Nita77 Escreveu:Marie10:
Quanto ao morder, sei bem a que se refere. O meu Osky tem como brincadeira predilecta dar umas belas mordidelas nos donos.
Há um tópico recente que fala sobre esse mesmo assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69100
E, se fizer uma pesquisa pelo fórum verá várias sugestões para lidar com a situação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=morder
Não há forma infalível e dependerá muito da personalidade do próprio gatinho, embora a educação também seja muito importante. Mas, na minha modesta opinião, palmadas não são opção... Agressividade gera agressividade e essas dentadinhas são manifestações de carinho por parte dele (acha que ele iria brincar com um desconhecido em quem não tivésse qualquer confiança?)
Quanto mais palmadas lhe der mais o pequenito vai ficar confuso - No fundo ele está a dar-lhe mimo e é repreendido? - Ou então, irá achar que o está a desafiar para a brincadeira e isso só vai piorar a situação. Se enquanto pequeno é brincadeira, poderá também estar a fomentar a agresividade em vez de corrigir o comportamento.
No caso do Osky, optámos por, assim que ele dá a 1º mordidela (a magoar ou não), dizer-lhe um "valente NÃO" e colocá-lo no chão sem lhe ligar durante uns minutos. Ao fim de 2 dias com este procedimento as alterações foram notórias... Ele até já vira a cara (leia-se focinhito

) à mão para não morder...
Enfim, cada gato é diferente e no caso dos cães a resposta é imediata por submissão ao dono. No caso dos gatos, se escolhem não o fazer, é por perceberem que essa atitude não é benvinda e... Para o ensinar é preciso tempo, paciência e carinho.
Que me corrijam os foristas experientes, pois foi com base noutros tópicos que cheguei a estas conclusões e que estou a ver resultados com o Osky
