Gato agressivo, não sei o que fazer

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhaclaro
Registado: terça dez 30, 2008 3:37 pm

terça dez 30, 2008 4:07 pm

Estou a chegar a uma fase de autentico desespero com o meu gato. Tem 7 anos e um peso bruto de 8 quilos. Infelizmente pouco respeito tem por mim e pelos outros pior ainda, parece que é o rei la de casa e faz o que bem lhe apetece. Cada vez que o tento chamar à atenção de que acabou de fazer algo, com uma lata com moedas acabo por ser "atacada". Sou meiga com ele, dou-lhe colo, festas, brinco com ele dentro do possível, mas muitas vezes estes momentos terminam numa dentada furiosa dele. Não entendo porque ele é assim.

Tenho outro gato que se encontra em casa dos meus pais e que não é de todo assim, é o oposto.

Tento dizer ás pessoas que não gostam de gatos porque dizem ser traiçoeiros e imprevisíveis, que as coisas não são bem assim. Mas depois quando vão a minha casa, perco toda a razão :(

Não sei como tornar o meu gato num bom exemplo para contrariar a ideia de que "gatos são maus"... as pessoas começam a não ir a minha casa por causa dele e confesso que já nem eu tenho muita vontade de estar em casa com um gato assim
:cry:
Syni
Membro
Registado: sexta jun 13, 2008 11:04 pm

terça dez 30, 2008 4:53 pm

poix nao sei como a ajudar porque o meu traquinas tanbem tem o mexmo problema, ele nao gosta de mimos e quando alguem tenta lhe dar la vai uma dentada ou uma arranhadela,pelo natal fiz algo que me custou muito foi deixa-lo no wc sozinho dia todo por causa das visitas ele nao deixava as pernas delas e entao a mesa? por pouco que a toalha de natal e os doçes nao provarem o chao. mas tenho esperança que ele acalme, mas tambem é o seguinte ja estou tao habituada com o feitio dele que até estranho quando ele está muito sossegado :lol:
Ildebrando
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2007 10:22 pm

terça dez 30, 2008 5:23 pm

Olá,

Bem...não sei se com 7 anos não vai um pouco tarde para educá-lo, mas não custa tentar.

O meu gato tambem me testava, a paciência e não só...tal como o seu, quando era contrariado levantava-se sobre as patas de trás e tentava atacar. Contrariei este compotamento tendo-o sempre de unhas cortadas...passo a explicar:
Sempre que tentava ameaçar-me eu punha-me em posição de ataque tambem...se ele me desse com a pata, eu dava-lhe tambem...até que ele percebeu que eu sou maior que ele e tenho mais força.

Da mesma forma...não sou adepto dos barulhos estridentes (latas etc) para os assustar quando fazem asneira...quando a fazem é comigo que têm que levar...uma voz autoritária e uma palmadita junto ao rabo tem evitado os tipicos sofás rasgados, moveis arranhados etc...atenção que não sou nada adepto de bater nos gatos, pela minha experiência (que é curta admito) uma vez ou duas é mais que suficiente desde que acompanhada pelo sonoro "NÃO"...a partir daí começam a reagir ao "NÃO" e nem precisa de se levantar do sofá.

Não digo que isto resulte com todos os gatos, nem faço juizos de valor que eduque os gatos de forma diferente mas com o meu resultou e com a nova gata tambem está a resultar, aliás acho que a ligação muito mais forte que o meu gato tem comigo, do que com a minha namorada, deve-se exactamente a ser eu que para além dos mimos tambem o educo e contrarío.

O que não se pode, na minha opinião, é fazer o que vejo nos meus amigos com gatos que me dizem que "os gatos são muitos independentes e não se devem/conseguem educar" e depois ficam chateados quando eles fazem o que querem.
Para mim um gato educa-se tão fácilmente como um cão, nalguns casos custa mais mas não devemos desistir (claro que sou relativamente inexperiente, só tenho gatos à um ano e meio, e provavelmente tive sorte com os meus).

Espero ter ajudado de alguma forma.

Um abraço
Ildebrando
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 30, 2008 5:37 pm

deinhaclaro Escreveu:Estou a chegar a uma fase de autentico desespero com o meu gato. Tem 7 anos e um peso bruto de 8 quilos. Infelizmente pouco respeito tem por mim e pelos outros pior ainda, parece que é o rei la de casa e faz o que bem lhe apetece. Cada vez que o tento chamar à atenção de que acabou de fazer algo, com uma lata com moedas acabo por ser "atacada". Sou meiga com ele, dou-lhe colo, festas, brinco com ele dentro do possível, mas muitas vezes estes momentos terminam numa dentada furiosa dele. Não entendo porque ele é assim.

