Cio precoce?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 30, 2008 1:54 pm

Bem, abri tópico para que me dessem apenas uma opinião!

A minha gatinha está com 5,5 meses, tem a esterilização marcada para Janeiro... e agora parece-me que está com o primeiro cio!!!

Já ontem a notei mais melosa e os miados também estão diferentes... Hoje então nem vos conto... A minha dúvida é: ligo para a vet a dizer ou vocês acham que não é preciso e digo apenas quando lá for, a 16 de Jan??

Ela queria operá-la antes do cio, mas também ainda não completou as vacinas e tomou uma agora no dia 19.Dez...

Isto vem contrariar um pouco os planos ou nem por isso...??!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça dez 30, 2008 2:05 pm

Boas,

Com essa idade é bem possível de ter o cio. A minha teve antes.

Com o cio não pode ser esterelizada e acho que reforçar vacinas está fora de questão.

Em todo o caso fale com o/a vet dela.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça dez 30, 2008 2:17 pm

Provavelmente a 16 de Janeiro, já acabou o cio.

Há vets que operam na mesma mas o melhor é ligar ao seu e perguntar o que fazer se na data marcada ela estiver nessa situação.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça dez 30, 2008 2:51 pm

A minha gata teve o primeiro cio aos 4 meses... uns dias antes da esterilização teve um cio bem forte...
A verdade é que a veterinária nunca se preocupou em saber se ela já tinha tido, ou não o cio... e mesmo que na altura estivesse, acho que a veterinária a esterilizava... acho que isso é indiferente... e estar com o cio pode dificultar um pouco a operação, mas não a impossibilita!
Só depois da operação é que a veterinária me perguntou se ela já tinha tido, alguma vez, o cio...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pathelen
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 3:20 pm

Obrigada pelas vossas respostas...

Eu também acho que não tem importância, mas como não tenho muita experiência nesse campo, lembrei-me de pedir a vossa opinião... Isto porque a vet falou que preferia esterilizar antes do 1º cio... por isso se marcou já para Janeiro. Mas parece que a menina nos passou a perna...

Daí que fiquei na dúvida se seria melhor informar a vet de que ela já tem um cio...

As outras 2 gatinhas que tive não chegaram a ser esterilizadas.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça dez 30, 2008 3:27 pm

Mas atenção...
Convem sempre falar com o vet... se ele disse que tinha preferência convêm alertar para o facto da gatinha já ter passado pelo cio...
Eles lá têm os seus métodos...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 30, 2008 5:51 pm

pathelen Escreveu:Daí que fiquei na dúvida se seria melhor informar a vet de que ela já tem um cio...
A veterinária deverá ser sempre a primeira a ser informada e a dar-lhe conselhos. Depois pode, e deve, vir partilhar para a Net :wink:

Acente na caderneta de vacinas a data do primeiro cio e observações que lhe pareçam relevantes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pathelen
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 8:09 pm

Já falei com a vet... realmente não tem importância! Apenas ela preferia que fosse antes, mas não se pode contrariar a natureza...

É esperar que passe e a ver se na altura que está marcado ela não tenha o cio...

LuMaria, eu não pedi aqui uma consulta nem uma substituição de vet... pedi uma troca de opiniões e experiências! O que agradeço a quem mas deu...

Obrigada!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 30, 2008 8:39 pm

Boas.

Qualquer gata pode ser operada com o cio presente. Contudo os Veterinários evitam porque acaba por ser uma cirurgia de muito maior risco porque existe um maior afluxo de sangue... portanto uma maior minuciosidade é requerida...e nem sempre existe a suficiente :wink: É um risco a evitar podendo a fêmea ser castrada após ou antes :wink:

Há gatas precoces, sim! Algumas a ficarem prenhes aos 4 meses de vida, infelizmente.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 8:46 pm

Pois foi isso mesmo que a vet me disse, Leo...

Eu até pensava que era cedo para o cio, mas até nem é!! As outras gatinhas que tive só tiveram o cio depois dos 6 meses...

Pois ela agora apenas me disse que na altura em que está a consulta marcada, tenho que lhe ligar dois dias antes que é para ver se não coincide com outro cio, e caso aconteça para marcar para depois de passar.

Obrigada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta dez 31, 2008 11:29 am

pathelen Escreveu:LuMaria, eu não pedi aqui uma consulta nem uma substituição de vet... pedi uma troca de opiniões e experiências!
Também não lhe disse que estava à procura de consultas na Net... ou disse? Apenas respondi a esta questão, uma vez que as outras já estavam respondidas...
pathelen Escreveu:Daí que fiquei na dúvida se seria melhor informar a vet de que ela já tem um cio...
E conforme o amus referiu e muito bem:
amus Escreveu:acho que reforçar vacinas está fora de questão.
Em todo o caso fale com o/a vet dela.
Posto isto, Próspero Ano Novo a todos! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pathelen
Membro Veterano

quarta dez 31, 2008 12:48 pm

LuMaria Escreveu:
A veterinária deverá ser sempre a primeira a ser informada e a dar-lhe conselhos. Depois pode, e deve, vir partilhar para a Net :wink:

Acente na caderneta de vacinas a data do primeiro cio e observações que lhe pareçam relevantes.
Lu Maria, a minha resposta deveu-se unica e exclusivamente a este aparte... Se eu falasse primeiro com a vet, já não precisava de vir para aqui pedir opinião...

Mas agradeço na mesma a sua resposta. Já está o assunto resolvido...

Um bom ano para si..
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta dez 31, 2008 3:38 pm

Eu não deixaria uma gata minha ser operada com o cio, exactamente pelos factos que a leonilde referiu. Em todo o caso (E POR FAVOR NÃO FAÇAM DISTO REGRA) já mandei esterelizar gatas de rua que deviam estar com o cio. Porquê esta dualidade? Não sabia se as conseguia voltar a apanhar. Se fossem mansas, esperavam lá em casa que lhe passassem os calores... :lol:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta dez 31, 2008 3:51 pm

Amus

Nas gatas como não há, de facto sangramento, embora seja mais complicado, o risco nunca é o mesmo que com as cadelas.
Responder

Voltar para “Gatos”