Bem...:lol: Eu não, o Peúgas!!
O Peúgas é um gato castrado com 1 ano e dois meses e há cerca de três semanas arranjei-lhe um/a amigo/a a/o Rufia que deve ter perto de dois meses ( a rufia parece que afinal é um rufia, mas ainda não se decidiu. ;) ).
Como o Peúgas é muito comilão, começou a engordar e eu decidi dar-lhe só a quantidade indicada na embalagem, mas para o bicho aquilo nem chega para sobremesa e fica o dia todo atrás de mim à espera de paparoca. Quando a Rufia chegou dei-lhe alimentação para gatinhos, mas como os juntei não tenho forma de controlar o que cada um come! Além disso o Peúgas é muito sensível de estômago e fica com diarreia com a comida da Rufia. Ela parece insensível à comida dele, e por isso, decidi dar a comida para gato aos dois. Mas penso que talvez não seja o melhor para ela visto ainda ser bébé! Em resumo: preciso de conselhos (como é hábito :lol: ) para decidir o que é melhor; se deixo o Peúgas a comer racionalizado e o bicho anda sempre esganado de fome; se não me preocupo com isso e deixo-o ser comilão; se lhe dou comida light ( e a Rufia? como é que fica?); ou simplesmente, uma artimanha simples e eficiente de os manter juntos, mas com acesso a comida diferente!
Não será cedo para a comida light, afinal ele tem só um ano?!?
E o Rufia não fica melhor com a comida de gatinho? Eu observei que nas tabelas indicativas das % de proteínas (e outros), as variações são mínimas entre a alimentação para gato e a de gatinho, mas pode haver diferenças para além do tamanho do croquete!
Como o Peúgas anda muito excitado com a vinda do amigo e passa muito tempo a correr atrás do outro, come menos e faz mais exercício, mas quando a excitação passar vai voltar ao mesmo.
Eu sempre tive dificuladade em controlar a alimentação dele. Ele parece que anda sempre com fome! já tentei dividir a quantidade diária em duas refeições (a de manhã maior), mas em meia hora já o danado comeu tudo! E agora com a Rufia o caso complicou muito :? !
Preciso mesmo de ajuda!
E obrigado por responderem e me ajudarem com os meus gatitos! :D
:?: Na outra mensagem sobre alimentação (já não me lembro do autor :oops: ) ninguém falou ou comentou o preço!!! Eu acredito que a comida que custa praticamente 15€ por 1,5Kg, possa ser melhor que aquela que se vende no supermercado, eles pelo menos gostam mais; mas também acredito que há boa comida para gato mais barata! Eu escolho a comida evitando a que tem cores diferentes para os croquetes porque isso indica a presença de corantes que só lhes fazem mal (além disso acho que a visão dos felinos não consegue distinguir cor); tenho atenção às % de proteínas, vitaminas, minerais e gorduras e apesar de não saber para que servem sigo atentamente a % de cinzas. Mas os valores são muito semelhantes em todas marcas, independentemente do preço. Devo dizer que a relação qualidade /preço que mais me agrada é a Vital Balance da Friskies júnior e adulto, a Cat Chow Complet da Purina e a One também da Purina (acho), se bem que já sai um bocado do meu orçamento. Todas se vendem no Supermercado, apesar de às vezes serem difíceis de encontrar.
Por favor comentem também esta última parte! Principalmente se não concordarem!
Olá! Eu também tenho problemas de alimentação!!!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm
Paula,
Aqui fica o meu conselho. Não querendo fazer publicidade a nenhuma marca em especial. O meu gato, agora com 6 anos, no início deste ano, apareceram-lhe cálculos urinários. Tive que mudar toda a alimentação, inclusivé das gatinhas que tinha na altura. Em 1º lugar tenho que lhe dar dia sim dia não uma ração para o problema dele e vou alternando com outra da mesma marca, que se venda em lojas de animais. A Maria, a gata que tenho, tem 1 ano e tem que, obrigatoriamente, alimentar-se do mesmo modo dele. Não é muito benéfico, mas é a única solução. Eu uso Royal Canin. Posso alternar entre a Indoor, para gatos caseiros, ou pela Fit32, para gatos com o peso ideal. Também existe em gama light. Poderá também adquirir uma outra ração da mesma marca, que é especialmente para gatos esterelizados, mas esta só é vendida no consultório veterinário e com o aval deste.
