Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta jul 09, 2009 4:35 pm

Fanequita Escreveu:Não querendo comentar, mas já comentando...

Primeiro vem o autor do tópico desdizer o que disse, acabando no fim a dizer exactamente o que tinha dito...

Depois vem alguém de 15 anos dar lições sobre espécies autóctones (que, por exemplo no caso das tartarugas de água doce estão a ser destruídas pelas tartarugas exóticas que as pessoas lançam nos rios depois de se fartarem delas)...
Dizem que eu e que alguns como eu que condenaram algumas palavras, devemos desconhecer a realidade, só porque estamos a falar com um licenciado.

Ora, para mim, além de estarem aqui a ser ditas as coisas mais bárbaras que já ouvi, senti algum tom de preconceito. Não sei de escolaridade (pois quando o tratei por aluno de biologia, entre aspas, tratei porque esse é o nome pelo qual se apresenta), se é por estarmos a falar de gatos (pois têm aqui aparecido pessoas que nunca vi neste fórum em específico)...

Não sei... a única coisa que tenho a certeza é de que amo todos os animais, não só gatos, não só cães, mas todos..

Mas uma coisa temos de aceitar: a lei da natureza. Se os gatos caçam é porque foram criados assim... são predadores... não os odeio por isso, tal como não odeio as baleias que se alimentam de outros peixes ou mesmo de outras baleias... (e os peixes são bonitos... eh eh eh)
A espécie em questão é Trachemys scripta elegans, começando a ser acompanhada agora por algumas outras espécies de basking turtles (Graptemys, Pseudemys e outras Trachemys) que são agora comercializadas, sim porque tomou-se medidas para resolver esse problema que é a praga de espécies de tartarugas exóticas que competem com as nossas 2 espécies de tartaruga autóctone (Mauremys leprosa e Emys orbicularis), a espécie em questão foi proibida, já não se encontra á venda e a sua manutenção é igualmente proibida, as outras espécies de que falei estão a ir pelo mesmo caminho, são por enquanto, consideradas espécies que constituem um risco ecológico (prevê-se o seu destino...).
Este é um tema pelo qual me interesso bastante, adoro tartarugas contudo, defendo que qualquer tartaruga não autóctone encontrada num dos nossos cursos de água deve ser colocada num local onde não possa oferecer risco ás nossas espécies (jardim zoológica por exemplo) e caso esse mesmo local não possa albergar mais exemplares ou simplesmente não os aceite defendo que sejam eutanasiados.
Apesar de tudo, as tais tartarugas de face rosada não causam tantos estragos como os gatos, mas a verdade é que foi criada uma lei que as proíbe para que não hajam mais donos irresponsáveis a solta-las por ai.
Apesar de não concordar com a totalidade dessa lei (mas isso são outros 500) algo está a ser feito...

Agora quanto á afirmação ''é a lei da natureza'', pois bem, as Trachemys scripta elegans são muito resistentes e altamente adaptáveis, é a lei da natureza que as mesmas compitam e se sobreponham a outras espécies mais sensíveis e menos aptas, o problema é que elas não pertencem aqui, elas devem estar nos cursos de água norte americanos, não nestes. Com a espécie de gato mantida a situação é a mesma... não são autóctones, devem ficar com os seus donos, em casa, caso isso não aconteça algo tem de se fazer.
Outra coisa que acho engraçada é que para puxar a brasa a sardinha usam a lei da natureza, mas faz-vos confusão não alimentar uma colónia de gatos com fome...

Bem e quanto ao facto de ter sido descriminado por ter apenas 15 anos não tenho muito a dizer, apenas que não me sinto menos que ninguém por ter a idade que tenho e acho que ninguém se devia sentir mais que eu por ser mais velho
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 09, 2009 5:36 pm

kitten Escreveu:E porque não mandar para cá, de certeza que estaria muito mais salvaguardadas dentro da minha casa que no seu quintal. Aqui pelo menos não teriam gatos a correr atrás delas. Ter uma osga dentro de casa? Para mim não é novidade nenhuma, visto que por aqui no verão é hábito elas entrarem caçam durante a noite moscas e melgas e de manhã desaparecem.
Nunca afugentei nenhuma nem as convidei a entrar, mas se entrarem descanse que também saem.
Pois Kitten, de facto não tenho o menor gosto em ter lagartixas a correr casa fora. Isso faz de mim algum tipo de monstro? Deverei abrir a porta às osguitas e lagartixas?