Tenho outro gato que se encontra em casa dos meus pais e que não é de todo assim, é o oposto.

Tento dizer ás pessoas que não gostam de gatos porque dizem ser traiçoeiros e imprevisíveis, que as coisas não são bem assim. Mas depois quando vão a minha casa, perco toda a razão :(

Não sei como tornar o meu gato num bom exemplo para contrariar a ideia de que "gatos são maus"... as pessoas começam a não ir a minha casa por causa dele e confesso que já nem eu tenho muita vontade de estar em casa com um gato assim
:cry:
Pois... de facto não sei como educou o seu gato. E para o caso isso agora nem interessa muito.

Sugeria que passasse a ignorá-lo. Não o procure. Alimente-o, trate do seu caixote e pouco mais. Deixe que seja ele a procurá-la. Quando for ter consigo, mime-o, mas sem exageros, há gatos que não gostam de grandes efusividades. Se ele for para o seu colo, passe-lhe a mão na cabecita, diga-lhe um carinho e mais nada.

Permita com calma que o seu gato tenha confiança em si e não a ataque. Parece que o seu gato a vê como inimiga.

Em vez de lhe corrigir comportamentos com barulhos, agarre nele e leve-o para outra divisão e feche-o um bocado.

Para brincar com ele, utilize bonecos com fios, dessa forma não lhe alcança as mãos. Arranje-lhe também bolas pequenas e deixe-o brincar sózinho.

Arranje comida que ele goste e dê-lhe na palma da mão. Ensine o seu gato a gostar de estar consigo sem o pressionar a ter que estar consigo.

Tente sempre, por muito dificil que seja, manter a calma, sem gestos expansivos ou sons demasiado altos. Já o deve conhecer bem, portanto evite todas as situações em que sabe que ele vai atacar. É melhor a prevenção que o castigo.

Quando tiver visitas, é simples, feche o gato numa divisão com água, comida e caixote. Se ele não gosta, não vale a pena sujeitá-lo às visitas.

Se confia no seu veterinário, procure a ajuda dele. Pode dar-lhe dicas, para mais que já conhece o gato :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ice2
Membro Júnior
Registado: sábado out 18, 2008 8:31 pm

terça dez 30, 2008 7:01 pm

Ola,
nao desesperes, meu gato tem 5 anos, em agosto deste ano teve um ataque assim tambem de raiva.
Urinou no chao, parecia aquela cena da miuda do exorcista.
levei ao veterinario e ele disse que foi alguma coisa que o enervou e que fiz bem em levar para saber o que se passava.

meu pepe, estava de um jeito, agressivo, nem me reconhecia, chamava por ele parecia hipnotizado e o vet deu uma injecção e uns comprimidos durante 3 dias. e resultado?
ficou como novo, voltou a ser meigo como sempre foi.
a explicação do vet foi um ataque epiletipco dai a perda de memoria, nao reconhecia ninguem, nem atendia pelo nome.
pode dar aos gatos uma vez na vida e nunca mais dar.
foi o caso do meu Pepe.
Se desse mais uma vez teria de tomar comprimidos anti epleticos para a vida inteira. Leva ao vet. Nao é uma questao de comportamento.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 30, 2008 8:42 pm

deinhaclaro:

Desde quando é que o gato deixou de ter respeito por si?
É importante saber se ele sempre foi assim ou se começou recentemente?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhaclaro

quarta dez 31, 2008 8:04 am

Muito obrigada pelas vossas respostas, começo a ver uma pequena luz ao fundo do túnel :)

As coisas lá por casa mudaram bastante nos últimos 2 anos, divorciei-me e o dono dele saiu de casa não tendo nunca mais voltado para o visitar pois saiu do país. Era a pessoa que passava mais tempo com ele e que brincava mais com ele porque tinha um horário de trabalho mais reduzido que o meu. Mas mesmo assim sempre lhe dei colo e participava nas brincadeiras, embora não em todas.

Mas mesmo nessa altura se o dono dizia "Não" ele até respeitava a maioria das vezes, agora comigo não liga nenhuma. Tento todos os dias brincar um pouco com ele atirando o seu boneco favorito que ele vai buscar e trás de volta, tem sempre comida, água e a caminha dele para dormir. Está mais tempo sozinho, é certo. Mas ao fim de 2 anos já era para se ter habituado digo eu...

