Já tive resposta da associação!!!:
Olá Carla!
Antes de mais obrigado pelo contacto! Respondo-lhe abaixo noutra cor, ok?
Já agora deicxo os meus contactos: XXX
Um abraço,
Consegue ter uma ideia por alto do total de gatos? Para começarmos, vou-lhe pedir o favor de tirar 3 fotografias com qualidade e de submeter a colónia à candidatura das esterilizações aqui. Basta preencher os campos pedidos.
- apanhar os gatos/ ou gatas - Somos profissionais nisso

Temos uma espécie de gaiola em que os gatos entram à procura de um isco saboroso e que quando os gatos entram clicam num pedal que fecha uma porta. É assim que são apanhados.
- esterilizar os gatos ou as gatas? - qual a melhor opção? Esterilizar TUDO. Claro que de preferência, esterilizar as gatas todas, mas se vierem machos também é útil. No final, o que se pretende é ter todos os animais esterilizados. Ou seja, quem entra na armadilha vai a esterilizar.
- pagamento das esterilizações - Isso de angariar donativos com os vizinhos é fantástico. Até porque não é nada caro, se for distribuido por todos. Veja: para as gatas 30€, para os gatos 15€. Parece-lhe bem?
- Pós-operatório - Como funciona, quantos dias são? Os machos são soltos no dia a seguir depois de comerem e de beberem. Até podem ser soltos no próprio dia se a esterilização tiver sido cedo e se estiverem bem ao fim do dia. As gatas em princípio fazem 4 dias, ou 3 se estiverem bem e se o facto de estarem presas estiver a revelar-se contra-producente.
- possibilidade de ficar com o animal neste período? Tem garagem ou uma casa de banho que nºao tenha de usar nesses dias? As gatas ficam numa transportadora durante o pós-operatório e basta mudar o jornal duas vezes ao dia e por água e comiga através da porta. Pode ver como se faz aqui. Se não puder arranjar ninguém que faça os pós-operatórios, teremos de procurar FAT's que o faça. Normalmente estas FAT's só albergam 1 ou 2 animais de cada vez, o que é pouco vantajoso quando temos esse número de gatos para esterilizar. Entretanto, é tb necessário salvaguardar o pré-operatório, ou seja, os gatos são capturados ao final do dia, fazem o jejum de noite e vão ao vet no dia a seguir. A Carla poderia assegurar o transporte ao veterinário?
A MINHA RESPOSTA:
Bom dia Filipa!
Que óptimas notícias q me deu!! Sei q vai ser uma tarefa díficil, mas vejo luz ao "fim do túnel"! E já sei por onde começar, confesso q me sinto um bocado perdida..
Em relação às suas questões:
- Quantidade de gatos: n sei mesmo a quantidade e é díficil de estimar. Ali no bairro há muitas zonas de anexos e baldios nas traseiras dos prédios e vêem-se gatos ao virar de cada esquina. Se tiver q estimar um nº diria para aí 30 a 40 gatos. Amanhã tiro fotografias de alguns, envio-lhe e submeto a candidatura no site, conforme me indicou.
- Dinheiro: em relação ao custo das esterilizações, os valores parecem-me bem, pensei q seria mais

Ficava contente se começassemos pelas gatas apesar de serem mais caras, mais sei q será dificil distingui-las. Por isso julgo q será como disse, os q se conseguirem apanhar serão esterilizados, se forem gatas, melhor!
Vou começar a fazer um peditório ali pelo bairro e junto dos meus conhecidos/amigos, tenho receio q as pessoas "desconfiem" de mim e não contribuam, mas........... vamos ver como corre!
- Pós-operatório: se os machos podem ser soltos no proprio dia (caso a operação seja cedo) perfeito!
Em relação às gatas é q é mais complicado... Mas a sua resposta fez-me lembrar de uma opção q nem tinha pensado! Todas as casas ali em alvalade têm anexos. Portanto eu tb tenho um anexo nas traseiras do prédio, se bem q aquilo mais parece um barracão abandonado e a porta não fecha bem. Nunca foi usado por nós, está meio "abandonado" com algumas tralhas dos antigos proprietários da minha casa. Inclusivamente acho q no inverno e qdo chove os gatos vão para lá dormir. Mas para um gato de rua, acho q é um excelente "quarto" para pós operatório. O q acha?
- Transporte e minha disponibilidade: eu posso assegurar o transporte e respectivos custos. O meu unico problema é a minha disponibilidade. Durante a semana é mais complicado, só estou "livre" a partir das 19h30 depois do trabalho. Portanto praticamente só tenho o fim de semana para me dedicar a esta situação, quer seja transportá-los, capturá-los, etc. Portanto durante a semana não consigo leva-los ao veterinário de manha, só ao fim de semana. Gostava de ter mais tempo, mas n tenho
Resumindo tudo.. Próximos passos:
- vou tirar fotografias e fazer candidatura no site
- angariar dinheiro
- o meu anexo pode servir como "quarto de pós operatório"?
- o facto de eu só ter disponibilidade ao final do dia durante a semana e ao fim de semana, é um problema? Como faríamos para tratar das capturas e idas para o vet? As capturas poderiam ser ao final do dia? E no dia a seguir (novamente ao final do dia) ia busca-los e punha-os no anexo e tratava deles. Tb podíamos capturar na 6ª feira e ao sabado levava-os ao vet e trazia-os e depois sempre o podia acompanhar mais no pos-operatorio (caso sejam gatas) durante o resto do fim de semana
Obrigada
Carla