Gato esfomeado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

domingo mar 22, 2009 8:07 pm

Passo a apresentar o gato cá de casa:

Imagem

O gato Sisson é um gato gorducho (6kg) que adora comer. Além de gostar de comida, gosta de deixar bem claro quando tem fome! E quem sofre com isso sou eu, que acordo todos os dias com a miadeira dele.. :roll:
Desde que o trouxe para casa (há coisa de um ano), todos os dias por volta das 7h da matina vem o bichano pedir comida. Como tenho de me levantar por volta dessa hora para ir para as aulas nunca me incomodou muito.
Mas quanto mais o tempo passa, mais ele adianta o relógio.. No último mês acordava às 6h, e nas últimas noites tem-me acordado às 4h da manhã!! E se antes miava, agora dá-me patadas e morde, em último recurso :evil:

Agora estou decidida a travar o problema, para o bem da minha sanidade! A primeira coisa em que pensei foi naqueles comedouros automáticos, a ideia seria ele habituar-se à coisa e perceber que nós não lhe damos comida, só mesmo a máquina. O busílis da questão é que os tais aparelhómetros não são nada baratos, e o melhor preço que encontrei até agora foram 60€.

Assim sendo, estou à procura de alternativas, e vim até aqui ver se alguém tem o mesmo problema que eu, ou umas soluções mais imaginativas :lol:

Ideias?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mar 22, 2009 8:39 pm

O que ele quer é a sua atenção penso eu.
Se costuma dar-lhe de comer a essa hora verá que ele come muito pouco por isso acho que vai gastar dinheiro em vão.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo mar 22, 2009 9:11 pm

Misswhite, para começar o Sisson é muito bonito e pela fotografia já dá para ver que é muito reguila :evil:!

A minha Tusca também funciona um pouco assim, embora não me acorde tão cedo como o Sisson faz consigo. Normalmente às 6.30/7.00 da manhã já está pronta para comer, e de vez em quando lembra-se e atira-me tudo o que tenho em cima da mesinha de cabeceira ao chão se não me levanto logo :?!
Como é a essa hora que normalmente me levanto, fim de semana inclusivé, ela não fica muito tempo à espera para comer e por isso nunca senti necessidade de adoptar alguma medida especial.

Uma vez que o Sisson é um gato gordinho e esfomeado deixar-lhe comida à disposição talvez não fosse o melhor - habituá-lo a isso poderia fazer aumentar o seu peso e depois tinha todas as consequências maléficas que poderiam advir daí. Para além de que se ele está sempre pronto para comer, a ração com certeza desaparecia num instante e provavelmente o problema manteria-se.
Uma hípotese seria, se ainda não o faz, dar-lhe uma última refeição o mais tarde possível à noite. Poderia ser que desta forma ele se mantivesse saciado durante mais tempo.

Na minha opinião o comedouro automático é uma boa solução, e posso dizer-lhe que numa pesquisa rápida encontrei alguns por metade desse preço. Se quiser posso enviar-lhe por mp os links das lojas que os comercializam :wink:!

Neste momento isto é o que vem à memória. Se me lembrar de algo mais depois direi.
Espero dentro do possível ter ajudado :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
abigail
Membro
Registado: quinta ago 23, 2007 1:03 pm

domingo mar 22, 2009 9:39 pm

que foto tao gira!!! :lol:
deve ser um sacanita!
Misswhite
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 10:03 pm

jcmac:
Quando o trouxe para casa ele estava pele e osso e comecei por deixar a comida sempre disponível. Em duas ou três semanas ele ficou como está agora.. balofo :roll: :lol: Como ele come que nem um maluco a quantidade de ração tem mesmo de ser bem controlada.. Neste momento dou-lhe a ração do dia dividida em 3 porções, a última delas dou-lha às 23h. Se me arranjares os links, eu agradeço :wink:

lagutrop:
Obviamente não me levanto às 4h da manhã para lhe dar de comer, mas se lho desse podes ter a certeza que ele comia tudo :roll:

abigail:
Tem cara de maroto mas é a coisa mais mimada do mundo :P
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo mar 22, 2009 10:17 pm

O gato tem sido desparazitado internamente??
A ração é de boa qualidade??
Há gatos gulosos, mas estar constantemente esfomeado... :o

Uma ideia seria arranjar-lhe umas distracções, uns brinquedos para que o tempo que ele passa a comer, passa-se a brincar...

