a mão na cabecita, diga-lhe um carinho e mais nada.
Permita com calma que o seu gato tenha confiança em si e não a ataque. Parece que o seu gato a vê como inimiga.
Em vez de lhe corrigir comportamentos com barulhos, agarre nele e leve-o para outra divisão e feche-o um bocado.
Para brincar com ele, utilize bonecos com fios, dessa forma não lhe alcança as mãos. Arranje-lhe também bolas pequenas e deixe-o brincar sózinho.
Arranje comida que ele goste e dê-lhe na palma da mão. Ensine o seu gato a gostar de estar consigo sem o pressionar a ter que estar consigo.
Tente sempre, por muito dificil que seja, manter a calma, sem gestos expansivos ou sons demasiado altos. Já o deve conhecer bem, portanto evite todas as situações em que sabe que ele vai atacar. É melhor a prevenção que o castigo.
Quando tiver visitas, é simples, feche o gato numa divisão com água, comida e caixote. Se ele não gosta, não vale a pena sujeitá-lo às visitas.
Se confia no seu veterinário, procure a ajuda dele. Pode dar-lhe dicas, para mais que já conhece o gato