Exposições de gatos-Tavira-27/28 Abril 2013

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

segunda set 13, 2010 6:20 pm

Fiquei a roer-me toda por não ter esperado pelo Best In Show no Domingo (é que fui à exposição nos dois dias, vivo perto). Dava tudo para ter visto... Tassebem, realmente, às vezes tenho uma lata descomunal para determinadas coisas e noutras acanho-me :-) Estive ao seu lado a fumar um cigarro e a pensar "falo, não falo, falo, não falo" ... duh... :oops: Para a próxima, vai ter mesmo que gramar comigo :-)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 13, 2010 10:31 pm

Icemoma, então até sabia que era eu e não me disse nada? :roll: :lol:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 14, 2010 12:19 pm

Por enquanto, ainda só tenho duas, mas aqui estão elas:

O Europeu (chama-se NoName) a ser avaliado por uma juíza:

Imagem

A pequenina Nelas:

Imagem
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça set 14, 2010 12:22 pm

Lindíssimos :D

O Noname é um senhor gato 8) :D
Sónia
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

terça set 14, 2010 1:28 pm

Opá como eu gostava de ter ido... :(

A Nelas é tããããooo linda!!! :oops: :D
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça set 14, 2010 1:44 pm

Tassebem,

O NoName do seu irmão é um europeu comum (gato doméstico), ou um europeu de pêlo curto ( raça reconhecida)?

São ambos muito bonitos, mas eu como prefiro gatos grandes fiquei encantada pelo NoName.

Agora só falta uma foto da sua Tugui :). Parabéns!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça set 14, 2010 1:50 pm

June76 Escreveu:Tassebem,

O NoName do seu irmão é um europeu comum (gato doméstico), ou um europeu de pêlo curto ( raça reconhecida)?

São ambos muito bonitos, mas eu como prefiro gatos grandes fiquei encantada pelo NoName.

E eu :D
Faz-me lembrar o meu gatão dusty, os tigrados são simplesmente maravilhosos e quanto maiores mais bonitos ficam 8)
Sónia
June76
Membro Veterano

terça set 14, 2010 2:12 pm

catrules Escreveu: Os tigrados são simplesmente maravilhosos e quanto maiores mais bonitos ficam 8)
Provavelmente porque quanto maiores são, mais se assemelham aos seus parentes selvagens, como os linces e os tigres :).

O meu Bichaninho também podia ser um magnifico exemplar de gato tigrado, mas infelimente teve o azar de ter sido atropelado com apenas 5 meses e de ter ficado com parafusos na perna direita.
Dorby
Membro
Registado: quinta jun 19, 2008 8:17 pm

terça set 14, 2010 3:07 pm

Fiquei triste :cry: por saber que passaram pôr lá, apreciaram os belos exemplares de gatos domésticos e não se apresentaram a mim e à Tassbem, até porque nós anunciámos que a luta iría ser apenas, entre nós as duas. :P

Nós na realidade até somos inofensivas, principalmente com as pessoas que gostam de animais. :wink:

Tassbém, enviei-lhe as fotos do No Name e da Nelas para o seu e-mail.

Lamentamos informar que não nos chegámos a assanhar, porque ambas tivémos gatos vencedores, também não haveria grandes estragos porque tinhamos as unhas cortadas. :lol:

Fica para a próxima exposição, combinado Tassbem? :wink: :!:
June76
Membro Veterano

terça set 14, 2010 3:37 pm

Dorby,

E fotos dos seus campeões não há para publicar aqui?
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça set 14, 2010 5:41 pm

A Nelas é um espanto de gatinha :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta set 15, 2010 1:56 pm

Tassebem Escreveu: Muito interessante foi o facto de um gato europeu que o meu irmão levou ter feito ontem o BIS (Best In Show) dos machos inteiros de pêlo curto. No sábado entrou como noviço, foi classificado como Europeu e já assim concorreu no domingo, tendo feito um CAC (Certificado de Aptidão a Campeão). Depois, nas nomeações, eliminou um Cornish Rex, um British, um Bengal e um Abissínio -- e olhem que eram todos belíssimos exemplares. Foi à final com outro Bengal, houve empate dos juízes, tirou-se à sorte e… ganhou o Europeu. :D :D É muito pouco frequente e ele levou uma grande salva de palmas. De facto, é lindíssimo.
Olá Tassebem,

Parabéns pelos seus resultados na expo :D . Tenho de procurar nos meus arquivos, mas acho que tenho fotos de expos anteriores e do Tassebem (gato). Da Dorby sei que tenho de certeza que ainda bem há pouco as vi, são na Batalha no ano passado.

Tenho uma dúvida, como é que o seu irmão inscreveu o Noname para concorrer? A ver se me consigo explicar... os gatos para concorrer na classe de domésticos têm de ser castrados, uma vez que não tinha raça até à expo, como é que ele foi inscrito? Está confusa questão? :oops:
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 2:18 pm

June76 Escreveu:Tassebem,

Obrigada, June! :D

O NoName foi classificado como Europeu, que vem a ser um gato doméstico com determinadas características.

Cito aqui informações que estão no tópico sobre os gatos domésticos (http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=81572) e que tirei de uma enciclopédia da RC:

«O Europeu e o gato doméstico
O standard para o gato Europeu foi elaborado com base nas características comuns do gato doméstico. O padrão da Federação Internacional Felina (FIFe) especifica em particular que: «O gato Europeu ideal nunca deve ser cruzado com outra raça. A sua criação deve basear-se no facto de que se trata de um animal robusto, flexível e que, do ponto de vista anatómico, não é diferente do gato doméstico europeu.» Mas dever-se-á também ter em conta que o gato doméstico, contrariamente ao Europeu, não se enquadra em nenhum standard, não sendo obrigado a obedecer a qualquer critério específico.»

