Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 09, 2009 1:10 pm

Kathamina Escreveu:Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.
;)
Ignore! A generalidade das pessoas gosta imenso de etiquetar as pessoas para desabafar e desconversar. É passar em frente e não fazer o mesmo. :wink:

Nicas, sugeres que em vez de andar a enxotar moscas de casa, sim enxotar, porque não sou capaz de as matar, meta dentro de casa um casal de osgas e uma familia de lagartixas?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta jul 09, 2009 1:19 pm

Não LuMaria, para caçar as moscas dentro de casa tem os gatos... dentro casa eles podem caçar, na rua é que não... 8)
Filipa Costa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 09, 2009 1:27 pm

Sabem que mais? O intuito deste tópico foi unicamente o de "PICAR" os amantes dos gatos...! Qualquer cego consegue ver! E afirmo isto porque quem já possui uma Licenciatura em Biologia, sabe perfeitamente o que é selecção Natural e sabe perfeitamente que uma vez esta selecção tendo sido "violada" por factores exteriores à própria; como é o caso em epígrafe, em que se refere a alimentação a gatos ferais, por parte de animais racionais :P , sabe também e na perfeição; até melhor que eu e muitos mais, que as supostas pertenças de se "Ser Deus" está fora do alcance de qualquer mortal!

E, como o meu tempo livre para "picanços"...também não me dá tréguas, acrescento que:
Gatos, caçam
Cães, caçam
Homem, caça
Outros predadores, caçam

E, por ironia do destino, muitas destas sessões de caça, especialmente a efectuada pelo “Homem, nem são pela sobrevivência mas sim por mero prazer!

Todos caçam! E quê? Não sou nem pretendo ser "omnipotente" com mão especial para "sarar" tudo o que está de errado, especialmente perpetuado pela minha própria espécie, infelizmente!

Faço a minha obrigação, por vezes até mais do que o que me compete, como boa cidadã e amiga da Natureza e dos animais, respeitando a sua própria espécie, dentro do meu possível!

Ah, já agora, para que conste, porque isto de se falar em biodiversidade, eco sistema e afins, não fica só pelas espécies e, MUITO ANTES de alguma vez se pensar, cá em Portugal, em se fazer reciclagem de lixo e diversos materiais, já eu o fazia, na minha adolescência! Já lá vão 37 Anos!
E, para que conste, também, criei, há poucos Anos, um sistema de protecção a sardaniscas e osgas, nos meus jardins; o da frente e traseiro. E, há pouco menos de um Mês, avisei os meus inquilinos que anda uma osga enorme (já velhota), a viver no anexo de arrumos do pátio e como de vez em quando sai para fora, ai de quem a mate! Vive na minha Propriedade, com a minha autorização!
Para que conste, também, tive que exterminar uma colónia de ratazanas GIGANTES que fizeram ninhos no sótão de um dos meus inquilinos, ao ponto da urina ser tanta que o cheiro sentia-se a milhas…além dos estragos e sujeira/lixo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 09, 2009 1:32 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quinta jul 09, 2009 1:34 pm

Kathamina Escreveu: Desculpem o offtopic, mas, que feio minimizar os conhecimentos de alguém só porque tem 15 anos, secalhar sabe mais sobre espécies autoctones do que a Fanequita, e o que o forista Limão disse não é nenhum absurdo, por isso com 15 anos ou não deve ser respeitada a sua opinião, como a de todos que estão aqui a comentar.

Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.
Ataques pessoais? Não obrigada.

A Kathamina não sabe o que sei sobre espécies autóctones... E já vi aqui muita gente mais nova literalmente a "gozar" connosco e a postar comentários a abrir discussões que eram de todo...enfim...

Que eu saiba fomos todos "avisados" que o licenciado Fred é licenciado, logo tem de saber destas coisas... Enfim, please... se generalizamos também generalizei.
Kathamina Escreveu: Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.

