RIP Platão...
Ajudantes do Pai Natal ou talvez Narnia além-espelho
Moderador: mcerqueira
- 
				Nita77
 - Membro Veterano
 - Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

Lamento Chamarrita 
Deve ser duplamente difícil ver outros gatinhos sofrerem pela perda do melhor amiguinho

Descansa em paz Platão.

Deve ser duplamente difícil ver outros gatinhos sofrerem pela perda do melhor amiguinho
Descansa em paz Platão.
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
						- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano
 - Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
 - Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

Custa, sim... 
 durante a noite, ainda o chamou e foi procurá-lo ao meu quarto. Eram mesmo bastante amigos, ambos vieram de Monsanto (apesar de não se terem conhecido lá) e quem sabe o que partilharam. O Filipinho hoje anda um pouco estranho, claro... eu também estou, o Platão era um amigo especial e a sua ausência deixa um vazio e um silêncio muito grande. Parece impossível, com tantos gatos, que um faça tanta falta, mas é mesmo assim. 
  O meu consolo é que este sete meses foram felizes, e ainda bem que ontem o acompanhei à rua... leva boas memórias, o meu Platão. O Filipinho, sendo amigo, não é dependente e, como é bom gato, acredito que brevemente elegerá outro companheiro, ele vai ultrapassar bem. E eu também tenho de seguir em frente, que os outros precisam de mim e de alegria.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
						- 
				martasal
 - Membro Veterano
 - Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
 - Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

Olá
Já tinha saudades das suas estórias Chamarrita, mas não contava com este seu último relato

, lamento muito pelo seu Platão... 
Desejo que continue com força para ultrapassar estes reveses da vida... ao menos ainda tem montes de patudinhos que ajudam a aliviar a dor de uma perda como esta

Já tinha saudades das suas estórias Chamarrita, mas não contava com este seu último relato
Desejo que continue com força para ultrapassar estes reveses da vida... ao menos ainda tem montes de patudinhos que ajudam a aliviar a dor de uma perda como esta
<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida!  </p>
<p>Marc Bekoff</p>
						<p>Marc Bekoff</p>
- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano
 - Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

o Dr Daniel terminou hoje a necrópsia... e afinal os resultados são outros. Bem piores. 
 Havia realmente uma massa, e alguns problemas no pâncreas, mas a massa não era cancerígena, era apenas um gânglio mesentérico hiperdilatado. No entanto, a abertura até ao tórax mostrou efusão pleural... tornou-se por demais evidente a causa da morte: o Platão padecia de PIF seco, sabe deus há quanto tempo (possivelmente a "panleucopénia", a "pneumonia" e a magreza excessiva, a par com episódios pontuais de diarreia, não eram mais do que manifestações do vírus mutante). Nos últimos dias, surgiu o PIF húmido e foi galopante.
É certo que nada podia ter sido feito, aliás, quando saiu de Monsanto fiz questão de lhe fazer hemograma e bioquímicas, e pedi a relação albumina/globulinas, que era, segundo me lembro, de 0,3. As proteínas totais estavam elevadas. Ou seja, se houvesse outros sintomas associados e evidentes, a relação entre a albumina e as globulinas teria sido um claro indicador de PIF. De qualquer modo, vindo de onde veio, o tempo que vivesse entre nós era "lucro". Mas o Platão recuperou, engordou, fez-se um gatão... nunca mais me lembrei do fantasma, da terrível mutação. Hoje, o chão voltou a fugir-me debaixo dos pés... Tenho vários gatinhos com menos de dois anos de idade, até com menos de um ano; havia e há partilha de liteiras, o contágio do coronavírus já ocorreu. Agora é desinfectar tudo e vigiar, fazendo figas e... como sempre... aproveitar o dia e tentar ser feliz e gozar cada instante juntos.
Estou cansada, estou triste. Têm sido tantas mortes... o que me vale é a força deles, o vosso apoio. Mas nem tudo é mau, e nunca nenhuma morte é em vão: o vet vai passar uma certidão de óbito, que me permitirá resgatar outro gato daquele lugar horrendo. Afinal, por cada porta que se fecha, há outra que se abre...

É certo que nada podia ter sido feito, aliás, quando saiu de Monsanto fiz questão de lhe fazer hemograma e bioquímicas, e pedi a relação albumina/globulinas, que era, segundo me lembro, de 0,3. As proteínas totais estavam elevadas. Ou seja, se houvesse outros sintomas associados e evidentes, a relação entre a albumina e as globulinas teria sido um claro indicador de PIF. De qualquer modo, vindo de onde veio, o tempo que vivesse entre nós era "lucro". Mas o Platão recuperou, engordou, fez-se um gatão... nunca mais me lembrei do fantasma, da terrível mutação. Hoje, o chão voltou a fugir-me debaixo dos pés... Tenho vários gatinhos com menos de dois anos de idade, até com menos de um ano; havia e há partilha de liteiras, o contágio do coronavírus já ocorreu. Agora é desinfectar tudo e vigiar, fazendo figas e... como sempre... aproveitar o dia e tentar ser feliz e gozar cada instante juntos.
Estou cansada, estou triste. Têm sido tantas mortes... o que me vale é a força deles, o vosso apoio. Mas nem tudo é mau, e nunca nenhuma morte é em vão: o vet vai passar uma certidão de óbito, que me permitirá resgatar outro gato daquele lugar horrendo. Afinal, por cada porta que se fecha, há outra que se abre...
						- 
				anja-azul
 - Membro Veterano
 - Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
 - Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