Penso que deixei aqui duas ideias um pouco erradas ontem. Não é que o gato não goste de pessoas, pelo contrario... ele vai recebe las à porta e gosta de ficar perto delas. Começa a querer brincadeira e se a pessoa não liga chama à atenção com uma dentada e a partir daí não pára. Quando são visitas só para jantar por exemplo deixo-o um pouco na sala até ver que vai começar a fazer asneira, depois passo-o para a outra metade da casa onde se encontram mais 3 divisões com agua comida e areia e onde pode circular à vontade. Agora quando são mais dias fica muito difícil mesmo, não posso ter o gato fechado horas a fio quando as pessoas vêem por 1 semana ou mais.

A outra coisa que eu queria explicar é a historia da lata. Adoptei este esquema porque não sou pessoa de gritar e nem tenho uma voz imponente. O que é certo é que a lata até tem dado alguns resultados. Por exemplo eu deixo que ele circule á vontade, mas não quero que vá para cima da mesa de jantar e muito menos quando está la comida. estive 3 dias a abanar a lata quando ele fazia a tentativa de ir para la e o que é certo é que já há 5 dias que janto em paz e ele fica a cerca de 1 metro de distancia a olhar para mim.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta dez 31, 2008 8:40 am

Bom dia deinhaclaro.

Pela sua descrição concluo que esse gato é afável mas um animal triste e revoltado. Primeiro sentiu a revolta de ter sido "abandonado" por quem ele achava ser o dono dele. Depois, sente a revolta de ser "repelido" em várias situações descritas por si!

Esse gato, claramente está revoltado com a solidão!!! Precisa de muito mais atenção e mais companhia.
Como pelo que percebi, não tem disponibilidade de lhe prestar mais companhia, pelo menos não o repele nas situações que descreveu e não me refiro á da mesa. Logicamente que ninguém gosta de ver um gato em cima da mesa aonde come. Mas, também, pelo que percebi, essa parte está controlada, não é?!

Portanto, para o educar a não "atacar", mordendo, deixe que as visitas brinquem com ele ou lhe façam festinhas, "arbitrando" os seus movimentos... e caso denote que mesmo assim ele está prestes a "atacar", tenha em mão um borrifador de água :wink: . Mude o esquema de defesa :wink:
Apesar do gato já ter 8 Anos, fica uma dica:
Arranje-lhe outro felino para lhe fazer companhia nas horas que ele está sozinho :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhaclaro

quarta dez 31, 2008 9:50 am

Obrigada pelas dicas Leo :D Vou experimentar essa do borrifador, ainda não me tinha lembrado e deve ser eficaz sim, embora ele goste de água pois no verão passo-lhe ás vezes as mão molhadas pelo lombo e ele volta para receber mais. Mas não gosta de sentir salpicos.

Felizmente a historia da hora de jantar está controlada. Já nem preciso mexer na lata, basta que ele a veja em cima da mesa que não se aproxima. No fim como se comporta tão bem dou-lhe sempre um pouco de colo com muitas festas pelo seu bom desempenho :) e ficamos os dois contentes.

Espero poder dar melhores noticias do seu comportamento em breve, pois acreditem que tenho um enorme amor por este gato e só quero o seu bem, embora possa errar ao tentar encontrar a harmonia entre os dois.

Bjs e bom ano!
Ildebrando
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2007 10:22 pm

quarta dez 31, 2008 3:16 pm

É isso mesmo deinhaclaro, tudo com estes meninos é uma questão de hábitos e repetição de processos (até memorizarem).
O seu gato necessita que seja você a fazer de dono.
Pelo que contou era o seu marido que passava mais tempo com ele e com isso era a pessoa que o "punha na ordem" e lhe dava mais mimos, os animais percebem isso...
Apesar de se ter passado bastante tempo, 2 anos, e pelo que agora percebo da sua estória (lendo os vários posts) até agora e desde que ele deixou de ter o dono falta-lhe a presença de uma figura que não só o mime como tambem o discipline.
Você já viu que resolveu o problema do jantar...e com tempo vai resolver as outras todas tambem...

ps - Uma sugestão...quando tiver visitas dê à pessoa que mais goste de animais um daqueles pauzinhos com uma fita e um rato na ponta, ou uma cordel, etc... vai ver que a sua visita se vai divertir a "cansar" o seu gato, e ele vai ser um animal muito mais feliz... :D

