Diário de uma gata de rua e seus filhotes no meu quintal....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JotaMag
Registado: segunda mai 18, 2009 2:23 pm

segunda jun 08, 2009 8:28 am

Bom dia amigos(as)!

Está tudo bem com a minha família felina....as gatinhas já estão a ficar confiantes e é só brincadeira fora da casota...não dão descanso à cauda da mãe...ela tem de ter muita paciência quando está a comer e elas não lhe largam a cauda :-)

Já desparasitei a mãe e as filhotas....com um desparasitante receitado pela vet que é uma seringa regulada de uma papa, e na brincadeira com a seringa foi facil dar à mãe.

Tenho tentado dar granulado às piquininas mas elas não lhe pegam...acho que com um mês e uma semana já deveria estar na altura de começarem a pegar no granulado receitado pela vet... o tecnhical kitten...mas mesmo moido para ficar mais miúdo mesmo assim não lhe pegam, e parece-me que a mãe já não tem tanto leite como tinha antes.

Já estará na altura para elas começarem a comer o granulado?...qual é a melhor táctica para conseguir que elas adiram ao granulado?...alguma marca em especial que seja mais atractiva?

Obrigado,

JM
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

segunda jun 08, 2009 2:43 pm

Nunca tive essa experiencia, mas sei que no desmame, há quem dê aos gatinhos a ração seca para gatinhos humedecida com o leite proprio (para gatinhos, também), ou com água... os pequeninos habituam-se, assim, gradualmente a texturas e sabores diferentes ao mesmo tempo que o sistema digestivo se adapta também a outro tipo de comida... espero ter ajudado. Boa sorte.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 09, 2009 8:39 am

Quanto á comida já lhe responderam.

Já consegue tocar na mãe?

Por esta altura ela pode estar a entrar em cio ou ter até já entrado e engravidado outra vez.
Está na altura de a esterilizar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
JotaMag
Registado: segunda mai 18, 2009 2:23 pm

terça jun 09, 2009 9:06 am

lagutrop Escreveu:Quanto á comida já lhe responderam.

Já consegue tocar na mãe?

Por esta altura ela pode estar a entrar em cio ou ter até já entrado e engravidado outra vez.
Está na altura de a esterilizar.
Bom dia

Ela teve esta ninhada à cerca de 40 dias ( foi no fim de semana de 1 de Maio)...já estará na altura de entrar no cio outra vez?...estava a pensar esterilizá-la no princípio de Julho.

Já não tenho problemas em tocar na gata e dar-lhe mimos...ela aliás até adora isso e quando estou ao pé dela deita-se de barriga para o ar para lhe fazer festa na barriga...e é só ronronar :-)

Eu não percebo muito de gatas....mas mesmo que ela entre em cio....o aproximar de gatos, mesmo que seja numa das voltas que ela dá pelos campos, não é visto por ela como uma ameaça às crias?...será que ela mesmo que entre em cio vai deixar algum gato se aproximar dela?...é que ela continua extremamente cuidadosa com as crias e qualquer coisa de anormal entra logo em posição de protecção.

Obrigado

JM
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 9:20 am

Mesmo amamentando ainda as crias pode entrar em cio e engravidar.
Claro que apesar de tudo continuará a proteger as suas crias.

Pode esperar até Julho e esterilizá-la mesmo gravida mas, entretanto pode estar a atrair para o seu quintal machos que a quererão cobrir, marcarão territorio com aquele cheiro terrivel e podem entrar em brigas.

Portanto, na minha opinião pessoal, assim que visse que as "meninas" comem o suficiente sozinhas, não esperaria mais.

E dou-lhe os parabens por ter recolhido essa mamã, ter tratado as crias e pensar no futuro delas :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta jun 10, 2009 8:37 am

Primeiro que tudo quero parabenizá-la pela sua atitude e coragem, pois acredito que terá sido um desafio para si já que afirmou que não percebia muito de gatos :!:

E já agora, já sabe o que vai fazer aos miaus? Vai ficar com elas ou vai deixá-las serem gatas de rua? Não acredito que não se tenha afeiçoado a estas meninas lindas :wink: Até reparei que a mâmâ gata já tem coleira e tudo :)
Su
lagutrop
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 10:02 am

Mesmo que não as queira levar para dentro de casa, esterilizadas todas, com aposentos abrigados e cuidadas como teem sido até agora, terão uma vida feliz.
Claro que dentro de casa ficariam melhor mas se for essa a alternativa já será muito bom.
Por outro lado elas vão manter ratos, lagartixas, osgas e outros bicharocos afastados da sua casa :D

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”