GATOS EM ALVALADE, O QUE FAZER?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Olivix
Membro Júnior
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm

terça mai 12, 2009 3:51 pm

Boa tarde a todos, mudei-me recentemente para o bairro de alvalade em Lisboa e deparei-me com uma quantidade enorme de gatos vadios. Os gatos são alimentados por muitas pessoas, portanto tirando o facto de serem vadios e dormirem na rua, grande parte deles não passa fome.

O problema é q são muitos mesmo, p.e, só no bocado de jardim em frente ao meu prédio, há 7 gatos "fixos". Digo fixos pq esses n saem de lá pois a minha vizinha do res do chão alimenta-os.
Para além das guerras entre eles serem uma constante (dou por mim atirar-lhes água constantemente, pois lutam à séria!!!), o grande problema com q me deparo é com são as gatas grávidas. Para além de qdo há alguma com o cio, corta o coração, são aos 10 atrás dela!

Há pouco tempo apareceu um gatinho bébé, que nem devia ter um mês a miar à minha porta. Procurei a mãe, a restante ninhada e nada.. Nesse dia estranhamente não havia gatos à minha porta, nem na minha rua. Simplemente não fui capaz de deixa-lo ali, parecia perdido e desorientado e nessa semana já tinha morrido um gato atropelado.

Eu tenho um cão e portanto n posso e tb não quero ter gato. Liguei a contactos meus a ver se alguem queria ficar com o gatinho, mas n tive sorte.
Acabei por entregá-lo no gatil de lisboa, foi uma atitude fria e q me custou muito, mas não podia ficar com o gato. E pelo o q percebi isto não é apenas um episódio, pois se fosse acho q tinha dado o tudo por tudo para convencer o meu namorado a ficarmos com ele... pergunto-me quantas vezes isto me irá acontecer, gatinhos bébés à porta de casa..

Há pouco tempo tentei fazer candidatura junto da associação "animais de rua", para esterilização das gatas dali do bairro, mas é o candidato q tem q levar as gatas para serem esterilizados. Ora, eu não consigo apanha-las, elas fogem de mim sempre q me tento aproximar. Para além de q financeiramente n me é possível pagar 20 ou sei lá quantas esterilizações.

Quando entreguei o gatinho no gatil, expus esta situação e disseram-me q n são responsaveis nem por recolher os gatos, nem por esteriliza-los.
Disseram-me para me dirigir à PSP.
PSP??? Polícia de segurança publica? Isto faz sentido?

O q eu venho aqui pedir, é se me podem dizer onde me devo dirigir?
Há alguma associação q recolha os gatos todos? Devem ser para aí 50 na minha zona, nem sei bem. Ou se há alguma associação q possa ir lá recolher todas as gatas e esteriliza-las?? Quem devo contactar?

Espero q percebam q eu não quero mal aos gatos, eu adoro animais e exactamente por isso é q estou preocupada.
Soube q há uns tempos (antes de eu ir para lá) muitas pessoas se chatearam com a quantidade de gatos e apareceram imensos envenenados. Fora os q vão aparecendo atropelados.
Daqui a uns tempos n me admiro q as pessoas voltem a fazer o mesmo, pois cada vez há mais.

é possível ajudarem-me/aconselharem-me??
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça mai 12, 2009 4:43 pm

Sempre que entregar algum animal no gatil/canil, fique consciente de que passará pelos menos 8 dias numa jaula, tomando uma mangeirada de água fria todas as manhãs, verão ou inverno, comerá ou não e é abatido passados 8 dias.

Quanto ao resto e, porque não sei fazer milagres, não tenho respostas para lhe dar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça mai 12, 2009 5:00 pm

Boa tarde,

Compreendo o seu pedido de ajuda!
Eu pessoalmente não lhe poderei dar algum tipo de conselho porque não tenho conhecimento nesse tipo de acção de rua... no entanto acredito que alguém experiente nesse campo ainda lhe possa dar algum tipo de conselho.

Acredito no entanto que será muito dificil... uma vez que penso que terá de haver alguém que se responsabilize por essa colónia de gatos... não sei! :|
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 5:05 pm

É a velha questão de que manter coloniaS não é só alimentá-los.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 12, 2009 5:44 pm

:| Este é um problema muito bicudo. E compreendo-a perfeitamente. Por aqui já me apeteceu espancar as pessoas, correr com os gatos, bradar aos céus porque é um problema tremendo.

