Quando ela era ele...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta jun 19, 2002 8:18 am

Olá Vera!

Realmente é bom poder conversar com alguém e contar as habilidades e aventuras dos nossos amiguitos sem que penssem que somos maluquinhos! ;)
Ás vezes entusiasmo-me e começo a falar sobre os maus gatitos e só percebo que as pessoas me devem achar tontinha quando olho para as expressões que fazem. Ás vezes são muito engraçadas! :D Mas só quem tem animais é que compreende como se pode sentir carinho e amizade por eles! ;)
Relativamente ás dúvidas, às vezes ficava um pouco constrangida por colocar questões que achava que só eu tinha! Achava que me iriam gozar e que diriam "Isso é tão básico! Toda a gente sabe!" :oops:
Agora vejo que algumas das dúvidas que eu tenho muitas outras pessoas também têm...
Assim foi óptimo ter descoberto este fórum! :D
É bom conversar convosco...

Beijoca
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta jun 19, 2002 1:49 pm

Olá pessoal gateiro,

Em relação à castração dos gatos eu tenho a mesma opinião das pessoas que dizem que eles não mudam. Ou melhor se mudam eu acho que é para melhor. Pelo menos assim aconteçeu com o meu Tareco (já não está entre nós e era o gato mais maluco do mundo antes e depois da castração) e o meu Pantufas. Este ultimo teve um problema de paralisia nas patinhas trazeiras e a castração só o ajudou. Começou a brincar muito mais a correr e hoje já consegue subir às cadeiras e outros locais antes inacessiveis para ele porque o próprio exercicio fisico fortaleceu os musculos das patinhas e o facto de não ter cios "libertou-o" para as brincadeiras. Em relação à reação à operação os meus tiveram exctamente a mesma. No próprio dia estavam muito calminhos, mas pefeitamente conscientes para tudo e no dia seguinte já estavam óptimos. Com a gatinha foi um bocadinho mais complicado. O Pantufas também emagreceu, ao contrário da Patusca que está uma bolinha, mesmo comendo ração para gatas esterilizadas!!
Uma coisa muito importante. O veterinário dos meus nunca me deixou dar-lhe comida no prório dia. Sempre me disse que seria muito perigoso para eles!! Isto foi o que mais me custou porque eu sabia que eles tinham fome (não comem desde as 23h do dia antrerior), mas a única coisa que lhes podia dar era um bocadinho de água e mesmo essa em pouca quantidade.

Beijinhos
Fátima
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jun 19, 2002 2:55 pm

a minha preocupação com as operações da bicharada, era exactamente eles não quererem comer durante os dias seguintes. em relação ao serafim foi diferente, porque não sei que tipo de anestesia lhe deram, mas ele pode comer antes, depois e não teve nenhuma reacção esquesita. essa anestesia deixou-me muitas dúvidas em relação ao problema grave que ele teve (ocorreu 1.5 dia) depois. mas de facto, a operação nada interferiu em nada com a lesão.
pela maluqueira do serafim e pela brincadeira que ele arranjou, pode-se ver que a castração não é o "fim do mundo". se os gatos engordam ao não, penso que isso vem na sequência da própria estrutura do animal. os que já eram gordinhos, ficaram mais, os outros, mantiveram-se na mesma, elegantes. a kitty é que vinha pele e osso quando a encontrei. hoje está uma texuga. até tenho medo que lhe dê um ataque cardíaco. mas este animal, tal como o serafim, parece que se está a desforrar daquilo que não comeu antes.
anjaazul
vera
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 5:35 pm

quarta jun 19, 2002 4:34 pm

Olá, mais uma vez!

O Jimmy e o Soneca também estiveram em jejum antes da operação.
Pelo que me lembro, a vet disse mandou-me tirar a comida mais ou menos 12 horas antes (na noite anterior) e mesmo a água tive de tirar no próprio dia de manhã, mal acordei.

O meu principal problema é que o "jejum" teve de ser aplicado aos dois... pois comem da mesma taça... embora apenas um fosse operado.

O que fiz foi de manhã, fechar-me com o que não era operado na cozinha para ver se ele comia... mas, acho que por solidariedade, nem o Jimmy nem o Soneca quiseram comer sem o outro... isto é que são gatos amigos e companheiros... devem ter pensado se o outro não pode, então eu também não quero.

Quanto ao pós-operatório, e em relação ao Jimmy (que foi o primeiro), a vet disse para eu não me preocupar pois ele apenas iria quer comer no dia seguinte.
Visto isto, nem me preocupei em retirar a taça... e ele realmente apenas lá foi no dia seguinte e apenas para petiscar... só dois dias depois é que começou a comer normalmente.

Quando foi a vez do Soneca, e tendo em conta o que tinha acontecido com o Jimmy, nunca me passou pela cabeça que ele fosse comer no próprio dia... por isso também deixei estar a taça.
Mas, qual não foi o meu espanto, quando vejo o Soneca a levantar-se ainda meio a cambalear e a ir directamente para a taça da comida...
Lá comeu um bocadinho (se calhar pensado melhor nem o devia ter deixado fazer issso), mas como já disse na mensagem anterior, o petisco não lhe deve ter caído lá muito bem e passado pouco tempo vomitou tudo... mas no dia seguinte lá estava ele a comer normalmente...

Em relação a engordarem... eles realmente estão mais gordinhos... mas, também nunca primaram pela elegância...
Sempre foram uns gatos "bem constituídos" e, embora tivessem engordado um bocadinho depois de serem castrados, acho que já tinham tendência para as gordurinhas...

Agora comem os dois comida light... e apesar de não estarem mais elegantes, pelo menos também não engordaram mais... têm mais ou menos seis quilinhos cada um...

Mas, apesar de tudo, todos os dias lá está a dona a pesar a comidinha, para ver se os rapazes não abusam...

Beijocas,

Vera
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sábado jun 22, 2002 8:32 am

Olá a todos

Estou a ver que não há problemas de deixar de conhecer o meu pequenito depois da castração!
Por aquilo que tenho lido das vossas mensagens, a única coisa que mudou foi a sua capacidade de reprodução.
Em relação á maluqueira ela continuou na mesma, ou até aumentou! :lol:
Em relação à elegância, os gatos são como nós (certo ?) uns mais com propenção para modelos, outros para serem mais rechunchudinhos.

Ainda falta algum tempo...mas o tempo voa e esse dia chegará, inevitavelmente! :?

Muitas festinhas para todos os vochos bichanos e outros amiguinhos e uma beijoca grande para vocês...
Responder

Voltar para “Gatos”