Gatinho - dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Marie10
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 3:41 pm

sexta jun 26, 2009 5:46 pm

Nita77 Escreveu:Marie10:
Quanto ao morder, sei bem a que se refere. O meu Osky tem como brincadeira predilecta dar umas belas mordidelas nos donos.

Há um tópico recente que fala sobre esse mesmo assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69100

E, se fizer uma pesquisa pelo fórum verá várias sugestões para lidar com a situação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=morder

Não há forma infalível e dependerá muito da personalidade do próprio gatinho, embora a educação também seja muito importante. Mas, na minha modesta opinião, palmadas não são opção... Agressividade gera agressividade e essas dentadinhas são manifestações de carinho por parte dele (acha que ele iria brincar com um desconhecido em quem não tivésse qualquer confiança?)

Quanto mais palmadas lhe der mais o pequenito vai ficar confuso - No fundo ele está a dar-lhe mimo e é repreendido? - Ou então, irá achar que o está a desafiar para a brincadeira e isso só vai piorar a situação. Se enquanto pequeno é brincadeira, poderá também estar a fomentar a agresividade em vez de corrigir o comportamento.

No caso do Osky, optámos por, assim que ele dá a 1º mordidela (a magoar ou não), dizer-lhe um "valente NÃO" e colocá-lo no chão sem lhe ligar durante uns minutos. Ao fim de 2 dias com este procedimento as alterações foram notórias... Ele até já vira a cara (leia-se focinhito :) ) à mão para não morder...

Enfim, cada gato é diferente e no caso dos cães a resposta é imediata por submissão ao dono. No caso dos gatos, se escolhem não o fazer, é por perceberem que essa atitude não é benvinda e... Para o ensinar é preciso tempo, paciência e carinho.

Que me corrijam os foristas experientes, pois foi com base noutros tópicos que cheguei a estas conclusões e que estou a ver resultados com o Osky :wink:
Pois, é que as palmadas não resultam mesmo... ela acha que é brincadeira e continua a morder. :D Vou fazer isso mesmo. Obrigada! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 26, 2009 10:44 pm

Marie10:

Já desparasitou o gatinho?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marie10
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 3:41 pm

sábado jun 27, 2009 5:27 pm

Já. :wink:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça jun 30, 2009 12:57 pm

Como está o pequeno a responder aos ensinamentos? :lol:

O meu Osky tem dias...
Ora "nega" a mão, ora salta que nem um doidivanas e afinca o dente. Há dias que por mais "nãos" que lhe digamos, ele finge que nem nos ouve... Mas há outros em que é um docinho e só quer colo e miminhos.

Traquinices... Fazem parte da idade :lol:

Felicidades para si e para o gatinho.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

terça jun 30, 2009 1:06 pm

Eu aprendi com a experiência que as palmadas não são a melhor opção porque ficam confusos e podem tornar-se mais agressivos.
Quando eles nos mordem, geralmente é porque querem brincar ou estão a dar-nos mimo da forma que sabem. O melhor é dizer "não", afastá-lo e ignorar. Se insistir, podes tentar pô-lo de castigo (por pouquinho tempo) noutro compartimento da casa. O meu, 5 minutos na casa de banho e sai de lá sossegadinho.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

terça jun 30, 2009 2:09 pm

Diz que a situação do caixote está reslvido só não disse como o resolveu. Talvez devesse partilhar como o fez :wink: Levou ao vet? Mudou a alimentação? Queremos saber!
Su
Responder

Voltar para “Gatos”