alimentaçao

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandy
Membro
Registado: domingo mar 10, 2002 6:55 pm

quinta ago 07, 2003 9:00 pm

gostava de saber se se faz mal alimentar os meus gatinhos com duas marcas diferentes de ração.Neste caso com Iams e Royal canin.Fico com pena de os ver comer sempre a mesma coisa por isso vou variando com estas duas marcas que sei que são muito boas.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 07, 2003 9:05 pm

Olá

Ao contrário dos seres humanos, os animais não gostam de mudanças na alimentação. A comida monótona não tem desvantagens nenhumas, aliás evita em caso de distúrbios intestinais andar a descobrir exactamente o que é que fz mal ao gatinho.

Eu sugeria que desse somente uma marca de ração seca sempre com água fresca disponível.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta ago 07, 2003 9:16 pm

Olá

O Casa de Anaval tem razão no que diz.
O vet da Amélia sempre me disse para dar apenas ração seca e sempre a mesma marca. Eu dou 3 refeições por dia, pequeno almoço, almoço e jantar.
Durante algum tempo ao pequeno almoço dava sempre uma ração diferente (Hills, Eukanuba ou Purina Pro Plan) e o vet dissei que não tinha mal caso ela não tivesse alterações intestinais (o que nunca teve). Mas agora tenho dado só Royal Cannin. E dou uma vez por semana ou de semana e meia em semana e meia uma saqueta da Wiskas como petisco que ela adora e o vet disse que podia dar.

O que algumas pessoas fazem é juntar duas rações e dar sempre essas duas juntas. Há quem dê Royal Cannin e Hills por exemplo para o pêlo ficar mais bonito, mas tudo isto são coisas que variam de gato para gato.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta ago 08, 2003 6:02 am

É, não se pode ter variações bruscas nas rações pois pode causar diarréia. Oq eu faço é dar sempre a Proplan e 1x por semana dou um sachet da Whiskas q a Hannah gosta muito e por ser só 1 por semana não faz mal. Oq não pode é dar todo dia...
Quando quiser mudar de marca de ração, tem q ir substituindo gradativamente, misturando as 2 e diminuindo a q se quer tirar e aumentando a q se quer introduzir, até q fique só essa. E essa idéia de misturar as 2 rações q a Kathleen falou tb não é ruim mas eu acho besteira... Acho q não faz muita diferença...
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

terça ago 12, 2003 3:05 pm

A minha gata é realmente diferente dos outros gatos: se lhe dou sempre a mesma ração...ao fim de 1 a 2 semanas manda-me comer a mim!
Assim, e sem nunca ter tido disturbios intestinais, alterno a Iams (só gosta de borrego) com a Royal Canin e a Eukanuba... quanto aos humidos dou-lhe uns mimos Sheba de vez em quando... do qual só lambe o molho.. a desgraçada!!! Acho que cada animal é que sabe o que gosta...como os humanos!
catlover
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça ago 12, 2003 3:16 pm

Olá

Se ela não se dá mal e não tem perturbações intestinais então está tudo bem.
Há gatos que são mais esquisitos para comer do que outros portanto não deve haver mal. Para além disso todas as rações que lhe dá são de qualidade por isso não deve haver problema.

Beijokas
Kathleen
ros
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:21 am

terça ago 12, 2003 3:48 pm

Olá!
Catlover, os meus gatos têm de comer comida light, o que por si só já é um frete para a Mimi e O Tomás. Encontrar uma comida que lhes agradasse não foi dificil, o problema era mantê-la. Ao fim de 2 semanas já começavam a comer menos e bastava mudar a marca para voltarem a ter "apetite". Já experimentei a Royal Canin, Eukanuba, Iams (a que menos gostaram) e a Proplan, tudo light. Esta última foi a que mais lhe agradou. Entretanto, uma amiga minha tem um gato gordinho mas muito esquesito e começou a dar Friskies Light (antes não havia) e ele gostou. Experimentei e os meus têm gostado. A comida é boa e mais económica e acima de tudo, mantêm o peso e estão saudáveis. Penso que os seus gatos, desde que não tenham problemas digestivos, podem variar os apetites.
Fique bem.
timura
Membro Júnior
Registado: terça mai 27, 2003 3:02 pm

terça ago 12, 2003 3:52 pm

A veterinária também recomendou que só desse ração de qualidade ao meu gato. Sempre com àgua à disposição.
Tal como li acima, também posso dar-lhe biscoitos de vez em quando (10% do total da ração), ou uma saqueta de semana em semana.

Ele só come Purina Pro Plan, mas houve um fim de semana que não tinha nada para o alimentar. Não havia loja de animais onde estava. Optei por ir a uma bomba de gasolina e comprei ração Whiskas... era o que havia.
Ele não se queixou... nem a barriga dele. Felizmente. :roll:
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta ago 14, 2003 6:15 am

Catlover, tb dava Sheba pra Hannah mas o preço dobrou! De 2 reais, 3 e pouco, passou pra 6 e tanto! Aí testei a Fancy Feast mas Hannah ficava recusando.. Até a Sheba ela tb recusava de vez em quando. E o negócio é q essas 2, apesar de vir relativamente pouco, era muito pra Hannah. Aí a Sheba por exemplo, eu tinha q congelar em 4 porções separadas pq senão depois de aberto, 3 dias depois ainda tinha na geladeira e não podia dar pra Hannah pq a contaminação bacteriana dá diarréia (não é frescura não, isso aconteceu mesmo..). Já o sachet da Whiskas q compro, dura 2, 2 dias e meio na geladeira. A Hannah tb não devora, mas come bem.
Dar 1 ou 2 sachets da Whiskas na semana não vejo problema mas já aí dar a ração da Whiskas ou da Friskies ou similares, não acho legal. Apesar de parecer mais econômico, o gato come muito mais pois a digestibilidade é muito menor, as fezes são mais fedorentas e o volume é maior. E apesar do gato parecer estar bem, a nutrição não é lá das melhores e vê se o resultado ruim a longo prazo...
Os gatos realmente preferem essas rações populares mas o motivo é q elas são mais "gostosas" pois tem muito sal e outras substâncias q a tornam assim. O problema é q essas substâncias q as fazem saborosas pros gatos, são prejudiciais ao organismo deles. Como por exemplo o potássio em excesso q pode causar cálculos renais! Assim, o barato sai caro!!! :?
Responder

Voltar para “Gatos”