O que fazer qd o nosso gato come roupa?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pollymagoo
Registado: quarta abr 18, 2007 7:07 am

quinta jul 16, 2009 9:31 pm

Olá a todos. Ando a ficar desesperada. O meu gato siamês (cruzado) tem o vício de comer roupa. Geralmente n apanha (bem, já n apanha) roupa de sair para comer mas de vezes em qd lá apanha uma meia ou uma t-shirt. O problema é q agora anda a atacar a roupa de cama (lençóis, capa de edredon, etc.). E qt a isto n posso fazer mt, além de fechar a porta do quarto. Mas admito que n o queria fazer, já q tenho outros dois e eles ficam histéricos se lhes fecho a porta do quarto. Já alguém passou por isto? Se sim, o que fizeram?
Muito obrigada.
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

quinta jul 16, 2009 9:34 pm

Porque é que no momento em que ele está a fazer essas asneiras todas, não o repreende ou até mesmo dar-lhe uma palmada? Talvez começasse a resultar..

Cmps, Gpsc
Clara1981
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 12:46 pm

sexta jul 17, 2009 8:38 am

Eu tenho uma situação semelhante, mas em vez de comer roupa, a minha gata come plástico! Tudo que seja sacos, embalagens, fita cola, aquelas fitinhas das prendas é atacado... depois vomita tudo!!! Até já aprendeu a levantar a tampa do ecoponto para ir buscar os plásticos...

O maior problema é que durante o dia não está ninguém em casa, o que dá azo para que a Sassi esteja à vontade para tomar de assalto os locais onde escondo os plásticos... só à noite consigo "castigá-la" com a técnica do borrifador, no entanto, não chega...
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
pollymagoo

sexta jul 17, 2009 1:52 pm

O meu problema é idêntico, eu nunca o apanho a comer a roupa. Das vezes que o apanho sou ríspida e dou-lhe uma "palmada" no nariz. Eu falei com o vet e ele disse-me que com os gatos é preciso ser imediato. Um castigo a posteriori não vai fazer nada e vai confundir o gato.
Mas ele sabe que o que está a fazer é errado. Se eu entro no quarto depois de ele ter comido roupa ele foge. Geralmente é assim q descubro que ele fez asneira. Em vez de ele vir ter comigo esconde-se. Ele começou nas lãs mas agora vai tudo, algodão (tanto de t-shirts como de lençóis), fibra e até ganga. E nem pensar em deixar sapatos com cordões à mercê dele!!
Tenho-lhe andado a dar uma t-shirt velha para ele comer. Não acho que isto seja uma boa solução (nem solução é), mas n sei mais q fazer.
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

sexta jul 17, 2009 2:06 pm

O meu gato (que também é cruzado de siamês) também tem a mania de comer plástico e, às vezes, papel. Felizmente, quando eu não estou em casa ele passa a maior parte do tempo a dormir e deixa os plásticos quietos.
Sempre que posso, não deixo nada de plástico ao alcance dele e, quando ele apanha alguma coisa, costumo repreendê-lo. Geralmente é suficiente.
Sei que há uns produtos repelentes para cães e gatos mas nunca os usei e tanto quanto sei são para evitar que eles façam as necessidades em locais impróprios. Não sei se também podem ser usados para este fim.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta jul 17, 2009 4:12 pm

Aproveito para perguntar aos foristas experientes:
Esses repelentes serão indicados para eles? Não terão componentes que lhes façam mal?

É que a saga dos cortinados, a saga das plantas, a saga dos fios e por aí fora por vezes põem-me tão doidinha quanto piada lhes acho :lol:

E, visto que "Nãos", borrifadores, barulhos e outros que tais não funcionam, já me passou pela cabeça experimentar o repelente, só ainda não o fiz porque: 1º o gaiato é mesmo isso, gaiato, e estas sagas fazem parte e 2º não sei se estas coisas não lhe farão mal... :roll:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Clara1981
Membro

sexta jul 17, 2009 4:33 pm

CCoelho Escreveu:O meu gato (que também é cruzado de siamês) também tem a mania de comer plástico e, às vezes, papel. Felizmente, quando eu não estou em casa ele passa a maior parte do tempo a dormir e deixa os plásticos quietos.
Sempre que posso, não deixo nada de plástico ao alcance dele e, quando ele apanha alguma coisa, costumo repreendê-lo. Geralmente é suficiente.
Sei que há uns produtos repelentes para cães e gatos mas nunca os usei e tanto quanto sei são para evitar que eles façam as necessidades em locais impróprios. Não sei se também podem ser usados para este fim.
Eu não me importava que a minha gata fosse assim... o problema é que ela sabe abrir portas e gavetas, além de saber levantar a tampa do ecoponto (mesmo com coisas pesadas em cima, ela empurra-as para o chão) e vai aos plásticos... e fá-lo quando eu não estou em casa. Depois ando a limpar os "montinhos" de vomitado espalhados pela casa!

A minha gata já tem 4 anos e veio para minha casa há 3 meses, portanto, deve ser um hábito adquirido nos anteriores donos que agora custa a passar... o que é certo é que me custa imenso vê-la assim, tenho medo que asfixie com algum pedaço que coma.
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 17, 2009 5:41 pm

pollymagoo Escreveu:Tenho-lhe andado a dar uma t-shirt velha para ele comer. Não acho que isto seja uma boa solução (nem solução é), mas n sei mais q fazer.
:lol: :lol: :lol: aiiiii desculpe lá, mas deu-me vontade de rir.

