Gatinho - dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Marie10
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 3:41 pm

sexta jun 05, 2009 10:17 pm

Há dois dias o meu irmão encontrou um gatinho abandonado na estrada e trouxe-o para casa. Ainda é muito pequeno, deve ter mais ou menos um mês. Fiquei com ele e tenho estado a dar-lhe leite apenas, mas não sei exactamente que comida lhe hei-de dar, visto que é uma situação nova para mim. Agradecia que me esclarecessem quanto à alimentação que lhe deveria dar, se o leite é suficiente...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 05, 2009 10:25 pm

Se lhe está a dar leite para consumo dos humanos, pare já!!!!

Leia este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marie10
Membro Júnior

quarta jun 10, 2009 9:52 pm

A gata não vai fazer as necessidades à caixa da areia, faz sempre noutros sítios. :? Como a posso habituar a fazer na caixinha?
joanamiranda
Membro Veterano
Registado: terça set 23, 2008 5:47 pm
Cães: Luna, Jesse

sexta jun 12, 2009 10:54 am

Sempre que ela fizer noutro sitio, que não a caixa de areia, ponha-a no sitio onde ela fez e deixe-a cheirar, depois diga-he um NÃO firme e coloque-a na caixinha de areia! Há alguns gatos que mal os reprendemos e faemos isso, começam a fazer nacaixa, outros podem demorar mais um bocado! O que é preciso é ter muita paciencia ... Pode também por a caixa de areia no local onde ela normalmente faz as necessidades, para elaperceber que é na caixa que se faz, qdo ela começar a fazer na caixa, devagarinho, vá pondo-a no sitio que deseja! :wink: :D
<p>Nome: "Boxer" &eacute; um c&atilde;o lindo, de porte pequeno que procura um dono ou FAT urgente!</p>
<p>Por favor visite o seu t&oacute;pico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=82056</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 12, 2009 9:48 pm

Marie10 Escreveu:A gata não vai fazer as necessidades à caixa da areia, faz sempre noutros sítios. :? Como a posso habituar a fazer na caixinha?
Qual é a alimentação que lhe estão a dar?
As fezes são moles?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marie10
Membro Júnior

sexta jun 12, 2009 11:29 pm

Sim, são moles. Estou a dar-lhe daquelas comidas de lata, próprias para gatinhos pequenos.
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

sexta jun 12, 2009 11:42 pm

Comida de lata? Está a referir-se à húmida ou ao leite?

Leu o tópico da leonilde?
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Marie10
Membro Júnior

sábado jun 13, 2009 12:34 pm

Refiro-me à húmida. E sim, li. :wink:
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

sábado jun 13, 2009 1:23 pm

E só está a dar essa?
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 2:23 pm

Marie10 Escreveu:Sim, são moles. Estou a dar-lhe daquelas comidas de lata, próprias para gatinhos pequenos.
Claro que são MOLES e, binnnnngo!!!. Atrevo-me até a dizer que o gatito está com uma valente desinteria!!! :roll:

Alguma vez levou esse gatinho a um Vet? Não creio! Porque, se o tivesse levado não acredito que lhe tivessem aconselhado a dar comida húmida ao animal!!!

Logo vi que havia uma origem para o desgraçado fazer fora da caixa :(
Quando está com diarreia, não costuma ter dores? Ele também as tem, sabia? A diferença é que nós; "humanos", queixamo-nos, levamos as mãos á barriga e se ainda "formos a tempo" não "borramos as cuecas. Fora isto, lá se vai uma valente "***" no sítio errado...! Percebe onde quero chegar?

Leve esse gatinho ao Vet O QUANTO ANTES e dê-lhe uma alimentação adequada à idade e saúde para o bem estar do animal.
Se não o levar atempadamente ao Vet, estando ele com diarreia, desidrata em muito pouco tempo, podendo comprometer a sua futura qualidade de vida se, ele escapar desta (?!), e pode até comprometer a sua sobrevivência, morrendo "às colherzinhas e cheio de dores horríveis"!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

segunda jun 15, 2009 3:03 pm

Oi.