A minha gata também pesa cerca de 6Kg... mas come pequenas quantidades, nunca come tudo seguido e por vezes até sobra ração!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Misswhite
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 10:24 pm

Sim, o gato está desparasitado e a comida n é má. Quanto aos brinquedos tem mais que suficiente, e volta e meia vou trocando para ele não se cansar deles.

O gato gosta mesmo é de comer, não há nada a fazer quanto a isso lol
jcmac
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 10:33 pm

Misswhite, eu compreendo perfeitamente a situação porque cá em casa em 3 gatas 2 são obesas :cry:!
É incrível, mas parece que quanto mais comem mais fome têm e por isso mesmo a ração é super hiper controlada, e a maior parte do ano estão a dieta :?!

Vou enviar os links que encontrei e depois pode decidir se é uma boa opção pelo preço. Entretanto faça também uma pesquisa no Google pois até pode encontrar outros a preços mais acessíveis :wink:!
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo mar 22, 2009 10:44 pm

Misswhite Escreveu:Mas quanto mais o tempo passa, mais ele adianta o relógio.. No último mês acordava às 6h, e nas últimas noites tem-me acordado às 4h da manhã!! E se antes miava, agora dá-me patadas e morde, em último recurso :evil:
Olá...

Vendo bem a foto do seu gatinho ele não parece obeso... é?

E depois parece que o maior problema é ele chama-la de manhã muito cedo... e por esse motivo não a deixar descansar, não é?

Todos sabemos que os gatos são animais rotineiros e que se habituam aos nossos horários, acabando por substituir o nosso despertador... :wink:
o problema é que eu acho que esse gato a chama para ter companhia e não só para comer... e se lhe da comer, então ele junta as duas coisas e cada vez chama mais cedo, porque sabe que assim vai ter essa atenção.

Se não se levantar o que é que acontece...?

Eu acho que tem que começar a travar esse hábito... porque isso só o vicia a chamá-la cada vez mais cedo...
:wink:
Misswhite
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 10:53 pm

O facto de ele me acordar não significa que eu me levante. A essa hora simplesmente viro-me pró lado! Mas não consigo dormir em condições, porque ele continua a miar volta e meia.. E por volta das 6h30 tenho mesmo de enfiar-me debaixo dos lençois, que a essa hora ele já morde lol levanto-me sempre às 7h, mas o problema mantém-se.

E como dizem no veterinário, ele não é obeso, é "maciço"..

jcmac, obrigada pelos links ;) desses comedouros já tinha visto, mas tem mesmo de ter pelo menos 3 compartimentos.. A ração tem mesmo de ser dividida, e se lhe continuar a dar mesmo uma das porções ele vai continuar a associar-me à "alimentadora" :|
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo mar 22, 2009 11:26 pm

Faça com que ele se canse ao máximo antes de se ir deitar, pode ser que consiga mais umas horitas de sono!!Acho que não deve ceder aos caprichos dele, se é às 7, é às 7, ele tem de se habituar ;) Esse tipo de comedouros vãao fazer com que ele coma sempre que quiser e a ração mesmo colocada na medida certa, acabe rapidamente!
Su
jcmac
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 11:49 pm

Suzana1 Escreveu:Esse tipo de comedouros vãao fazer com que ele coma sempre que quiser e a ração mesmo colocada na medida certa, acabe rapidamente!
Não Suzana1, os comedouros automáticos que a Misswhite fala como têm um temporizador permitem que o compartimento só seja aberto na hora certa. Logo a comida nunca está à disposição e o animal só come nessas alturas específicas, a dose certa, e não sempre que o desejar :wink:!
São catitas e é só uma questão de fazê-los associar a maquineta à comida. Depois, tendo eles a noção mais ou menos dos horários das refeições, facilmente criam uma independência dos donos para isso.

