Praias:
Na minha opinião uma ração que é boa para um animal pode não ser para outro. Com isto quero dizer que a melhor ração para os seus gatos é aquela com a qual eles se dão melhor e isto pode verificar-se na consistência das fezes, no pêlo, etc.
Podemos ter uma ração de óptima qualidade, cara, mas se não produz nos seus animais os efeitos desejados é porque não lhes serve.
Não vou tecer considerações acerca de rações que não conheço e que nunca experimentei, tal como a que actualmente dá aos seus gatos, porque não seria justo.
Duas das minhas gatas comem rações de prescrição veterinária, específicas e de acordo com as suas idades da Royal Canin.
Há uns 2 anos uma destas duas gatas comeu durante algum tempo uma ração da Purina One.
A mais nova está neste momento a comer uma ração de dieta da Specific.
Com qualquer uma das rações obtive resultados satisfatórios: as fezes são consistentes - nem demasiado moles nem demasiado duras -, o pêlo das 3 está bonito, sedoso e brilhante.
Saliento que todas estas rações foram dadas às minhas gatas sob orientação e indicação da vet que as acompanha.
Posto isto, este é o melhor conselho que lhe posso dar para que se consiga orientar: fale com o veterinário e peça-lhe ajuda e orientação. Afinal se confia nele, melhor do que nós ele conhece os seus animais e sabe qual o seu historial clínico e do que mais necessitam.
Em relação à ração húmida, existe quem defende que deve ser a base da alimentação dos gatos e sobretudo porque lhes fornece mais água. Há quem defenda o contrário dizendo que a base deve ser uma ração seca de qualidade, primeiro porque lhes provoca mais sede e como consequência eles bebem mais água, e segundo porque desgasta o tártaro que se acumula nos dentes por fricção.
Eu pessoalmente só dou ração húmida esporádicamente e como miminho, e mais uma vez esta opção é tomada segundo orientação da vet.
Um alerta, cuidado com as experiências com rações pois não convém andar experimentar rações atrás rações - e até porque é preciso algum tempo, meses, para se avaliar se determinada ração está efectivamente a ter resultados positivos e satisfatórios para o animal.
Dentro possível espero ter ajudado de alguma forma e desejo-lhe boa sorte

!