Um abraço
Ildebrando
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo jan 04, 2009 8:33 am

O meu Putchy qd pequeno tb era mt bravo (e ainda hoje não é de mt confiança), Mas sp fui dura com ele damdo-lhe umas palmadinhas qd mordia acompanhadas de um NÃO SE MORDE mt forte. Hoje basta ouvir a frase, qd vejo que está irritado, e nem tenta morder. No entanto adora-me e é muito meigo. Com a minha filha, que nunca soube ser dura com ele, não gosta dela e se puder morde-lhe. Não a respeita. Os gatos precisam das duas coisas: mimos e inflexibilidade nas situações criticas.
FlaviaLeite
Registado: terça jan 13, 2009 9:19 am

terça jan 13, 2009 9:37 am

Estava fazendo uma pesquisa na internet justamente por este motivo! Nao sei mais o que fazer com a minha gata. Ontem ela me mordeu e me arranhou pela milesima vez e fiquei tao nervosa que a explusei de casa por umas duas horas, depois deixo entrar porque aqui ta fazendo muito frio e fico com pena. O que fazer? Ela é a minha primeira gata, trato com muito amor, brinco, tem comida, agua e a caixinha sempre a disposiçao e ataca a todos sempre. É a fera da casa!
O modo de pedir as coisas é sempre machucando, no final para liberar do ataque fazemos o que ela quer, porque ataca os nossos pés também. Eu e meu marido nao somos daqueles de dar um tapa, temos dificuldade de bater nela, apesar de tudo. Gritamos, colocamos fora de casa e faço barulhos com o que tiver na minha mao mas nao bato. Ontem, quando ela me atacou de verdade dei o primeiro tapa de verdade, estou cansada e triste pois nao esperava ter uma gatinha que amo tanto assim. Estou pensando em ver produtos homeopaticos que acalmam, vcs conhecem algum?
Ela tem 3 anos... e tem um historia de vida cheia de problemas de saude mas hoje é saudavel e linda mais é a gata mais antipatica do mundo! Ai, ai!
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

terça jan 13, 2009 9:59 am

Sempre que tentava ameaçar-me eu punha-me em posição de ataque tambem...se ele me desse com a pata, eu dava-lhe tambem...até que ele percebeu que eu sou maior que ele e tenho mais força.
isto que o Ildebrando escreveu acho que é o melhor modo de educar um gato - comigo também resultou sempre às mil maravilhas!!!

uma altura fiquei a tomar conta de um gato durante algum tempo, a dona deve sofria horrores com ele - a ponto de ter medo de entrar em casa (isso pra mim é o cúmulo do absurdo) fiz mesmo questão de tomar conta dele pra ver de quem era o "defeito" e claro não era do gato!!!
o primeiro dia deixei-o à vontade em casa (ainda não tinha as minhas) depois comecei a impor certas regras e ele ficava furioso, arranhava, ferrava, mas fê-lo muito pouco tempo... levou umas boas palmadas e até uma ferradela :lol: foi remédio santo!!!
Ele apenas tinha que aprender a respeitar a hierarquia - humano manda!!!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jan 13, 2009 10:04 am

lunaemia Escreveu:
isto que o Ildebrando escreveu acho que é o melhor modo de educar um gato - comigo também resultou sempre às mil maravilhas!!!

... depois comecei a impor certas regras e ele ficava furioso, arranhava, ferrava, mas fê-lo muito pouco tempo... levou umas boas palmadas e até uma ferradela :lol: foi remédio santo!!!
Nem mais... :wink:

Umas palmadas na altura certa... não fazem mal a ninguém! :wink:
Até porque não precisa "matar o gato à palmada..." :wink: :)

Mas que é remédio santo, ai isso é...!
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 13, 2009 5:09 pm

pathelen Escreveu:
lunaemia Escreveu:

... depois comecei a impor certas regras e ele ficava furioso, arranhava, ferrava, mas fê-lo muito pouco tempo... levou umas boas palmadas e até uma ferradela :lol: foi remédio santo!!!
Nem mais... :wink:

Umas palmadas na altura certa... não fazem mal a ninguém! :wink:
Até porque não precisa "matar o gato à palmada..." :wink: :)

Mas que é remédio santo, ai isso é...!
Isso ou o "chinelo"... :wink: :P :lol: É remédio Santo :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”