Espero que não se refira a mim, porque sendo, orgulhosamente, membro do Felinus, sempre assumi os riscos do contágio......sempre disse, isso sim, que se um dos meus fosse portador não o separaria dos "irmãos" mas isso é uma opção minha!CasadeAnaval Escreveu: Só mais uma coisa... o texto do Felinus aqui citado, refere a separação dos gatos doentes de outros em dois pontos distintos do mesmo texto , nomeadamente em outra sala...coisa que dois membros do Felinus aqui estavam com certa força a referir não ser necessário...então como é ?![]()
Fiv-conheça a doença!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Nunca se disse que não havia riscos de contágio. Sempre se disse que é transmissível pela mordedura. O que se disse foi que os riscos são mínimos quando se têm animais castrados.CasadeAnaval Escreveu:Só mais uma coisa... o texto do Felinus aqui citado, refere a separação dos gatos doentes de outros em dois pontos distintos do mesmo texto , nomeadamente em outra sala...coisa que dois membros do Felinus aqui estavam com certa força a referir não ser necessário...então como é ?![]()
Onde é que está escrito que não há riscos??
Além disso, o que diz o texto do Felinus e que passo a citar é uma coisa "ligeiramente" diferente do que o Vasco afirma (esta "mania" que o Vasco tem de distorcer):
Que eu saiba, aqui não diz categoriamente que se deve separar o animal... diz sim ponderar e ponderar quer dizer que se deve pensar no que é melhor para todos...Se apenas descobriu agora que o gato é portador de FIV e até à data ele esteve junto dos seus outros animais, deve falar com o seu veterinário e procurar a melhor solução, ou seja, ponderar as vantagens em continuar a mantê-los todos juntos ou separar o gato com FIV noutra divisão da casa. O stress da separação é terrível para os animais, que como sabemos, estabelecem entre si relações de amor e sincera amizade e não é por isso pacifico que essa seja a solução mais adequada. Dar o seu gato ou abandoná-lo, evidentemente, não são opções. Se o fossem, certamente que não estaria a ler este texto
Diferente, não???
Já sei, já sei... a língua portuguesa é mto traiçoeira...

E já agora o que eu faria: não os separaria. Quando adoptei o Eco (com 1 mês e meio) não sabia o que "lá vinha" e conviveu com a minha gata (que veio para a minha mão com 8 dias) até fazer os testes com 6 meses.
Estão os dois testados em kit e por acaso até são ambos negativos mas se uma análise de laboratório "de repente" me dissesse que um deles era positivo ficariam juntos na mesma...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
No texto abaixo da autoria de adélia costa está a bold...
O que é curioso é estarem aqui a dizer que o que pode ficar junto a outros, e criticando quem o desaconselha quando o felinus para o qual nos remetem diz exactamente o contrário na adopção de gatos com FIV
Isso sim, é areia para os olhos... :p
Repito que o que tenho dito é que se anda a desdramatizar EM EXCESSO...
O que é curioso é estarem aqui a dizer que o que pode ficar junto a outros, e criticando quem o desaconselha quando o felinus para o qual nos remetem diz exactamente o contrário na adopção de gatos com FIV
Adoptar um gato com FIV
Se observar algumas regras básicas, nomeadamente:
ter em atenção que o seu gato está fragilizado e por isso, tomar as precauções necessárias para que não fique sujeito a doença;
preocupar-se em dar ao gato uma alimentação rica. Suplementos vitamínicos e de sais minerais são também recomendados. Eventualmente, o veterinário poderá aconselhar uma dieta específica;
evitar que o gato saia de casa ou que contacte com outros gatos;
manter as vacinas em dia;
manter-se atento à saúde do animal e tratá-lo quando surgirem sintomas de alguma doença,
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
CasadeAnaval Escreveu: No texto abaixo da autoria de adélia costa está a bold...
unquote
Livra!!! Que o Vasco devia ir para politico!!! Alterar coisas é consigo e depois escreve-as vezes sem fim no intuito de convencer os outros da "sua" verdade. Nunca se disse nem aconselhou as pessoas a juntar o gato positivo, nunca se disse que não há risco de contágio. O que eu disse foi que se fosse COMIGO e com os MEUS gatos não separava....será que desta vez entendeu, ou não quer entender porque não lhe convém??
Agora que eu acho piada a quem aqui afirma que não juntaria um gato positivo e quando se pergunta se tem os gatos todos testados respondem que não, ai isso acho mesmo muita graça, ou do seu ponto de vista não será para achar???
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
se essa é para mim, também ytem muita graça. dos 8 gatos, 6 foram apanhados da rua. se estão todos juntos é porque evidentemente os juntei. verdade à la palisse. mesmo com os cães há riscos. foi detectado o mesmo tipo de fungo em cães e gatos. no entanto, nada me indica que os gatos estejam contagiados. há vets que me desanconselharam a fazer os testes porque nada apontava para aí. mas porque carga de água, os hei-de juntar, onde apenas existe umAgora que eu acho piada a quem aqui afirma que não juntaria um gato positivo e quando se pergunta se tem os gatos todos testados respondem que não, ai isso acho mesmo muita graça, ou do seu ponto de vista não será para achar???

