Urgente - Férias e gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 15, 2009 9:32 am

imagine-se eu a levar a família gato e cão de férias :lol: quando era só o joão e a joana cheguei a levá-los para o campismo. em bebés, adoraram. depois foi um problema.
dantes, levava-os para casa da minha mãe. odiavam. agora, é o avô que fica com eles. nunca seria o dono ideal, mas tem um medo de mim :P trata-os o melhor que sabe :)
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 15, 2009 9:57 pm

Lira93 Escreveu: Pensámos deixar a Lira em casa dela na sexta, e passarmos por lá sábado para ela ver que voltamos. Acham boa ideia, ou pode atrapalhar o processo?
Acho uma óptima ideia :wink: eu começaria até antes; amanhã já! :wink:

E, sobre o que leu, de se deixarem os gatos em casa com alguém a tratar deles... é uma opção a ter em conta em vez de os colocar num gatil. Porque num gatil, ficam num local desconhecido e sem o dono ou um companheiro que conheçam (outro gato amigo) o que lhes pode causar mal estar... deixarem de comer e até poderem ficar doentes. Pelo menos em casa, estão no ambiente deles :wink: Mas, em casa de alguém que já conheçam e ainda para mais com um companheiro da mesma espécie para passar melhor o tempo... é muito melhor :wink:

Boas férias.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quinta jul 16, 2009 11:19 am

:D Ainda bem que apareceu este tópico pois eu não sei o que fazer. Como sabem a minha Ziggy tem quase 4 meses e eu nao sei o que fazer nas ferias. Tou a programar uma ida ao Norte, para a casa da minha sogra, que por sinal acha que os animais são para viver na rua e não em casa. Alem disso a viagem é longa (+ o- 600km para cada lado), não sei o que fazer, pois a unica pessoa que poderia ir tratar da ziggy é a minha mãe, que a idade já pesa para se deslocar todos os dias a minha casa.
A minha Ziggy desde que está com a gente nunca passou muito tempo sozinha, pois normalmente ta sempre alguem em casa.
Com os meus anteriores gatos nunca tive esse problema visto que eram dois, sempre faziam companhia um ao outro, e a minha mãe era bem mais nova e ia lá a casa dia sim e dia não.
Ajudem-me pois não sei o que fazer, se a levo? se a deixe? :?
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quinta jul 16, 2009 11:54 am

Se calhar pode deixá-la na casa da sua mãe... ela conhece-a?
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 16, 2009 12:08 pm

Fanequita Escreveu:Se calhar pode deixá-la na casa da sua mãe... ela conhece-a?
se calhar, é o melhor. a minha mãe tb. tinha esse problema e não gostava de gatos. eles tb. não gostavam dela :lol: mas estavam em segurança e eram alimentados. por uns dias, não há-de morrer. e se lhe acontecer alguma coisa, salvo seja, tem quem a informe
anjjazul
Clara1981
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 12:46 pm

quinta jul 16, 2009 12:37 pm

Eu fui uns dias de férias e deixei a minha gatinha em minha casa. Pedi ao meu sogro que lá fosse, duas vezes por dia, dar-lhe de comer, colocar água limpa, fresquinha e limpar os cocós da areia.

Ele fez-me esse favor enorme e à noite, na última refeição, ficava em minha casa durante uma hora a mimá-la... foi fantástico porque não senti alterações comportamentais na Sassi. E ela ficou a adorar o meu sogro!!!

Se tiver a possibilidade de pedir a alguém para lá ir a casa alimentá-la e dar-lhe alguns miminhos, era o ideal, pois assim não ficam fora do seu ambiente, contudo, se não houver outra hipótese, o melhor será deixá-la em casa de alguém com quem tenha confiança.
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 16, 2009 1:38 pm

Sado Escreveu::D Ainda bem que apareceu este tópico pois eu não sei o que fazer. Como sabem a minha Ziggy tem quase 4 meses e eu nao sei o que fazer nas ferias. Tou a programar uma ida ao Norte, para a casa da minha sogra, que por sinal acha que os animais são para viver na rua e não em casa. Alem disso a viagem é longa (+ o- 600km para cada lado), não sei o que fazer, pois a unica pessoa que poderia ir tratar da ziggy é a minha mãe, que a idade já pesa para se deslocar todos os dias a minha casa.
A minha Ziggy desde que está com a gente nunca passou muito tempo sozinha, pois normalmente ta sempre alguem em casa.
Com os meus anteriores gatos nunca tive esse problema visto que eram dois, sempre faziam companhia um ao outro, e a minha mãe era bem mais nova e ia lá a casa dia sim e dia não.
Ajudem-me pois não sei o que fazer, se a levo? se a deixe? :?
Olá!

A minha opinião é que um gatinho de 4 meses, vai para onde nós o levarmos... :wink:

Ainda não tem hábitos instalados que possam provocar angustias e stress... e afinal é com essa idade que se podem habituar a andar connosco de um lado para o outro sem vir um dia em adulto a estranhar, caso seja mesmo necessário...

Agora, a ultima decisão é sempre a do dono/a... :wink:

Boas férias e não encare essa opção como se fosse algo assim tão traumatizante...