Mas eu não quero ser um muro para a vossa discussão... falem à vontade... eu calar-me-ei. Não estou "apta", pelos vistos...
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta jul 09, 2009 1:49 pm

Mas eu acabei por desdizer o que disse onde? Mas que raio? Eu continuo a afirmar que é preferível abater a deixar ninhadas completas a caçar e a lutar por sobrevivência pondo em risco espécies autóctones... Se é uma medida extrema? Claro que é, mas é humanamente mais compreensivel...

Quando falei em morrerem à fome, volto a dizer que pelo calor da conversa não me expliquei bem: É impossível alimentar todos os animais, por isso é inevitável que alguns morram mesmo de fome, é a lei da vida... Apenas não podemos estar a alimentar todos os animais... Se fosse possível alimentar todos os animais, a catástrofe ia ser maior...

Mas é preciso dizer novamente que não existe estudo nenhum em Portugal? E que não existem apoios para tal, se arranjar apoios, formo uma equipa independente num instante... Desde que sejamos pagos pelo nosso trabalho e material necessários... Mas pergunto-lhe, acha que os gatos portugueses são mais educados que os do resto do globo?

Leia todo o artigo se faz favor, retirar uma hipotese aventada num resumo é redutor... já agora coloco uma parte desse artigo:
On average a cat depredated between 0.7 and 1.4 birds per week. A total of 23+ species (12.5% of breeding species) were on the list of being killed,
including two species of conservation concern (Eastern Bluebirds and Ruby-throated Hummingbirds). Across the three landscapes there were 800 to 3100 cats, which kill between 16,000 and 47,000 birds during the breeding season, resulting in a minimum of 1 bird killed/km/day...
(...)

Ultimo paragrafo:
In terms of management and conservation implications, our results, even taken conservatively, indicate that free-ranging cats are killing a large number and wide range of bird species. Our results also highlight the fact that there is still an urgent need to educate landowners and policy makers regarding the negative impacts of freeranging cats. Furthermore, our study illustrates how important private landowners are in influencing the ecosystem around them.
Um miúdo de 15 anos pode saber mais ou estar mais informado que um adulto de 40/50 anos, basta ter mente aberta e querer estudar... Agora ridicularizarem uma opinião pela idade de quem a dá é de um carácter que me enoja imenso! É descerem ao nível como desceram comigo, chamando-me de todos os nomes possíveis e imaginários... TÍPICO!

A Kath não sabe o que você sabe sobre autóctones? Como pode afirmar isso tão sobranceiramente? As tartarugas exóticas competiram com as autóctones, é verdade... Sem dúvida, mas como pode dizer que os gatos não o fazem? Pelo seu excesso de população não atacam espécies em declínio? Tente agora ridicularizar a minha posição, ou o meu curso porque tenho esta opinião... Não queiram dizer o vosso emprego, porque também devo ter queixas do vosso trabalho 8)

E quanto às minhas capacidades, acho melhor parar por aqui, como diria uma boa amiga minha: "Nunca discutas com um tolo, primeiro faz-te descer ao nível dele e depois ganha-te com a experiência"
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quinta jul 09, 2009 1:59 pm

A minha resposta para si está em MP.
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 2:11 pm

Fanequita Escreveu:A minha resposta para si está em MP.
Já respondido...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jul 09, 2009 2:12 pm

Fanequita Escreveu:
Kathamina Escreveu: Desculpem o offtopic, mas, que feio minimizar os conhecimentos de alguém só porque tem 15 anos, secalhar sabe mais sobre espécies autoctones do que a Fanequita, e o que o forista Limão disse não é nenhum absurdo, por isso com 15 anos ou não deve ser respeitada a sua opinião, como a de todos que estão aqui a comentar.

Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.

A Kathamina não sabe o que sei sobre espécies autóctones... E já vi aqui muita gente mais nova literalmente a "gozar" connosco e a postar comentários a abrir discussões que eram de todo...enfim...

Que eu saiba fomos todos "avisados" que o licenciado Fred é licenciado, logo tem de saber destas coisas... Enfim, please... se generalizamos também generalizei.
Kathamina Escreveu: Alguns foristas com 15 anos parecem estar mais dispostos ao diálogo que alguns de vós e centrar-se no que realmente se quer debater.

