Preciso de um conselho urgente ;(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sandralmeida
Registado: sábado mai 30, 2009 7:01 pm

sábado mai 30, 2009 7:09 pm

Olá a todos,

Tenho uma gata raça europeu de 9 aninhos a quem foi diagnosticado recentemente um tumor de cerca de 4 cm numa maminha.

Como sabemos, os tumores nas gatas são quase todos malignos. Há uma pequena percentagem que escapa mas, regra geral, quase todas são atingidas por este problema.

A operação e possíveis tratamentos seriam uma opção que me aflige bastante. Já passei por um caso destes na família (ser humano) em que a operação parecia a solução mas, num curto espaço de tempo, a situação piorou. Dá a sensação de que “quanto mais se mexe, pior é”.

Eu não quero que a pequena sofra com operações e tratamentos de quimio… Queria outra solução mais natural que não irritasse as células que ela tem dentro dela. O que devo fazer? Alguém pode partilhar experiências e conhecimentos comigo?

Ela actualmente continua brincalhona, mexe-se naquela bolinha que parece uma bola de gordura inofensiva e ela nem mia… está igual a ela própria…. estou tão angustiada….
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sábado mai 30, 2009 7:42 pm

Compreendo totalmente o que está a passar, esta manhã foi diagnosticado um tumor mamário do tamanho de uma ervilha à minha gata Fani de 14 anos.
O médico veterinário aconselhou-me a operar, mas não me deu garantias que ela suportasse a operação. Fiquei de pensar sobre o assunto, segunda-feira vou pedir uma segunda opinião e até ao final da semana vou tentar ter a minha resposta definitiva.
O tumor não provoca dor à gata, logo ela não está em sofrimento, mas está a evoluir de dia para dia,o que pode provocar uma morte precoce à minha menina, coisa que a operação iria atenuar... Estou num dilema e numa angustia... :(
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado mai 30, 2009 8:15 pm

Esta é uma das razões pelas quais a esterilização é sempre a melhor opção...
As gatinhas não estão esterilizadas, pois não??

No caso da Sandraalmeida... Sei que, normalmente, quando há tumores mamários o tumor é removido, assim como a maminha, ou até toda a cadeia mamária, o que impossibilita o aparecimento de cancro noutras maminhas... Não sei é se a operação é exclusivamente feita às maminhas, ou se também retiram logo o sistema reprodutor... A gatinha tem 9 anos, já não é novinha, mas também já não é assim tão velha, é questão de falar com o veterinário dela ou pedir outras opiniões...
Quanto à gatinha da Tchuza, realmente já é mais complicado, pois ela tem 14 aninhos... mas se o veterinário aconselhou...

Um conselho... Não deixem andar... Se for maligno pode alastrar e as gatinhas vão sofrer imenso...
Procurem ajuda veterinária rápidamente, se necessário pessam segundas opiniões, mas tenham muita atenção a isso! :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sandralmeida

sábado mai 30, 2009 9:23 pm

Obrigada às duas pelas palavras. Também soube o diagnóstico hoje de manhã... o veterinário indicou que a remoção seria completa. O tumor está numa das maminhas mas a cirurgia seria radical. Todas as maminhas. No entanto, não excluiu a probabilidade de tratamento e esperança media de vida de 6 meses pós operação. Segundo os estudos que me mostrou, a situação é a seguinte:
<2cm> a 3cm (6 meses).
Havendo probabilidade de metásteses nas axilas.

Não sei até que ponto "meter as mãos no problema" vai ajudar. Não sei se a pequena aguentará pós operações, tratamentos e morfinas para as dores... isto é tão complicado....

Na 2ª feira tentarei recolher outra opinião mas estou num dilema muito complicado...
sandralmeida

sábado mai 30, 2009 9:29 pm

A resposta anterior está incompleta. Aqui vai o texto em falta...

A minha gata ficaria também sem o sistema reproductor.
A tabela dada pelo vet foi: inferior a 2 cm - três anos de vida; de 2 a 3 cm - 2 anos de vida; superior a 3cm - 6 meses de vida...
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado mai 30, 2009 9:47 pm

Eu tenho uma menina com cerca de 11 anos, veio cá para casa só no ano passado (com 10 anos) e só nessa altura foi esterilizada.

Em Dezembro, foi lhe encontrado um tumor numa maminha e, como as análises de rotina (que devem ser feitos anualmente a animais séniores) já tinham sido feitos e estava impecável, marquei de imediato a operação, não tive dúvidas nenhumas, pois adiar a operação significa que o cancro pode espalhar-se. Foi-lhe feita uma mastectomia unilateral, ou seja, retirou a cadeia mamária toda do lado do tumor.

O pós-operatório foi complicado mas passado um mês voltou ao normal. Neste momento, é uma gatinha feliz e com energia (desde que as artroses o permitam :lol: ) e, para já nem sinal de mais tumores.

Fazemos mensalmente uma palpação em casa e faz visitas ao Vet com regularidade e em Junho vai fazer as análises dela.