A ração que estou a utilizar não é tem os preços que a Paula descreve, por exemplo, a Indoor, se não estou em erro é 3200$00 2 Kg. e a Fit32 é 2800$00 2 Kg.
Sei que esta é uma boa marca. Porque não experimenta o Fit32 para os dois ? Faça-lhes 2 refeições diárias para que o seu gato adulto não coma tudo de uma só vez.
E desculpe-me a ousadia, mas a ração de supermercado, não se poderá considerar ração, são biscoitos para complementar a alimentação enlatada ( que não aconselho a ninguém ).
Eu com os meus dois gatos, gasto por mês +/- 7000$00, mas a ração veterinária custa-me 4000$ 2 Kg. Como vê por, 4, 5 cts. mês faz uma alimentação correcta e eles ficam felizes acredite.
Espero ter sido útil.
Aqui fica o meu conselho. Não querendo fazer publicidade a nenhuma marca em especial. O meu gato, agora com 6 anos, no início deste ano, apareceram-lhe cálculos urinários. Tive que mudar toda a alimentação, inclusivé das gatinhas que tinha na altura. Em 1º lugar tenho que lhe dar dia sim dia não uma ração para o problema dele e vou alternando com outra da mesma marca, que se venda em lojas de animais. A Maria, a gata que tenho, tem 1 ano e tem que, obrigatoriamente, alimentar-se do mesmo modo dele. Não é muito benéfico, mas é a única solução. Eu uso Royal Canin. Posso alternar entre a Indoor, para gatos caseiros, ou pela Fit32, para gatos com o peso ideal. Também existe em gama light. Poderá também adquirir uma outra ração da mesma marca, que é especialmente para gatos esterelizados, mas esta só é vendida no consultório veterinário e com o aval deste.
A ração que estou a utilizar não é tem os preços que a Paula descreve, por exemplo, a Indoor, se não estou em erro é 3200$00 2 Kg. e a Fit32 é 2800$00 2 Kg.
Sei que esta é uma boa marca. Porque não experimenta o Fit32 para os dois ? Faça-lhes 2 refeições diárias para que o seu gato adulto não coma tudo de uma só vez.
E desculpe-me a ousadia, mas a ração de supermercado, não se poderá considerar ração, são biscoitos para complementar a alimentação enlatada ( que não aconselho a ninguém ).
Eu com os meus dois gatos, gasto por mês +/- 7000$00, mas a ração veterinária custa-me 4000$ 2 Kg. Como vê por, 4, 5 cts. mês faz uma alimentação correcta e eles ficam felizes acredite.
Espero ter sido útil.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
olá
há rações de boa qualidade, tipo iams e royal canin, que apesar do preço, segundo os vet, são mais nutritivas e por isso os animais têem tendência a comer menos. eu também tenho dificuldade e já desisti de lhes dar comida 2 vezes ao dia, até porque de vez em quando, aparece um inquilino novo (muito jovem) e lá se vão os projectos. separar a comida é uma ideia, mas também é uma trabalheira. se der 3 vezes ração por dia, de boa qualidade aos dois, talvez não seja mau. mas tenha cuidado. vá reduzindo progressivamente, porque segundo li, se a mudança fôr brusca, os gatos podem ficar com diarreia. também é melhor não dar alimentação júnior ao gato adulto. tenho uma amiga que fez isso ao gato, agora quem o desabitua? parece um texugo.
anjaazul
há rações de boa qualidade, tipo iams e royal canin, que apesar do preço, segundo os vet, são mais nutritivas e por isso os animais têem tendência a comer menos. eu também tenho dificuldade e já desisti de lhes dar comida 2 vezes ao dia, até porque de vez em quando, aparece um inquilino novo (muito jovem) e lá se vão os projectos. separar a comida é uma ideia, mas também é uma trabalheira. se der 3 vezes ração por dia, de boa qualidade aos dois, talvez não seja mau. mas tenha cuidado. vá reduzindo progressivamente, porque segundo li, se a mudança fôr brusca, os gatos podem ficar com diarreia. também é melhor não dar alimentação júnior ao gato adulto. tenho uma amiga que fez isso ao gato, agora quem o desabitua? parece um texugo.
