catrules Escreveu:Sinceramente não consigo entender o motivo pelo qual as pessoas tanto gostam de ficar com um animal alheio, claro que ficam com os animais quando são ou aparentam ser de raça, pq os outros nem pensar.
Mas existem tantos para adopção, que são lindissimos, que parecem mesmo ser de raça, os meus são rafeirolas mas perguntam-me várias vezes se a Shima é Bosques da Noruega, o meu Suki parece mesmo um Siamês, enfim há tantos animais abandonados a desejarem um lar, pq é que esta gente teima em querer um animal que já tem dono?

Sónia a sua mensagem fez-me lembrar a história da gata que agora tenho em casa...e ao ler deu vontade de a partilhar consigo e com os demais.
Por vezes as coisas não são tão lineares como parecem.
A minha gata está em minha casa desde o dia 23 de Março. É preta... não tem nada de "especial", aparentemente. Era adulta. Estava na rua...e prenha. Mas um "prenha" quase a acabar os dias.
Agora tente imaginar o que faria no meu lugar (naquele dia não sabia se ela tinha ou não dono e sinceramente não me preocupei muito com isso, vai já perceber porquê).
Vai você numa noite de inverno pela rua fora, com as suas sacas de compras, e avista "um gato". Eu não sei como é que os demais reagem...eu páro imediatamente, nem que seja só pra dizer-lhe um "olá" e dar-lhe umas festinhas. Seja gato seja cão...Bom, ela respondeu imediatamente ao meu chamamento, e quando se abeirou de mim percebi que era uma gata em fim de gestação. Dei-lhe um pouco de fiambre que tinha no saco das compras, pensei que ela pudesse estar com fome! Apesar de redonda, não tinha aspecto super bem tratado. Era uma gata normal..."das centenas que andam aí", pensei eu.
Eu despedi-me dela mas ela veio sempre a acompanhar-me, parava a meio para descansar e retomava...isto até à porta do meu prédio.
Entrou, comeu (porque apesar de nao ter gatos até esse dia, tenho sempre uma "reserva " para algum esfomeado viajante)... Eu pensei "esta gata lá fora vai ter os bebés, e os cães darão logo cabo deles todos", então esperei que eles nascessem, o que aconteceu no dia 26, passados 3 dias dela aqui "viver". Durante esses 3 dias ela reagiu de uma forma espectacular, vinha para o colo, queria mimos... pensei que talvez ela pudesse ter dono. Mas afinal...ela estava prenha... Sendo que uma gata em fim de tempo o que quer é paz e sossego, não me parece que, ao contrário das alturas em que elas estão com cio, tivesse "escapado" por inciativa própria.
Conclusão...6 gatos nasceram, iniciei uma "campanha" de adopção que foi bem sucedida, os gatinhos ficaram todos em pessoas da minha confiança, e dei-os em meados de Maio. Agora tinha de iniciar um tratamento para ela secar o leite...o que só terminou no final de Maio. Esta parideira entrou novamente no cio praí no dia 6 de junho ou coisa parecida.
E um dia há muito pouco tempo...sem que eu reparasse, ela fugiu-me de casa (descuidei-me com as portas) e lá foi ela. Regressou 2 dias depois. Veio ter ao meu prédio, esperou por uma oportunidade e subiu até à minha porta, onde ficou até uma vizinha me tocar à campainha...
Abri a porta, ela cumprimentou-me, roçou-se toda, comeu, bebeu...liguei imediatamente para a veterinária para tratarmos da sua castração o mais rapidamente possível (que já estava planeada). Assim foi.
Levei-a nessa mesma manhã, e no dia seguinte a Kénia estava castrada.
Agora posto tudo isto, o que era suposto eu fazer?
Colocar anúncios de "encontrei uma gata preta e grávida, pede-se ao dono que apareça pra pagar as contas,e as despesas que tive com a adopção dos bebés que eram da sua responsabilidade"?
"Pede-se também a quem a reclamar que esta ("sua") gata, que estava na rua abandonada a 3 dias de ter os seus bebés que terá de arcar com as despesas da castração que eu decidi fazer apesar de não lhe ter pedido consentimento"?
Onde é que esteve o erro aqui? Em eu a ter recolhido? Em não a ter divulgado?
Mais acrescento...ela estava a sensivelmente 600m de onde está agora a morar e nada nas redondezas tinha fotos dela a dizer "procura-se gata", "procuro a minha gata que adoro, ela está prenha por favor a quem a tiver que contacte"...
Neste caso em concreto...o que faria?
Os gatos quando se escapam voltam à sua casa. Esta voltou para a minha quando por acidente eu a deixei fugir... Suponho que ela também considere esta a "sua" casa, e estou muito feliz por ela assim o ter escolhido.
Ela podia simplesmente ter ido para a "sua" suposta casa. Afinal de contas, andou na rua dois dias.
Pronto...e o motivo pelo qual não adopto bebés (ou muito raramente), é porque os bebés são mais fáceis de dar. Agora... os feios, os pulguentos, cheios de carraças e sujidade de andarem debaixo dos carros, os remelentos, os constipados, os pernetas, os ADULTOS em geral...já ninguém se sente tanto na obrigação de o resgatar. Os meus bichos são estes mesmo.
Aqueles sem chip... aqueles todos cheios de rastas, imundos de não terem sido procurados. De terem sido abandonados.
Mas é óbvio que se encontrasse um pedido do dono pra reaver o seu animal acudiria! Não quero o animal que já tem casa...quero o "sem abrigo".
Acredito profundamente por ter dois olhos na cara que nenhum dos animais que apanhei na minha vida toda tinha dono. Se os visse nas alturas em que foram resgatados também teria essa certeza ...até porque nunca os meti no carro "à força".

Respeito, solidariedade e bom senso.