Então não é que tenho 1 gato com puberdade precoce?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 19, 2009 7:23 pm

Susanabsousa Escreveu:Suzana,

A questão de não se garantir que eles não voltam a marcar território depois de castrados, quando o começam a fazer precocemente foi-me dito pela vet.

Fui com o pequenino ao vet e falei sobre o gummy. Ele só para a semana é que vai para receber reforço de vacina e aí, se houver condições, agenda-se a castração.
Atenção que nos machos requer-se que, preferencialmente, que estejam bem mais maturos que as gatas... Uma castração num gato muito jovem, apesar de poder ter peso/tamanho para aguentar a cirurgia, pode trazer-lhe complicações futuras…!

Fale sobre os prós e contras com a Veterinária …

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cararoxa
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

sábado jun 20, 2009 7:14 am

"Atenção que nos machos requer-se que, preferencialmente, que estejam bem mais maturos que as gatas... "

Tenho uma amiga minha ...que foi ao Vet com os gatitos dela e a médica disse lhe que só apartir dos 6 mese ou 9 é que se pode fazer operação para retirar os tintins...e voces falam me em 4 meses?! Opá o meu Ramiro tem 4 meses...o que fazer?
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado jun 20, 2009 9:05 am

Estas coisas são sempre relativas, mas costumo castrar machos sempre pelos 5/6meses.

Normalmente, no reforço da vacina, peço ao Vet para ver como estão os tintins, se já desceram e o que ele acha em termos de tempo para se fazer a castração, depois dependendo do que ele diz marco a castração dos putos.

Mas neste tópico estamos a falar de meninos precoces, que exigem um acompanhamento especial pelo Vet, dado que se quer castrar só quando eles estiverem prontos mas sempre antes de começarem as marcações :wink:
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

sábado jun 20, 2009 12:49 pm

O vet aconselhou-me a castrar os machos a partir dos seis ou sete meses, altura em que o sistema reprodutor estaria completamente desenvolvido (nas gatas é por volta dos cinco ou seis).
Eles só foram castrados com oito, quase nove, pois na altura não me foi possível realizar a operação mais cedo. Já marcavam território e andavam a brincar aos namorados cá por casa, mas deixaram de o fazer imediatamente após a operação.
Claro que o vet é que sabe, mas com quatro meses, ainda que com esses comportamentos precoces, parece-me muito cedo...
Quanto mais conhe&ccedil;o as pessoas, mais amo os animais
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado jun 20, 2009 12:54 pm

Daí o termo precoce :wink:

embora para o próximo mês façam já os 5 meses (aproximadamente), na semana passada foram ao reforço e os tintins já estão descidos e como já têm todos os factores necessários para a castração só não vão para a semana porque estou com um pé engessado e não posso levá-los ao Vet, mas do próximo mês não passam :twisted:
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 20, 2009 1:38 pm

cararoxa Escreveu:"Atenção que nos machos requer-se que, preferencialmente, que estejam bem mais maturos que as gatas... "

Tenho uma amiga minha ...que foi ao Vet com os gatitos dela e a médica disse lhe que só apartir dos 6 mese ou 9 é que se pode fazer operação para retirar os tintins...e voces falam me em 4 meses?! Opá o meu Ramiro tem 4 meses...o que fazer?
É SIM muito melhor para o animal e DONOS, a partir de completada a maturidade sexual que é por volta dos 6 meses (nos Europeus comuns) e nunca ANTES!
Machos castrados antes de atingirem a maturidade sexual, podem começar a padecer de problemas a nível do aparelho urinário (especialmente uretra, com todos os problemas que acarreta uma uretra deficiente), muito cedo!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Susanabsousa
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 5:43 pm

sábado jun 20, 2009 7:02 pm

Ai que rapaz complicado este...

Ele é muito desenvolvido para a idade que tem... Tem 1 tamanhão já...

A questão é que até a vet ficou surpreendida...

Agora também fiquei mm :?
Porque o gummy agora também tem estado mais calmo :roll:
No entanto, a questão de se fazer a castração antes é usual noutros países...

A vet só me assustou quando me disse que se começam a fazer marcação tão cedo, não se garante depois que ele não seja mijaozinho :roll:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jun 20, 2009 7:19 pm

Susanabsousa Escreveu:Ai que rapaz complicado este...