Mas eu não quero ser um muro para a vossa discussão... falem à vontade... eu calar-me-ei. Não estou "apta", pelos vistos...

Quer mesmo que lhe responda? Sinceramente acha que tem moral para estar a falar em "ataques pessoais"? Releia o que escreveu anteriormente e o que continua a escrever e depois logo me venha citar.
O que escrevi está claro, se não quer entender e quer deturpar, problema seu.
Se sabe muito ou pouco ,não sei, agora questionar o que sabem os outros e minimizá-los só porque têm 15 anos, tenha a santa paciência.

Ataque pessoal? Bah, realmente...haja moral...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 2:17 pm

Kathamina Escreveu:
Fanequita Escreveu:

Quer mesmo que lhe responda? Sinceramente acha que tem moral para estar a falar em "ataques pessoais"? Releia o que escreveu anteriormente e o que continua a escrever e depois logo me venha citar.
O que escrevi está claro, se não quer entender e quer deturpar, problema seu.
Se sabe muito ou pouco ,não sei, agora questionar o que sabem os outros e minimizá-los só porque têm 15 anos, tenha a santa paciência.

Ataque pessoal? Bah, realmente...haja moral...
Agora disseste tudo... Há quem se ache muito ofendido quando é atacado depois de muito atacar :roll:

SameiroMelo
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 7:54 pm

quinta jul 09, 2009 2:48 pm

Olá,
Vi a mensagem que deixou no tópico das tartarugas e achei por bem lhe dizer que os gatos vadios que tenho estão a ser castrados conforme posso e enquanto não são pelo menos as fêmeas tomam a pilula e se acontecer o acidente de ter uma ninhada é mais que garantido que eu a apanho domestico e entrego para adopção.
Quanto ao facto de eles caçarem nada posso fazer é o seu instinto como você afirma, mas fome e sede não passam e se ficarem doentes de tudo faço para os tratar.
Não sei se acha ou não a minha atitude reprovável mas uma coisa posso lhe dizer deixa-los morrer a fome não o farei, entrega-los ao canil muito menos porque isso é abate na certa e eles estão felizes dentro da minha propriedade.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 09, 2009 2:55 pm

LuMaria Escreveu:Kitten, o jardim é meu. É um espaço que me pertence. Portanto, abençoados gatos que me afuguentam a enorme quantidade de osgas e lagartixas que por lá aparecem, por aqui não estão nitidamente em vias de extinção. Até já dentro de casa, penduradas nos cortinados as apanhei.
Quer que as agarre e as entregue a si? Ou acha que o meu quintalito deve ser casa de toda a bicharada? Quem sabe e até as deixo apanhar sol nos cortinados será?
Que mal há nos meus velhos a correr atrás das lagartixas? Algum problema? Mata-as do coração?
E porque não mandar para cá, de certeza que estaria muito mais salvaguardadas dentro da minha casa que no seu quintal. Aqui pelo menos não teriam gatos a correr atrás delas. Ter uma osga dentro de casa? Para mim não é novidade nenhuma, visto que por aqui no verão é hábito elas entrarem caçam durante a noite moscas e melgas e de manhã desaparecem.
Nunca afugentei nenhuma nem as convidei a entrar, mas se entrarem descanse que também saem.

Mas não me respondeu se acharia graça se eu deixasse a minha serra da estrela perseguir um ou outro gatito na rua, ela ficaria felicissima garanto-lhe e talvez fosse a forme de de noite eu poder dormir descansada sem os miados constantes e insistentes na rua.
Última edição por kitten em quinta jul 09, 2009 2:57 pm, editado 1 vez no total.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 2:57 pm

