O meu gato no Vet!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta fev 04, 2009 10:45 am

marymartins Escreveu:Pois, não me parece que estejam a ver o tipo de fera que eu estou a falar...
Imagine uma gatinha, bem pequenina, bem fininha, muito fofinha, apenas com 4 mesinhos...
Agora imagine-a aos berros, aos pinchos, a contorcer-se toda, a morder tudo o que lhe aparecia à frente... era eu e o meu pai a segurar nela e ela conseguia sempre libertar-se, ficamos os dois a escorrer sangue pelas mãos, a veterinária (que não era a que lá costumava estar) ficou sem reacção, encostada à parede, a recepcionista entrou no consultório e voltou a sair tal era a confusão, eu senti-me mal com aquela cena toda, quando saimos do consultório estava a minha mãe e as outras pessoas na sala de espera, assustadas, a tentar perceber o que tinha acontecido...
No dia da esterilização, quando fomos buscar a Luz, a veterinária olhou para nós muito séria e disse que tiveram muitos problemas para a sedar, que quem a estava a ajudar ficou com os braços e as mãos bem marcadas, apanhou-a a dormir e cortou-lhe de imediato as unhas... e desde esse dia que não dá grandes confianças à minha gata, quando lá vamos pergunta sempre se ela está calma e depois, como já contei anteriormente, toca-lhe apenas o necessário e sempre com muita muita calma, enquanto que antes pegava nela, deixava-a cheirar tudo, fazia-lhe miminhos...
Agora ela já não tem 4 mesinhos, é uma gata grande, tem uma força bruta, a própria veterinária ficou espantada com o tamanho dela e com o corpo que tem... Se ela volta a ter reacção semelhante, no consultório, vai ser bem complicado, por isso, sempre que lá tenho de ir, é um sufoco... Mas se correr sempre como da última vez, fico feliz...

Agora...
Podem até não ter a experiência desejada, mas têm de estar preparados para qualquer situação...
Pelo menos, da próxima vez que lá for, eles têm de saber como lidar com o seu gato...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta fev 04, 2009 10:56 am

Os veterinários têm a obrigação de saber lidar com qualquer tipo de gato.
Eu tenho 4 gatos e um deles, o Siamês, que até é o mais mimado de todos, pura e simplesmente não gosta de ir ao "médico".
Enquanto o Vet. não lhe toca, tudo tranquilo, quando tem mesmo que o agarrar aí é vê-lo a "bufar" e atentar morder de tal maneira que até dá medo... Mas ele agarra-o logo pelo cachaço, de tal modo que ele fica completamente imobilizado. E quando chega à parte das vacinas... simples: passo-o da transportadora para uma jaula, em que um dos lados se move e vou apertando até ele ficar confinado num dos lados. E pronto! Leva a vacina. Esta é uma jaula, que ele chama para gatos mais ariscos.
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta fev 04, 2009 11:10 am

os veterinarios têm a obrigação de saber lidar com todo o tipo de gato... claro, mas principalmente, têm os donos de saber lidar com os seus animais!

a minha veterinaria imobiliza-os bem, agarrando-os pelo cachaço, mas se o dono não o souber agarrar... vai dar ao mesmo! é que só com uma mão ela não examina nada... :D

e qto mais pequeno é o gato, mais dificil é de segurar! lembro-me certa vez, ao tentar apanhar um gatinho (de poucos meses) da rua, que as minhas mãos ficaram lindas... é que o desgraçado não só arranhava desalmadamente como, assim que eu o consegui finalmente agarrar, me deu uma valente dentada que eu fiquei com o gato agarrado a mão! já o outro (que acabou por ficar lá em casa) foi muito mais simples de "caçar"!
Filipa Costa
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 11:36 am

pendragon Escreveu:os veterinarios têm a obrigação de saber lidar com todo o tipo de gato... claro, mas principalmente, têm os donos de saber lidar com os seus animais!

a minha veterinaria imobiliza-os bem, agarrando-os pelo cachaço, mas se o dono não o souber agarrar... vai dar ao mesmo! é que só com uma mão ela não examina nada... :D
um gato chateado, assustado, vira outro... nem que o dono queira ajudar, não sabe como o fazer, acaba sempre por atrapalhar...
não nos podemos colocar na pele de outras pessoas... até porque ver o nosso gato fora do seu estado normal é bastante perturbador...
os veterinários têm mesmo de estar preparados para tudo... e se existem as tais jaulas, com certeza não serão para fazer feitio...