CasadeAnaval Escreveu:E já pensou que evitar contacto com outros gatos TAMBÉM pode querer dizer evitar pô-lo em risco de ser contagiado com uma simples coriza, que num gato com FIV, pode ser o cabo dos trabalhos para curar...Adoptar um gato com FIV
Se observar algumas regras básicas, nomeadamente:
ter em atenção que o seu gato está fragilizado e por isso, tomar as precauções necessárias para que não fique sujeito a doença;
preocupar-se em dar ao gato uma alimentação rica. Suplementos vitamínicos e de sais minerais são também recomendados. Eventualmente, o veterinário poderá aconselhar uma dieta específica;
evitar que o gato saia de casa ou que contacte com outros gatos;
manter as vacinas em dia;
manter-se atento à saúde do animal e tratá-lo quando surgirem sintomas de alguma doença,
Depende sempre dos olhos que interpretam e de como querem interpretar.
Animais de rua e na rua, lutam e são mais agressivos (assim a vida os obriga) do que os de casa...
Se sempre se disse que existe risco de contágio pela mordedura...
Se sempre se disse que animais castrados lutam menos, reduzindo assim o risco de contágio...
Se os de rua estão inteiros e lutam mais, não sei onde está a dúvida, não vejo onde está a falta de coerência...
O problema anja é que parece que tu e mais gente ainda não perceberam que muitos gatos não são CLARAMENTE portadores...anjaazul Escreveu: no entanto, nada me indica que os gatos estejam contagiados. há vets que me desanconselharam a fazer os testes porque nada apontava para aí. mas porque carga de água, os hei-de juntar, onde apenas existe umcom outros que estão e4claradamente doentes ou sºão portadores? no caso do serafim, nem comento. é de uma irresponsabilidade tão grande o que me propuseram que nem tem explicação.
Dizes que nada indica que sejam portadores mas que eu saiba tb há há nada que indique o contrário.
Até te digo mais, e isto não é um desejo, é apenas uma constação, se os tiraste todos da rua, a probabilidade de entre os 8 haver pelo menos um que seja portador é grande...
-
- Membro Veterano
eAté te digo mais, e isto não é um desejo, é apenas uma constação, se os tiraste todos da rua, a probabilidade de entre os 8 haver pelo menos um que seja portador é grande...

podem ser todos portadores. e daí? por enquanto não me dão problemas. não quero meter a cabeça na areia, mas porque me angustiar antes do tempo? não me basta a preocupação da ir do pantufa? da coceira da carlota que não passa por mais que eu corra vets? do "mau" comportamento do max? das mazelas dos outros? eu se calhar também tenho cancro... salvo seja