nem sei o que diga, apenas que o platão se livrou de morrer de uma morte horrível e de uma forma igualmente má 

tanto sofrimento, tanta doença nestes animais. tanta negligencia e desrespeito que os levam a chegar a um ponto sem retorno. eu não aguentava tanto

tanto sofrimento, tanta doença nestes animais. tanta negligencia e desrespeito que os levam a chegar a um ponto sem retorno. eu não aguentava tanto
- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano

é verdade, anja-azul: os sete meses que o Platão viveu conosco, foram muito felizes. E apesar do seu último dia ter sido chochinho e as suas últimas horas terem sido dolorosas, foi tudo muito rápido, não passou por todo o horror que o PIF efusivo costuma provocar. Entrou em sofrimento por volta das 11 e meia da noite, cheguei ao vet à meia noite e meia hora, à uma da manhã já estava a ser iniciada a autópsia, porque eu não podia vir dormir sem saber o que lhe tinha provocado uma morte tão súbita e inesperada. Aliás, nem teria ido àquela hora se não tivesse percebido que era mesmo urgente a assistência... eu só pensava em envenenamento ou uma intoxicação qualquer, percebi que ele estava muito mal... mas tinha esperança de que pudesse recuperar. Foi mau para mim, mas pelo menos ele partiu depressa e devidamente assistido. Só houve tempo para lhe rapar o pescocito e a patinha, ia ser posto a soro e fazer análises ao sangue. Ia sofrer mais para nada...
Agora, é manter-me vigilante e redobrar os cuidados. E um dia destes vou a Monsanto tirar outro gato daquele inferno. É uma honra e um privilégio partilhar a vida com estes animais, vivam anos, meses ou apenas umas horas.

Agora, é manter-me vigilante e redobrar os cuidados. E um dia destes vou a Monsanto tirar outro gato daquele inferno. É uma honra e um privilégio partilhar a vida com estes animais, vivam anos, meses ou apenas umas horas.
						- 
				andremestre
 - Membro
 - Registado: sexta jun 19, 2009 8:09 pm
 - Localização: escalares, guppies, tetra neons, neons glowlight, danios zebra, cobras kuhli, machadinhas, red cherr

Lamento pelo que aconteceu 

Força Chamarrita
RIP Platão

Força Chamarrita
RIP Platão
<a href="http://andremestre.blogspot.com">http://andremestre.blogspot.com</a>
						- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano

agradeço a todos as palavras de incentivo e de solidariedade. Sabem-me como a um abraço.

- 
				Nita77
 - Membro Veterano
 - Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

Sabendo pelo que passaste há pouco tempo, nem imagino o terror da situação.
Muita vigilância e ânimo. Fico a torcer para que o vírus não se propague e para que não afecte mais pequenotes.
Um abraço Susana.

Muita vigilância e ânimo. Fico a torcer para que o vírus não se propague e para que não afecte mais pequenotes.
Um abraço Susana.
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
						- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano

Obrigada. Em relação a contágios, sinceramente, não é o que mais me preocupa, ao fim e ao cabo o Platão já trazia a mutação consigo e viveu 7 meses cá em casa, o que havia a contagiar, já está, alguns serão imunes, outros eliminarão o coronavírus, outros serão portadores para sempre (e provavelmente já eram, uma vez que estiveram em contacto com outros gatinhos que faleceram com a mutação mortal). Agora tenho de tentar evitar as reinfecções (um gato que elimine o vírus pode ser novamente contagiado), é virtualmente impossível, mas... tenho também de acreditar na sorte e nas estatísticas, mais de 80% dos gatos são portadores de coronavírus e apenas 3 ou 4% desenvolvem PIF, sendo os mais jovens e os mais idosos os mais susceptíveis, devido à fragilidade do sistema imunitário... também depende da estirpe, há centenas, e apenas uma dúzia desenvolve a mutação... é mesmo confiar, sobretudo, na sorte, viver um dia de cada vez e dar-lhes a melhor vida possível enquanto cá andam...Nita77 Escreveu:Sabendo pelo que passaste há pouco tempo, nem imagino o terror da situação.
Um abraço Susana.
						- 
				Chamarrita
 - Membro Veterano

Obrigada, "señor" Dino... isto têm sido umas atrás das outras. E, como só tinha ido ao vet duas vezes esta semana, o gatão Black resolveu meter-se em avarias e está a mancar do "braço" direito. Lá vou eu outra vez passear gatos a Pombal...  
 (um dia destes alugo uma carrinha e levo-os TODOS!).