eu agora não tenho de agarrar a minha gata, pelo menos as últimas vezes foi assim... aliás, quanto menos presa ela se sentir, melhor...
limito-me a fazer-lhe uns miminhos no focinho e a desviar-lhe o olhar da vet enquanto que a doutora faz o resto...
pendragon Escreveu:e qto mais pequeno é o gato, mais dificil é de segurar! lembro-me certa vez, ao tentar apanhar um gatinho (de poucos meses) da rua, que as minhas mãos ficaram lindas... é que o desgraçado não só arranhava desalmadamente como, assim que eu o consegui finalmente agarrar, me deu uma valente dentada que eu fiquei com o gato agarrado a mão! já o outro (que acabou por ficar lá em casa) foi muito mais simples de "caçar"!
eu não concordo...
a verdade é que hás gatos e gatos, cada situação é uma situação...
e tudo isso é muito relativo...
mas penso que apanhar um gato pequenino pode ser complicado... mas segurá-lo, não... depois de serem agarrados, é fácil segurá-los pelo cachaço e enrolá-los em qualquer coisa para não fugir, no caso de serem mais assustados ou agressivos, sem grandes riscos para nós ou para eles...
agora, segurar um gato adulto não é coisa fácil... eles têm bem mais força e bem mais manha, já para não falar que se o gato for grande e cheínho, pode ser um risco agarrá-lo pelo cachaço...
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta fev 04, 2009 11:47 am

os donos acabam sempre por atrapalhar? depende dos donos... o problema dos donos que têm gatos que se "transformam" nos veterinarios é o medo de serem arranhados!

eu tenho 8 gatos (entre os que são mesmo meus e os dos meus pais... que acabam por ser meus tb) e cada um tem a sua personalidade e o seu feitio no veterinario (uns são uns santos, outros parece que ficam possuidos) e acredite, qq um eu agarro no veterinario... afinal, são os meus gatos!

sim, tem razão, eu enganei-me e disse "segurar" ao inves de "apanhar" os gatos pequenos!
Filipa Costa
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 12:04 pm

pendragon Escreveu:os donos acabam sempre por atrapalhar? depende dos donos... o problema dos donos que têm gatos que se "transformam" nos veterinarios é o medo de serem arranhados!

eu tenho 8 gatos (entre os que são mesmo meus e os dos meus pais... que acabam por ser meus tb) e cada um tem a sua personalidade e o seu feitio no veterinario (uns são uns santos, outros parece que ficam possuidos) e acredite, qq um eu agarro no veterinario... afinal, são os meus gatos!
Medo de ser arranhados :?:
Isso não é para mim, concerteza...
Se visse os meus braços, as minhas mãos e até as minhas pernas, às uns meses atrás, enquanto ensinava à minha gata o que era certo e o que era errado, não dizia isso... se hoje ela me respeita foi por nunca lhe ter mostrado medo, por sempre a ter enfrentado...
Se me visse a mim e ao meu pai a escorrer sangue pelas mãos, para conseguir segurar a Luz no consultório, enquanto a "doutora" permanecia assustada encostada à parede, também não dizia isso...
E com certeza também não poderá falar de situações que não presenciou... de situações que desconhece...

Eu agarro qualquer gato, sem medos... a minha mãe brinca e diz que sou imune à dor... se morder mordeu, se arranhar arranhou...
Agora, que há animais dificeis, é um facto, e que os gatos podem tornar-se muito perigosos quando assustados não há dúvidas... e que um dono pode atrapalhar por não querer magoar o animal em questão, e por ficar perturbado com determinado comportamento, é algo muito normal...
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta fev 04, 2009 12:19 pm

eu realmente hoje não me estou a fazer entender...

eu disse que qdo os dono atrapalham (como vc disse) é com medo de serem arranhados! sem duvida que um gato assanhado é perigoso (até mais que um cão) e verem um gatinho tão querido em casa, transformar-se numa fera num consultorio veterinario, deixa certos donos com medo de serem arranhados(ou ficam perturbados, se preferir)!

não, não era para si! como é que podia ser para si se, como disse e muito bem, eu não o/a conheço?

até lhe digo mais, se me visse a mim e ao meu namorado a cortar as unhas a um gato (curiosamente foi a unica vez que alguem as conseguiu cortar) de uma amiga dos meus pais, que estava a um canto agarrada ao filho enquanto eu ia ficando com as mãos cheias de sangue...
deixe estar, não o unico a n se importar de ser arranhado ou mordido!

ah, nem eu disse que não era normal os donos atrapalharem, nem falei de situações que não presenciei e/ou desconheço (nem percebo por que disse isto)!
Filipa Costa
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 04, 2009 12:27 pm

pendragon Escreveu:os donos acabam sempre por atrapalhar? depende dos donos... o problema dos donos que têm gatos que se "transformam" nos veterinarios é o medo de serem arranhados!
Nem sempre...