Eu acho que vale a pena, damos mais tempo para elas viverem e nunca se sabe, podem sempre surpreender-nos :wink:

A esta não pude evitar este problema, mas as minhas meninas foram todas esterilizadas antes do primeiro cio e com elas estou mais descansada, embora que depois do problema da velhota fiquei um bocado paranoica com as palpações (pobres miúdas :roll: )

Força para vocês
sandralmeida

sábado mai 30, 2009 10:07 pm

Acho que o meu caso é pior. O tumor tem cerca de 3 cm. No meio de tanto pêlo nunca demos por aquela bolinha... tenho medo que hajam metásteses. No seu caso, quando detectaram ainda era muito precoce. Daí o sucesso. E ainda bem, tadinha... espero que se aguente por muitos e muitos anos :)
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

sábado mai 30, 2009 10:16 pm

São situações terríveis, essas!
:( Em ambas as situações têm que ponderar bem as consequências, ouvir segundas opiniões e pensar que enquanto há vida há esperança e que os gatos são muito resistentes.
As melhoras e vão dando notícias.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
blue2
Membro Veterano

domingo mai 31, 2009 8:45 am

sandralmeida, tem razão foi detectado muito cedo sim, fez a vacina da FELV e não tinha nada, 23 dias depois (no reforço) foi-lhe detectado o tumor (estas coisas são muito rápidas)

Não se esqueçam que precisam de tomar uma decisão com rapidez, nestes casos todos os minutos contam.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 31, 2009 11:58 am

Com 9 anos encontrei 3 ervilhinhas nas maminhas da minha Branca de Neve.
O vet quis operar de urgência, perguntou se podia fazer como se fosse sua e eu, que tenho a maior confiança nele, disse-lhe que sim.

Tirou portanto as duas cadeias mamárias completas na mesma operação.
A recuperação foi complicada e dificil mas ela tinha imensa força de viver.

O resultado veio maligno, claro como se esperava e num grau bem elevado.
O vet disse-me que tinha tirado o maximo dos maximos e para eu arranjar um outro gato, para fazer companhia ao residente na altura, no espaço de 6 meses.
Assim Fiz.

Passaram os 6 meses, e um ano, e dois anos, e 3 anos e 4 anos e apenas 4 anos e meio depois ela voltou a ter tumores e aí janão foi possivel fazer mais nada.

Conheço vários casos assim.

Há é que partir para a remoção total de tudo o que pode fazer cancro, por muito que nos custe.
Andar a tirar uma maminha agora, outra daqui a um mês e a cadeia toda 6 meses depois não serve de nada.

Pense bem.
Ela confia em si.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 31, 2009 1:15 pm

Olá sandralmeida.
sandralmeida Escreveu: (...)A operação e possíveis tratamentos seriam uma opção que me aflige bastante. Já passei por um caso destes na família (ser humano) em que a operação parecia a solução mas, num curto espaço de tempo, a situação piorou. Dá a sensação de que “quanto mais se mexe, pior é”.

(...)
Não pode fazer comparações deste tipo porque cada caso é um caso e humanos têm uma genética bem diferenciada da dos animais. Além do mais, existem "1001" Tumores diferentes com especificações também diferentes...!

A tabela que o Vet lhe mostrou é baseada em estatísticas e não a REGRA!
Há e sempre houveram excepções que contrariam as previsões baseadas em estatísticas. A prova disto mesmo é o exemplo que a Lagutrop já referiu...

A minha opinião é que a resolução da remoção do Tumor deve ser tomada com a máxima brevidade. :wink:
Vale sempre a pena tentar prolongar-se a existente boa qualidade de vida a um animal, nem que por muito pouco tempo que seja.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandralmeida

domingo mai 31, 2009 8:50 pm

Obrigada pelas sugestões. Não tenho dormido muito bem por causa disto. Não consigo imaginar a situação de entrar em casa e não ver a gata a fazer asneiras, etc... está a custar-me tanto sentir esta contagem decrescente.... é horrível...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 31, 2009 9:09 pm

sandralmeida Escreveu:Obrigada pelas sugestões. Não tenho dormido muito bem por causa disto. Não consigo imaginar a situação de entrar em casa e não ver a gata a fazer asneiras, etc... está a custar-me tanto sentir esta contagem decrescente.... é horrível...
O pior que pode fazer neste momento, é sofrer por antecipação! Os felinos captam todos os nossos receios e estado de espírito e não favorece nada o animal perto de quem transmite tal :wink: Tem que ser mais positiva e levar um passo de cada vez, ok? :wink: Transpor obstáculos, um a um é sempre mais fácil que estar a calcular transpô-los todos duma só vez.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
blue2
Membro Veterano

domingo mai 31, 2009 9:16 pm

Exactamente.

Eu entendo essa agonia, também foi dificil para mim ultrapassar a situação da minha menina (apesar de estar mentalizada que o mais certo era acontecer isto) mas depressa voltamos à vida normal e a maioria das vezes nem nos lembramos disso.

É verdade que tornei-me um pouquito obcecada com as palpações e exames, mas já não olho para ela e penso no tempo contado, vivemos um dia de cada vez e não vale a pena sofrer por antecipação :wink:
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

domingo mai 31, 2009 9:21 pm

Desejo toda a sorte do mundo à gatinha... Com optimismo de certeza que tudo correrá melhor. É uma situação muito dificil, bem sei, mas o importante é fazer com que a gatinha sinta que os donos farão tudo para que ela se sinta bem e para que viva com qualidade.

Muita sorte, muita coragem e muito optimismo são um bom ponto de partida para lutar contra a doença. Não desanime e mime muito essa garota... tudo correrá bem :wink: Torcemos por vocês!!

Pensamento positivo e vá dando notícias!
Responder

Voltar para “Gatos”