Características do Europeu
«Aspecto geral: Gato de tipo mediolíneo (o British Shorthair é mais brevilíneo)
De tamanho médio a grande
Os machos podem atingir os 8 kg. Pêlo curto.

Cabeça
Bastante larga, de contornos arredondados, comprimento ligeiramente superior à largura. Crânio e fronte ligeiramente arredondados. Bochechas bastante desenvolvidas sobretudo nos machos. Nariz direito, de comprimento médio, sem «stop»* (SCFF – Société Centrale Féline de France), com uma base bem definida (FIFe). Queixo arredondado e firme.

Orelhas
De tamanho médio, com as extremidades ligeiramente arredondadas, apresentando por vezes penachos. Espaçadas e erguidas.

Olhos
Grandes, redondos, muito espaçados, ligeiramente oblíquos. A cor deve ser nítida, pura e em harmonia com a pelagem.

Pescoço
De comprimento médio, musculado.

Corpo
Bastante alongado e não atarracado.
Robusto, forte, bastante musculado. Peito largo, bem desenvolvido.

Patas
De comprimento médio, fortes, sólidas, adelgaçando progressivamente até aos pés, que são redondos e firmes.

Cauda
De comprimento médio, bastante grossa na base, afilando gradualmente até uma extremidade arredondada.

Pelagem
Curta, densa, acamada, sem subpelo. Todas as cores excepto chocolate, lilás e colourpoint.

Observações
Cruzamentos autorizados com outras raças: nenhuns

Defeitos
Corpo excessivamente grande, demasiado entroncado. Grande semelhança com o British Shorthair e American Shorthair. Faceiras pendentes. «Stop» nítido. Pelagem comprida, lanosa (FIFe).

Características/Particularidades
Gato rústico, activo, dinâmico, brincalhão. Com um carácter mais fácil do que o gato vadio, mostra-se mais calmo e mais meigo. Afectuoso, de fácil convivência, dotado de uma grande capacidade de adaptação. Bom caçador, aprecia a vida ao ar livre. A sua manutenção é fácil. Excepto durante a fase de muda, requer apenas uma escovagem semanal.

* Stop: Quebra frontonasal, separação entre o crânio e a face. Consoante as raças, o «stop» pode ser acentuado (British Shorthair), muito acentuado (Persa) ou ausente (Oriental).»
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 2:19 pm

Dorby Escreveu:Fiquei triste :cry: por saber que passaram pôr lá, apreciaram os belos exemplares de gatos domésticos e não se apresentaram a mim e à Tassbem, até porque nós anunciámos que a luta iría ser apenas, entre nós as duas. :P

Nós na realidade até somos inofensivas, principalmente com as pessoas que gostam de animais. :wink:

Tassbém, enviei-lhe as fotos do No Name e da Nelas para o seu e-mail.

Lamentamos informar que não nos chegámos a assanhar, porque ambas tivémos gatos vencedores, também não haveria grandes estragos porque tinhamos as unhas cortadas. :lol:

Fica para a próxima exposição, combinado Tassbem? :wink: :!:
Combinadíssimo! :wink:

Ah, e muito obrigada pelas fotos, já as vou pôr aqui. :D
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 2:26 pm

amus Escreveu:
Tassebem Escreveu: Muito interessante foi o facto de um gato europeu que o meu irmão levou ter feito ontem o BIS (Best In Show) dos machos inteiros de pêlo curto. No sábado entrou como noviço, foi classificado como Europeu e já assim concorreu no domingo, tendo feito um CAC (Certificado de Aptidão a Campeão). Depois, nas nomeações, eliminou um Cornish Rex, um British, um Bengal e um Abissínio -- e olhem que eram todos belíssimos exemplares. Foi à final com outro Bengal, houve empate dos juízes, tirou-se à sorte e… ganhou o Europeu. :D :D É muito pouco frequente e ele levou uma grande salva de palmas. De facto, é lindíssimo.
Olá Tassebem,

Parabéns pelos seus resultados na expo :D . Tenho de procurar nos meus arquivos, mas acho que tenho fotos de expos anteriores e do Tassebem (gato). Da Dorby sei que tenho de certeza que ainda bem há pouco as vi, são na Batalha no ano passado.

Tenho uma dúvida, como é que o seu irmão inscreveu o Noname para concorrer? A ver se me consigo explicar... os gatos para concorrer na classe de domésticos têm de ser castrados, uma vez que não tinha raça até à expo, como é que ele foi inscrito? Está confusa questão? :oops:
Amus, obrigada. :D Então conhecemo-nos, nem que seja de vista... Se encontrar as fotografias do Tassebem e quiser fazer o favor de as colocar... mas sem o meu frontespício, please, que este tópico é para carinhas lindas. :lol: :lol:

Quanto à sua questão: ele entrou como noviço no sábado porque já se tinha visto que tinha características de Europeu. Aí foi avaliado por dois juízes, que certificaram que ele é um Europeu. Fez-se a mudança de classe e, no domingo (que era outra exposição), ele já concorreu como Europeu. Os Europeus, sendo uma raça, não têm de estar castrados. Uma juíza até disse que esperava que ele pudesse fazer muitos lindos Europeus, uma vez que é um belíssimo exemplar, ao que eu respondi, «Espero bem que não...» :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”