SOS: que fazer com XICA?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tau09
Registado: sábado fev 21, 2009 7:32 pm

sábado fev 21, 2009 7:51 pm

Preciso de ajuda. A Xica é uma gata preta linda, que tem agora cerca de 12 anos. Ela vive desde que nasceu na rua, em Beja. TEm sobrevivido porque é SUPER-INTELIGENTE e porque é muito rija, tem muita saúde. E porque tem duas pessoas que tomam conta dela: uma em permanência - dá-lhe de comer 2 vezes ao dia e socorre-a quando ela tem algum problema. Nos primeiros anos a vizinha não queria dar-lhe a pílula e então era o caos com os gatinhos sempre a nascer. Mas agoa isso está ultrapassado e ela não tem tido mais gatos. Ainda assim fiquei com dois, lindos, de uma inhada dela de 2001. Agora, a viinha não tem tempo enm condição para a ter em casa. Quando ela fica doente, tem de convalescer na rua ( foi assim com um cão que lhe mordeu há anos, ou com um rato que ela mordeu e a ia envenendo...) A outra pessoa que cuida dela sou eu, que moro em Lisboa e vou esporadicamente a Beja. Quando eu estou cá, ela tem tratamento 5 estrelas., como dizem os vizinhos, Mas não a consigo trazer para o 1º andar, onde moro. O problema é que a Xica está a ficar velhinha e o bairro está a ficar cada vez com mais movimento de carros. Ela mora habitualmente no motor dos carros, o que é um susto! Quando eu estou em Beja procuro dar-lhe apoio: coloco-a na arrecadação, mas ela mia quando a deixo lá sozinha. Na garagem não pode ficar porque os vizinhos não querem que risque os carros. Eu coloco o meu carro do lado de fora, e ela tem dormido lá dentro, quase directamente, de dia e de noite. É muito meiga, faz mjuito ronrom, gosta de companhia, vem no colo...Um amor. Esperta e brincalhona. Mas de início, em 1997 quando ela nasceu aqui numa obra, não era assim. Quem quis ficar com ela nunca conseguiu que ela ficasse em ambiente fechado. Eu sói a conheci já com 3 anos, em 2000. Porém, agora aceita. Só não gosta de vir para minha casa, porque tem de subir escadas. Ela precisaria de um quintal, mas eu não tenho. Por outra parte, só comigo é que ela tem toda a confinça, ao ponto de vir passear à noite pela rua, como um cachorrinho. Então: eu gostaria de ficar com ela, mas teria de a "obrigar" a ficar no apartamento. A opção é ela continuar na rua, ao frio de inverno, ao calor sufocante de verão, sujeita aos cães e sobretudo aos carros...
Alguém me pode dar uma dica? Será que se eu a trouxer para casa ela se adapta?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado fev 21, 2009 8:47 pm

Se pode ficar com ela, em casa, não hesite.
Ela habitua-se concerteza.
Acha que um animal que está na rua ao frio a ponto de dormir no motor de um automovel, não vai gostar?
Vai sim.
Provavelmente nos1ºs dias estranhará.
Andará escondida, pode até miar e parecer-lhe que se sente infeliz mas depois adapta-se.
Tau09

segunda fev 23, 2009 7:50 pm

Realmente, não fui muito bem sucedida nesta entrada na Arca de Noé...Parece que baralhei os tópicos todos...Desculpem.

Agradeço a paciência e as respostas dadas. Espero que desta vez dê mais certo.

Penso que vou fazer com a Xica o seguinte: 1. Pedir conselho à Vet sobre o modo de levar lá a Xica. 2. Fazer-lhe um chek-up e depois trazê-la para casa. Em março devo ficar bastante por Beja, dará tempo para ela se adaptar ao novo espaço. Depois, terá de passar a viajar comigo. Espero que dê tudo certo!
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça fev 24, 2009 1:32 am

Se tem disponibilidade, força leve a gatinha para o apartamento, ela vai-se habituar e viver mais uns bons aninhos :) . Na rua os perigos são muitos e para um animal com essa idade pior :(
Tau09

terça fev 24, 2009 8:14 am

Obrigada pela força para "domesticar" a Xica.
A danada! Hoje fui buscá-la ao carro, às 6h da manhã (!!!). Dormiu lá dentro como tem feito toda a semana. Fiquei lá dentro a "embalá-la" ontem até às 22.30, pois ela não queria sair do meu colo. Tentei duas vezes, assanhou-se uma e mordiscou-me na outra. Tive de esperar que acabassem os ron-rons e lhe desse o sono. Às 6h da manhã, já tinha o Zacarias à porta do condomínio, o gato com que ela acasalou a última vez que houve despiste nas pílulas. Estava à espera do mingau especial que ele vem comer quando sabe que eu estou cá. Sei lá o que é dono dá ao gato, que ele vem sempre miar à minha porta. Lá dei o mingau ao Zacarias, que a Xica ainda tolera, pois já o conhece há tempo. Depois dei pequeno almoço à Xica e deixei-a na manhã fresca. Vim tomar café e oiço ...mais gatos assanhados! Ou seja, um 3º gato, sabe-se lá vindo de onde, estava no território da Xica! Haja gato! Ela espantou-o e para defender o território deitou-se...no meio da estrada! Lá fui eu acabar de espantar o 3º gato. Depois veio o Zacarias e tive de o espantar também. Só na graça! O meu medo é que a Xica em casa se assenhe do mesmo jeito e se atire a mim, se ficar stressada por estar fechada. Ela tem imensa força! Mas vou tratar de a trazer, na próxima semana, quando regressar para aqui. Entretanto tenho de ir a Lisboa tratar de uns assuntos e aproveito para mimar o Mimo e o Juca, os meus miaus. Eles ficam com os meus pais idosos, pois são terapia para eles. E eu fico morrendo de saudade...
Responder

Voltar para “Gatos”