Já agora por curiosidade, ensinou às suas cadelas que as osguinhas fazem parte da matilha? Que fazem elas? Jogam todos à bisca ou caçam moscas e melgas em conjunto?
kitten Escreveu:Mas não me respondeu se acharia graça se eu deixasse a minha serra da estrela perseguir um ou outro gatito na rua, ela ficaria felicissima garanto-lhe e talvez fosse a forme de de noite eu poder dormir descansada sem os miados constantes e insistentes na rua.
Repare, um cão a correr atrás de um gato não me causa o menor transtorno. As minhas cadelas e os meus gatos passam a vida a correr atrás uns dos outros. Se me perguntar se vir a sua cadela a estraçalhar um gato… sim, sinto-me aflita.
AlunoBioGeo Escreveu:Não digas isso, Kitten, coitadinhos dos gatos... As osgas e as lagartixas são animais bem menos "fófinhos" e essenciais que os belos gatinhos pequerruchos e ternurentos 8)
Esse comentário a raiar o desnecessariamente irónico é seu e completamente supérfulo. Se quiser ir por aí até estamos bem, ironia é o meu forte.
AlunoBioGeo Escreveu:Pergunto-me como é possível ficar tão indignado com as minhas propostas e depois defender a diversão bacoca que é ver um animal próprio a atacar e matar animais autóctones?? Devia pensar muito bem antes de atacar alguma ideia e depois defender o extermínio de animais, por estes não estarem em risco de desaparecerem, isso impede que os protejamos? E quando estiverem a desaparecer, o que fazemos? :roll:
Se isto for para mim, por favor indique onde eu disse que os meus gatos matavam lagartixas por favor.

Já agora, ainda não respondeu a nenhuma das minhas perguntas, portanto relembro:

1. Indique-me um estudo português que aborde a nefasta actividade dos gatos sobre o n/ meio selvagem. Que espécies já extinguiram? Que espécies estão a colocar em perigo? É muito interessante, ou não, o que se passa em Israel, na Austrália, Canadá e EUA, mas nós estamos mesmo em Portugal.

2. Qual é a razão para o aumento exponencial das aves nos n/ jardins, apesar da existência de numerosas colónias de gatos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jul 09, 2009 5:45 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 5:48 pm

chelonia Escreveu:[Editado pela moderação (zitapets)]
Reportado!

Só espero que o pessoal dos répteis não faça disto a sala de chá, porque não me recordo do pessoal dos gatos ir ofender o pessoal dos répteis.

Ou bem que se fala com educação e alguma inteligência, ou é-se apenas um rato.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta jul 09, 2009 6:25 pm

LuMaria Escreveu:
Reportado!

Só espero que o pessoal dos répteis não faça disto a sala de chá, porque não me recordo do pessoal dos gatos ir ofender o pessoal dos répteis.

Nesse aspecto concordo contigo
Mesmo com opiniões contrárias não há necessidade de seguir o caminho da má educação, mas olha que há alguns comentários por aqui que apesar de mais subtis tambem o fazem e não foram feitos pelo ''pessoal dos répteis'' :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 09, 2009 6:35 pm

Não descambem que não vale a pena....
Mas continuando em off, fiquei com uma crise existencial:
Então só se pode frequentar os foruns por "pessoal"?
Eu tenho:
um cão
uma gata
uma cobra
coelhos
ratazanas
Qual é o meu forum????? :o Quem é o meu "pessoal" ????? :o

Agora a sério:
Se na essencia estamos de acordo não entendo onde está o drama, sinceramente, não.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 6:39 pm

nicasxi Escreveu:Agora a sério:
Se na essencia estamos de acordo não entendo onde está o drama, sinceramente, não.
Eu não fiz drama. Fiz perguntas que estão por responder! Gostaría de as ver respondidas.

