Qual a melhor idade??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cygnis
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 11:44 pm
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

quinta jul 17, 2003 7:05 pm

Pois é.. eu antes passeava aki no fórum mas ficava-me mais pelos exóticos devido ás minhas chinchilas, mas acontece que agora me deram um gatinho preto que por acaso ficou com o nome Eusébio ;)

Já tive gatos antes, só q vivia numa casa onde eles podiam passear na rua e iam ás gatas e pronto... agora já n é bem assim e a solução é leva-lo ao veterinário para o castrar, mas sabem-me dizer qual a melhor idade para se castrarem gatos? E já agora se há alguma altura do ano mais favorável...

Beijitos ***
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 17, 2003 7:11 pm

Olá

Bem vindo.

Parabéns pela sua aquisição.
Julgo que a partir dos 6, 7 meses pode castrar o gatinho. Deve levá-lo ao vet para ser desparasitado e vacinado. E nessa altura aconselhe-se com ele sobre a melhor altura.
Quanto à altura do ano qualquer uma é boa. A castração dos machos é muito simples.

Apareça mais por aqui.

beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta jul 18, 2003 6:15 am

A Kathleen tem razão... A castração dos machos é muito simples e a recuperação é muito rápida. Eles só sedam o gato, fazem uma pequena incisão no saco escrotal e retiram as bolinhas. Depois dão um pontinho e pronto. Tem uns vets q até fazem o procedimento na casa da pessoa, como oq fez no gato da minha tia. Se bem q por segurança eu acho melhor fazer mesmo na clínica pois em caso de alguma complicação (são raros os casos), tem-se toda a assistência. Quanto mais cedo se castrar, melhor as chances do macho não sair fazendo demarcação de território com a urina.
Procure um vet de confiança e ele te esclarecerá tudo q vc tiver com dúvidas a respeito.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jul 18, 2003 12:19 pm

Olá! :D

Tive a mesma dúvida quando adoptei o Matisse. Perguntei à veterinária e ela explicou-me que a castração dos machos só deve ser efectuada quando estes atingem o limite de crescimento. A razão é simples: a extracção dos testículos interfere no crescimento do pénis do gato, impedindo que este se desenvolva. Como o crescimento do pénis acompanha o do resto do corpo, é conveniente que o gato seja castrado quando o membro estiver plenamente desenvolvido para que não haja posteriores problemas de incontinência. Uma vez que o macho atinge a maturidade entre os 7 e os 9 mêses, a castração é mais segura a partir dessa idade. ;)
Cygnis
Membro
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

sexta jul 18, 2003 2:21 pm

Obrigado a todos :)

Aposto que o meu Eusébio n vai gostar mt da ideia mas então daki a uns mesitos lá terá que ser... :|

Já agora, é verdade aquilo que dizem sobre eles depois ficarem mais meigos? E tb ficam mais parados ou continuam a ser brincalhões?
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

sexta jul 18, 2003 2:43 pm

Olá,

Lamento meter-me na conversa, mas pelo que sei, os gatos quanto mais cedo forem castrados melhor para não desenvolverem cancro mais tarde. O meu vet disse-me que na América os gatos são castrados com seis semanas porque é mais seguro visto os orgãos sexuais ainda não se terem desenvolvido. São opiniões diferentes...não sei qual será a mais certa, o meu foi castrado antes dos seis meses e está td ok. O melhor será informar-se, não deixe o seu gato entrar no "cio" o melhor é castrar antes.

Miaus

Guida
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jul 18, 2003 6:13 pm

igualdade Escreveu:
O meu vet disse-me que na América os gatos são castrados com seis semanas porque é mais seguro visto os orgãos sexuais ainda não se terem desenvolvido.
Credo!!! Se os orgãos sexuais ainda não se desenvolveram e os testículos ainda não "desceram" para o escroto acho que é muito mais complicado fazer isso tão cedo! Nem nunca ouvi nenhum vet que eu conheço falar nisso!
Sempre aconselharam que a melhor altura para castrar um gato é, tal como disse a Cleopatre, entre os 7 e os 9 meses, uma vez que já atingiram praticamente o crescimento total.
Para além disso, se o gato for castrado muito cedo, não fica com a cabeça grande e maciça de macho, que foi o que aconteceu ao meu Billy, uma vez que foi castrado com 7 meses por já ter os testículos muito desenvolvidos e o vet dizer que mais um pouco e ele começaria a marcar território!

