Diário de uma gata de rua e seus filhotes no meu quintal....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JotaMag
Registado: segunda mai 18, 2009 2:23 pm

segunda mai 18, 2009 2:59 pm

Olá!

No fim de semana prolongado de 1 de Maio, quando cheguei a casa tinha uma gata no jardim com uma linda ninhada de 4 gatinhos...

Fiz o contrário daquilo que me diziam para fazer e tenho tentado proporcionar todas as condições para que corra tudo bem à gata na preocupação de cuidar dos seus filhotes...

Ela tinha os gatos no meio de um canteiro de salsa e coentros e como achei que estava mal ali à chuva e ao frio, arranjei um caixote de roupa suja e deitei-o junto ao local com um pano lá dentro e coloquei lá os gatos....e ela foi para lá...mas passado umas horas já os tinha levado de novo para o canteiro!

Neste fim-de-semana assustou-se com uma visita e vai daí toca a pegar nos gatinhos e levá-los para o quintal da casa do lado onde não mora ninguém....deu-me pena ver os gatinhos lá ainda num sitio pior por tras de umas ervas altas e foi um cabo dos trabalhos para conseguir trazer um a um para o canteiro e ela permitir...mas lá consegui.

Entretanto, mesmo com este susto, deixa-me fazer festas....adora....e até me deixa mexer nos gatinhos quando lhes está a dar de mamar; no ínicio soprava e não deixava ninguem aproximar mas com o tempo e com umas paparocas que comprei para ela....foi ganhando confiança e agora mesmo depois do susto deste fds continua a deixar-me mexer nela e nos filhotes.

No sábado dei com um morto e estava preso entre uns caules mais fortes do canteiro....não sei se morreu por ficar lá preso muito tempo se por outra razão qualquer, mas fiquei com muita pena porque era um preto completo e era macho...agora ficaram tres cinzentas tigradas.

Uma já tem os dois olhos abertos mas as outras duas ainda só têm um aberto e outro tem umas remelas....que acham que devo fazer?...já pensei em limpar com uma gase embebida em soro fisiológico

E queria arranjar uma cama para elas para que não fiquem na terra no canteiro, porque já fui dar com outra presa nos caules....já se mexem bem e começam a querer explorar o local mas quando ficam presas depois nem para a frente nem para trás....mas não sei que tipo de cama...talvez um caixote com terra e ervas no fundo.

Depois se tudo correr bem vou ficar com 4 gatas aqui pelo quintal o que é muito para um casal com filhos que passa os dias fora de casa...estou a pensar em esterilizalas assim que possível e depois de vacinadas e desparasitadas oferecê-las a alguem que lhes dê carinho e que cuide delas.

Abraço e vou dando notícias

JM
Última edição por JotaMag em segunda jun 08, 2009 3:01 pm, editado 2 vezes no total.
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

segunda mai 18, 2009 3:36 pm

ola, penso que pode limpar com soro fisiológico e ver se são só remelas ou se tem o olho vermelho por dentro. pode ser conjuntivite. De qq das formas devia levar ao veterinário se tiver duvidas...
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

segunda mai 18, 2009 5:27 pm

Sim, você pode limpar com soro fisiológico. Vai limpando e verifica se o gatinho apresenta mais algum sintoma em seus olhinhos. verifica se o olho está vermelho, como disse a forista antes, ou se ele tem dificuladade em manter aberto. Como é gatinho bébé pode ainda ser apenas dificuladade em manter aberto e pode ser suficiente essa limpeza. No entanto se dentro de 2 ou 3 dias esse gatinho continuar com secreções no olho, fala com um vet e ele lhe ajudará...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda mai 18, 2009 6:34 pm

Se eles já se movimentam relativamente bem não é normal o facto de não abrirem os olhos. Não coloco de parte uma possível virose daquelas mesmo chatas, que só são completamente curadas com antibiótico e tratamentos que só o veterinário lhe poderá indicar. Pode nem ser isso, mas mais vale prevenir.
Antes de as vacinar ou esterilizar tem de as tratar, por isso aproveite agora para dar um saltinho no vet.

Entre as várias causas, existe a possibilidade de ficarem cegos ou até mesmo de morrerem... ainda por cima tão pequeninos.

Tente arranjar um caixote de cartão fechado, com uma abertura tipo portinha, e colocar la dentro mantas para que fiquem bem resguardados do frio. Desparasitar internamente todos nesta altura também é importante!