Faz falta aqui quem sabe um pouco mais, o Fang. :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 09, 2009 6:43 pm

As minhas cadelas LuMaria, como a maior parte dos cães, não ligam importância a répteis, além do mais dentro de casa que me pareça cães não sobem móveis para caçar osgas que estão nas paredes, gatos ... aliás as minhas cadelas se uma das muitas cobras que eu tenho cá em casa sair do terrário nenhuma das minhas cadelas lhe liga, já os gatos ... A minha teckel já me matou vários animais, todos meus, da lista ainda não constou nenhum gato nem nenhum réptil, por isso ela e as outras quando saem de casa saem atreladas, não andam soltas para matar ou se quiser perseguir o que lhes aparece pela frente.

Por muito que lhe custe a crer há quem não se aborreça minimamente de ter esse tipo de visitas, prefiro-as sem dúvida a muitas de 2 pernas. Ah! e as moscas eu mato-as não as solto.
LuMaria Escreveu:Só espero que o pessoal dos répteis não faça disto a sala de chá, porque não me recordo do pessoal dos gatos ir ofender o pessoal dos répteis.
Não sabia que a secção dos gatos está vedada a quem não os tem, se assim é peço desculpa. Ofensas li aqui várias e foi exactamente da parte de quem tem gatos, desde por em dúvida habilitações académicas, a chamar muitos outros mimos, se quiser posso aqui fazer diversas citações. Aliás eu deixei de frequentar o forum dos gatos, porque também os tive, exactamente pelas agressões sistemáticas que por aqui se viam (liam).

O User em questão errou no modo como apresentou a questão, aí estamos todos de acordo, talvez pelo "calor" da discussão, agora os assuntos que dizem respeito aos gatos não podem ser discutidos aqui?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 09, 2009 6:52 pm

kitten Escreveu:As minhas cadelas LuMaria, como a maior parte dos cães, não ligam importância a répteis, além do mais dentro de casa que me pareça cães não sobem móveis para caçar osgas que estão nas paredes, gatos ... aliás as minhas cadelas se uma das muitas cobras que eu tenho cá em casa sair do terrário nenhuma das minhas cadelas lhe liga, já os gatos ... A minha teckel já me matou vários animais, todos meus, da lista ainda não constou nenhum gato nem nenhum réptil, por isso ela e as outras quando saem de casa saem atreladas, não andam soltas para matar ou se quiser perseguir o que lhes aparece pela frente.

Por muito que lhe custe a crer há quem não se aborreça minimamente de ter esse tipo de visitas, prefiro-as sem dúvida a muitas de 2 pernas. Ah! e as moscas eu mato-as não as solto.
E? :o
kitten Escreveu:Não sabia que a secção dos gatos está vedada a quem não os tem, se assim é peço desculpa. Ofensas li aqui várias e foi exactamente da parte de quem tem gatos, desde por em dúvida habilitações académicas, a chamar muitos outros mimos, se quiser posso aqui fazer diversas citações. Aliás eu deixei de frequentar o forum dos gatos, porque também os tive, exactamente pelas agressões sistemáticas que por aqui se viam (liam).
Quem disse que estava vedada? E se acham as intervenções incorrectas reportem. Foi o que fiz.
kitten Escreveu:O User em questão errou no modo como apresentou a questão, aí estamos todos de acordo, talvez pelo "calor" da discussão, agora os assuntos que dizem respeito aos gatos não podem ser discutidos aqui?
Que questão apresentou o user?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 09, 2009 7:12 pm

Olhe LuMaria, conversa comprida faz quem quer, o que não é o meu caso, não leu o que o user escreveu no post de abertura? Se não leu vá ler. Que resposta minha nos gatos nunca mais, sim que eu até nem tenho gatos.

