Quando é que os gatinhos deixam de mamar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

sexta jul 11, 2003 12:58 pm

Tenho uma gata-a Milupa-que teve bebés à 2 meses e pouco.
Acontece que eles ainda mamam e quando os apanho a fazer isso, desde as 6 semanas deles, que os tiro das maminhas dela, pois ela anda muito magrinha.
A minha primeira dúvida é a seguinte: faz mal tirá-los das maminhas dela?
A segunda é : quando é que eles deixam de mamar?
A terceira é: Ela ficou tão magrinha desde que teve os meninos, o que lhe provocou essa súbita magreza?Por ela ficar fraca de tantas vezes que os amamentou?
Agradecia q me respondessem. ;)
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sexta jul 11, 2003 1:02 pm

Eles ainda têm muito boa idade para mamar, não os tire. A própria mãe, às vezes, os desmama, porém, gatas há, que o não fazem e é vê-los, glutões, agarrados às tetas da mãe. O normal é por volta dos 3 meses. Portanto ainda é cedo.

:lol: :lol:

Bjs

Mai-mai
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

sexta jul 11, 2003 3:00 pm

Sim, até aos 3 meses não devem ser retirados da mãe e, portanto, se até lá ainda mamarem ... )

Cumprimentos

A.Palhares
Última edição por palhares em segunda jul 14, 2003 8:29 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jul 11, 2003 5:12 pm

O ano passado, uma das minhas persas teve filhotes ao mesmo tempo que a mãe dela. Acreditam que ela largava os filhotes para se juntar aos irmãozinhos e mamar na mãe? :oops:

Mas é normal eles mamarem até aos três meses. Aconselho-a é a pedir ao vet um suplemento de vitaminas e cálcio para a gata mãe e deixar-lhe comida à descrição para ela recuperar peso.
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 11, 2003 9:16 pm

Qnd a minha gata siamêsa teve os gatinhos, eles mamaram até às 10 semanas. Ela própria é que os desmamou, mas penso que foi prq comecei a pôr patê aos pequenitos .

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jul 12, 2003 8:53 pm

Eu quando era miúda tive um gato que foi encontrado no lixo e a minha gata, que estava a amamentar um filhote, adoptou. Chamava-se Peste, era um doce de gato e mamou até morrer, com um ano de idade (foi envenenado)...

O normal é, em média, eles mamarem até aos dois meses.

As gatas quando estão a amamentar, necessitam de um aporte calórico muito elevado, daí uma boa solução é alimentá-las com comida de gatinho. Assim, os filhotes também começam a comer o que vêm a mãe comer e que nesse caso é o ideal para a sua idade.

Bjokas
Susana
mjoaomarques
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 9:32 pm

Bem, acho que é importante não se confundir o desmame (idade com que os gatinhos começam a comer) com o facto de eles mamarem. Aos dois meses, um gatinho já come ração. Mas ainda gosta de mamar. E se tiver oportunidade, fá-lo-á.
Maria Jo&atilde;o
Flora
Membro Veterano
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

sábado jul 12, 2003 9:42 pm

É isso msmo q acontece!
Os meus comem bastante bem, mas ainda mamam 1 vez ou menos ao dia,mais ou menos.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jul 13, 2003 4:31 am

Flora, vc devia introduzir logo alimento sólido pros gatinhos pois a sua gata tá muito fraquinha e suplemento de cálcio pra ela a essa altura do campeonato não vai ajudar muito se os gatinhos continuarem mamando. Compre ração de lata se possível específica pra filhotes e ofereça a eles. Eles com 2 meses já mamaram bem e podem comer ração. É claro q o ideal é deixar mamar até quando a gata desmamar mas no seu caso, o melhor é vc ajudar pois se a sua gata tá fraca, o leite dela tb fica fraco e os gatinhos acabam ficando desnutridos.
Eu dei mamadeira pra gatinhos de 2 semanas de idade e ficaram bem fortes. Depois eles começaram a comer ração de lata e depois ração seca.
Dê a ração úmida pra eles mas deixe disponível a ração seca de filhote sempre pra eles começarem a comer quando quiserem. É boa a idéia de dar ração de filhote pra mãe tb pois vai ajudar ela a recuperar o peso.
Corte as unhas dos gatinhos pois com 2 meses já devem estar bem grandes e isso pode machucar as maminhas da gata e dar um monte de problema.
Flora
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 13, 2003 10:18 am

A razao seca é akela k tem a forma de croquetes?`é q eles nao gostam mt disso nem a gata.
Ela ja está um bokadinho + gordinha.
Juliachan
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 8:50 pm

A ração seca é a ração normal, de pacote, sem ser a de latinha q é a úmida. A ração seca é a melhor comida pro gato, a de lata só deve dar como um agrado de vez em quando. Todos os gatos preferem a ração de lata pq além de ser mais apetitosa e cheirosa, eles não tem q fazer esforço pra mastigar. Só q os vets todos aconselham não manter a alimentação de gatos já grandes só à base dessa ração de lata. Mas como os gatinhos filhotes não tem todos os dentinhos grandes e fortes, deve-se primeiro começar com a de lata e aos poucos ir substituindo pela seca até eles comerem só a seca.. ;)
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 10:23 pm

[quote=Juliachan]
... Mas como os gatinhos filhotes não tem todos os dentinhos grandes e fortes, deve-se primeiro começar com a de lata e aos poucos ir substituindo pela seca até eles comerem só a seca.. ;)
[/quote]

A alternativa é humedecer a ração de gatinhos com água morna ou, preferencialmente, com leite próprio para gatinhos morno. Obteremos então uma pasta molinha e eles habituam-se desde sempre ao sabor da ração. À medida que vão crescendo vai-se espessando a pasta até que uma semana depois da 1ª vacina, quando já estão prontos para irem para as novas casas já comem os grãos de ração.
Maria Jo&atilde;o
Juliachan
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 11:34 pm

É, isso tb funciona mas só tem q tomar cuidado pq a ração seca umedecida com água ou leite, fermenta rápido. Os gatinhos tem q comer imediatamente e oq sobrar deve ser jogado fora. Se for reaproveitado, pode fazer muito mal! :o
barrocas
Registado: segunda jul 14, 2003 7:44 am

quarta jul 16, 2003 1:22 pm

:lol:
ola!!!
olha eu tenho muitos gatas e gatos e posso dizer-te que as minhas gatas quando estão a amamentar ficam magras.
Não á mal nenhum em deixar os gatinhos, mamarem quando chegar a altura de eles deixarem de mamar a mãe não os deixa mamar.
beijos
Responder

Voltar para “Gatos”