anjaazul
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Eu tive um problema semelhante. A minha gatinha depois de esterilizada e como é muuuiiittoo comilona começou a engordar. Pelo contrário o meu Pantufas, embora castrado é um magricelas. Como teve um problema de paralisia tenho que lhe dar alimento de qualidade e não lhe posso “cortar” à ração. Quando falei nisto ao vet. ele aconselhou-me a durante o dia deixar comida “racionada” própria para gatos(as) castrados/esterilizadas (vendida no vet), e uma vez de manhã outra vez à noite dar, escondido da Patusca um suplemento de ração ao Pantufas. Tenho feito isso, embora no inicio ele ficasse muito admirado, enfio-o na casa de banho e ele come tudo. Claro que ela parece ter faro e às vezes apercebe-se e fica do lado de fora da porta, mas nem sempre! Também acho que só a comida de supermercado não será o ideal, mas eu ultimamente reparei que a Friskies lançou um novo produto light, no caso da Whiskas penso que não tem. Não me pronuncio sobre a equivalência preço/qualidade porque não conheço, mas como em tudo há marcas melhores e marcas piores. Tente perguntar ao vet. se será suficiente para o pequenino o tal suplemento para bebe duas vezes por dia e tente fazer o mesmo que eu. Com os meus está a resultar.
Espero ter ajudado
Fátima
Espero ter ajudado
Fátima
-
- Membro
- Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am
Paula C, aqui vai a minha opinião.
Tenho uma gatinha de 4 meses e quando fui com ela à Vet ela disse-me para só lhe dar ração para gatinhos de boa qualidade e quanto mais pequeninos forem os pedaçinhos melhor, e juntar-lhe um comprimido por dia cortado em quatro que são vitaminas que ajudam no crescimento.
Passado um mês voltei à Vet para ela lhe dar a vacina e ela ficou admirada com o crescimento da minha gatinha num só mês e disse também que ela estava com uma optima pelagem, que devia estar a ter uma óptima alimentação.
O que adoptei foi ração para gatinhos da Hill's que é um bocado cara mas de excelente qualidade onde misturo todos os dias o dito comprimido de vitaminas. Uma vez por semana não resisto à tentação de lhe dar peixe cozido ou uma latinha de whiskas para gatinhos que às vezes misturo com a ração e marcha tudo.
Acho que no primeiro ano se deve investir numa boa alimentação uma vez que eles estão em crescimento, mas se calhar era melhor falares com um Vet sobre isso.
Bjinhos.
Tenho uma gatinha de 4 meses e quando fui com ela à Vet ela disse-me para só lhe dar ração para gatinhos de boa qualidade e quanto mais pequeninos forem os pedaçinhos melhor, e juntar-lhe um comprimido por dia cortado em quatro que são vitaminas que ajudam no crescimento.
Passado um mês voltei à Vet para ela lhe dar a vacina e ela ficou admirada com o crescimento da minha gatinha num só mês e disse também que ela estava com uma optima pelagem, que devia estar a ter uma óptima alimentação.
O que adoptei foi ração para gatinhos da Hill's que é um bocado cara mas de excelente qualidade onde misturo todos os dias o dito comprimido de vitaminas. Uma vez por semana não resisto à tentação de lhe dar peixe cozido ou uma latinha de whiskas para gatinhos que às vezes misturo com a ração e marcha tudo.
Acho que no primeiro ano se deve investir numa boa alimentação uma vez que eles estão em crescimento, mas se calhar era melhor falares com um Vet sobre isso.
Bjinhos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
olá
a minha vet aconselhou-me a não dar comida da friskies aos animais porque segundo ela, têem muitos corantes. ela diz que em relação ao preço qualidade a cat chow é uma ração média. eles adoram isso. mas como tenho tido gatos com diarreia, agora estão todos a comer technical. o bom do serafim é que só como "porcaria". como está doentinho, começou a comer comida de lata para se "entusiasmar". agora quem o desabitua?
a minha vet aconselhou-me a não dar comida da friskies aos animais porque segundo ela, têem muitos corantes. ela diz que em relação ao preço qualidade a cat chow é uma ração média. eles adoram isso. mas como tenho tido gatos com diarreia, agora estão todos a comer technical. o bom do serafim é que só como "porcaria". como está doentinho, começou a comer comida de lata para se "entusiasmar". agora quem o desabitua?