Olhe que um gato assanhado não é pêra doce... :wink: Já viu algum?

Quando digo assanhado... não digo zangado... :wink:

Os donos ajudam sim, a acalmar um gato no veterinário... mas se um dono se sentir nervoso, com medo ( e não é só de ser arranhado...) o gato sente isso e nesse caso não ajuda...

Eu já fui com um gato de um familiar ao vet e digo-lhe... Não quero repetir a experiência! Os vets devem estar preparados para tudo, mas esse tudo tem muito que se lhe diga!! Um gato verdadeiramente assanhado é impossivel de agarrar ou apanhar, não só pela imprevisibilidade dos seus movimentos, como pela atitude que tomam... Um gato assanhado atira-se de frente, trepa paredes...

Apenas com artefactos próprios se consegue dominar um animal em pânico...

Agora, se o gato não gosta de ir ao médico e mostra o seu desagrado com reacções zangadas, mas controláveis, então o dono tem sim um papel importante, desde que esse dono não se deixe amedrontar... mas há gatos que deixam de reconhecer o dono tal é o estado em que ficam!!!
PipaeLila
Registado: quarta abr 30, 2008 2:22 pm

quarta fev 04, 2009 12:34 pm

Depois de ler os comentários, acho que sempre tive muita sorte!

Nenhum dos meus gatos (actuais e desaparecidos) se corpou mal no Vet! Até uma gata que está com a minha mãe e que é muito má - gosta de morder e arranhar - fica queitinha no Vet

A pior foi a minha mais novinha, Mel, adoptada aqui na Arca e que estava na Vet que agora vou. A primeira vez que lá fui com ela 1 semana depois de adoptá-la para levar as vacinas, foram 4 pessoas a segurá-la e dois deles sairam bem arranhados e mordidos! :?
Depois disso, vou sózinha com ela, só eu e a Vet e ela deixa fazer tudo! O maior problema é ela não parar quieta :lol:
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta fev 04, 2009 12:44 pm

gatos assanhados? realmente assanhados? se já vi? até já fiquei com um "agarrado" a perna!
Agora, se o gato não gosta de ir ao médico e mostra o seu desagrado com reacções zangadas, mas controláveis, então o dono tem sim um papel importante, desde que esse dono não se deixe amedrontar... mas há gatos que deixam de reconhecer o dono tal é o estado em que ficam!!!
claro que sim, o que so vai, de certa forma, ao encontro daquilo que eu disse primeiro: os dono têm de saber lidar com os seus animais!

eu qdo falei, falei de animais que se transformam nos veterinarios... não falei em gatos assanhados (o que não é forçosamente a mesma coisa)
Filipa Costa
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 12:47 pm

pendragon Escreveu:ah, nem eu disse que não era normal os donos atrapalharem, nem falei de situações que não presenciei e/ou desconheço (nem percebo por que disse isto)!
disse-o devio a estas afirmações...
porque podem ser um pouco injustas para quem as lê, embora essa possa nem ser a intenção...
pendragon Escreveu:o problema dos donos que têm gatos que se "transformam" nos veterinarios é o medo de serem arranhados!

pendragon Escreveu:qq um eu agarro no veterinario... afinal, são os meus gatos!
e aproveito esta citação da pathelen, para que a ideia que queria passar seja concluída...
pathelen Escreveu:há gatos que deixam de reconhecer o dono tal é o estado em que ficam!!!
isto é uma realidade...
e não é por falta de confiança, ou por não respeitarem os donos...
e que o dono fique sem reacção por tal atitude não é algo condenável... afinal, aquele, por momentos, deixa de ser o gato que tem em casa...
agora... os veterinários sabem as diversas reacções que podem apanhar à frente, nunca ninguém disse que seria fácil ser-se veterinário, mas foi a profissão que eles escolheram e têm de saber agir correctamente, afinal, é a saúde de um paciente que fica em risco... quando um veterinário mostra medo, e não consegue reagir, isso sim, é algo bem alarmante... :|
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta fev 04, 2009 12:57 pm

bom, cada um interpreta as palavras de cada um da forma que quiser...

sim, qq gato meu eu seguro... por que são os meus gatos! eu não quero dizer com isso que eles não me vão morder, quero dizer que são meus, minha responsabilidade, logo tenho se alguem tem de ser mordido, que seja eu!

sim, o problema de dono que têm gatos que se transformam e (eu não disse, mas pensei que estivesse implicito) e atrapalham é o medo! medo de ser mordido, arranhado, de magoar o gato, seja o que for, mas é medo!

e volto a dizer, não condenei ninguem...
Filipa Costa
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta fev 04, 2009 1:49 pm

Claro que sendo o gato nosso, uma quota parte da responsabvilidade de o agarrar também tem de ser nossa.