Quanto a eles mudarem de comportamento, eu não notei na altura que o Billy tivesse ficado muito diferente: continuou activo, brincalhão e meigo ele já era! Tornou-se um comilão, mas como sempre foi guloso...

O que melhora realmente é o facto da urina não ficar com cheiro tão intenso e evita as marcações de território, bem como as fugas, quedas de varandas e lutas com outros machos, na ansia de irem ter com as gatinhas :!: :!:

Beijokas!
Susana
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jul 18, 2003 6:37 pm

igualdade Escreveu: pelo que sei, os gatos quanto mais cedo forem castrados melhor para não desenvolverem cancro mais tarde. O meu vet disse-me que na América os gatos são castrados com seis semanas porque é mais seguro visto os orgãos sexuais ainda não se terem desenvolvido.
Não sou veterinária nem estou a par da evolução da medicina dessa especialidade, mas leio mensalmente algumas revistas norte-americanas sobre gatos (Cat Fancy e Cat USA) e em nenhuma delas encontrei ainda qualquer notícia sobre isso... Se é uma prática nova, deveria ter sido publicitada para que os leitores ficassem esclarecidos e pudessem submeter os seus gatos machos à intervenção o mais cedo possível...
sfigueira Escreveu: Se os orgãos sexuais ainda não se desenvolveram e os testículos ainda não "desceram" para o escroto acho que é muito mais complicado fazer isso tão cedo! Nem nunca ouvi nenhum vet que eu conheço falar nisso!
Se já é difícil fazer a operação a um gato adulto com os testículos inclusos, imagino como não será fazê-la a um gatinho bébé... :roll:
Cygnis
Membro

sexta jul 18, 2003 8:12 pm

Well.. ainda bem q coloquei esta questão.
A solução passa mesmo por falar com o veterinário e ele saberá qual o melhor destino para os "tlim-tins" do Eusébio.
Fiquei ainda mais cntente por saber que isso n ia alterar a personalidade do gato porque tinha ouvido dizer q ficavam mais "pasmados" e eu isso também n queira :|
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sexta jul 18, 2003 8:13 pm

Fui com o Óscar ao veterinário esta semana. Ele disse que a castração deve ser feita aos 6 meses pois ele é um europeu comum; no caso dos gatos de raça, como atingem a maturidade mais tarde, atrasa-se um pouco a intervenção.

Por isso, penso que a diferença de opiniões sobre a idade tenha a ver com a raça. Acho que todos os vet. são unânimes em considerar preferível a castração ANTES do 1º cio, de modo a evitar hábitos de marcação de território, a altura desse 1º cio é que difere.
Juliachan
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 6:16 am

Ah cara, com 6 semanas eu acho muita maldade... Poxa, o bichinho ainda estaria supostamente mamando! Q horror! Vai tirar o gatinho da mãe pra castrar e depois é capaz dela nem aceitar ele de volta... E mesmo q não esteja mamando, é muito pequeno!! :?
Luar_de_Prata
Membro Júnior
Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm

terça jul 22, 2003 9:22 pm

Penso que um gatinho nunca deve ser castrado antes de crescer. Mesmo mais velhos podem ser castrados, apesar de existir um risco de nunca perderem completamente o cio...
Falo porque o meu gato, como muitos gatos, sofreu de obstrução da uretra e foi muito difícil desobstruir. é um problema que afecta muitos gatos, infelizmente... o meu esteve 45 minutos para o vet conseguir enfiar a algália no pénis (e é um vet experimentado e recomendado por muitas pessoas diferentes nesta cidade). Ele perguntou-me com que idade tinha sido castrado porque o pénis era muito pequeno, o que ajudaria ao problema e dificultava a solução! Ele foi castrado com mais de um ano, já depois do 1º cio. Por isso acho muito pouco provavel que se castre gatos ainda bébés! E se o fizerem, pensem que mais facilmente podem desenvolver problemas que são graves e para o resto da vida, com tendência a piorar...
O meu gato está bem... por enquanto.
Espero que ainda dure muitos anos e espero que cada vez menos gatos passem por isto, já que a culpa é das rações...
Juliachan
Membro Veterano

quarta jul 23, 2003 6:56 am

Pois é, daí a importância de se dar uma ração de boa qualidade. Às vezes quem economiza na ração, pode pagar mais caro depois com remédios, tratamentos e até com a morte do gatinho...
Por isso, se é pra economizar, economizem na areia, nos brinquedos, no q for, mas nunca na ração! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”