Por um lado temos os animais que não têm culpa nenhuma. Por outro temos as pessoas que acham que basta alimentar. Ontem aconteceu-me uma situação curiosa, estava no jardim e aparece-me uma vizinha que é uma querida, verdade seja dita, e me diz, Luisa hoje não vás por aquela rua com as meninas, porque uma gata resolveu levar a ninhada para o meio do passeio :o :o :o :o E andava a avisar toda a gente para ir passear para outros cantos :o :o :o :o

Não há passeio, canto, relva, arbusto, cabine telefónica, ou o raio que o parta que não tenha comida espalhada. É um suplicio andar nestas ruas.

Já houve envenenamentos devido ao mau comportamento das pessoas. Por um lado a falta de higiéne, por outro a não esterilização dos animais tornam o nº de gatos absolutamente intolerável. Infelizmente por aqui, olhe uma pessoa para onde olhar ou vê gatos, ou vê pratos, ou vê as "maluquinhas" da comida em acção.

Está como eu. Não sei o que fazer. Não posso acudir a tudo e todos. Muito bicudo, muito bicudo :|
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 6:31 pm

As pessoas limpas dão ração aos animais para não sujar. limpam os locais e, não podendo esterilizar as gatas, mesmo com todas as más consequências, dá-se a pilula até haver dinheiro para o fazer.

É por causa de pessoas com esse comportamento que há muito odio aos animais de rua.

<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 12, 2009 9:00 pm

Já respondi no tópico nas adopções só agora vi este. Em Alvalade com tanta gente idosa e carenciada não há-de ser fácil não...

Tigelinhas e sacos plásticos com restos do jantar não chega... E as pessoas têm de perceber isso.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 12, 2009 10:27 pm

Boas.

Realmente bicudo, sim. Mas os casos bicudos são-no mais quando há a falta de vontade e se descarta o "passe de altruísmos" para as costas dos outros :wink:

Com tanto gato e tanta gente que existe, se por cada família (já nem digo pessoa) se castrasse uma gata ou uma cadela, por certo que não haveriam tantos casos "bicudos"

E, sim, gostar dos animais não passa só por dar-se-lhes de comer nem só por descartar o problema para os outros, porque "somos muito amigos dos gatos mas não podemos nem queremos" Como tal, vai-se convivendo mesmo sob "os nossos narizes" com a miséria que se descreve.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 10:32 pm

Não há por aí mais gente a gostar dos gatos?
Podia, se assim fosse,colocar mealheiros nas lojas, por exemplo e começar com a esterilizaçao das gatas gravidas antes de parirem.

Claro que tambem é preciso local para fazerem PO mas se essa senhora os alimenta, não arranjará um cantinho para manter uma gata 8 dias em casa?

Têem de começar por algum lado.

<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

quarta mai 13, 2009 9:14 am

Situação dificil de facto... Queremos muito ajudar mas nao dá para todos não é? Pois... Ainda hoje vi uma situaçao que me fez chorar logo de manhazinha, um gatinho de rua, igual á minha gata, sem rabo!!!!!!!! Fiquei para morrer, so me apetecia saltar do autocarro e ir busca-lo, mas e depois? (embora me parecesse que nao tinha ferida e q tava bem, mmo sem o rabinho)

Eu queria imenso ajudar mas nao tenho possibilidades para tal. Qd precisei esterilizar 2 meninas tive de pedir ajuda e lá consegui devido á bondade de alguem! MAs nao é facil conseguir isto, pois nao ha mmo posses para tal!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 13, 2009 12:18 pm

leonildecarvalho Escreveu:Boas.

Realmente bicudo, sim. Mas os casos bicudos são-no mais quando há a falta de vontade e se descarta o "passe de altruísmos" para as costas dos outros :wink:

Com tanto gato e tanta gente que existe, se por cada família (já nem digo pessoa) se castrasse uma gata ou uma cadela, por certo que não haveriam tantos casos "bicudos"

E, sim, gostar dos animais não passa só por dar-se-lhes de comer nem só por descartar o problema para os outros, porque "somos muito amigos dos gatos mas não podemos nem queremos" Como tal, vai-se convivendo mesmo sob "os nossos narizes" com a miséria que se descreve.

Leo
Vamos lá a combinar uma coisa, se este aponto é dirijido a mim, por favor cite-me e mostre-me onde lhe pareci errada. Dessa forma podemos comunicar e mostrar os nossos pontos de vista.
Assim caído do céu é quase ofensivo e já lhe ganhei demasiado respeito para responder de forma mais torcida. Portanto, vamos falar que eu nunca tive medo de levar nas orelhas e penso que a Leo também não. Bora, chute primeiro :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 13, 2009 1:03 pm

LuMaria Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Boas.