Mas mais importante de tudo é leva-los a todos ao veterinário. :wink:
JotaMag

segunda mai 18, 2009 7:49 pm

Boas,

Obrigado pelas vossas dicas...hoje já limpei os olhos das duas que têm um olho fechado e outro aberto.

quer numa quer noutra consegui abrir o olho depois de tirar as remelas com o soro fisiológico...não estão vermelhos, tão é escuros...eles depois voltaram a fechar, mas parece que ficaram sem remelas.

Como devem imaginar, a mãe gata apesar de me deixar mexer nela e nos filhotes quando estão a mamar ou a dormir com ela, não deixa de ser uma gata vadia e ao menor sinal que lhe vou pegar nos filhotes para longe ela muda de comportamento....por isso não sei bem como conseguir levá-la ao vet nesta fase.

Às filhotas ainda era capaz de conseguir pegar...mas acho que ia ser um trauma para a mãe separá-la das crias e a mâe e as crias juntas não as ia conseguir colocar dentro de nenhuma coisa....e como se comportará uma gata vadia dentro de um veterinário...ainda por cima com crias?...isto é tudo novidade para mim

Enfim, deixa lá ver se elas melhoram com o soro...

Uma coisa gira é quando estou a fazer festas a ela e às gatinhas...ela deita-se toda e passa a pata com as unhas de fora em cima da minha mão...mas sem arranhar, parece que está a fazer-me festas também :-)

JM
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mai 18, 2009 8:10 pm

Arranje uma transportadora, meta as crias lá dentro e a mãe provavelmente entrará a seguir.
Nessa altura tape a transportadora completamente para ela não se assustar e vá rapidamente para o vet.

Os vets sabem lidar com animais.
Os gatinhos podem ter remelas apenas por terem aberto agora os olhinhos mas podem tambem ter calicivirus que é uma doença má que os cega e mata pondo tambem a mãe em risco de vida.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
JotaMag

terça mai 26, 2009 8:31 am

Boas,

Fui limpando com soro fisiológico duas vezes por dia todos os dias e por conselho de um vet pai de uma amiga fui pondo a pomada [Editado pela moderação (tlopes)] nos olhos dos 2 gatitos que estavam com os olhos remelosos.

Mas sempre que lá ia pegar neles para fazer a limpeza já estavam de novo fechados e então no sábado resolvi contactar a vet cá da terra.

Aconselhou mudar para umas gotas dexaval-o em vez da pomada e ontem esteve aqui a vê-los e levaram antibiótico e antinflamatório e disse para quarta feira começar a dar o [Editado]...mas falou em 1 comprimido por dia durante 5 dias....1 comprimido não é muito?...estranhei ser um comprimido inteiro para uns gatinhos com tres semanas e meia mas ela disse que estava bem assim.

Então o modo de proceder nos próximos dias vai ser:

- limpeza com soro fisiológico e depois colocar duas gotas de dexaval-o em cada olho...isto duas vezes por dia de preferência ou uma pelo menos.

- a partir de quarta feira começar com o [Editado], um comprimido por dia durante 5 dias...vamos lá ver se consigo pôr um comprimido pela goela abaixo de umas coisas tao pequeninas.

Houve um que hoje já não tinha os olhos remelosos e estavam bem abertos...por isso deve ter reagido muito bem às picas que levou ontem.

Já tenho umas fotos da família e quanto tiver bluetooth no computador passo as fotos e coloco aqui.

Abraço!

JM
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça mai 26, 2009 8:45 am

Jotamag...

Se o vet a medicou dessa maneira, sabe concerteza o que está a fazer... deve confiar! Afinal ela é que é a vet... :wink:

Boa sorte e felicidades para os gatinhos e claro, também para si...

Vá dando noticias!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 26, 2009 1:23 pm

Pode esmagar o comprimido, muito bem esmagado e misturar o "pó" numa colher, de chá, de água, colocar numa seringa (sem agulha, obviamente) e dar ao gatinho. Aponte a seringa para o céu da boca ou para a bochecha e nunca direita (apontada) à garganta.
Há sempre o risco de se perder algum do "pó"... mas é melhor que não o conseguir dar duma vez, inteiro!