Eu agarro agora qualquer um dos meus, sem problema, mas felizmente o "meu" veterinário" não tem qualquer problema em fazê-lo também. De qualquer maneira os meus permitem até certo ponto que lhes mexam, como por exemplo para serem oscultados, verem-lhes a boca, os olhos, etc... Rosnam, mas não passam disso. Agora quando chega à parte das vacinas... aí a coisa já e diferente: não gostam de todo e "transformam-se" e aqui sou da opinião que apesar de tanto eu como ele (Vet.) conseguirmos imobilizá-los, se há aquela jaula, porque não utilizá-la? Levam a vacina e tiro-os sem qualquer problema com as minhas mãos. Já passou... e eles voltam ao seu comportamento "normal".

O agora que pus a "bold", foi porque todos eles os 4, foram recolhidos da rua e foram imediatamente para o veterinário para fazerem análises e aí... nem eu, nem o veterinário os conheciamos e deu-me muito jeito que o veterinário, não tivesse qualquer problema em agarrá-los. É que eu tou a ficar velho e já estou um pouco farto de ter marcas de dentadas e arranhadelas nos braços e mãos.

A partir do momento em que os apanhei, eles passaram a ser meus, é verdade, mas aquando da 1ª ida ao veterinário, digamos que ainda não tinhamos assim uma relação muito próxima... :D

E depois ainda há aqueles veterinários, onde a minha mãe vai com os gatos dela, que têm a "mania"... A minha mãe já lhe tinha dito montes de vezes que era melhor ser ela a agarrá-los, mas ela teima (teimava) em dizer que não precisava, que ela própria os agarrava e vai daí... ficou sempre com marcas nas mãos de cada vez que lá iam, até que da última vez, segundo a minha mãe, que tornou avisá-la novamente para o "perigo"... sairam de lá ... sem vacinas, para não mais lá voltarem! Segundo a descrição do meu pai que estava na sala de espera e que entrou no consultório, quando ouviu os "berros" da Vet., aquele consultório parecia um filme macabro, tal a quantidade de sangue que viu... Era o Martin (gato) ao colo da minha mãe assustado e era a Vet. a um canto com as mãos, braços cheios de golpes e buraquinhos... Conclusão... agora vão ao veterinário dos meus gatos. (Também acho que já não eram bem vindos naquele veterinário!)
:D
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 04, 2009 2:23 pm

É mesmo... Há cada situação!! :(

Eu confesso. Fico muito nervosa com a minha gata agora, porque ela começou a demonstrar que não se deixa tratar... E como já tive um gato em miúda, que era um terror... fico muito apreensiva! Sei que isso não é nada bom e tento dominar-me... :oops:

Mas na verdade não consigo deixar de pensar no que se vai passar a seguir...

Enfim... todos nós já passámos por situações que podem ser mais ou menos boas, mas o que é preciso é que as coisas se resolvam a bem para o animal... :wink:

Pedragon, não estamos, eu pelo menos... a julgar ou condenar ninguém, é apenas uma troca de ideias e opiniões e é sempre bom esta troca de ideias, eu por exemplo gosto de saber e ouvir o que se passa com os outros...

Abraço.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta fev 04, 2009 2:38 pm

[/quote]

Não é bem assim, não! :wink: Eu já perdi a conta das mordidas que levei de gatos de rua ao apanhá-los para castração. Algumas das lesões, pelo menos três vezes, tive que ser assistida em Hospital :wink: Uma das vezes foi numa Clínica Vet em que fiquei mais lá que cá... :P a perder imenso sangue, hemorragia mesmo e a desmaiar. :wink: E, não tenho medo algum de ser mordida ou arranhada e sempre continuei a apanhar gatos de rua.... No entanto, quando começo a ver os gatos no Vet a entrarem em "parafuso"... eu própria entro em "parafuso" a par com eles e tenho mesmo que sair porque acabo por estorvar ao trabalho do Vet e assistente porque o que sinto, sinto como se eu própria fosse o gato naquela altura de pânico... e é isso mesmo que acabo por transmitir ao animal... :oops: e que não convém nada numa situação destas...!

Ainda hoje, o que mais me custa fazer a um gato é encurralá-lo para depois o levar á castração! parece que eu própria sinto o que o animal está a sentir... por estar em pânico de se ver enjaulado...!

Há pessoas que lhes transmitem ansiedade...; o meu caso, mas que não é medo, de forma alguma!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”