Ajuda por favor

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pipitas
Registado: quarta mar 18, 2009 3:15 pm

quarta mar 18, 2009 3:46 pm

Ola a todos.
Tenho uma gata domestica, a Pipas, tem 7 meses e é muito mexida.
No dia 25 de Fevereiro comecou com o ciu, miares muito altos pareciam mesmo que estava aflita e roçava-se a tudo mas passado uma semana parou. No dia 15 de Março voltou a ter o ciu, mais desesperada que nunca e hoje vomitou-se e tem andado muito esquesita.
Gostaria de saber se ja aconteceu isto com alguem, tanto o ciu 2 vezes muito perto uma da outra e o vomitar. :roll:
Obrigado
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mar 18, 2009 4:35 pm

pipitas Escreveu:Ola a todos.
Tenho uma gata domestica, a Pipas, tem 7 meses e é muito mexida.
No dia 25 de Fevereiro comecou com o ciu, miares muito altos pareciam mesmo que estava aflita e roçava-se a tudo mas passado uma semana parou. No dia 15 de Março voltou a ter o ciu, mais desesperada que nunca e hoje vomitou-se e tem andado muito esquesita.
Gostaria de saber se ja aconteceu isto com alguem, tanto o ciu 2 vezes muito perto uma da outra e o vomitar. :roll:
Obrigado

Olá...

Quando as gatinhas não são fecundadas, o cio pode ter intervalos muito curtos... por isso penso que não tem problema! Mas para evitar complicações de saúde e desconforto deve esterilizar a gatinha...

Quanto ao vomitar, depende... Não creio que esteja relacionado com o cio! No entanto deve estar atenta, porque pode ser apenas um vomitar de bolas de pêlo ou algo que a incomoda... como também poderá ser algum problema de saude! Se a gatinha continuar a vomitar leve-a ao vet...
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quinta mar 19, 2009 11:35 am

Os intervalos de cio em gatas jovens são de 15 dias por isso é normal.
Quanto ao vomitar depende, era mesmo vomito ou regurgitado?
Se tiver sido só uma vez não vejo grande problema, ás vezes eles vomitam agora se continuar tem que ver se ela não enjoou a ração que lhe dá ou não estará doentita.
Felicidades!
pipitas

quinta mar 19, 2009 4:39 pm

Ela vomitou so uma vez e parece andar melhorzita, ja marquei a operaçao e tudo porque ela anda mesmo estranha, urina fora da caixa, por exemplo, contra a parede e ate mesmo no meu lava louça, tem sido assim todos os dias desde que tem o cio. Estou na minha fase final da gravidez e nao consigo descansar por causa disso, noitadas sem dormir com a Pipas a miar e o tempo todo a vigia-la por causa das coisas estranhas que faz.
Quando tempo dura mais ou menos o cio?
Espero que ela mude ate a operaçao e mesmo depois. :( :( :(
Última edição por pipitas em segunda mar 30, 2009 8:26 am, editado 1 vez no total.
pathelen
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 5:49 pm

O cio normalmente pode durar 7 dias...

Isso, esterilize... é o melhor! Para a gata... e também para si!
Realmente é desgastante essa fase do cio... eu esterilizei a Rita faz um mês, mas antes também não nos deixava dormir, com aqueles miados... felizmente nunca lhe deu para os xixis fora do sítio...

E parabéns pelo bébé... felicidades! :P
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

quinta mar 19, 2009 6:22 pm

É normal que uma gata não esterilizada faça marcação de território através da urina (e daí o facto que descreve dela urinar "contra a parede e ate mesmo no meu lava louça").

A esterilização é o melhor que pode fazer pelo sua gata e quanto mais cedo o fizer melhor.

Veja em www.esteriliza-me.org
"A esterilização das fêmeas (ovariohisterectomia) elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero, tipos de cancro comuns em fêmeas não esterilizadas.

Ainda nas fêmeas, outra vantagem da esterilização consiste na prevenção da piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal.