Não é nada bom que ele ande a comer roupa, qualquer dia apanha aí um problema daqueles que só se resolvem com cirurgia ou mesmo que não se resolva de todo.

Já experimentou arranjar um osso para ele roer? Um osso com muita cartilagem e alguns restos de carne? Ou mesmo uma asa de frango para se entreter?

Atenção, nada cozinhado. Crú mesmo. Pode ser que esqueça as roupas. :?

Para a forista que tem problemas com sacos, esse é de fácil resolução, tem de pensar na saúde da sua gata. Guarda o ecoponto num local onde ela não aceda quando não está em casa e quanto aos restantes objectos é mantê-los bem guardados. na Chicco encontra fechos de segurança para tudo e mais alguma coisa, desde frigorificos a gavetas e janelas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MissDoria
Registado: segunda jun 29, 2009 11:19 am
Localização: 3 gatas e 1 gato, 2 cães e 1 cadela. Animais de quinta.

sábado jul 18, 2009 3:57 pm

Olá a todos, vim agora espreitar o fórum, e estive a ler as mensagens sobre os gatos que comem roupa... :o eu nunca tinha visto ou tinha tido ideia de algo do género. Verdade seja dita penso que esses ataques se devem ao facto de eles estarem em casa sozinhos, tiro esta conclusão porque frisam sempre que o animal tem esta atitude sempre que o dono não está em casa. Uma vez também li que uma actriz portuguesa (Paula Neves) tinha duas gatas e como ela passava muito tempo fora de casa a forma dos animais se vingarem era abrirem as gavetas e tirarem a roupa toda para o chão! E que esta era a forma delas se vingarem... Acho estranho mas acho ao mesmo tempo que acaba por ter algum sentido! Por acaso nunca tive problemas destes com os meus bichinhos...às vezes fazem umas asneiras mas comer roupa ou plástico...não :P

Mas pronto!! os gatos são uns malandrecos!!! :D

outra coisa, uma vez um veterinário explicou à minha mãe que os ossos das pernas e das asas de frango (ou todos aqueles que sejam identicos no corpo do frango) não se devem dar nem aos cães nem aos gatos, porque as enzimas não os destróiem e eles podem rasgar os intestinos dos animais levando-os à morte!! Cuidado!!

cmps
Clara1981
Membro

segunda jul 20, 2009 9:16 am

No meu caso específico, a minha gata come plástico quando está sozinha como quando está com gente em casa... desde que apanhe algum esquecido, ataca-o logo!!! Aquilo parece uma guloseima para ela... a vet disse em brincadeira que se ela fosse humana seria viciada em chicletes. O interesse dela nem é comer o plástico, é mastigá-lo, o problema é que acaba sempre por engolir algum pedaço e depois vomita! Tal como acontece com as plantas... tive de comprar prateleiras inacessíveis para deixar de lá ir.

Vou visitar a chicco e comprar esses fechos. O problema da minha casa é que é um openspace onde os únicos sítios fechados são os 2 quartos e a casa de banho. Ora, como ela não entra nos 2 quartos durante o tempo que está sozinha, tenho lá tudo guardado... por exemplo, o ecoponto tem estado no meu quarto!!!
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 5:28 pm

MissDoria Escreveu:outra coisa, uma vez um veterinário explicou à minha mãe que os ossos das pernas e das asas de frango (ou todos aqueles que sejam identicos no corpo do frango) não se devem dar nem aos cães nem aos gatos, porque as enzimas não os destróiem e eles podem rasgar os intestinos dos animais levando-os à morte!! Cuidado!!
cmps
Cozidos. Não se devem dar cozidos. Ossos crús estão os gatos perfeitamente equipados para moer. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

segunda jul 20, 2009 9:41 pm

O meu adora sacos daqueles fininhos e fitas de plástico. Tem de se ter cuidado porque se eles engolem, é o cabo dos trabalhos. Mas ele está sempre à coca, quando se vem do supermercado, salta logo lá para dentro para ver se apanha os mais fininhos! E, por acaso nunca perguntei ao vet sobre esta mania dele.

Com estes amiguinhos gatos todo o cuidado é pouco!
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
MissDoria
Registado: segunda jun 29, 2009 11:19 am
Localização: 3 gatas e 1 gato, 2 cães e 1 cadela. Animais de quinta.

segunda jul 20, 2009 9:44 pm

Pois eu cá não dou ossos de frango (ou qualquer outra ave) aos meus animais tenho medo, quanto aos outros ossos de vaca ou de porco esses dou sem problemas...mas também evito dar-lhes seja o que for crú.

Cmps
pollymagoo

terça jul 21, 2009 12:04 am

Eu sei que não é solução (dar-lhe determinada peça para ele comer), mas a questão é q ele é um viciado e a t-shirt é tipo metadona. Pode parecer ridículo mas se ele tiver det peça n vai a outras. E se n tiver pega no que tiver à disposição. Ao menos assim controlo o que estraga e dou-lhe algo macio. Qt às preferências dele, n imagino, não sei o que ele gosta mais, se é de roer ou de engolir a roupa.
Ai ai Estou a ver q ninguém tem um gato com problemas destes...
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 21, 2009 12:13 pm

É simples. Ou resolve o problema ou qualquer dia o problema acaba com o seu gato.

Em ultima alternativa é condicioná-lo a um local sem roupa. Mais tarde ou mais cedo o intestino não vai processar tanta saída de roupa, ou mesmo o estomago.
Responder

Voltar para “Gatos”