SameiroMelo Escreveu:Olá,
Vi a mensagem que deixou no tópico das tartarugas e achei por bem lhe dizer que os gatos vadios que tenho estão a ser castrados conforme posso e enquanto não são pelo menos as fêmeas tomam a pilula e se acontecer o acidente de ter uma ninhada é mais que garantido que eu a apanho domestico e entrego para adopção.
Quanto ao facto de eles caçarem nada posso fazer é o seu instinto como você afirma, mas fome e sede não passam e se ficarem doentes de tudo faço para os tratar.
Não sei se acha ou não a minha atitude reprovável mas uma coisa posso lhe dizer deixa-los morrer a fome não o farei, entrega-los ao canil muito menos porque isso é abate na certa e eles estão felizes dentro da minha propriedade.
Para já, louvo o esforço feito para que esses animais não procriem, graças a deus compreende o problema :)

Quanto ao facto da ninhada, se os entregar para adopção está a dispersar os gatos, por isso certifique-se que serão castrados antes disso...

Pode fazer sim, se são felizes na sua propriedade é algo que me alegra sabê-lo, mas deve manter assim, dentro da sua propriedade e fora do contacto com outros animais que possam estar em perigo!
Última edição por AlunoBioGeo em quinta jul 09, 2009 3:36 pm, editado 1 vez no total.

AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 3:08 pm

kitten Escreveu:
LuMaria Escreveu:Kitten, o jardim é meu. É um espaço que me pertence. Portanto, abençoados gatos que me afuguentam a enorme quantidade de osgas e lagartixas que por lá aparecem, por aqui não estão nitidamente em vias de extinção. Até já dentro de casa, penduradas nos cortinados as apanhei.
Quer que as agarre e as entregue a si? Ou acha que o meu quintalito deve ser casa de toda a bicharada? Quem sabe e até as deixo apanhar sol nos cortinados será?
Que mal há nos meus velhos a correr atrás das lagartixas? Algum problema? Mata-as do coração?
E porque não mandar para cá, de certeza que estaria muito mais salvaguardadas dentro da minha casa que no seu quintal. Aqui pelo menos não teriam gatos a correr atrás delas. Ter uma osga dentro de casa? Para mim não é novidade nenhuma, visto que por aqui no verão é hábito elas entrarem caçam durante a noite moscas e melgas e de manhã desaparecem.
Nunca afugentei nenhuma nem as convidei a entrar, mas se entrarem descanse que também saem.

Mas não me respondeu se acharia graça se eu deixasse a minha serra da estrela perseguir um ou outro gatito na rua, ela ficaria felicissima garanto-lhe e talvez fosse a forme de de noite eu poder dormir descansada sem os miados constantes e insistentes na rua.
Não digas isso, Kitten, coitadinhos dos gatos... As osgas e as lagartixas são animais bem menos "fófinhos" e essenciais que os belos gatinhos pequerruchos e ternurentos 8)

Pergunto-me como é possível ficar tão indignado com as minhas propostas e depois defender a diversão bacoca que é ver um animal próprio a atacar e matar animais autóctones?? Devia pensar muito bem antes de atacar alguma ideia e depois defender o extermínio de animais, por estes não estarem em risco de desaparecerem, isso impede que os protejamos? E quando estiverem a desaparecer, o que fazemos? :roll:

SameiroMelo
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 7:54 pm

quinta jul 09, 2009 3:43 pm

Eu própria me encarrego da adopção das crias e só os entrego sabendo que vão ser animais estimados e bem tratados e ainda acrescento smp que se por algum motivo não poder ficar mais com eles para me contactar que eu, enquanto outra solução não se arranjar, tomarei conta deles.
Acho que nestas situações temos que ter atitudes responsáveis porque para lém de estarmos a zelar pelo bem estar dos animais estamos também a zelar pelo nosso.
Quanto a colocarem em perigo outras especies realmente não me parece que eles caçem mas não posso garantir encontro-os mais depressa a brincarem uns com os outros que com um pobre de um pássaro!
Acho que a forma como muitas colónias estão a ser tratadas cá em Braga pelo projecto Kittus da ABRA passa por uma excelente solução para o problema que o forista apresenta, mas esta é uma solução que infelizmente não é executada com a rapidez que podia ser porque muitas pessoas ainda não contribuem para causas como esta.
Bloqueado

Voltar para “Gatos”