-
- Membro Veterano
Não Anja, não era para ti. Tu já afirmaste que neste momento não há lugar em casa para mais nenhumanjaazul Escreveu:se essa é para mim, também ytem muita graça. dos 8 gatos, 6 foram apanhados da rua. se estão todos juntos é porque evidentemente os juntei. verdade à la palisse. mesmo com os cães há riscos. foi detectado o mesmo tipo de fungo em cães e gatos. no entanto, nada me indica que os gatos estejam contagiados. há vets que me desanconselharam a fazer os testes porque nada apontava para aí. mas porque carga de água, os hei-de juntar, onde apenas existe umAgora que eu acho piada a quem aqui afirma que não juntaria um gato positivo e quando se pergunta se tem os gatos todos testados respondem que não, ai isso acho mesmo muita graça, ou do seu ponto de vista não será para achar???com outros que estão e4claradamente doentes ou sºão portadores? no caso do serafim, nem comento. é de uma irresponsabilidade tão grande o que me propuseram que nem tem explicação.

-
- Membro Veterano
Afinal estamos ou não de acordo??anjaazul Escreveu:eAté te digo mais, e isto não é um desejo, é apenas uma constação, se os tiraste todos da rua, a probabilidade de entre os 8 haver pelo menos um que seja portador é grande...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
podem ser todos portadores. e daí? por enquanto não me dão problemas. não quero meter a cabeça na areia, mas porque me angustiar antes do tempo? não me basta a preocupação da ir do pantufa? da coceira da carlota que não passa por mais que eu corra vets? do "mau" comportamento do max? das mazelas dos outros? eu se calhar também tenho cancro... salvo sejae não sei. a menos que me torne hiponcondríaca. em relação a mim e aos animais. e até sou.
E que aqui estamos a ser acusadas de excesso, quando na realidade a existir excesso é do outro lado, daquele lado e facção que defende a eutanasia para os portadores......cá estamos nós no mesmo!!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
O que é excessivo é quando tentamos "ensinar" quais os procedimentos correctos de como adoptar um gato (que passa pela ida imediata ao vet. para o animal ser consultado e fazer os testes de despiste independentemente de haver sinais, ou não, de doença, mantê-los de quarentena, etc., vir a Fabriro, a Noggy, ..., desdramatizarem a situação e dizer expressamente que os riscos são pequenos em ter os animais portadores com os não portadores juntos. Francamente!fabriro Escreveu: Afinal estamos ou não de acordo??
E que aqui estamos a ser acusadas de excesso, quando na realidade a existir excesso é do outro lado, daquele lado e facção que defende a eutanasia para os portadores......cá estamos nós no mesmo!!!!

Ainda outra observação/dúvida: Então há gente que vacina os gatos contra a leucose sem antes fazer o despiste ao animal, porque não acha necessário já que o animal não mostra ser doente?

Maria João
-
- Membro Veterano
e será que toda a gente tem de tirar um curso de medicina veterenária para ter animais? nunca fiz despiste e já vacinei gatos contra a leucose. afinal, para que servem os vets? para ganharem, apenas, dinheiro? por este andar, é melhor ir mesmo à bruxa. cada tiro cada melro. ve-se que se gasta dinheiro no vet, mas este está sempre a cometer errosAinda outra observação/dúvida: Então há gente que vacina os gatos contra a leucose sem antes fazer o despiste ao animal, porque não acha necessário já que o animal não mostra ser doente?

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Concordo contigo Anja. Eu gosto de estar informada, mas realmente acho que (bom) vet. deveria saber alertar os donos para os problemas. Claro que na maioria dos casos eles não estão para isso e também é bem verdade que a maioria dos donos irem ao vet. dar vacinas já é bem bom.anjaazul Escreveu:
e será que toda a gente tem de tirar um curso de medicina veterenária para ter animais? nunca fiz despiste e já vacinei gatos contra a leucose. afinal, para que servem os vets? para ganharem, apenas, dinheiro? por este andar, é melhor ir mesmo à bruxa. cada tiro cada melro. ve-se que se gasta dinheiro no vet, mas este está sempre a cometer erros![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Eu não estou a afirmar que é um erro. Fez-me foi confusão este procedimento e gostaria de ficar esclarecida, pois senão vejamos:anjaazul Escreveu: ... ve-se que se gasta dinheiro no vet, mas este está sempre a cometer erros![]()
Se o animal tem o vírus, fará sentido estar a vaciná-lo contra ele?
Maria João