Na verdade, o que a senhora Leonilde lhe aconselhou é correcto!
Gatinho não deve ser alimentado apenas de comida humida, principalmente se está com problema de intestino. Existe muita causa para esse desarranjo e você deve levar seu gatinho ao veterinário. Incluisive pode ser parasitas. Seu animal pode na verdade sentir dores e isso faz com que não tenha tempo de ir a caixinha.
Aconselho ida ao vet, para desparazitação e para que ele lhe recomende alimentação adequqda.

Boa sorte.
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

segunda jun 15, 2009 10:45 pm

O leite de vaca faz muito mal aos gatinhos. Deve dar um leite especial para gatos, mas por agora acho que devia parar. A causa da desinteria é da alimentação. Dê apenas ração seca, adequada à idade, leve ao vet para desparasitar e verá que melhora. Tenho a certeza de que quando melhorar fará as necessidades na caixa.
Marie10
Membro Júnior

sexta jun 26, 2009 2:24 pm

Quanto ao assunto do WC já está tudo OK. O problema agora é que ela é muito brincalhona, gosta muito de brincar, muito mesmo. Só que a brincadeira dela é morder, morder e morder. Às vezes morde com força, eu dou-lhe palmadas e ela continua. Não sei o que fazer para ela acalmar. :(
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta jun 26, 2009 4:28 pm

Marie10:
Quanto ao morder, sei bem a que se refere. O meu Osky tem como brincadeira predilecta dar umas belas mordidelas nos donos.

Há um tópico recente que fala sobre esse mesmo assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69100

E, se fizer uma pesquisa pelo fórum verá várias sugestões para lidar com a situação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=morder

Não há forma infalível e dependerá muito da personalidade do próprio gatinho, embora a educação também seja muito importante. Mas, na minha modesta opinião, palmadas não são opção... Agressividade gera agressividade e essas dentadinhas são manifestações de carinho por parte dele (acha que ele iria brincar com um desconhecido em quem não tivésse qualquer confiança?)

Quanto mais palmadas lhe der mais o pequenito vai ficar confuso - No fundo ele está a dar-lhe mimo e é repreendido? - Ou então, irá achar que o está a desafiar para a brincadeira e isso só vai piorar a situação. Se enquanto pequeno é brincadeira, poderá também estar a fomentar a agresividade em vez de corrigir o comportamento.

No caso do Osky, optámos por, assim que ele dá a 1º mordidela (a magoar ou não), dizer-lhe um "valente NÃO" e colocá-lo no chão sem lhe ligar durante uns minutos. Ao fim de 2 dias com este procedimento as alterações foram notórias... Ele até já vira a cara (leia-se focinhito :) ) à mão para não morder...

Enfim, cada gato é diferente e no caso dos cães a resposta é imediata por submissão ao dono. No caso dos gatos, se escolhem não o fazer, é por perceberem que essa atitude não é benvinda e... Para o ensinar é preciso tempo, paciência e carinho.

Que me corrijam os foristas experientes, pois foi com base noutros tópicos que cheguei a estas conclusões e que estou a ver resultados com o Osky :wink:
Última edição por Nita77 em sexta jun 26, 2009 4:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jun 26, 2009 4:34 pm

Nita77 Escreveu:
No caso do Osky, optámos por, assim que ele dá a 1º mordidela (a magoar ou não), dizer-lhe um "valente NÃO" e colocá-lo no chão sem lhe ligar durante uns minutos. Ao fim de 2 dias com este procedimento as alterações foram notórias... Ele até já vira a cara (leia-se focinhito ) à mão para não morder...
Nem mais... :wink:

Exactamente como fiz com a minha Rita e hoje é uma doçura... :P
Responder

Voltar para “Gatos”