Também evitada com a esterilização é a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas."
pipitas

domingo mar 29, 2009 6:43 pm

Bem, aqui estou eu novamente com o mesmo problema. A minha gata esta com o cio outra vez e com os mesmos comportamentos estranhos, a operaçao esta marcada para terça feira so nao sei se posso fazer a operaçao com a gata assim. Eu ja nao sei o que fazer nem tenho tempo para adiar a operaçao porque estou mesmo na fase final da gravidez, se na clinica nao a operarem nao sei o que fazer, se ela fosse calma e tivesse comportamentos mais normais eu poderia esperar mas assim nao consigo.
Alguem me pode dizer se se pode fazer a operaçao mesmo com o cio?
Obrigado.
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

domingo mar 29, 2009 7:08 pm

Depende do vet. Há uns que fazem e outros que não.
Ligue a perguntar ;)
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 29, 2009 9:08 pm

pipitas Escreveu:Bem, aqui estou eu novamente com o mesmo problema. A minha gata esta com o cio outra vez e com os mesmos comportamentos estranhos, a operaçao esta marcada para terça feira so nao sei se posso fazer a operaçao com a gata assim. Eu ja nao sei o que fazer nem tenho tempo para adiar a operaçao porque estou mesmo na fase final da gravidez, se na clinica nao a operarem nao sei o que fazer, se ela fosse calma e tivesse comportamentos mais normais eu poderia esperar mas assim nao consigo.
Alguem me pode dizer se se pode fazer a operaçao mesmo com o cio?
Obrigado.
Claro que pode. Contudo há Vets que se recusam a menos que seja uma urgência! A cirurgia durante um cio requer muito mais atenção por parte do cirurgião e requer muito mais cuidado, durante e após. Portanto uma cirurgia que normalmente é de acto simples pode complicar-se se for efectuada no cio, havendo mais riscos para o animal.

Fale com a Vet, diga-lhe o dia em que a gatinha começou o cio e o mais provável é ela marcar outra data.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

domingo mar 29, 2009 10:05 pm

uma das minhas gatas foi esterilizada com o cio, não dava hipotese de ser diferente, ela estava numa fase em que tinha cio quase semana sim, semana também... e correu tudo bem!

boa sorte com a gatuxa e felicidades para o seu bebé... :D
Filipa Costa
pipitas

segunda mar 30, 2009 8:26 am

É o que se tem passado com a Pipas, tem sido quase semana sim semana nao, quase que nem da para marcar um dia porque provavelmente é ela estar com o cio. Vou falar com a veterinaria e ver o que se pode fazer.
Ja estou tao chegada a gata que me custa isto tudo, ve-se mesmo que nem ela passa bem assim e nem deixa as pessoas descansar.
Brigado
pathelen
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 8:39 am

Bom dia...

A minha gata foi operada no mês passado e também estava com o cio! Não há problema nenhum... apenas o utero se apresenta mais inchado mas não causa nenhuma complicação :wink: correu tudo bem... e por esta altura já ela teria tido mais outro cio e felizmente desapareceu!! :P
Acabou a gritaria e o desespero... :wink:

No entanto comente com a sua vet...

Vai ver que corre tudo bem!
pipitas

segunda mar 30, 2009 6:04 pm

Fui hoje de manha à clinica e expliquei a minha situação e mesmo assim elas nao o fazem com o cio, so para a proxima semana, estou mesmo a ver que ainda vai ter o cio outra vez na data marcada, por este andar.
Vamos ver se ela aguenta ate la, ela e eu. :? :? :?
pipitas

terça abr 07, 2009 6:34 pm

Ola a todos.

Como começei a falar da minha Pipas, achei giro falar sobre a situaçao actual dela.
Finalmente foi hoje o grande dia, ela foi esterilizada. Por causa da anestesia, ela chegou a casa e parecia que nem sabia onde estava, afastava-se um pouco de mim e primeiro que eu conseguisse fazer com que ela dormisse para descansar foi um grande trabalho.
Mas estou muito feliz por ela, portou-se bem e é uma grande gatinha.
:P :lol: :wink: :D
Obrigado a todos
pathelen
Membro Veterano

terça abr 07, 2009 9:04 pm

Olá Pipitas...

Gostei de saber que a gatinha já foi esterilizada e que correu tudo bem... ainda bem! :wink:

Agora desejo uma rápida recuperação.

Vá dando noticias... gostamos de saber dos nossos amiguinhos.

Abraço.
Responder

Voltar para “Gatos”