Quem disse? Olhe eu não, mas quando se fala em "pessoal dos répteis" e no "pessoal dos gatos" e se diz e cito:
Como disse eu não tenho gatos, só um ou outro pendura que por aqui passa esporadicamente. Tenho cães, répteis e exóticos e como efectivamente por aqui aprendo pouco, o melhor mesmo é deixar-me ficar lá com o "outro pessoal" o dos maluquinhos dos répteis e dos exóticos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta jul 09, 2009 8:10 pm

LuMaria Escreveu: 1. Indique-me um estudo português que aborde a nefasta actividade dos gatos sobre o n/ meio selvagem. Que espécies já extinguiram? Que espécies estão a colocar em perigo? É muito interessante, ou não, o que se passa em Israel, na Austrália, Canadá e EUA, mas nós estamos mesmo em Portugal.

2. Qual é a razão para o aumento exponencial das aves nos n/ jardins, apesar da existência de numerosas colónias de gatos?
Eu vou explicar bem devagarinho que parece que não compreendeu o que eu escrevi... Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Volto a dizer: Não existem estudos em Portugal sobre o gato! Acho que não deve querer que faça desenho! Estou farto de repetir o mesmo!

O que se passa nos outros locais do mundo, é o mesmo que se passa cá... Acha que para todos os animais se faz estudos em todos os países? OU vai negar que existam gatos ferais ou sem controlo em Portugal?! Porque se disser isto, acho que entra numa no ridículo! Não caia nele! Porque maior cego é aquele que não quer ver!

Mas esse aumento de aves é baseada em que estudo? Gostava que me mostrasse esse estudo em Portugal também... Mas como não sou tão tapado posso afirmar que existe um aumento de algumas aves, mas aconselho-a a ir à lista do ICNB para as aves em perigo de extinção em Portugal e depois verifique as listas de caracterização dessas espécies e veja quem são os maiores predadores... Faça essa pequena investigação!

E não estamos a falar só de aves, estamos a falar de mamíferos e répteis também! Eu estudei um mamífero e sabe qual um dos maiores perigos para a sua conservação? Sim, acertou... O gato doméstico... Incrível não é?

Agora digo-lhe mais uma coisa, se lhe agrada ver os gatos atrás de um réptil, o que fará se ele o apanhar? Explique-me... Fará o mesmo que se fosse um cão a apanhar um gato? Quer parecer-me que não!

Agora essa do pessoal dos répteis vir atacar os dos gatos, quem atacou quem? Eu. como biólogo e amante de animais, vim expor um problema às pessoas que mais gostam destes animais, para que juntos debatêssemos esse problema e formas de travar as consequências inerentes, mas prova-se desta forma como alguns "users" deste local reagem quando se fala deste problema, recorrendo à chacota, ao insulto e ao assobiar para o ar!

E aqui acaba a minha participação neste tópico que tinha esperanças que fosse saudável, com uma discussão séria... Mas preferiu-se enveredar pelo caminho errado.

Cumprimentos.
Última edição por AlunoBioGeo em quinta jul 09, 2009 8:34 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta jul 09, 2009 8:20 pm

LuMaria Escreveu:
Reportado!

Concordo com esse reporte! Mas deixe-me reportar tudo o que me disseram... E espero sanção igual para todos!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 09, 2009 9:59 pm

Vocês já leram a maior parte dos tópicos deste fórum?! :o

Para aí 70% deles vão dar origem a conselhos de esterilização dos gatos, precisamente para se evitar a proliferação destes animais e assim poder haver um controle sobre as colónias, sobre os gatos caseiros... e por aí fora!

A maior parte das pessoas que por aqui anda neste fórum é precisamente a favor de que os gatos não devem ser deixados a vaguear na rua, mas sim ficar em casa... para evitar todos e quaisquer perigos que isso representa!

Por isso não entendo muito bem o porquê da origem deste tópico! :o

O controle das pragas tem que passar por organismos/associações com capacidade e poder para isso... com a entreajuda das pessoas a nivel geral, seja lá o que vocês queiram entender por isso!