Boa sorte,

Leo

PS- não sei se a Vet lhe referiu que, sempre que existe suspeita de conjuntivite (infecção da conjuntiva) num dos olhos, a tratamento (medicação), deve ser aplicado em ambos os olhos porque geralmente passa dum olho para o outro, nem que seja pelo facto de se esfregarem com as patas...
Se tiver dúvidas quanto a isto, chame para a Vet e coloque-lhe esta questão mas não se fique pelo tratamento a um só olho, ok?
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JotaMag

terça mai 26, 2009 2:52 pm

leonildecarvalho Escreveu:Pode esmagar o comprimido, muito bem esmagado e misturar o "pó" numa colher, de chá, de água, colocar numa seringa (sem agulha, obviamente) e dar ao gatinho. Aponte a seringa para o céu da boca ou para a bochecha e nunca direita (apontada) à garganta.
Há sempre o risco de se perder algum do "pó"... mas é melhor que não o conseguir dar duma vez, inteiro!

Boa sorte,

Leo

PS- não sei se a Vet lhe referiu que, sempre que existe suspeita de conjuntivite (infecção da conjuntiva) num dos olhos, a tratamento (medicação), deve ser aplicado em ambos os olhos porque geralmente passa dum olho para o outro, nem que seja pelo facto de se esfregarem com as patas...
Se tiver dúvidas quanto a isto, chame para a Vet e coloque-lhe esta questão mas não se fique pelo tratamento a um só olho, ok?
Obrigado pela dica....a vet já tinha referido essa hipótese de moer o comprimido e diluir em água e tambem tinha alertado para o risco de com a seringa poder ir para aos pulmões...da forma que indicou é mais seguro, mas continuo com receio de dar um comprimido inteiro...na embalagem fala em um comprimido por cada 2 Kg e eles nem meio kg têm!

Eles começaram por ter só num olho...mas depois realmente passou ao outro e ficavam com os dois fechados.

Hoje à hora de almoço o que de manhã tinha os olhos já abertos ainda continua com eles bem abertos e já queria sair da casota... :-)...o outro tá com pior aspecto...e já tinha os olhos meio cerrados....mas de manhã quando lhe limpei os olhos e depois de abri-los tava uma fera....já me queria morder os dedos...:-)

Este ultímo tem um respirar mais barulhento....vamos lá ver se se aguenta...:-(

Cumps.

JM
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 3:42 pm

Não será um comprimido por dia a dividir pelos 4?
Eu penso que um comprimido do ROnaxan nos gatos é para animais com 2kilos mas, posso estar enganada.

No entanto, eu, no seu lugar, antes de lhos dar, telefonava ao vet e confirmava a dose.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 4:35 pm

lagutrop Escreveu:Não será um comprimido por dia a dividir pelos 4?
Eu penso que um comprimido do ROnaxan nos gatos é para animais com 2kilos mas, posso estar enganada.

No entanto, eu, no seu lugar, antes de lhos dar, telefonava ao vet e confirmava a dose.
Se diz isso na embalagem... faço minhas as palavras da Lagutrop... e também ligava antes para o vet a confirmar!
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 5:11 pm

Eu não me lembro o que diz na embalagem.
Sei que há 2 Ronaxan.
Um 20 e outro acho que 100 mas, mesmo assim penso que o 20 é para esse peso.
Já outras vezes disse aqui que não sou vet nem aspiro a tal.
No entanto, telefonaria a confirmar antes de dar aos gatinhos.

<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

terça mai 26, 2009 5:15 pm

Desculpe Lagutrop, não foi você que falou na embalagem.. foi o dono do gatinho... :oops:
JotaMag

quarta jun 03, 2009 12:19 pm

Bom dia,

As novidades são más e boas....primeiro as más: a que estava mais fraquinha não resisitiu, já estava com uma respiração muito dificil e resolveu partir para um sítio melhor. :-(

As outras duas manas estão bem...uma sempre esteve bem e não chegou a ser visivelmente afectada pela coriza, a outra logo depois das picas reagiu bem e também nunca mais teve os olhos remelosos.

Lá consegui dar o comprimido diário a todas durante 5 dias, a técnica é muitas festinhas e depois abrir a boca e enfiar bem até o fim da boca, depois elas lá o engoliram.

Já têm mais de um mês e já começaram a sair para fora da casota...agora é só brincadeira com a cauda da mãe :-)

Imagem[/img]

Imagem[/img]

Imagem[/img]

Imagem[/img]
Responder

Voltar para “Gatos”