O meu gato não se dá com um gato da rua!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
9030120
Registado: quarta dez 31, 2008 8:39 am

quarta dez 31, 2008 8:52 am

Olá,

Sou nova por aki.

Tenho tido um grave problema em casa. Tenho um gato (o Ruca) mt lindo raçado de persa, é mt peludo, tem 2 anos e meio.

Ultimamente tem aparecido lá em casa outro gato (ou gata, não sei...) vadio, porque vê a comida do Ruca. Agora habituou-se a ir lá comer a comida do Ruca, mas claro que o Ruca não deve gostar mt...

Acontece que dou com eles os dois à luta, mordem-se mt, fazem barulhos esquisitos um com o outro.

O ruca ja apareceu mt vezes com feridas da cabeça...não sei o que fazer.

O meu gato anda solto em casa, passeia o que quer e depois à noite prendo-o na sua "jaula" para dormir. é assim o dia-a-dia dele. Mas às vezes ele à noite não aparece que o deitar, e durante a noite oiço barulhos de gatos zangados, como os que se ouve em Fevereiro.

Ajudem...não sei o que fazer

Carla
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 31, 2008 9:00 am

Caso muito fácil de resolver :wink: Reverta tudo o que tem feito até agora com o seu gato!!!

1º Ponha o seu gato em casa como supostamente qualquer gato "nosso"

2º Não deixe a comida do gato á mão de outros a irem comer

3º Não deixe o seu gato vadear

4º Não encerre o seu gato numa jaula para dormir :roll: :evil:

Agora, esta última..., faz-me uma tremenda confusão, atendendo a idade que tem no seu perfil :o

Quem é que lhe ensinou que um gato tem que ser enjaulado para dormir? :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
9030120

quarta dez 31, 2008 9:22 am

Olá, Obrigado pela resposta

Vou explicar essa da "jaula"...eu vivo numa casa com jardim, o Ruca vive durante o dia livremente, passeia vai a casa dos vizinhos, depois vem comer ele é "livre". Por baixo de uma escadas em casa tenho um divisão com uma porta de madeira, onde dormia um caozinho que tive...à noite não deixo o Ruca na rua sozinho...por volta das 9h da noite coloco-o lá dentro para ficar protegido e quentinho, tem lá a sua WC, a sua caminha...

De manha abro a portinha, dou-lhe comida e àgua e volta à sua rotina...

Já tive vários gatos que depois de um certo tempo desaparecem...por isso com o ruca tento manter uma rotina, para ele aprender que àkela hora tem de estar em casa...

aliás quando está mt frio ele vai sozinho para a caminha e deixa-se estar lá no quentinho sem que ninguem o obrigue, esta "gata ou gato" vadio têm estragado tudo...

Essa parte da comida já estou a colocar em pratica...a comida agora fica dentro de casa para o outro gato não ver...
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta dez 31, 2008 10:09 am

9030120 Escreveu: Já tive vários gatos que depois de um certo tempo desaparecem...
:cry: Essa é a parte triste da faceta de "livre" que os gatinhos às vezes têm... :cry:

O ser "livre" sujeita-os a todos e quaisquer perigos... A "curiosidade" matou o gato!!! Já ouviu este ditado...?! :cry:

Pense melhor nesse ponto de liberdade... Talvez esse gatinho gostasse mais de ser um gatinho de casa, ao contrário de outros que adoram a rua, apesar dos seus perigos... Porque não experimenta?! :wink:

Um bom ano.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta dez 31, 2008 11:16 am

Calculo que "livre" queira tambem dizer "inteiro".
9030120

sexta jan 02, 2009 3:05 pm

Obrigada pelas respostas,

O problema é que sp mt gente aki em casa, ele se vê a porta aberta sai...

é impossivel tê-lo sp dentro de casa, até porque tenho duas crianças de 1 ano, que adoram fazer "festinhas" ao ruca. Por isso nao convém que ele fique mt perto delas...

O grande problema é o gato vadio...o pior é que nem sei se tem dono ou não...

O ruca é feliz assim...solto mas eu gosto mt dele...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 3:33 pm

9030120 Escreveu: (...)é impossivel tê-lo sp dentro de casa, até porque tenho duas crianças de 1 ano, que adoram fazer "festinhas" ao ruca. Por isso nao convém que ele fique mt perto delas...
Porquê? Que mal tem as crianças fazerem festinhas ao ruca? :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta jan 02, 2009 4:10 pm

Se o fecha às 9 da noite el provavelmente na melhor das hipoteses fica cerca de 10 horas "enjaulado" certo? Acho que não é correcto deixar um gato sozinho tanto tempo e ainda por cima fechado entre 4 paredes e no ecuro"provavelmente". Também não percebi qual é o mal de as crianças não lhe poderem dar festas...

Quanto ao outro gato penso que vá à procura de comer logo basta não deixar a comida ao alcance dele.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta jan 02, 2009 4:58 pm

eu até percebo essa das "festinhas", judiarias não? mas as crianças podem ser ensinadas...

espero que o gato esteja vacinado...
fiv's e felv's é o que mais por aí anda...
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 6:58 pm

nel1123 Escreveu:eu até percebo essa das "festinhas", judiarias não? mas as crianças podem ser ensinadas...(...)
Nem mais :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

sexta jan 02, 2009 7:33 pm

Desculpe-me a ousadia, mas a história do seu gato mais parece a história do cão de guarda! Gosta-se muito dos animais mas fora de portas... :|
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
9030120

domingo jan 04, 2009 7:53 pm

Acho que estou a ser mt mal interpretada...

As minhas sobrinhas são mt pekenas e nada garante que elas não se lembrem de lhe puxar o rabo, ou calca-lo...coisas deste genero...

E se isso acontecesse os pais delas nao iam gostar de certeza! Sei do que falo...quando elas nasceram, os pais delas keriam que não o deixasse entrar em casa...

Eu por mim deixava-o sp em casa, até podia dormir com ele...

Mas isso não depende só de mim.

O ruca gosta da sua caminha, até sabe ir para lá por sua livre e espontanea vontade! Quando chove e tá frio ele vai para lá, não axo que seja um tormento para ele...

Por vezes vão lá busca-lo para vir para a cozinha conviver, e ele prefere ficar, não quer sair do quentinho da cama.

Ele tem muito mimo...e é feliz!

Gosta mt de colo...

Não vejo problema em ele estar fechado à noite...
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça jan 06, 2009 10:07 am

Olá,

Embora a sua mensagem se preste a algumas más interpretações, não parece uma pessoa mal-intencionada, por isso aqui vai o meu conselho:

Para o gato andar na rua com menos perigo de contrair doenças e de andar à luta com outros gatos, castre-o e vacine-o, se ainda não o tiver feito.

Castrado vai ficar mais sossegado e possivelmente vai brigar menos com outros gatos. E vacinado estará mais protegido das doenças.

É um perigo os animais andarem à solta, mas se acha que é o melhor para ele, então siga ao menos estas precauções.

Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Gatos”