Misswhite, lamento não ter conseguido ajudar mais. Pensei que os exemplos que encontrei resolveriam o problema. Uma outra hípotese seria estar atenta a sites como o OLX onde por vezes aparecem artigos deste género, bem conservados, e a um bom preço. A única questão é normalmente serem em 2ª mão e isso pode não lhe interessar :?!

Boa sorte :wink:!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda mar 23, 2009 12:17 am

Suzana1 Escreveu:Faça com que ele se canse ao máximo antes de se ir deitar, pode ser que consiga mais umas horitas de sono!!Acho que não deve ceder aos caprichos dele, se é às 7, é às 7, ele tem de se habituar ;) Esse tipo de comedouros vãao fazer com que ele coma sempre que quiser e a ração mesmo colocada na medida certa, acabe rapidamente!
Também acho... e aliás como mais uma vez me apercebi, o problema da dona nem é o gato comer ou não... ele não é gordo, ela não se levanta para lhe pôr comer... então o problema é apenas ele não a deixar dormir... :)

Porque é que não lhe fecha a porta?

Já sei... ele mia... :wink:

Olhe, eu acho que o gatinho, tal como muitos outros, inclusivé a minha... só quer que se levante para ter atenção... a minha fazia o mesmo, tanto esta como os outros, mas eu aprendi, que não lhes podia fazer o que pediam e acabaram por ceder um pouco... apesar de que a partir das 7h30 já não tenho descanso e tenho mesmo que me levantar e muitas vezes a minha gata ainda tem comida... ela só quer mesmo é companhia! :wink:
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

segunda mar 23, 2009 1:17 am

Os meus gatos são a mesma coisa... por volta das 6 da madrugada lá resolvem que eu estou a dormir há muito tempo e estão fartos de se aturarem uns aos outros e querem-me é a mim. Imagino para que quem tenha um só gato o caso seja ainda mais complicado...Eu ainda me viro para o outro lado e ganho mais meia horita de sono descansado... até que a minha amiga Fatma resolve brincar com os meus pés, o Hegri - na filosofia do "se não os podes vencer, junta-te a eles", mete-se debaixo do edredon encostado a mim a dormir um soninho e o grande Tito limita-se a ronronar em alto volume aos meus ouvidos. ( É nesta altura que eu desisto... tenho muitas cócegas...)
Realmente, não tenho uma solução para o seu problema, mas se lhe serve de consolo, lembre-se que não está sozinha. Independentemente de localizações geográficas e fusos horários, gatos são gatos :-)
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda mar 23, 2009 9:59 am

Pois de facto... até arece que têm um pequeno despertador dentro deles... às 06:00 certinhas... o menino Simba (mesmo que tenha dormido a noite toda comigo!) levanta-se, espreguiça-se... e começa:

Hipoteses: Ou vai acordar o Pantera e começam a lutar... :P

Ou vem tocar com o nariz dele no meu... E fazer-me cocegas com aqueles bigodes... :roll:

Ou vai atirar-se aos pés do dono... :twisted:

Resumindo, faz tudo pra chamar a atenção e dizer: já chega... toca a acordar! Assim que me levanto começa a miadeira e as caudas no ar pra pedirem comida. :twisted:

Lá em casa a Misha era a única que mal punha a comida... enquanto não via o fundo do tacho... não descansava!

Agora já aprendeu que comidinha só de manha e a noite e já faz como os manos e consegue comer em pequenas porções todo o dia.
Responder

Voltar para “Gatos”