Mas se o controle de uma praga passa pela esterilização e esterminio de uma expecie, para controle do eco-sistema, temos que pensar sériamente em começar por esterilizar todos os homens... porque com o excesso de população que há no mundo e com os desastres ecológicos que a espécie humana provoca, teria de ser a primeira a ser exterminada...

Se calhar não disse muito ou quase nada de especial, eu nem me apetece ler tudo o que aqui está escrito... porque acaba por ser uma repetição "aglomerada" de todos os tópicos que aqui se abrem... e afinal nem sou formada nem nada... :?
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quinta jul 09, 2009 10:32 pm

Mas se o controle de uma praga passa pela esterilização e esterminio de uma expecie, para controle do eco-sistema, temos que pensar sériamente em começar por esterilizar todos os homens... porque com o excesso de população que há no mundo e com os desastres ecológicos que a espécie humana provoca, teria de ser a primeira a ser exterminada...
E isso já é feito, controlo de natalidade, em países como a China. E não tenha dúvida que no futuro, com a falta de água e outros recursos, será prática comum. Sem dúvida que a maior praga do nosso planeta são os próprios humanos, que parecem não saber como viver no seu próprio planeta.

A maior parte dos desiquilibrios ecológicos são causados pelo homem, o mesmo sucede com a praga gato. Como é óbvio o gato não têm culpa nenhuma de ser uma praga, a culpa é do homem que o leva para onde não pertence (aliás, o gato domestico como espécie criada pelo homem não tem lugar na Natureza). Já muitas espécies animais, aves, pequenos mamíferos, répteis, anfíbios, etc, foram extintos directa ou indirectamente pelos gatos, quando introduzidos pelos humanos em ecossistemas em que não pertencem, principalmente em pequenas ilhas. Não substimemos a praga gato, é um sobrevivente nato, excelente caçador, e reproduz-se exponencialmente, tem todos os requisitos de praga.

Infelizmente, muitas vezes a solução é mesmo recorrer ao abate em massa, se todas as outras medidas falharem. Como disse o Frederico não existem estudos em Portugal sobre o impacto dos gatos domesticos nos nossos ecossistemas mas que têm impacto, têm. Não sei se seria necessário medidas tão drásticas, mas sem estudos em Portugal nesse sentido nunca saberemos. A extreminação em massa é muito utilizada, por exemplo na Austrália, por ser uma ilha, logo geográficamente um local isolado, e por ter uma fauna tão específica, que não se consegue adaptar ás espécies exóticas introduzidas pelo homem. Os coelhos, javalis, o sapo-boi, entre muitos outros, são exemplos de animais introduzidos pelo homem (leia-se, culpado é o homem) na Austrália, que têm vindo a ser extreminados aos milhões por colocarem em sério risco de extinção a fauna autóctone e por não haver outras alternativas de controlo. Nem tudo é tão simples como parece, e quando o homem interfere com a Natureza normalmente dá bronca...

PS- gosto muito de gatos e tenho muita pena de não poder ter um
PS2-Não desejem a extinção de moscas e melgas, apesar de muito chatas, são os pilares dos ecossistemas e sem elas tudo desmoronaria :wink:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 09, 2009 10:47 pm

JaimeSousa Escreveu:
E isso já é feito, controlo de natalidade, em países como a China. E não tenha dúvida que no futuro, com a falta de água e outros recursos, será prática comum. Sem dúvida que a maior praga do nosso planeta são os próprios humanos, que parecem não saber como viver no seu próprio planeta.
Sim, eu sei que é feita... mas é apenas controlada! Falta o resto... a exterminação... para que todo o eco-sistema voltasse ao princípio e os animais cuidassem da vida deles... porque então o gato seria caçado também pelo cão... pelos leões... por esses todos que estariam na escala superior da sua cadeia alimentar...

Ou seja... abaixo o Homem... :twisted: :lol:
Bloqueado

Voltar para “Gatos”