Sugestões de como capturar ninhada de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sintha
Registado: segunda abr 03, 2006 11:29 am

sexta jun 12, 2009 2:27 pm

Encontrei uma ninhada com 5 gatinhos, numa casa abandonada.
Estão com a mãe, e o sítio onde estão foi muito bem escolhido pela gata, pois estão abrigados da chuva e protegidos de todos os perigos da rua.
Como quando os vi pela primeira vez, teriam cerca de um mês e meio, comecei a deixar ração para gatinhos e água no local diariamente.
Até aqui tudo bem, só que à +/- uma semana começaram a aparecer com os olhos inflamados... um a um estão a ficar com os olhos totalmente fechados... neste momento já 3 têm os olhos cobertos pela palpebra inferior que parece estar quase em carne viva.
Já consegui contactar uma FAT para ficar com eles, já consegui arranjar forma de entrar dentro da casa, só não os consigo capturar.
Entrei na casa, e para além da mãe ser muito protectora e quase me ter atacado, eles esconderam-se num monte de entulho ao qual eu não tinha acesso. Já deixei lá uma transportadora com a porta aberta, uma manta, que se eles fossem para lá dormir conseguia recolhe-los mas eles não dormem lá dentro...
Não tenho nenhuma armadilha mas também duvido que entrassem...
Têm sugestões? É que eu já não sei que mais fazer e estar a ser angustiante vê-los assim, ter possibilidade de os ajudar e não conseguir...
:cry:
Pitest
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 4:42 pm

sexta jun 12, 2009 2:46 pm

Tente contactar as associações de animais de rua, certamente arranjam uma armadilha, eles entrarem, até entram, com atum, ou algo que tenha um cheiro activo e irresistivel. Eu capturei assim os gatos 3 bebes a mae e 3 machos. Mas é um "jogo" de paciência, e quando colocar a armadilha, vá dar uma volta, se possível de noite, não se deixe ficar perto da armadilha.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 12, 2009 9:47 pm

Esse caso sendo que é urgente, pelos sintomas que descreve dos gatinhos... aconselho-a a abrir um tópico no forum de ajuda "Pedidos e outros tópicos" http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=173, para além de fazer o mesmo pedido noutros foruns de animais (Felinus, por exemplo) e contacte Associações para que alguém lhe empreste uma armadilha com a máxima brevidade.

Esse caso, só mesmo com armadilha e tenha em atenção de lhes dar fome no dia anterior à captura; caso contrário não entrarão na dita armadilha.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

sábado jun 13, 2009 3:10 am

Sintha de que zona do país é q é?
Sintha

sábado jun 13, 2009 11:35 am

Eu já contactei 2 associações, a pedir simplesmente que alguém me ajudasse no local a apanhar os gatinhos. Tudo resto, custos, acolhimento dos gatos, tratamentos, seria minha responsabilidade. Uma não me respondeu, outra disse-me ter outras prioridades...

pinkstar, estamos a falar do distrito do Porto.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado jun 13, 2009 11:57 am

Peça uma armadilha emprestada aqui neste tópico e no forum que a Leo idicou, dado a gravidade da situação tem mesmo de apelar e todo o lado.
Pode ser que alguém dessa zona passe por aqui e lhe empreste uma, ah e altere o titulo para "Precisa-se de armadilha URGENTE - Porto" (algo deste género) para que seja mais apelativo.

Boa sorte com os gatinhos!
Su
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

sábado jun 13, 2009 1:01 pm

Pois no distrito do Porto ja fica muito longe senao teria todo gosto em ir ajudar a apanhar gatinhos.

Mas siga as sugestoes crie topicos a pedir ajuda pa apanhar gatinhos, e boa sorte!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 2:25 pm

Sintha Escreveu:Eu já contactei 2 associações, a pedir simplesmente que alguém me ajudasse no local a apanhar os gatinhos. Tudo resto, custos, acolhimento dos gatos, tratamentos, seria minha responsabilidade. Uma não me respondeu, outra disse-me ter outras prioridades...

Contacte a CATUS no Porto já que uma amiga minha os contactou recentemente para que lhe emprestassem uma armadilha e eles emprestaram. Ela teve foi que deixar uma caução de 100€ que depois lhe foi devolvida aquando devolução da armadilha.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 13, 2009 2:27 pm

Sintha Escreveu:Eu já contactei 2 associações, a pedir simplesmente que alguém me ajudasse no local a apanhar os gatinhos. Tudo resto, custos, acolhimento dos gatos, tratamentos, seria minha responsabilidade. Uma não me respondeu, outra disse-me ter outras prioridades...

contacte a pravi do porto. pelo que conheço, só não ajudam se não puderem
anjjazul
Sintha

sábado jun 13, 2009 2:41 pm

Obrigada a todos pela ajuda :)
Uma das pessoas das associações que contactei, disponibilizou-se para ir comigo amanhã ao local, acho que não têm armadilha mas pelo menos é alguma ajuda.
Dependendo do resultado de amanhã vejo se ainda existe a necessidade de pedir uma armadilha emprestada às associações que referiram.
Mais uma vez obrigado e amanhã espero ter novidades.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 5:48 pm

Sintha Escreveu:Obrigada a todos pela ajuda :)
Uma das pessoas das associações que contactei, disponibilizou-se para ir comigo amanhã ao local, acho que não têm armadilha mas pelo menos é alguma ajuda.
Dependendo do resultado de amanhã vejo se ainda existe a necessidade de pedir uma armadilha emprestada às associações que referiram.
Mais uma vez obrigado e amanhã espero ter novidades.
Se acha que não tem armadilha e se anteriormente referiu que não os conseguia apanhar porque...
Então, não é porque com mais pessoas que consegue... :o . Aliás, pode é comprometer toda a situação futura de captura, porque quanto mais movimento (mais pessoas) PIOR!!! Os gatos são extremamente astutos e se esta tentativa, sem armadilha, falhar, não fique com certezas de lá continuarem quando lá regressar para nova tentativa.

Não precipite as coisas, peça uma armadilha, vá com certezas e não com o "eu acho"

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sintha

domingo jun 14, 2009 7:16 pm

[/quote]

Se acha que n�o tem armadilha e se anteriormente referiu que n�o os conseguia apanhar porque...
Ent�o, n�o � porque com mais pessoas que consegue... :o . Ali�s, pode � comprometer toda a situa��o futura de captura, porque quanto mais movimento (mais pessoas) PIOR!!! Os gatos s�o extremamente astutos e se esta tentativa, sem armadilha, falhar, n�o fique com certezas de l� continuarem quando l� regressar para nova tentativa.

N�o precipite as coisas, pe�a uma armadilha, v� com certezas e n�o com o "eu acho"

Boa sorte,

Leo[/quote]

Leo,
a pessoa da associação foi lá comigo para estudar a situação . Obviamente que depois de andar à uma semana com todos os cuidados para não os assustar, não ia agora tentar apanha-los à maluca.

A novidade é que já tenho os 5 comigo.
A ideia de deixar a transportadora resultou, eles acabaram por ir para lá todos dormir e foi só fechar a porta.
Amanhã de amanhã vão ao veterinária e espero sinceramente ainda estar a tempo de lhes salvar os olhos...
Infelizmente não consegui trazer a mãe, que queria esterilizar, para ela talvez precise mesmo da armadilha.
Responder

Voltar para “Gatos”