a minha mãe tem uma gata persa tartaruga.
e 15 em 15 dias tem o cio.
é normal?
ou passa-se alguma coisa?

obrigada
Moderador: mcerqueira
E, castrar a tareca assim que possam para evitar "males de grandes dimensões..."lagutrop Escreveu:É melhor ir ver.
Pode ser uma infecçáo no utero.
Perdão...?!Ccge Escreveu:sim,mas el só tem o cio quando tocase na cauda
Ccge Escreveu:sim,mas el só tem o cio quando tocase na cauda
Ccge Escreveu:não.
é mesmo cio.
ela fica semanas como se o tivesse.
não é só 5 minutos
Boa tarde..Ccge Escreveu:vou tentar explicar.
os gatos normais,quando tocamos na cauda começam a levantá-la,enquanto que esta quando tocamos fica semanas como se tivesse o cio.
se quiserem que volte a explicar mais uma vez não me importo
Nem maispathelen Escreveu:Boa tarde..Ccge Escreveu:vou tentar explicar.
os gatos normais,quando tocamos na cauda começam a levantá-la,enquanto que esta quando tocamos fica semanas como se tivesse o cio.
se quiserem que volte a explicar mais uma vez não me importo
Mesmo que explique 100 vezes, da maneira como o diz vai continuar confuso... porque o cio não "dura semanas"... vá lá que dure 1 semana...
Depois se toca na cauda da gata e ela fica com a cauda levantada durante semanas...mais estranho e confuso é... e depois está com o cio semanas e este repete-se cada 15 dias...
ainda mais confuso se torna...
Aliás eu acho que o mais certo é a gata também estar confusa e não saber se está com o cio...
![]()
Olhe leve-a ao vet e explique a situação...
é isso mesmo,quase não nos deixa dormir de tanto miar,quase não come,tá sempre com o desejo de cruzar como disse,é isso tudo,a minha mãe acha que pode ser que tenha as hormonas "descontroladas"Fanequita Escreveu:Além de levantar a cauda, o que é que a gata faz mais? É que o facto de eles andarem de cauda levantada só indica que estão contentes.
É que para se identificar um cio a gata tem de mudar de comportamento. Passa a miar muito (costumam ser muito barulhentas) e a esfregar-se no chão, nos móveis e nas pessoas. Fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos. Ela "chama" o macho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, baixa-se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores e mostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite.
É isto que a sua gata tem?
Dinodane, por acaso sabe os sintomas dessa infecção no útero?dinodane Escreveu:A gata da sua mãe devia ser esterilizada o quanto antes... enquanto os dias estiverem grandes pode continuar assim, num estado de cio gemebundo quase permanente, há muitos casos, e pode facilmente fazer uma infecção do útero (que obriga a uma esterilização de urgência). Durante o cio o colo do útero abre-se e por vezes bactérias nocivas podem provocar essa infecção (piómetra)...