Ele é muito desenvolvido para a idade que tem... Tem 1 tamanhão já...

A questão é que até a vet ficou surpreendida...

Agora também fiquei mm :?
Porque o gummy agora também tem estado mais calmo :roll:
No entanto, a questão de se fazer a castração antes é usual noutros países...

A vet só me assustou quando me disse que se começam a fazer marcação tão cedo, não se garante depois que ele não seja mijaozinho :roll:
oooh! tem a certeza que ele tem essa idade?
o gaspar quando estava perto de ter 1 ano, marcou território uma vez, duas... à 3ª foi à faca. remédio santo.
o joão gato só foi castrado com 8 anos e resultou
anjjazul
Susanabsousa
Membro

sábado jun 20, 2009 9:21 pm

Sim anjjazul, tenho a certeza...
Apesar de ser 1 gatinho de rua, o nascimento dele foi assistido de perto pela pessoa que controla a colónia a que a mãe dele pertence...
Susanabsousa
Membro

domingo jun 21, 2009 1:50 pm

Ando a desesperar...

Isto vai de mal a pior...

O gummy ontem teve a fantastica ideia de me enxarcar completamente 1 manta que tenho em cima de 1 puff... Lá tive eu ontem as tantas da manhã a limpar...

Hoje de manhã lá fui eu ver se ele tinha seguido a proeza e não é que fez directamente no puff???? :o

Borrifei com agua e umas gotas de lima, porque pelo que já li eles não gostam do cheiro dos citrinos...

Acabei de fazer isso e fui dar 1 limpeza no caixote deles...

Quando saio da wc e olho para o chão, o gummy tinha feito xixi numa caixa de papelão que tinha no hall para eles brincarem :o

Ralhei imenso com ele, mas obvio que ele nem me ligou, porque já não o apanhei "em pleno acto"

Já não sei que faça... :oops:

Mas cada vez mais me convenço que é marcação de territorio... :x
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jun 21, 2009 2:00 pm

Susanabsousa Escreveu: (...)Hoje de manhã lá fui eu ver se ele tinha seguido a proeza e não é que fez directamente no puff???? :o

Borrifei com agua e umas gotas de lima, porque pelo que já li eles não gostam do cheiro dos citrinos...
Acabei de fazer isso e fui dar 1 limpeza no caixote deles
...

Quando saio da wc e olho para o chão, o gummy tinha feito xixi numa caixa de papelão que tinha no hall para eles brincarem :o

Mas cada vez mais me convenço que é marcação de território... :x
Começando pelo final, eu não me convenceria tanto em ser caso de demarcação. Até porque sempre estranhei, desde o início do tópico, tendo o animal a idade que diz ter, não é NORMAL ter atingido a maturidade com a idade referida, ao ponto de já demarcar território...! Portanto, leve o animal ao Vet, atempadamente, não vá ele estar com uma infecção urinária, seja por que motivo for (bacteriana ou outra)?!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Susanabsousa
Membro

domingo jun 21, 2009 2:15 pm

Leo,

A questão é que ele não isso sempre...

Ele faz isso normalmente quando estou mais tempo em casa...

Foi na altura dos feriados e agora no fim de semana...

Porque eu de semana chego e ando sempre a ver (já quase ando paranoica com isso) e nada...

Mas como já tinha dito, esta semana tenho que ir com ele para levar reforço da vacina...

Epá infecção? Eu lavo com bastante frequencia o caixote deles e desinfecto com lixivia...

Agora que estou aqui a pensar... Eu mudei de areia aglomerante para silica... Será que foi isso???? :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jun 21, 2009 2:19 pm

Pode ser muita coisa mas, em gatos meus, eu não arrisco a espera, supondo isto ou aquilo, quando algo não é normal no que possa estar a acontecer!

Boa sorte.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Susanabsousa
Membro

domingo jun 21, 2009 3:20 pm

Acho que se fosse esse o caso, quando apresentei o caso à vet, ela ter-me-ia alertado para essa hipótese... :roll:

Penso eu de que...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 21, 2009 5:38 pm

Susanabsousa Escreveu:Acho que se fosse esse o caso, quando apresentei o caso à vet, ela ter-me-ia alertado para essa hipótese... :roll:

Penso eu de que...
sem a vet ver o gato e sem análises, são só suposiçoes que podem ser fatais se durarem muito
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”