Também vou hoje de férias e levo a minha Rita... que faz dia 22, 1 ano!
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quinta jul 16, 2009 2:05 pm

:D boa tarde, sabe pathelen o meu medo é a destancia que se tem de precorrer, o tempo que se demora, o calor e ela sempre dentro da transportadora, alem disso a minha sogra nao iria aceitar a " nova neta" de boa vontade.
Fanequita a minha mae tem um cão ( caniche com 5 anos) que nao gosta muito de gatos.
Como falta algum tempo para ir de ferias, hei-de arranjar uma solução. Já pensei em falar com o vet. e saber a opinião dele.
Risen
Membro Júnior
Registado: segunda jul 13, 2009 10:37 am

quinta jul 16, 2009 2:20 pm

Nós também temos o Oskar há 1 mês (ele tem agora 3) e também vamos levá-lo connosco de férias, 2 semana, para o Algarve.
Situação que, por acaso, já me anda a pôr algumas borboletas na barriga.
1 - será a sua grande viagem dele e também me faz aflição só de pensar que ele vai estar dentro da transportador durante umas duas horas e meia;
2 - cá em Lisboa, ele é um gatinho unicamente 'doméstico' e a nossa casa no Algarve é terrea, logo fico com pânico só de pensar que ele possa fugir para a rua;
3 - isto tudo porque ele agora, quando chego a casa e sente a chave na porta, já ele está pronto para escapar para a escada do prédio e já apanhei um susto esta semana, que até o entalei na porta com metade do corpo fora e a outra metade dentro

Tenho receio que ele não se adapte à casa 'nova' e mesmo a nível de wc e comida que de certeza vai estranhar.

Talvez sou só eu que estou já a fazer uma tempestade num copo de água...coisas de mãe inexperiente que nunca criou um gatuxo :)
pathelen
Membro Veterano

quinta jul 16, 2009 2:56 pm

Sado Escreveu::D boa tarde, sabe pathelen o meu medo é a destancia que se tem de precorrer, o tempo que se demora, o calor e ela sempre dentro da transportadora, alem disso a minha sogra nao iria aceitar a " nova neta" de boa vontade.
Fanequita a minha mae tem um cão ( caniche com 5 anos) que nao gosta muito de gatos.
Como falta algum tempo para ir de ferias, hei-de arranjar uma solução. Já pensei em falar com o vet. e saber a opinião dele.
Compreendo...

A distancia... pode sempre parar pelo caminho e deixar o gatinho sair um bocado, com trela... também já fiz o mesmo e a gatinha não se importou nada...

Agora quanto ao resto é que já é diferente... :wink:

Mas não pode deixar o gatinho na casa da sua mãe?

Sendo assim.. já não sei o que lhe diga, mas de certeza que vai arranjar solução... :wink: não vale a pena é desesperar...
pathelen
Membro Veterano

quinta jul 16, 2009 2:59 pm

Risen Escreveu:Nós também temos o Oskar há 1 mês (ele tem agora 3) e também vamos levá-lo connosco de férias, 2 semana, para o Algarve.
Situação que, por acaso, já me anda a pôr algumas borboletas na barriga.
1 - será a sua grande viagem dele e também me faz aflição só de pensar que ele vai estar dentro da transportador durante umas duas horas e meia;
2 - cá em Lisboa, ele é um gatinho unicamente 'doméstico' e a nossa casa no Algarve é terrea, logo fico com pânico só de pensar que ele possa fugir para a rua;
3 - isto tudo porque ele agora, quando chego a casa e sente a chave na porta, já ele está pronto para escapar para a escada do prédio e já apanhei um susto esta semana, que até o entalei na porta com metade do corpo fora e a outra metade dentro

Tenho receio que ele não se adapte à casa 'nova' e mesmo a nível de wc e comida que de certeza vai estranhar.

Talvez sou só eu que estou já a fazer uma tempestade num copo de água...coisas de mãe inexperiente que nunca criou um gatuxo :)

Oi...

Acho que sim... é uma tempestade num copo de água... :)

Os gatos não são assim tão inadaptáveis, principalmente com essas idades... :roll:

E porque é que o gatinho há-de estranhar o wc e a comida?! :o

Então não lhe pode comprar a mesma areia? E não lhe pode dar a mesma ração? :?

... desisto! :|
Risen
Membro Júnior

quinta jul 16, 2009 8:25 pm

pathelen Escreveu: E porque é que o gatinho há-de estranhar o wc e a comida?! :o

Quando disse estranhar foi no sentido de estarem, tanto a wc como a comida, em sítios novos.

Não tem a ver com a areia nem com a mesma ração, até porque já lhe comprei uma wc (igual à que já tem) para ficar na casa do Algarve... é mesmo nervosos miudinho com a nova experiência.
Clara1981
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 12:46 pm

sexta jul 17, 2009 9:14 am

Risen Escreveu:
pathelen Escreveu: E porque é que o gatinho há-de estranhar o wc e a comida?! :o

Quando disse estranhar foi no sentido de estarem, tanto a wc como a comida, em sítios novos.

Não tem a ver com a areia nem com a mesma ração, até porque já lhe comprei uma wc (igual à que já tem) para ficar na casa do Algarve... é mesmo nervosos miudinho com a nova experiência.
Risen, eu costumo levar a minha gata para a minha casa de férias na aldeia... são 150 Km de estrada e levo-a dentro da transportadora. Faço sempre duas paragens para soltar a gata dentro do carro para "esticar as patas" e dar água (nunca a bebe, mas eu não desisto);

Quando chego à casa de férias coloco logo água fresca na gamela (levo sempre uma termo com água fresca, não se entenda gelada) e coloco a areia no WC. Mesmo estando em sítios diferentes da casa habitual, ela sabe muito bem onde estão... os gatos adaptam-se com muita facilidade aos novos ambientes... no problem!!!

Eu tb tive os mesmos receios da primeira vez, mas a capacidade da minha gata surpreendeu-me imenso... mesmo só lá estando pouco tempo, já tem os cantinhos dela! É fantástico!

No worries... be happy!
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
Risen
Membro Júnior

sexta jul 17, 2009 9:44 am

Vou respirar fundo e descontrair :)
Se correu tudo bem com voces, porque não haveria de correr comigo?

Obg pelas vossas 'histórias' de experiência :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”