Leo
Vamos lá a combinar uma coisa, se este aponto é dirijido a mim, por favor cite-me e mostre-me onde lhe pareci errada. Dessa forma podemos comunicar e mostrar os nossos pontos de vista.
Assim caído do céu é quase ofensivo e já lhe ganhei demasiado respeito para responder de forma mais torcida. Portanto, vamos falar que eu nunca tive medo de levar nas orelhas e penso que a Leo também não. Bora, chute primeiro :wink:
Boas, LuMaria. :o

Acho que me conhece na perfeição para saber que: se eu quisesse dirigir-lhe crítica no meu post, fazia-o em citação ao que afirmou no seu e respondia-lhe directamente tal como o faço agora. Além do mais concordei em absoluto o caso ser SIM um caso bicudo e acrescentei o porquê de haverem tantos casos "bicudos" como o do tópico e se verificar bem, agora, a citação às partes que me mereceram destaque no post inicial deste tópico e, anote-se, que a intenção não é a de crítica directa ao seu autor mas sim geral a todos os que sacodem a água do capote porque, tal como referi "somos todos muitos amigos dos animais..." e blá..., blá..., blá...!
Olivix Escreveu: Boa tarde a todos, mudei-me recentemente para o bairro de alvalade em Lisboa e deparei-me com uma quantidade enorme de gatos vadios. Os gatos são alimentados por muitas pessoas, portanto tirando o facto de serem vadios e dormirem na rua, grande parte deles não passa fome.

O problema é q são muitos mesmo, p.e, só no bocado de jardim em frente ao meu prédio, há 7 gatos "fixos". Digo fixos pq esses n saem de lá pois a minha vizinha do res do chão alimenta-os.
Para além das guerras entre eles serem uma constante (dou por mim atirar-lhes água constantemente, pois lutam à séria!!!),(...)
(...)

Eu tenho um cão e portanto n posso e tb não quero ter gato. (...)
Acabei por entregá-lo no gatil de lisboa, foi uma atitude fria e q me custou muito, mas não podia ficar com o gato. E pelo o q percebi isto não é apenas um episódio, pois se fosse acho q tinha dado o tudo por tudo para convencer o meu namorado a ficarmos com ele... pergunto-me quantas vezes isto me irá acontecer, gatinhos bébés à porta de casa..

Há pouco tempo tentei fazer candidatura junto da associação "animais de rua", para esterilização das gatas dali do bairro, mas é o candidato q tem q levar as gatas para serem esterilizados. Ora, eu não consigo apanha-las, elas fogem de mim sempre q me tento aproximar. Para além de q financeiramente n me é possível pagar 20 ou sei lá quantas esterilizações.

(...)

Espero q percebam q eu não quero mal aos gatos, eu adoro animais e exactamente por isso é q estou preocupada.
Agora, arreiem todos os "só amigos dos seus animais". Tenho costas quentes, largas e aguento bem :wink: :P :twisted:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta mai 13, 2009 1:04 pm

As castrações dos machos é mais barata e o PO é bem mais rápido, mas acho que o mais importante a fazer seria esterelizar as gatas prenhes. Poderia pedir ajuda a pessoas mais experientes aqui na arca para apanhá-las e quanto ao dinheiro era fazer-se uma "vaquinha".
Su
Solidus
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2008 12:40 pm

quarta mai 13, 2009 1:13 pm

Não sei se já conhece a associação "Animais de Rua" http://www.animaisderua.org/somos Eles esterilizam animais de rua a um preço mais reduzido. E como a situação parece ser bastante grave e tratasse de uma colónia são capazes de levar muito mais barato. É uma questão de lhes expor a situação (pode fazer a partir do site http://www.animaisderua.org/contacto). Tente também falar com a sua vizinha, pode ser que ela contribua para ajudar na esterilização dos gatinhos.

Boa sorte!
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta mai 13, 2009 2:24 pm

isto é um lugar comum, mas quando se quer, tudo se consegue!
é um caso bicudo? sim é, mas não é "sacudindo a água do capote"que o vai resolver... se está realmente preocupada com o destino desses gatos aja! fale com os vizinhos, fale com as associações, arranje fundos, apanhe os gatos (não está a espera que eles venham sorridentes ter consigo, tem de os "caçar", senão, claro, eles fogem), arranje sitio para se fazer o PO... o que não pode é querer que sejam os outros a resolver as suas preocupações!

até conseguir esterilizar todas as gatas, de-lhes a pilula e centre-se nas que estão (supostamente) gravidas e nos gatos (que é mais barato)!
Filipa Costa
Bloqueado

Voltar para “Gatos”