GATA COM FIV E FELV

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Saisa
Registado: quarta fev 27, 2002 7:29 pm

quarta mar 20, 2002 4:28 pm

Olá a todos,

Como alguns sabem a minha gata KIKA tem FIV (SIDA) e FELV (Leucemia), ela à primeira vista parece saudável mas não é, e desde que a Patuska morreu ela anda muito solitária. E então mia de noite e de dia para ter companhia além disso está com o sio de 15 em 15 dias.

Eu e o meu marido trabalhamos e temos aulas à noite, por isso resta muito pouco tempo para a pequenina. Só que não posso ter mais gatos enquanto a KIKA estiver lá, e os meus vizinhos já estão a ficar um pouco fartos de ouvi-la.

Não sei o que fazer, gosto muito da minha gata, mas ela está a prejudicar os vizinhos e a nós também. (Só consigo dormir de 15 em 15 dias ;)

Preciso de uma ajudinha :(

Desesperada, SAISA
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta mar 20, 2002 11:26 pm

Olá Saisa.

Nada de desesperos. Isso não a ajuda a si, ao seu marido nem à sua gata. É óbvio que se a Kika se dava bem com a Patuska, sente a sua falta, contudo, o barulho que diz que ela faz se deve sobretudo ao cio. Noutra situação aconselhava-a a esterilizar, no entanto, neste caso pergunte ao seu veterinário sobre a utilização da pílula. Desta forma ela deixará de causar os transtornos associados ao cio. :( Também compreendo que esteja aborrecida com as queixas dos vizinhos, mas tente explicar (àqueles que achar razoáveis...) a situação e que está a tentar resolver o problema do cio. Simultaneamente, tente arranjar brinquedos para ela se entreter. Um gato sózinho necessita de mais brinquedos. Os meus têm uns peixinhos da Whiskas, presos por um fio que adoram. Como também estou muito tempo fora, prendi-o no puxador da porta e assim eles fartam-se de brincar. Arranje rolhas para ela brincar, ratinhos de pelo, etc. O facto da sua gata ter Fiv e Felv, não significa que esteja já condenada. Ela poderá viver bastante tempo saudavelmente. Tente contactar pessoas que tenham o mesmo tipo de experiência, para poderem partilhar saberes. Recomendo-lhe dois sites o: http://www.felinus.promineo.com/ e o http://www.prisma-webdesign.com/cats/pt/index.html. Sugiro também que coloque as questões das suas dúvidas ao veterinário da Arca.
Espero de alguma forma tê-la ajudado.
Elsa Pereira
Sisa
Membro
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

quarta mai 20, 2009 12:08 pm

Saisa já pensaram em adoptar outro gato com FIV e FELV para lhe fazer companhia?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mai 20, 2009 1:11 pm

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 20, 2009 7:30 pm

Sisa Escreveu:Saisa já pensaram em adoptar outro gato com FIV e FELV para lhe fazer companhia?
ÓPTIMA sugestão :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mai 20, 2009 9:59 pm

Esclareçam-me... os gatinhos portadores de FIV e FELV não podem ser esterilizados?
:oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 10:07 pm

pathelen Escreveu:Esclareçam-me... os gatinhos portadores de FIV e FELV não podem ser esterilizados?
:oops:
Depende da situação do animal...
Se já apresentar sintomas graves... pode haver um ou mais Vets que recomendem ser melhor deixá-lo... :wink:

Por isso é que se o animal ainda for jovem, isto nos positivos, e sem graves sintomas de doenças que possam um dia surgir, é melhor aproveitar a altura para castrar porque após sintomas de algo que o possam comprometer, tal e qual como num qualquer outro animal que tenha qualquer tipo de sintomas de doenças graves como, p.e. cardiacas, colapso de traqueia, etc... em que não operam porque são de risco :| Portanto aproveita-se a altura de estarem mais ou menos sem risco...

E não só para castração mas sim para qualquer acto cirúrgico. Mesmo até uma simples destartarização

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 10:16 pm

Obrigada Leo!

Não sabia...

A gatinha que tive antes da Rita morreu precisamente com essas duas doenças... nem cheguei a castrar! Não deu tempo... aquilo foi fulminante!
Deixou de comer e ao fim de 2 semanas morreu... foi horrivel! Tadinha era tão linda... tinha 8 meses...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 10:20 pm

De nada :wink: :lol:

Vou agora "xonar" que desde as 6 da matina que estou a pé :wink:

Inté e durmam bem :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RANX
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:22 pm

quarta mai 20, 2009 10:21 pm

olá.
mais ou menos há coisa de um ano adoptei uma gata sphinx já adolta.
O dono dela disse-me que ia voltar para o pais dele e naõ a poderia levar.
O senhor era Ucraniano.
Achei estranho,pois a gata já tinha vindo de lá,mas,ao ver gata não resisti e adopteia.
Passado mais ou menos uma semana levei a gata ao vet. para ver como ela estava.
Conclusaõ:o vet conhecia a gata e disse-me que ela tinha FIV.
Soube mais tarde que ela era gata criadeira mas que os bebes morriam sempre no desmame.Desculpem o testamento,mas tudo isto para dizer que ela foi esterelizada há 15 dias e que tudo correu bem.Teve uma optima recuperaçaõ e esta como se nada tivesse acontecido.O vet. nem nunca me falou que seria um risco operar.
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 10:33 pm

Ainda bem que a gatinha está bem Ranx...

Pois... deve ser uma daquelas situações em que a Leo diz que se não apresentar sintomas graves, operam... :wink:
RANX
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:22 pm

quarta mai 20, 2009 10:37 pm

Pois,talvez.Ela realmente naõ apresenta sintomas nenhuns.
Sisa
Membro

quinta mai 21, 2009 2:28 am

Tambem há vets que aconselham a nao vacinar acho que isso vai de vet para vet, na minha opiniao se ele estiver bem vale a pena vacinar! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 21, 2009 3:19 pm

Sisa Escreveu:Tambem há vets que aconselham a nao vacinar acho que isso vai de vet para vet, na minha opiniao se ele estiver bem vale a pena vacinar! ;)
Não sei se é Vet? Contudo, se eles acham que nuns casos se deve vacinar e noutros não, eles lá terão razões para tal :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sisa
Membro

quinta mai 21, 2009 3:23 pm

Nao nao sou vet lol!

A minha opiniao é baseada no que tenho ouvido dos vets que se o animal é estavel e encontra-se bem que aconselham a vacinar, pois mesmo que seja um animal de apartamento pudemos levar doenças no nosso calçado ou roupa.

;)
Responder

Voltar para “Gatos”