A espécie em questão é Trachemys scripta elegans, começando a ser acompanhada agora por algumas outras espécies de basking turtles (Graptemys, Pseudemys e outras Trachemys) que são agora comercializadas, sim porque tomou-se medidas para resolver esse problema que é a praga de espécies de tartarugas exóticas que competem com as nossas 2 espécies de tartaruga autóctone (Mauremys leprosa e Emys orbicularis), a espécie em questão foi proibida, já não se encontra á venda e a sua manutenção é igualmente proibida, as outras espécies de que falei estão a ir pelo mesmo caminho, são por enquanto, consideradas espécies que constituem um risco ecológico (prevê-se o seu destino...).Fanequita Escreveu:Não querendo comentar, mas já comentando...
Primeiro vem o autor do tópico desdizer o que disse, acabando no fim a dizer exactamente o que tinha dito...
Depois vem alguém de 15 anos dar lições sobre espécies autóctones (que, por exemplo no caso das tartarugas de água doce estão a ser destruídas pelas tartarugas exóticas que as pessoas lançam nos rios depois de se fartarem delas)...
Dizem que eu e que alguns como eu que condenaram algumas palavras, devemos desconhecer a realidade, só porque estamos a falar com um licenciado.
Ora, para mim, além de estarem aqui a ser ditas as coisas mais bárbaras que já ouvi, senti algum tom de preconceito. Não sei de escolaridade (pois quando o tratei por aluno de biologia, entre aspas, tratei porque esse é o nome pelo qual se apresenta), se é por estarmos a falar de gatos (pois têm aqui aparecido pessoas que nunca vi neste fórum em específico)...
Não sei... a única coisa que tenho a certeza é de que amo todos os animais, não só gatos, não só cães, mas todos..
Mas uma coisa temos de aceitar: a lei da natureza. Se os gatos caçam é porque foram criados assim... são predadores... não os odeio por isso, tal como não odeio as baleias que se alimentam de outros peixes ou mesmo de outras baleias... (e os peixes são bonitos... eh eh eh)
Este é um tema pelo qual me interesso bastante, adoro tartarugas contudo, defendo que qualquer tartaruga não autóctone encontrada num dos nossos cursos de água deve ser colocada num local onde não possa oferecer risco ás nossas espécies (jardim zoológica por exemplo) e caso esse mesmo local não possa albergar mais exemplares ou simplesmente não os aceite defendo que sejam eutanasiados.
Apesar de tudo, as tais tartarugas de face rosada não causam tantos estragos como os gatos, mas a verdade é que foi criada uma lei que as proíbe para que não hajam mais donos irresponsáveis a solta-las por ai.
Apesar de não concordar com a totalidade dessa lei (mas isso são outros 500) algo está a ser feito...
Agora quanto á afirmação ''é a lei da natureza'', pois bem, as Trachemys scripta elegans são muito resistentes e altamente adaptáveis, é a lei da natureza que as mesmas compitam e se sobreponham a outras espécies mais sensíveis e menos aptas, o problema é que elas não pertencem aqui, elas devem estar nos cursos de água norte americanos, não nestes. Com a espécie de gato mantida a situação é a mesma... não são autóctones, devem ficar com os seus donos, em casa, caso isso não aconteça algo tem de se fazer.
Outra coisa que acho engraçada é que para puxar a brasa a sardinha usam a lei da natureza, mas faz-vos confusão não alimentar uma colónia de gatos com fome...
Bem e quanto ao facto de ter sido descriminado por ter apenas 15 anos não tenho muito a dizer, apenas que não me sinto menos que ninguém por ter a idade que tenho e acho que ninguém se devia sentir mais que eu por ser mais velho